Fernanda Leopoldina Parente Viana
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
22/04/2012 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Fernanda Leopoldina Parente Viana |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto de Estudos da Criança Campus de Gualtar, 470-057 Braga 4710-057 Braga Portugal Telefone: (+351)253604240Extensão: 601240 Fax: (+351)253616684 Correio electrónico: fviana@ie.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1998 |
Doutoramento Phd |
Psicologia.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1993 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Psicologia da Educação
(3 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1980 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2011 |
Curso de curta duração Short course |
Peer Review and How to Write a paper (Professor Nelson Lima).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2011 |
Curso de curta duração Short course |
The language in the context of learning.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2011 |
Curso de curta duração Short course |
Course Approach Psycholinguistics in word recognition (Prof. José Morais).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2011 |
Curso de curta duração Short course |
SSL: Neuro and Psycholinguistics approches to language processing.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2011 |
Curso de curta duração Short course |
Construction and equalization of tests (Prof. Gerard Prieto).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2011 |
Curso de curta duração Short course |
IRT in the construction of psychological tests (Prof. Gerardo Prieto).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2010 |
Outros Others |
How does one learn to read, Lectures - Key issues for Education. Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
2010 |
Outros Others |
International Seminar - Contributions of Psychology in Educational Context. Universidade do Minho,
Portugal.
|
2009 |
Outros Others |
International Conference on Reading Promotion. Fundação Calouste Gulbenkian,
Portugal.
|
2009 |
Outros Others |
International Conference on Reading Promotion. Fundação Calouste Gulbenkian,
Portugal.
|
2008 |
Curso de curta duração Short course |
The Able Reader (Por. José Morais).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2008 |
Curso de curta duração Short course |
Text comprehension: Theory, research and classroom (Prof. Alina Spinillo).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2008 |
Outros Others |
2nd Steering Committee of the European Project Européen Signes@Sens. Project Européen Signes@Sens,
França.
|
2006-2007 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
National Program of Portuguese Teaching .
Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular ,
Portugal.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
Exploratory and confirmatory factor analysis (Dr. Valdiney Gouveia).
Universidade Federal de Pernambuco,
Brasil.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Analysis of Longitudinal Data (Prof. José Maia) .
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Neuropsychological assessment of cognitive functions (Prof. A. Capovilla).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Language skills, reading development and dyslexia (Profs.Hulme and Snownlig.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
Portugal.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Reading Intervention: (Profs.Hulme and Snowling).
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
Portugal.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
La planificación de textos en la enseñanza de la lengua escrita. .
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
Cognitive-neuropsychological assessment of reading (Prof. Ângela Vieira).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2005 |
Outros Others |
I Conference on Language Development and Reading Acquisition. Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2004 |
Curso de curta duração Short course |
Cognitive-neuropsychological assessment of reading (Prof. Ângela Vieira).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2004 |
Curso de curta duração Short course |
Principles of the Portuguese Alphabetic System in Brazil.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2004 |
Outros Others |
Participation at the National Science and Technology Meeting . Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2003 |
Curso de curta duração Short course |
SPSS Multilevel Modelin (Pro. José Maia).
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
2003 |
Curso de curta duração Short course |
SPSS - Systat: Longitudinal studies (Prof. José Maia).
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
2003 |
Outros Others |
IX Development Seminar. Associação de Saúde Infantil de Coimbra,
Portugal.
|
2002 |
Outros Others |
Journeys DCILM-2002:Literacy Competence in Kindergarten and Basic Education. Universidade do Minho,
Portugal.
|
2002 |
Outros Others |
Journeys DCILM-2002: Mathematics and the child. Universidade do Minho,
Portugal.
|
2002 |
Outros Others |
Seminar_Portuguese Students reading Skills. Assessment and Intervention. Universidade do Minho,
Portugal.
|
2002 |
Outros Others |
Eroticism in the desert. Sociedade Portuguesa de Psicanálise,
Portugal.
|
2001 |
Curso de curta duração Short course |
The Able Reader (Por. José Morais).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2001 |
Outros Others |
Teaching of Portuguese Language in Preschool and Basic Education. Escola Superior de Educação Lisboa,
Portugal.
|
2001 |
Outros Others |
Meeting:Reorganization of the Basic Education Curriculum. Universidade do Minho,
Portugal.
|
2001 |
Outros Others |
Living in Portuguese. Câmara Municipal da Maia,
Portugal.
|
2000 |
Curso de curta duração Short course |
Difficulties in Writing (Prof. Paulo Fafe).
Associação Nacional de Professores,
Portugal.
|
2000 |
Outros Others |
I Journeys Luso-Spanish Language in Childhood: Normality of the Pathology. Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
1999 |
Curso de curta duração Short course |
Treatment for Behavioral and Cognitive Disorders in Children and Adolescent.
Colégio Universitário de Altos Estudos,
Portugal.
|
1996 |
Curso de curta duração Short course |
Educational Evaluation and Planning (Prof. Raquel Guzzo).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1996 |
Curso de curta duração Short course |
Reading and Writing Disorders (Pro. Luiz Zorzi).
Escola Superior de Educação de Santa Maria,
Portugal.
|
1996 |
Curso de curta duração Short course |
Language Problems .
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1995 |
Curso de curta duração Short course |
Evaluation of Language in Children from 3 to 6 years (Prof. Normand).
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1995 |
Curso de curta duração Short course |
Counseling for children at risk (Drª Sónia Sharp).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1995 |
Curso de curta duração Short course |
Aggression and Children with Special Educational Needs (Prof. Peter Smith).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1995 |
Curso de curta duração Short course |
Assertiveness Training (Drª Sónia Sharp).
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1994 |
Curso de curta duração Short course |
Development and Assessment of Language (Prof. Inês Sim-Sim).
Colégio Universitário de Altos Estudos,
Portugal.
|
1993 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Psychological assessment Deepenings (Prof. Luiz Pasquali).
Colégio Universitário de Altos Estudos,
Portugal.
|
1992 |
Curso de curta duração Short course |
Assisted Communication (Dr: Emilli Soro).
Centro de Paralesia Cerebral do Porto,
Portugal.
|
1984 |
Curso de curta duração Short course |
Behavioral Therapy (Prof. Vaz Serra).
Hospital Magalhães Lemos,
Portugal.
|
1984 |
Curso de curta duração Short course |
Clinical sexology (Peof. Francisco Gomes).
Hospital Magalhães Lemos,
Portugal.
|
1980-1983 |
Outros Others |
Stage of postgraduate clinical practice (Family Therapy and Behavior). Hospital do Conde de Ferreira,
Portugal.
|
1983 |
Curso de curta duração Short course |
Seminar on Pre-School Education (Prof. Harlen Hansen).
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1982 |
Curso de curta duração Short course |
Additional Scientific Training (SPTF).
Hospital Magalhães Lemos,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Nov/2004-Actual |
Professor Associado |
Dez/1998-Out/2004 |
Professor Auxiliar |
Ago/1993-Nov/1998 |
Professor Assitente |
Nov/1988-Jul/1993 |
Estagiário |
Out/1981-Out/1988 |
Outra Situação |
Gonzalez, Byass & Companie |
Jan/1970-Jan/1972 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação, 2º Ano. [Educational Psychology, 2nd year](Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Projetos Interdisciplinares e Investigação Ação Pedagógica I e II, 3º Ano. [Interdisciplinary Projects and Educational Action
Research I and II, 3rd year] (Docente)
|
Curso»Academic program: Educação de Infância e Ensino Básico 1º Ciclo Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Prática de Ensino Supervisionada, 2º Ano. [Supervised Teaching Practice, 2nd year](Docente)
|
Curso»Academic program: Ensino Básico 1º e 2º Ciclo Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Prática de Ensino Supervisionada, 2º Ano. [Supervised Teaching Practice, 2nd year](Docente)
|
Curso»Academic program: História, Georgrafia, Ensino de Português e de Línguas Clássicas Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Problemas de Comportamento de Aprendizagem. [Behavior Problems of Learning(Docente)
|
Curso»Academic program: Ensino Experimental das Ciências
|
Curso»Academic program: Intervenção Psicossocial de Crianças, Jovens e Famílias Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenvolvimento da Linguagem e da Literacia. [Development of Language and Literacy](Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciaturas em Educação de Infância e/ou Ensino Básico 1º Ciclo Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Seminário de Apoio à Prática Pedagógica das Licenciaturas em Educação de Infância e/ou Ensino Básico 1º Ciclo. [Seminar of
Suppor to Practice of Graduation Teaching in Childhood Education and /or Basic Education](Docente)
|
Curso»Academic program: , Licenciatura em Educação de Infância e/ou Ensino Básico 1º Ciclo Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia do Desenvolvimento da Criança. [Psychology of Child Development](Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio da Licenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo. [ Curricular Traning of Basic Education 1st Cycle Degree ](Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Princípios Psicológicos da Aquisição da Linguagem, Licenciatura em Educação de Infância. [Psychological Principles of Child
Education, 1st year of Teaching Certificates in Childhood Education and Basic Education](Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Prática Pedagógica II, 2º ano. [Pedagogical Practice II, 2nd year](Docente)
|
Curso»Academic program: Curso de Complemento de Formação em Educação para a 1ª Infância Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Linguagem e Comunicação na Primeira Infância. [Language and Communication in Early Childhood](Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciaturas em Educação de Infância e Ensino Básico 1º Ciclo Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Princípios Psicológicos da Educação da Criança. [Psychological Principles of Child Education](Docente)
|
Curso»Academic program: Cursos de Complemento de Formação em Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Criança e Intervenção Educacional. [Child Psychology and Educational Intervention](Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Prática Pedagógica III, 3º ano. [Pedagogical Practice III, 3rd year]
|
Curso»Academic program: Curso de C. Q. em Orientação Educativa Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Apoios Tutoriais I. [Support Tutorials I](Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia Escolar. Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem . [Assessment and Intervention in Learning Disabilities](Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Supervisão do Estágio Curricular da Licenciatura em Educação de Infância . [Supervision of Curricular Traning in the Childhood
Education Degree](Docente)
|
Curso»Academic program: Curso de Complemento de Formação em Metodologia e Supervisão_Ed. Infância Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicopedagogia da Linguagem. [Psychology of Language](Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciaturas em Educação de Infância e Ensino Básico 1º Ciclo Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inovação Curricular e Desenvolvimento Educacional, 4º ano. [Curriculum Innovation and Education Development, 4th year](Docente)
|
Curso»Academic program: Estudos Superiores Especializados_Língua Portuguesa e Literatura Infantil Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Linguagem da Criança, 2º ano. [Child Language Psychology, 2nd year](Docente)
|
Curso»Academic program: Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Problemas de Comportamento. [Behavior Problems](Docente)
|
Curso»Academic program: Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estudo da Criança com Necessidades Educativas Especiais I e II, 1.º e 2.º anos .[Study of Children with Special Needs I and
II. 1 and 2. Grades](Docente)
|
Curso»Academic program: Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Necessidades Educativas Especiais, 2º ano. [Special Educational Needs, 2nd year](Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Introdução à Educação Especial, 3º ano. [Introduction to Special Education, 3rd year](Docente)
|
Curso»Academic program: Profissionalização em Serviço Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação. [Educational Psychology](Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Mai/2011-Actual |
|
Management Committee of the Center for Research in Child Studies |
Out/2009-Actual |
|
Scientific Council of the Institute of Education |
Jan/2006-Actual |
|
Integra o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitur. [Integrates the Scientific Council of the National Reading] |
Jan/2005-Actual |
|
Bolsa de Peritos do Ministério da Ciência e do Ensino Superior para avaliação de propostas de autorização para o funcionamento
de novos cursos. |
Out/2009-Jul/2011 |
|
CExecutive Committee of the PhD Program in Child Studies |
Out/2009-Jul/2011 |
|
Coordination Itinerary training in Psychology and Special Education, Child Studies |
Out/2002-Jul/2011 |
|
Executive committee of the Masters in Psychosocial Intervention with Children, Youth and Families |
Jan/2009-2010 |
|
Comissão de Avaliação e Certificação dos Manuais Escolares da disciplina de Língua Portuguesa dos 3.º e 4.º anos de escolaridade
(Despacho Nº 15770/2009). |
Out/2004-Jul/2008 |
|
Coordination Line Research: Contexts and processes in Development and Learning, Center for Child Studies |
Out/1989-Jul/1994 |
|
Executive Committee of the Degree in Preschool Education |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Mai/2011-Actual |
|
-
Director (adjunct) of the Center for Research in Child Studies |
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Jan/2009-Dez/2010 |
|
Serviço realizado»Executed service: Review of school textbooks of 1st Basic Education |
Jan/2006-Dez/2009 |
|
Serviço realizado»Executed service: 120 Book Reviews for Casa da Leitura (www.casadaleitura.org) |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Nov/2011-Nov/2011 |
|
Atividade realizada»Activity: Jury selection of candidates for Research - CIPSI School of Psychology, Project PTDC/PSI-EDU/098592/2008 |
Set/2011-Set/2011 |
|
Atividade realizada»Activity: Jury selection of candidates for Research , Unit of I&D CIEC (Refª BI-1/CIEC-UM/2011) |
Out/2009-Jul/2011 |
|
Atividade realizada»Activity: Jury Selection doctoral candidate in Child Studies |
Out/2002-Jul/2011 |
|
Atividade realizada»Activity: Jury selection of candidates for the Master in Psychosocial Intervention with Children, Youth and Families |
Mar/2010-Mar/2010 |
|
Atividade realizada»Activity: Jury selection of candidates for Research, Unit of I&D CIPSI School of Psychology – Project PTDC/PSI-EDU/098592/2008 |
Jan/2010-Jan/2010 |
|
Atividade realizada»Activity: Jury selection of candidates for Research, Unit of I&D,CIPSI School of Psychology – Project PTDC/PSI-EDU/098592/2008 |
Out/1993-Jul/1995 |
|
Atividade realizada»Activity: Jury selection of candidates for the Diploma of Specialized Higher Studies in Portuguese and Children's Literature |
Jul/1993-Jul/1995 |
|
Atividade realizada»Activity: Júri de seleção dos candidatos ao Diploma de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Coordination Line Research: Contexts and processes in Development and Learning, Center for Child Studies |
|
|
2. |
Coordination Line Research: Educational Psychology and Special Education, Centre of Child Studies at the University of Minho |
|
|
3. |
Research Centre for Child Studies |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2000- AVALIAÇÃO DA LEITURA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO. [READING ASSESSMENT IN THE 1ST CYCLE SCHOOL]- [READING ASSESSMENT IN THE 1ST CYCLE SCHOOL] |
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable. Parceiro(s)»Partners:
Escola Cooperativa de S. Cosme; Escola EB2,3 Delfim Santos. Financiador(es)»Funding:
Universidade do Minho.
|
2008-2012 FALAR, LER E ESCREVER [SPEAK, READ AND WRITE]-[SPEAK, READ AND WRITE] |
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho. Financiador(es)»Funding:
Universidade do Minho.
|
2009-2011 CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA E APRENDIZAGEM DA LEITURA [MORPHOLOGICAL AWARENESS AND READING LEARNING]-PROMOTION |
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho. Financiador(es)»Funding:
Universidade do Minho.
|
2005-2007 DAR VIDA ÀS LETRAS. PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA. [GIVE LIFE TO THE LETTERS. BOOK AND READING PROMOTION ]-GIVE LIFE TO THE LETTERS. BOOK AND READING PROMOTION |
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable. Parceiro(s)»Partners:
Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho. Financiador(es)»Funding:
Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho.
|
2001-2003 LINGUAGEM LEITURA, LITERATURA INFANTIL E ILUSTRAÇÃO: DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO. [READING, LANGUAGE, CHILDREN'S LITERATURE
AND ILLUSTRATION: EVALUATION OF THE ACTION]-[READING, LANGUAGE, CHILDREN'S LITERATURE AND ILLUSTRATION: EVALUATION OF THE ACTION]
|
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho. Financiador(es)»Funding:
Universidade do Minho.
|
1999-2001 LINGUAGEM E LEITURA: um estudo longitudinal. [LANGUAGE AND READING: a longitudinal study]-[LANGUAGE AND READING: a longitudinal study] |
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable. Financiador(es)»Funding:
Instituto de Inovação Educacional.
|
1995-1996 MELHOR FALAR PARA MELHOR LER. [BETTER TALK TO BETTER READ]-[BETTER TALK TO BETTER READ] |
Referência do projeto»Project reference: Não aplicavel/Not applicable. Financiador(es)»Funding:
Instituto de Inovação Educacional; Santa Casa de Misericórdia da Maia.
|
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2009- INVESTIGAÇÃO E AVALIAÇÃO DE LEITURA NO 1º CICLO. DESENVOLVIMENTO DE INVENTÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE LEITURA. [RESEARCH AND READING
ASSESSMENT IN THE 1ST CYCLE. DEVELOPMENT OF READING ASSESSMENT INVENTORY]-[RESEARCH AND READING ASSESSMENT IN THE 1ST CYCLE. DEVELOPMENT OF READING ASSESSMENT INVENTORY]
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008 . Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2006- A DESCODIFICAÇÃO DAS VOGAIS EM PALAVRAS POLISSILÁBICAS NO CASO DA DISLEXIA EM PORTUGUÊS EUROPEU. [THE VOWELS DECODING IN POLYSYLLABIC
WORDS THE CASE OF EUROPEAN PORTUGUESE DYSLEXIA ]-[THE VOWELS DECODING IN POLYSYLLABIC WORDS THE CASE OF EUROPEAN PORTUGUESE DYSLEXIA ]
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008 . Parceiro(s)»Partners:
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
1998- QUEM CONTA UM CONTO ACRESCENTA-LHE UM PONTO. [WHO TELL A HISTORY ADD A POINT]-[WHO TELL A HISTORY ADD A POINT] |
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/NNot applicable. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho; Biblioteca Pública de Braga. Financiador(es)»Funding:
Universidade do Minho; Biblioteca Pública de Braga.
|
1998- AVALIAÇÃO DA ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ACADÉMICO. [ASSESSMENT OF CHIL AND ADOLESCENT
ADAPTATION AND ITS RELATIONSHIP WITH ACADEMIC PERFORMANCE]-[ASSESSMENT OF CHIL AND ADOLESCENT ADAPTATION AND ITS RELATIONSHIP WITH ACADEMIC PERFORMANCE]
|
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho; Escola Secundária da Maia. Financiador(es)»Funding:
Universidade do Minho.
|
2007-2009 SIGNES@SENS. LIRE, UNE RECHERCHE ACTIVE DE SENS. INFOREF – Liège-SIGNS @ SENS. READ AN ACTIVE SEARCH FOR MEANING |
Referência do projeto»Project reference: Não aplicavel/Not applicable. Financiador(es)»Funding:
Initiatives pour une Formation Efficace - Liége.
|
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho; Biblioteca Pública de Braga. Financiador(es)»Funding:
Universidade do Minho; Biblioteca Pública de Braga.
|
1999-2000 INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. [RESEARCH AND TEACHING PRACTICE]-[RESEARCH AND TEACHING PRACTICE] |
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Minho.
|
1991-1995 PÉ ANTE PÉ. Projeto Interdisciplinar. [FOOT BY FOOT. Interdisciplinary Project.]-[FOOT BY FOOT. Interdisciplinary Project.] |
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
2005-2010 PROJECTO GULBENKIAN – CASA DA LEITURA [PROJECT GULBENKIAN - HOME OF READING]-PROJECT GULBENKIAN - HOME OF READING |
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable. Financiador(es)»Funding:
Fundação Calouste Gulbenkian.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
1983-1988 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇA COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO E RECOLHA DE CASUÍSTICA. [PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT
OF CHILDREN WITH LEARNING DIFFICULTIES - ASSESSMENT AND COLLECTION OF MATERIAL]-PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT OF CHILDREN WITH LEARNING DIFFICULTIES - ASSESSMENT AND COLLECTION OF MATERIAL
|
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Porto. Financiador(es)»Funding:
Universidade do Porto.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2011 |
7º Prémio Cegoc - Reading Comprehension Test,
Cegoc Tea Edições.
|
2009 |
5º Prémio Cegoc - Test of Word Recognition,
Cegoc Tea Edições.
|
2007 |
European Prize for Innovation in Promoting Reading - Project "Giving life to the letters",
International Reading Association .
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2011 - Actual |
Alem - Associação Leitura, Literacia e Mediação. [Reading, Literacy and Mediation Association], Membro fundador.
Assembleia Geral .
|
Fev/1998 - Actual |
Littera – Associação Portuguesa para Literacia. [Portuguese Association for Literacy], Outros (especifique).
Conselho Fiscal. [Portuguese Association for Literacy (Audit Council)].
|
Fev/1994 - Actual |
International Reading Association, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Viana, F. L; Baptista, A; Barbeiro, L. F. 2011. O Ensino da Escrita: Dimensões gráfica e ortográfica. [The Teaching of Writing: Dimensions graphic and orthographic]. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
|
|
|
|
2. |
Viana, F. L; Ribeiro, I; Fernandes, I; Ferreira, A; Leitão, C; Gomes, S; Mendonça, S; Pereira, L. 2010. O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica [The teaching of reading comprehension. From theory to practice
teaching]. ed. 1. Coimbra: Almedina.
|
|
|
|
3. |
Viana, F. L; Ribeiro, I; Cadime, I; Fernandes, I; Ferreira, A; Leitão, C; Gomes, S; Pereira, L. 2010. Aprender a Compreender torna mais fácil o saber [Learning to understand makes learn easier]. ed. 1. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
4. |
Viana, F. L; Ribeiro, I; Cadime, I; Fernandes, I; Baptista, A; Leitão, C; Mendonça, S; Pereira, L. 2010. Compreensão da leitura. Dos modelos teóricos ao ensino explícito. [Reading comprehension. Theoretical models of the explicit
teaching]. ed. 1. Coimbra: Almedina.
|
|
|
|
5. |
Ribeiro, I; Viana, F. L; Cadime, I; Fernandes, I; Ferreira, A; Leitão, C; Gomes, S; Mendonça, S; Pereira, L. 2010. Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer. [Learning to understand. Of knowing ... to learn to do.]. ed. 1. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
6. |
Viana, F. L. 2009. O Ensino da leitura: A avaliação. [Teaching reading: The assessment.]. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação / Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular..
|
|
|
|
7. |
Viana, F. L; Sim-Sim, I. 2007. Para a avaliação do desempenho de leitura. [Assessing reading performance]. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação, Gabinete de Estudos e Planeamento..
|
|
|
|
8. |
Viana, F. L. 2002. Da linguagem oral à leitura. Construção e validação do Teste de Identificação de Competências Linguísticas. [Da linguagem
oral à leitura. Construção e validação do Teste de Identificação de Competências Linguísticas]. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia.
|
|
|
|
9. |
Viana, F. L. 2002. Leitura: da aprendizagem informal à aprendizagem formal. [Reading: of informal learning to formal learning.]. ed. 1. Porto: Edições Asa.
|
|
|
|
10. |
Viana, F. L. 2001. Melhor Falar para Melhor Ler: Um programa de Desenvolvimento de Competências Linguísticas (4-6 anos) [Improved Talk to Best
Read: A program of Linguistic Skills Development (4-6 years)]. ed. 2. Braga: CESC/Instituto de Estudos da Criança.
|
|
|
|
11. |
Viana, F. L. 2000. Melhor Falar para Melhor Ler: Um programa de Desenvolvimento de Competências Linguísticas (4-6 anos) [Improved Talk to Best
Read: A program of Linguistic Skills Development (4-6 years)]. ed. 1. Braga: CESC/ Instituto de Estudo da Criança. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Viana, F. L. P; Almeida, L. S. 2010. Teste centrados em critério. [Test focused on criteria]. In Instrumentação Psicológica. Fundamentos e Práticas. [Psychological Instrumentation. Fundamentals and Practices] , 242 - 261. . Porto Alegre: Artmed. |
|
|
|
2. |
Viana, F. L; Martins, M. 2009. Dos Leitores que temos aos leitores que queremos. [Readers who we want to readers that we have]. In Dos Leitores que temos aos leitores que queremos. Ideias e projetos para promover a leitura. [Readers who we want to readers
that we have. Ideas and projects to promote reading], 9 - 41. . Braga: CESC — Centro de Estudos da Criança . |
|
|
|
3. |
Viana, F. L; Rocha, C.. 2007. À descoberta do Livro e da Biblioteca. [Discovering the Book and Library]. In Dar Vida às Letras. Promoção do Livro e da Leitura. [Giving Life to the lyrics. Books and Reading Promotion] , 15 - 35. . Valença: CCDR-N e Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho.
|
|
|
|
4. |
Viana, F. L. 2006. Aprender a Ler. Apenas uma questão de métodos? [Learning to Read Just a matter of methods?]. In Estratégias eficazes para o ensino da língua portuguesa. [Effective strategies for teaching the Portuguese language], 43 - 59. . Braga: Edições da Casa do Professor. |
|
|
|
5. |
Viana, F. L. P. 2006. “Panorama desde Portugal. La enseñanza de la lengua escrita en las aulas. Principales retos en la formación de maestros.
["Panorama from Portugal. The teaching of written language in classrooms. Main challenges in teacher education]. In Panoramas, preocupaciones y perspectivas en la enseñanza inicial de la lengua escrita. [Panoramas, concerns and perspectives
in the initial teaching of written language], 151 - 174. . Castelló: Jaime I (Collecció e-educació).
|
|
|
|
6. |
Viana, F. L. 2005. Avaliação e intervenção em Dificuldades de Aprendizagem da Leitura. [Assessment and intervention in Learning Disabilities
Reading]. In Temas de Psicologia Escolar: Uma proposta científico-pedagógica . [Subjects of School Psychology: A proposed scientific and
pedagogical], 61 - 86. . Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
7. |
Pinto, F. M; Viana, F. L; Portugal, G.. 2004. Vamos juntar letras e formar palavras. [Let us join letters to form words]. In Gestão Curricular: Percursos de investigação. [Curriculum Management: Research Lines], 21 - 43. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
|
|
|
|
8. |
Figueiredo, E; Viana, F. 1981. Life events e saúde. [Life events and health]. In Mudança Social e Psicologia Social. [Social Change and Social Psychology], 135 - 153. . Lisboa: Livros Horizonte. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Vale, A. P; Açucena, A; Viana, F. L. 2011. "Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do português europeu. [Prevalence of dyslexia
among children Speakers of European Portuguese in the 1st Cycle of Basic Education]", Revista Lusófona de Educação. [Lusophone Journal of Education], 18: 45 - 56. |
|
|
|
2. |
Viana, F. L. 2007. "Competènces fonològiques i lectura inicial. []", Articles de Didáctica de la Lengua i la Literatura., 42: 115 - 123. |
|
|
|
3. |
Ribeiro, I; Viana, F. L; Santos, V. D. A. 2007. "Desempenho em leitura em função do método. Um estudo longitudinal.[Reading performance according to the method. A longitudinal
study]", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. [Psychology: Theory, Research and Practice] 12, 2: 261 - 270. |
|
|
|
4. |
Viana, F. L. 2006. "El método João de Deus para enseñar a leer. Propuestas innovadoras con más de un siglo de existencia, [João de Deus's method
for teaching reading. Innovative proposals with more than a century]", Lectura y Vida. [Reading and Life] 27, 3: 6 - 15. |
|
|
|
5. |
Santos, V. D. A; Viana, F. L. 2003. "Formação de Professores para o Ensino da Leitura. [Teacher Training for Teaching Reading]", Psicologia, Educação e Cultura. [Psychology, Education and Culture] 10, 1: 23 - 44. |
|
|
|
6. |
Viana, F. L; Teixeira, M. M; Pereira, I. S. 2003. "A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora. [Procomlei: aA assessment test of reading comprehension]", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. [Galician-Portuguese Journal of Psicoloxía and Education] 10, 8: 1446 - 1457.
|
|
|
|
7. |
Viana, F. L. P. 2002. "Analisar a língua para aprender a ler: a consciência (meta)linguística e a aprendizagem da leitura. [Analyze the language
to learn to read: (meta)consciousness language and learning to read]", Revista Portuguesa de Investigação Educacional (Universidade Católica Portuguesa). [Portuguese Journal of Educational Research
(Catholic University)], 1: 23 - 42. |
|
|
|
8. |
Viana, Fernanda L. P. 2001. "Ensinar a ler, aprender a ler: uma análise das componentes linguísticas. [Teaching reading, learning to read: A linguistic
components analysis]", Saber Educar. [Learn Educate], 6: 47 - 57. |
|
|
|
9. |
Viana, F. L. 2000. "Despistar, Orientar e Intervir: as contingências de um sistema. [Mislead, Guide and Intervening: the contingencies of a system]", Sonhar. [Dream], I: 69 - 73. |
|
|
|
10. |
Viana, F. L. 1998. "lAlunos ou Pessoas? Reflexões sobre a implementação de currículos alternativosStudents or people? [Reflections on the implementation
of alternative curriculum]", Sonhar. [Dream], 3: 69 - 73. |
|
|
|
11. |
Viana, F. L. 1997. "Leitura. Uma Questão de Métodos? []Reading. A Question of Methods?", Noesis, 1: 27 - 30. |
|
|
|
12. |
Martins, M; Viana, F. L. 1996. "O papel do livro na formação intelectual da criança: a importância do livro antes de ler. [The role of books in children's
intellectual development: the importance of the book before reading]", Saber Educar. [Learn to educate], 1: 59 - 61. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Viana, F. L; Ribeiro, I. 2011. "Los desafíos de enseñar a comprender. Cómo puede la teoria orientar la práctica pedagógica? [The challenges of teaching to
understand. How can educational theory inform practice?]", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Lectura 2011 [Lectura International Congress 2011], In Memorias del Congreso Internacional Lectura 2011. Para leer el XXI. [Proceedings of International Congress on Reading - 2011], Habana. |
|
|
|
2. |
Ribeiro, I; Viana, F. L. 2011. "Evaluación de la comprensión de textos: opciones teóricas y metodologicas. [Assessment of reading comprehension: theoretical
and methodological options]", Trabalho apresentado em International Reading Congress 2011, In PMemorias del Congreso Internacional Lectura 2011. Para leer el XXI. [Proceedings of the International Reading Congress 2011], Havana. |
|
|
|
3. |
Portela, M. G; Viana, F. L. 2008. "Práticas de Literacia no Jardim de Infância. Como um educador pode fazer a diferença.[Literacy Practices in Kindergarten.
As an educator can make a difference.]", Trabalho apresentado em Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais. [1st International Congress on Child Studies
- Possible Childhoods, Real Worlds] , In Atas do I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais. [Proceedings of the First International
Congress on Child Studies - Possible Childhoods, Real Worlds] , Braga. |
|
|
|
4. |
Viana, F. L; Martins, M. 2007. "Percursos de leitura e percursos de vida. [Reading paths and walks of life]", Trabalho apresentado em Seminario Internacional de Lectura y Patrimonio - Literatura infantil: nuevas lecturas, nuevos lectores. [International Seminar
Lectura y Patrimonio - Children's literature: nuevas Lecturas, nuevos lectores], In Actas del V Seminario Internacional de Lectura y Patrimonio - Literatura infantil: nuevas lecturas, nuevos lectores. [Proceedings
del V International Seminar Lectura y Patrimonio - Children's literature: nuevas Lecturas, nuevos lectores], Cuenca. |
|
|
|
5. |
Viana, Fernanda L. P. 2007. "Do aprender a ler ao gostar de ler. Um caminho a descobrir. [Learning to read to enjoy reading. One way to discover]", Trabalho apresentado em Educação e Leitura. [Education and Reading], In Atas do Seminário: Educação e Leitura. [Proceedings of Seminar:Education and Reading], Esposende.
|
|
|
|
6. |
Viana, F. L. 2005. "Literacia e Formação de professores. [Literacy and Training of Teachers]", Trabalho apresentado em Diálogos com a Literacia. [Dialogues with Literacy], In Diálogos com a Literacia. [Dialogues with Literacy], Lisboa.
|
|
|
|
7. |
Viana, F. L. P. 2004. "Melhor falar para melhor ler. [Better talk to better read]", Trabalho apresentado em Actas do 2º Congreso Mundial de Lectoescritura. [2nd World Congress of Literacy], In Actas do 2º Congreso Mundial de Lectoescritura. [Proceedings of the 2nd World Congress of Literacy], Madrid. |
|
|
|
8. |
Viana, F. L; Leal, M. J. 2002. "Avaliação da leitura no 1º ciclo do ensino básico: contributos para a validação de um instrumento de avaliação, [Reading Assessment
in the 1st Cycle of Basic Education: Contributions of an assessment instrument] validation]", Trabalho apresentado em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 3. [Reading, Children's Literature and Illustration:
Research and Educational Practice 3], In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 3. [Reading, Children's Literature and Illustration:
Research and Educational Practice 3], Braga. |
|
|
|
9. |
Viana, F. L. P; Soeiro, M. F. 2001. "Linguagem e Leitura: um estudo longitudinal.. [Language and reading: A longitudinal study]", Trabalho apresentado em National Meeting of Researchers in Reading, Children's Literature and Illustration 2, In Atas do II Encontro Nacional de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração 2. [Proceedings of the 2nd National
Meeting of Researchers in Reading, Children's Literature and Illustration 2], Braga. |
|
|
|
10. |
Viana, F. L. 1999. "O Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL). [The Identification Language Competencies Test]", Trabalho apresentado em Congresso Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Psychological Assessment: Forms and Contexts], In Atas do Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Proceedings of Psychological Assessment Congress: Forms and
Contexts], Braga. |
|
|
|
11. |
Viana, F. L; Almeida, L. S. 1999. "As conceções precoces sobre a linguagem escrita e o posterior desempenho em leitura. [The early conceptions about written
language and later reading performance]", Trabalho apresentado em Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Psychological Assessment Congress: Forms and Contexts], In Atas do Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Proceedings of Psychological Assessment Congress: Forms and
Contexts], Braga. |
|
|
|
12. |
Ribeiro, I; Viana, F. L; Duarte, M. T. S; Gomes, B. A. 1999. "Avaliação da adaptação pessoal, escolar, social e familiar de jovens. [Assessment of Young personal, school, social and family
adaptation]", Trabalho apresentado em Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Psychological Assessment Congress: Forms and Contexts ], In Atas do Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Proceedings Psychological Assessment: Forms and Contexts
, Braga. |
|
|
|
13. |
Viana, F. L. 1996. "Aquisição da Linguagem, Sucesso Escolar e Formação de Professores. [Language Acquisition, Educational Achievement and Teacher
Education]", Trabalho apresentado em II Congresso Galaico Português de Psicopedagogia. [Second Congress of Psychology Galician Portuguese], In Atas do II Congresso Galaico Português de Psicopedagogia. [Proceedings of the Second Congress of Psychology Galician Portuguese], Braga. |
|
|
|
14. |
Viana, F. L. 1994. "O papel da Família na aprendizagem formal e informal da língua. . [The role of the family in formal and informal language.]", Trabalho apresentado em Família e Desenvolvimento, In Atas Família e Envolvimento. [Proceedings Family and Development], Portalegre. |
|
|
|
15. |
Viana, F. L. 1993. "Avaliação da Linguagem: Adaptação do Bankson Language Screening Test à População Infantil Portuguesa, [Language Assessment:
Adaptation of the Bankson Language Screening Test for Children Portuguese Population.]", Trabalho apresentado em I Conferência Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [First Conference on Psychological Assessment: Forms and Contexts], In Atas da I Conferência Avaliação Psicológica: Formas e Contextos . [Proceedings of the First Conference on Psychological Assessment:
Forms and Contexts], Braga. |
|
|
|
16. |
Pereira, A. S; Fontainne, A. M; Viana, F. L; Lemos, M; Costa, M. T. 1983. "Uma abordagem sistémica familiar no Hospital do Conde de Ferreira. [A family systemic approach in the Conde de Ferreira Hospital]", Trabalho apresentado em Progressos em Terapêutica Psiquiátrica. [Advances in Psychiatric Therapeutics], In Progressos em Terapêutica Psiquiátrica.[Advances in Psychiatric Therapeutics], Porto. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Viana, F. L; Cadime, I; Ribeiro, I. 2012. "Teste de Compreensão Leitora (TCL).[Reading Comprehension Test]". Lisboa: Cegoc Tea Edições. A TCL permite avaliar o desempenho em compreensão leitora e a evolução desta competência em crianças do 2º, 3º e 4º ano do
1º Ciclo do Ensino Básico. Os itens avaliam a compreensão literal, a compreensão inferencial, a compreensão crítica e a reorganização
da informação. A prova foi desenvolvida com base num texto inédito que foi concebido de forma a integrar diversas tipologias
textuais: narrativa, texto informativo, texto prescritivo e poesia. O cruzamento de diferentes tipologias textuais assegura
uma avaliação abrangente da compreensão leitora.
.
|
2. |
Viana, F. L; Ribeiro, I. 2010. "Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP). [Word Recognition Test]". Lisboa: Cegoc Te Edições. A PRP é uma prova de reconhecimento de palavras regulares. Avalia a velocidade e a precisão de leitura. Deverá ser utilizada
como uma prova de screening. Esta prova poderá ainda ser útil na avaliação dos efeitos de programas de recuperação.
.
|
3. |
Viana, F. L. 2006. "Recensões para a Casa da Leitura, [Book reviews for House of Reading]". http://www.casadaleitura.org/: Casa da Leitura.
|
4. |
Viana, F. L. 2004. "Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL). [IdentificationTtest of Language Skills]". Lisboa: Cegoc Tea Edições. O TICL é uma prova de linguagem expressiva que visa a identificação de competências linguísticas em 4 vertentes:
- Conhecimento lexical
- Conhecimento morfosintático (p.e., domínio de regras morfológicas básicas, como a concordância género/número; construção
do pretérito perfeito; formação de plural e de graus de adjetivos e a compreensão de estruturas complexas)
- Memória auditiva para material verbal
- Capacidade para refletir sobre a linguagem oral
Permite identificar crianças em risco de apresentarem dificuldades em aceder à linguagem escrita, mas não identifica crianças
com um ótimo desenvolvimento linguístico.
.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Viana, Fernanda L. P. Ler com compreensão para ler por fruição. O papel dos mediadores e leitura. ,I Encontro Internacional Boas Práticas em Animação da Leitura. ,Porto,2011 (Conferência ou palestra). Conferência a convite. [Conference by invitation]. |
2. |
Viana, F. L. A importância da educação pré-escolar para o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. [The importance of preschool
education for success in reading and writing.],Encontro “A Ler Vamos”. [Meeting "The Let's Read"],Matosinhos,2011 (Conferência ou palestra). Conferência a convite. [Conference by invitation]. |
3. |
Viana, Fernanda L. P. A compreensão da leitura. [The reading comprehension],Lisboa,2011 (Conferência ou palestra). Conferência a convite. [Conference by invitation]. |
4. |
Viana, Fernanda L. P. A (des)motivação para ler. As dúvidas e as (in)certezas. [The discouragement to read. The doubts and uncertainties],Seminário Promoção da Leitura em Família. [Seminar Promotion Reading in Family],Braga,2010 (Conferência ou palestra). Conferência a convite. [Conference by invitation]. |
5. |
Viana, F. L; Ribeiro, I. Ensinar a compreender. Da teoria à prática pedagógica. [Teaching to understand. From theory to practice teaching],2.º Encontro Internacional do Ensino do Português. [2nd. Th International Meeting of the Portuguese Teaching],Coimbra,2010 (Conferência ou palestra). Conferência a convite. [Conference by invitation]. |
6. |
Ribeiro, I; Viana, F. L. Ler melhor para ler mais. [Read best to read more],IV Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares. Os caminhos da REDE. [IV Meeting School Libraries Support Services]
,Vila Nova de Famalicão,2010 (Conferência ou palestra). Conferência a convite. [Conference by invitation]. |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: Aprendizagem da leitura. [Seminar: Learning to read], 2011 (Outra), promovido por Escola Superior de Saúde do Alcoitão.. Duração: 4 horas. Local: Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. Âmbito do Mestrado em Terapia da Fala, área de Supervisão Clínica e Gestão de Recursos.[Scope of the Master in Speech Therapy,
Clinical Supervision Area and Resource Management]. |
2. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: O ensino da escrita. [Seminar: The teaching of writing], 2011 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação Maria Ulrich. Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação Maria Ulrich, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. Âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. [Scope of the Master in Early Childhood
Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education]. |
3. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: O ensino explícito da compreensão em leitura. [Seminar: The explicit teaching of reading comprehension], 2010 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Lisboa. Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. Âmbito do Mestrado em Didática da Língua Portuguesa. [Scope of the Master in Teaching Portuguese Language]. |
4. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: A PRP – Prova de Reconhecimento de Palavras. [Seminar: The PRP - Words Recognition Test], 2010 (Outra), promovido por Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto. Duração: 2 dias. Local: Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. Licenciatura em Terapêutica da Fala. [Degree in Speech Therapy]. |
5. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: Compreensão da Leitura. [Seminar: Reading Comprehension], 2006 (Outra), promovido por Universidade e Trás-os-Montes e Alto Douro. Duração: 3 horas. Local: Universidade e Trás-os-Montes e Alto Douro, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente. Âmbito do Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem. [Scope of the Master in Development and Learning]. |
6. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: Dificuldades de leitura em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico: como avaliar e intervir. [Seminar: Reading Difficulties
in students of the 1st cycle of basic education: how to assess and intervene], 2005 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Fafe. Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação de Fafe, Cidade: Fafe, Tipo de participação: Docente. Âmbito da Licenciatura em Ensino Básico. [Scope of Degree of Basic Teaching]. |
7. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: Propostas de operacionalização da Orientações Curriculares para a Educação pré-escolar. [Seminar: Operationalizing
the curriculum guidelines for pre-school education proposals] , 2004 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Viana . Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação de Viana , Cidade: Viana do Castelo, Tipo de participação: Docente. Orientação do seminário Propostas de operacionalização da Orientações Curriculares para a Educação pré-escolar, na II Semana
da Infância. [Orientation Seminar: Operationalizing Proposals of the curriculum guidelines for pre-school education, in the
Second Week of the Child]. |
8. |
Viana, Fernanda L. P. Conferência: Avaliação e intervenção em Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita. [Lecture: Assessment and Interventionon
the Reading and Writing Learning Disabilities], 2004 (Outra), promovido por Instituto Superior de Educação e Ciências.Tipo de participação: Docente. Conferência proferida (a convite) no âmbito da pós-graduação A Criança com necessidades educativas especiais e o processo
de desenvolvimento da literacia. [Lecture (by invitation) in the postgraduate Child with special educational needs and the
process of development of literacy]. |
9. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: Da linguagem oral à leitura. [Seminar: Of oral language to reading], 2004 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Duração: 4 horas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
10. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário Desenvolvimento de competências metalinguísticas. [Seminar: Development of metalinguistic skills], 2003 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação do Porto. Duração: 4 horas. Local: Escola Superior de Educação do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. Seminário de acompanhamento de Projeto do 4º ano da Licenciatura em Educação de Infância. [Project follow-up seminar of the
4th year of the Degree in Childhood Education] . |
11. |
Viana, Fernanda L. P. Conferência: Aprender a pensar para aprender a ler e a escrever, [Lecture: Learning to think to learn to read and write], 2003 (Outra), promovido por Universidade Católica .Tipo de participação: Docente. Conferência integrada no Ciclo de Conferências “Aprendizagem, Cognição e Linguagem” do Mestrado em Ciências da Educação. [Lecture
Integrated on Master Education Science Cycle of Conferences "Learning, Cognition and Language"]. |
12. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: Métodos de iniciação à leitura e à Escrita. [Seminar: Methods of introduction to reading and writing], 2003 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. Seminário no âmbito da Licenciatura em Ensino Básico. [Seminar in the context of the Primary Education Degree]. |
13. |
Viana, Fernanda L. P. Confência: Ler e escrever no Jardim de Infância. [Lecture: Reading and writing in kindergarten], 2003 (Outra), promovido por Universidade de Trás-os-Montes. Auditório do CIFOP-UTAD. Duração: 4 horas. Local: da Universidade de Trás-os-Montes. Auditório do CIFOP-UTAD, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente. Conferência promovida pela Coordenação da Licenciatura em Educação de Infância. [Lecture organized by the Coordination Degree
in Childhood Education]. |
14. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: Aprender a Ler, Ensinar a Ler. [Seminar: Learning to read and Teaching to Reading], 2003 (Outra), promovido por Serviço de Consulta Psicológica do I.E.P . Duração: 12 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Seminário de atualização para os colaboradores do Serviço de Consulta Psicológica do I.E.P. [Update Seminar for developers
of the Psychological Consultation Department]. |
15. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: Intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. [Seminar: Pedagogical intervention
in reading and writing learning difficulties], 2001 (Outra), promovido por Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho. Duração: 4 horas. Local: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente. Seminário no Mestrado de Psicologia Escolar. [Masters Seminar in School Psychology]. |
16. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: Das dificuldades na aprendizagem da língua materna às dificuldades na aprendizagem de outras línguas. [Seminar:
Of the native language learning difficulties to difficulties in other languages learning ], 2001 (Outra), promovido por Universidade de Aveiro. Duração: 3 horas. Local: Universidade de Aveiro, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente. Seminário no mestrado de Didática das Línguas. [Masters Seminar in the Teaching of Languages]. |
17. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário O Desenvolvimento da Linguagem e a Aprendizagem da Leitura. [Seminar The Development of Language and Reading Learning], 1999 (Outra), promovido por Universidade de Aveiro. Duração: 4 horas. Local: Universidade de Aveiro, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente. Seminário no Mestrado de Didática da Língua Portuguesa. [Seminar in Master of the Portuguese Language Teaching]. |
18. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: A intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem da Leitura. [Seminar: Reading Learning Difficulties Intervention
], 1999 (Outra), promovido por Universidade de Aveiro. Duração: 4 horas. Local: Universidade de Aveiro, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente. Seminário no Mestrado de Didática da Língua Portuguesa. [Seminar in Master of the Portuguese Language Teaching]. |
19. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: O desenvolvimento da linguagem e os comportamentos emergentes de leitura e escrita no Jardim de Infância. [Seminar:
Language development and emergent behaviors of reading and writing in kindergarten], 1999 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Duração: 4 horas. Local: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Cidade: Viana do Castelo, Tipo de participação: Docente. Seminário de apoio à Prática Pedagógica do Curso de Educação de Infância. [Seminar to Support Pedagogical Practice of Children
Education Course] . |
20. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: A promoção do desenvolvimento da linguagem no ensino pré-escolar. [Seminar: The promotion of language development
in preschool education], 1999 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Santa Maria . Duração: 8 horas. Local: Escola Superior de Educação de Santa Maria , Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. Seminário de apoio à Prática Pedagógica IV. [Seminar to support Pedagogical Practice IV]. |
21. |
Viana, Fernanda L. P. Seminário: Linguagem e Leitura. [Seminar: Language and Reading], 1999 (Outra), promovido por Universidade do Minho. Duração: 4 horas., Tipo de participação: Docente. Seminário no Mestrado em Psicologia da Educação. [Seminar on the Masters in Educational Psychology]
. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Coquet, E; Viana, F. L; Martins, M. Pé Ante Pé – 4 volumes (2 volumes da Série Cinturão Verde e 2 volumes da Série Cinturão Laranja). [],1995. |
2. |
Martins, M; Viana, F. L; Coquet, E. Pé Ante Pé – 12 volumes (6 volumes da série Cinturão Branco e 6 volumes da Série Cinturão Amarelo),1993. |
Edição técnica Technical edition |
1. |
Viana, F. L; Ramos, R; Coquet, E; Martins, M. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 8 [Reading, Children's Literature and Illustration.
Research and Educational Practice 8],2011 (Actas).
|
2. |
Viana, F. L; Ramos, R; Coquet, E; Martins, M. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 7. [Reading, Children's Literature and Illustration.
Research and Educational Practice 7],2010 (Actas).
|
3. |
Ribeiro, I; Viana, F. L. Dos Leitores que temos aos leitores que queremos. Ideias e Projetos para promover a leitura,2009 (Livro). |
4. |
Viana, F. L; Baptista, A; Martins, M. ). Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 6. [Reading, Children's Literature and Illustration.
Research and Educational Practice 6],2008 (Actas).
|
5. |
Viana, F. L; Coquet, E; Martins, M. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 5. [Reading, Children's Literature and Illustration.
Research and Educational Practice 5],2005 (Livro). |
6. |
Viana, Fernanda L. P. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 4.[Reading, Children's Literature and Illustration.
Research and Educational Practice 4],2003 (Actas). |
7. |
Viana, F. L; Martins, M; Coquet, E. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 3. [Reading, Children's Literature and Illustration.
Research and Educational Practice 3],2002 (Actas). |
8. |
Viana, F. L; Baptista, A; Coquet, E. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 2. [Reading, Children's Literature and Illustration.
Research and Educational Practice 2],2001 (Actas). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Viana, Fernanda L. P. Jornadas: A linguagem no contexto da(s) aprendizagen(s).[The language in the context of learning.],2011 (Simpósio). Evento Nacional. [National Event]. |
2. |
Viana, Fernanda L. P. 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [8th. National Meeting
(6th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration],2010 (Encontro / Organização). Evento International. [Internationa Event]. |
3. |
Viana, Fernanda L. P. 7.º Encontro Nacional (5.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [8th. National Meeting
(6th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration],2008 (Encontro / Organização). Evento International. [Internationa Event]. |
4. |
Viana, Fernanda L. P. 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança Infâncias Possíveis, Mundos Reais. [1st International Congress on Child Studies
Possible Childhoods, Real Worlds.],2008 (Congresso / Organização). Evento International. [Internationa Event]. |
5. |
Viana, Fernanda L. P. 6.º Encontro Nacional (4.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [6th. National Meeting
(4th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration],2006 (Encontro / Organização). Evento International. [Internationa Event]. |
6. |
Viana, Fernanda L. P; Gallardo, I. M. Seminário: Reelaboración del conocimiento desde la narración de un proyecto de trabajo: una experiencia en educación infantil.
[Reprocessing of knowledge from the narrative of a work project: an experience in early childhood education],2005 (Seminário / Outra). |
7. |
Viana, Fernanda L. P; Gallardo, I. M. Seminário: El contexto comunicativo eje vertebrador en la construcción de aprendizajes relevantes en preescolar y primer ciclo.
[The context communication as a central axis in the construction of relevant learning in preschool and basic education],2005 (Seminário / Outra). |
8. |
Viana, Fernanda L. P. 5.º Encontro Nacional (3.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2004 (Encontro / Organização). Evento International. [Internationa Event]. |
9. |
Viana, Fernanda L. P. II Semana da Infância. [Second Week of the Child],2004 (Seminário / Organização). Evento International. [Internationa Event]. |
10. |
Viana, Fernanda L. P; J, Lopes.. Ação de Formação: Hiperatividade e desempenho escolar. [Hyperactivity and school performance],2004 (Oficina / Outra). |
11. |
Viana, Fernanda L. P; Borges, L. Ação de Formação: Hiperatividade – Diagnóstico e Intervenção. [Hyperactivity Disorder - Diagnosis and Intervention],2004 (Oficina / Outra). |
12. |
Viana, Fernanda L. P. Ação de Sensibilização à problemática da Epilepsia. [Awareness to the issue of Epilepsy],2004 (Oficina / Organização). |
13. |
Viana, Fernanda L. P; Sanchéz, S. Ação de formação Didáctica de la Lengua en un contexto escolar plurilingüe. [Teaching of Language in a multilingual school
contexts],2004 (Oficina / Outra). |
14. |
Viana, Fernanda L. P. Descobrindo os sons da Língua. [Discovering the sounds of language],2003 (Oficina). |
15. |
Viana, Fernanda L. P. 4.º Encontro Nacional (2.º Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [4th. National Meeting
(2th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration],2002 (Encontro / Organização). Evento International. [Internationa Event]. |
16. |
Viana, Fernanda L. P. Workshop: Desenvolvimento da linguagem: percursos normais e atípicos,2002 (Oficina / Outra). |
17. |
Viana, Fernanda L. P. 3.º Encontro Nacional (I Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [3rd. National Meeting
(1st International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration],2001 (Encontro / Curadoria). Evento International. [Internationa Event]. |
18. |
Viana, Fernanda L. P. 2.º Encontro Nacional de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [2nd National Meeting of Researchers
in Reading, Children's Literature and Illustration,2000 (Encontro / Organização). Evento Nacional. [National Event]. |
19. |
Viana, Fernanda L. P. 1.º Encontro Nacional de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [1st National Meeting of Researchers
in Reading, Children's Literature and Illustration],1999 (Encontro / Organização). Evento Nacional. [National Event]. |
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Viana, Fernanda L. P. A dislexia. [Dyslexia],1996 (Comentário). |
2. |
Viana, Fernanda L. P. O computador e o desenvolvimento psicológico das crianças. [The computer and the psychological development of children],1993 (Comentário). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Viana, Fernanda L. P. Pareceres para a Certificação de 30 manuais escolares de Língua Portuguesa (3º e 4º anos) para o 1º Ciclo do Ensino Básico.
[advice for Certification of 30 Portuguese textbooks (3rd and 4th years) for the 1st Cycle of Basic Education],2009. |
2. |
Viana, Fernanda L. P. Relatório de avaliação dos Comités Nº 5 e 6. [Assessment Report of the Committees No. 5 and 6.],2009. |
3. |
Viana, Fernanda L. P. Estudo destinado ao estabelecimento de benchmarks de Leitura. [Study for the establishment of reading benchmarks],2006.
|
4. |
Viana, Fernanda L. P. Parecer para o Ministério da Ciência e do Ensino Superior sobre proposta de autorização para o funcionamento de novos cursos
de mestrado. [Advice to the Ministry of Science and Higher Education on the proposed authorization for the operation of new
Masters courses],2005. |
Dados Complementares (Additional data)
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Definição e avaliação dos processos de leitura: um contributo para a avaliação da compreensão leitora em alunos do 1º Ciclo
do Ensino Básico. , 2012. |
2. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Joana Sara Ferraz da Cruz. Práticas de Literacia Familiar e o desenvolvimento literácito das crianças. [Family Literacy Practices and Literacy Development
of Children], 2011. Tese (Psicologia, Especialidade de Psicologia da Educação) - Universidade do Minho. Integrou o Júri das provas públicas para obtenção do grau de doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação.
[Joined the jury of public examinations for the Doctor of Psychologyd Degree, in the Educational Psychology Specialty]. |
3. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Baptista Paulo Idalino Balça Varela. Ensino experimental das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico: construção reflexiva de significados e promoção de competências
transversais. [Experimental teaching of science at 1st Cycle of Basic Education: Reflexive construction of meanings and promotion
of transversal competences], 2010. Tese (Estudos da Criança Estudo do Meio Físico ) - Universidade do Minho. - Arguente nas provas públicas para obtenção do grau de doutor em Estudos da Criança – Estudo do Meio Físico . [Arguente in
public examinations for the Doctor of Child Studies Degree - Study of the Physical World. |
4. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Armindo Gil Maia e Silva. Estratégias de design gráfico para a construção da legibilidade na iniciação à leitura. A Cartilha Maternal de João de Deus:
um caso particular. [Graphic Design Strategies for the construction of legibility in reading introduction. The João de Deus
Maternal guidebook: a particular case. ], 2009. Tese (Design ) - Universidade do Minho. Arguente principal nas provas públicas para obtenção do grau de doutor Design. [Main Arguente of the public examinations for
the Doctor Design Degree] . |
5. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Rosa Maria Baptista Amaral . A metáfora na compreensão e interpretação do texto literário. [The metaphor in the understanding and interpretation of literary
texts], 2009. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto. Arguente principal nas provas públicas para obtenção do grau de doutor em Psicologia. [Main Arguente in public examinations
for the Doctor Design Degree]. |
6. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Maria Giuseppina Bartolo . L’osservazione del comportamento sociale in contesto scolastico: dati di un studio longitudinale do bambini italiani e portoghesi,.[The
observation of social behavior in the school context: data from a longitudinal study of Italian and Portuguese children], 2006. Tese (Estudos da Criança Psicologia do Desenvolvimento e da Educação ) - Universidade do Minho. Integrou o Júri das provas públicas para obtenção do grau de doutor em Estudos da Criança – Psicologia do Desenvolvimento
e da Educação . [Joined the jury of public examinations for the Doctor of Child Studiesd Degree - Developmental and Education
Psychology ] . |
7. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Paulo Ferreira del Pino Fernandes. Conceções e práticas de literacia emergente em contexto de Jardim e Infância. [Conceptions and practices of emergent literacy
in the context of Kindergarten], 2006. Tese (Educação, especialidade de Psicologia da Educação) - Universidade do Minho. Arguente no júri das provas públicas para obtenção do grau de doutor em Educação, especialidade de Psicologia da Educação.
[Jury Arguente of the public examinations for the Doctor of Education Degree, Educational Psychology Specialty]. |
8. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Maria de Lourdes Estorninho Neves da Mata. Literacia familiar. [Family Literacy], 2003. Tese (Estudos da Criança) - Universidade do Minho. Integrou o júri de provas públicas para obtenção do grau de doutor em Estudos da Criança. [Joined the jury of public examinations
for the Doctor of Children Studies Degree]. |
9. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Ana Cristina Silva. Até à compreensão do princípio alfabético. A interação entre a evolução das conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita
e os progressos na consciência fonológica: Três estudos experimentais.[To understand the alphabetic principle.The interaction
between the development of children's conceptualizations about written language and phonological awareness progresses:Three
experimental studies], 2001. Tese (Psicologia, área de especialidade de Psicologia da Educação ) - Universidade do Minho. Integrou o júri de provas públicas para obtenção do grau de doutor em Psicologia, área de especialidade de Psicologia da
Educação. [. |
10. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Aníbal João Ribeiro Simões. Cognição e Aprendizagem. Construção e validação de uma Bateria de Prontidão Escolar. [Cognition and Learning. Development
and validation of a battery of School Readiness], 2000. Tese (Educação - Psicologia da Educação) - Universidade do Minho. Integrou o júri das provas públicas para obtenção do grau de doutor em Educação - Psicologia da Educação. [He joined the jury
of public examinations for the Doctor of Education Degree- Psychology Educational] . |
1. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Filipa Alexandra Dias Leite de Barros Marques. Especialização em Animação da Leitura, 2011. Dissertação (Especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Arguente nas provas públicas do Mestrado em Ciências da Educação - área de especialização em Animação da Leitura. [Arguente
in public examinations of the Master in Education Sciences - Specialization in Reading Animation]. |
2. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Taciana Sampaio Meneses Ferreira. Inventário de Reconhecimento de Palavras: Estudos de Validação"Word Recognition Inventory: Validation Studies"]. [, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho. |
3. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Carla Cristina Fernandes Monteiro. Competência comunicativa oral e competência social no ensino básico: contributos da investigação para a inovação educacional.
[oral communication skills and social competence in basic education: contributions of educational innovation research], 2011. Dissertação (Educação) - Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. |
4. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Helena Isabel Araújo Costa. Avaliação do impacto do programa “Falar, ler e escrever no jardim-de-infância" no desenvolvimento das competências de literacia
emergente”. [Assessing the impact of the program "Speak, read and write in kindergarten in emergent literacy skills development"], 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho. |
5. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Rosana Vanessa da Silva Nóbrega. Um estudo longitudinal dos perfis cognitivo e comportamental da dislexia em crianças falantes do português europeu. [A longitudinal
study of cognitive and behavioral profiles of dyslexia in children of European Portuguese speakers], 2010. Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
6. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Albina Manuela Ferreira Torres. [Contributos para o conhecimento da aquisição da linguagem infantil dos 16 aos 30 meses no português europeu. [Contributions
for the language acquisition knowledge of children 16 to 30 months in European Portuguese], 2010. Dissertação (Educação) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
7. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Susana Concha Bernardo . Auto-perceções da capacidade de resiliência em jovens afro-portugueses residentes num bairro desfavorecido. [Self-perceptions
of resilience in young african-Portuguese residents in a deprived neighborhood], 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
8. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Mónica Sofia Pinto Marques da Silva . Ideias e práticas sobre a literacia em contextos pré-escolares mistos. [Ideas and practices about literacy in mixed pre-school
contexts], 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto. |
9. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Verónica Helena Pinto Marques Fernandes. Os erros ortográficos em língua materna dos alunos do Ensino Básico na perspectiva do trabalho curricular dos Professores.
[Native language spelling errors of pupils in primary education from the perspective of the curricular work of teachers], 2008. Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. |
10. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Anabela de Oliveira Duarte de Cruz Carvalho . Teste de avaliação da fluência e precisão de leitura. O Rei, . [Test for evaluating the fluence and accuracy reading and fluence:
The King], 2008. Dissertação (Psicologia Avaliação Psicológica) - Universidade de Coimbra. |
11. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Maria de Fátima Gomes Bessa. Avaliação precoce do desenvolvimento linguístico. Estudo exploratório de um instrumento de avaliação da linguagem recetiva-expressiva.
[Early assessment of language development.An exploratory study of a recetiva-expressive language assessment instrument], 2007. Dissertação (Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem) - Instituto Superior da Maia. |
12. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Filomena Maria Clemente Lopes Pinto Teixeira. Estudo de algumas variáveis que predizem as dificuldades de leitura e escrita, em crianças do Jardim de Infância. [Study of
some variables that predict the hildren's reading and writing difficulties in Kindergarten], 2006. Dissertação (Educação, área de especialização de Organização e Avaliação para o Ensino ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
13. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Teresa de Jesus Dias Fernando. O desenvolvimento da noção de tempo na criança. [The concept of time developmen tin children], 2006. Dissertação (Ativação do Desenvolvimento Psicológico) - Universidade de Aveiro. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [7th. National Meeting
(5th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration], 2010 (Encontro). Nome do evento: 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [8th National Meeting
(6 thInternational) Research in Reading, Children's Literature and Illustration]; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University]. |
2. |
I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo. [I International Seminar on Contribution of Educational
Psychology in Context.], 2010 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo. [1st International Seminar on Contribution of Educational
Psychology in Context.]; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University]. |
3. |
I Congresso Internacional Família, Escola e Sociedade. [1st International Congress on Family, School and Society], 2009 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Internacional Família, Escola e Sociedade. [I International Congress on Family, School and Society]; Nome da Instituição: Porto: Universidade Fernando Pessoa. [University Fernando Pessoa]; Cidade do evento: Porto / Universidade Fernando Pessoa. [University Fernando Pessoa]. |
4. |
1º Fórum Ibero-Americano sobre Literacias. [1st Ibero-American Literacy Forum], 2009 (Outra). Nome do evento: 1º Fórum Ibero-Americano sobre Literacias. [1st Ibero-American Literacy Forum] ; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University]. |
5. |
1º Congresso Internacional em Estudos da Criança: Infâncias Possíveis, Mundos Reais.[1st International Congress on Child Studies:
Possible Childhoods, Real Worlds], 2008 (Congresso). Nome do evento: 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança Infâncias Possíveis, Mundos Reais. [1st International Congress on Child Studies
Possible Childhoods, Real Worlds]; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University]. |
6. |
7.º Encontro Nacional (5.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [7th. National Meeting
(5th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration], 2008 (Encontro). Nome do evento: 7º Encontro Nacional (65º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [7th. National Meeting
(5th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration]; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University]. |
7. |
6.º Encontro Nacional (4.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [6th National Meeting
(4th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration], 2006 (Encontro). Nome do evento: 6.º Encontro Nacional (4.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [6th National Meeting
(4th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration.]; Nome da Instituição: Universidade do minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do minho. [Minho University]. |
8. |
5.º Encontro Nacional (3.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [5yt National Meeting
(3th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration.], 2004 (Encontro). Nome do evento: 5.º Encontro Nacional (3.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [5yt National Meeting
(3th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration.]; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University]. |
9. |
4.º Encontro Nacional (2.º Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [4th National Meeting
(2th International) Investigators in Reading, Children's Literature and Illustration., 2002 (Encontro). Nome do evento: 4.º Encontro Nacional (2.º Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. 4th National Meeting
(2th International) Investigators in Reading, Children's Literature and Illustration.; Nome da Instituição: Universidade do Minho. Minho University ; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. Minho University . |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Descobrindo os sons da Língual. [Discovering the sounds of language], 2003 (Outra). Nome do evento: Ação de formação Descobrindo os sons da Língua; Nome da Instituição: IEC - Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho [IEC - Institute of Child Studies, Minho University]; Cidade do evento: Braga / IEC - Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho [IEC - Institute of Child Studies, Minho University. |
2. |
Desenvolvimento da linguagem: percursos normais e atípicos . [Language development: normal and atypical trajectories], 2002 (Workshop). Nome do evento: Sessão de trabalho Desenvolvimento da linguagem: percursos normais e atípicos. []; Nome da Instituição: IEC - Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. [IEC - Institute of Child Studies, Minho University]; Cidade do evento: Braga / IEC - Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. [IEC - Institute of Child Studies, Minho University]. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Revista Galega Portuguesa de Psicopedagoxia. [Journal Galician Portuguese Psicopedagoxia], Função ou tipo de participação: Reviewer. |
2. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Da Investigação às Práticas. [Da Investigação às Práticas], Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
3. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Revista da Associação Portuguesa de Psicologia. [Journal of the Portuguese Association of Psychology], desde 2012/04/18, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
4. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Bolsa de Peritos do Instituto de Inovação Educacional , desde 2012/01/20, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Bolsa de Peritos do Instituto de Inovação Educacional para uma publicação ao abrigo da Medida 4-S.I.Q.E.. |
5. |
Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Bolsa de Peritos da Direção Geral do Livro e das Biblioteca. [General Directorate of Books and LibrariesStock Experts], desde 2009/01/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
51 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
19 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
11 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
12 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
12 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
16 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
16 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
4 |
Produção técnica Technical production |
62 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
62 |
Dados complementares (Additional data) |
39 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
23 |
Participação em Eventos Event participation |
11 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
5 |
Visualizações do curriculum [
2069
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
16-10-2014
às
15:25:42
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|