Curriculum Vitae

Fernanda Leopoldina Parente Viana

Data da última atualização »Last update : 22/04/2012


Fernanda Leopoldina Parente Viana. Concluiu Psicologia pela Universidade do Minho em 1998. É do Instituto de Estudos da Criança. Publicou 12 artigos em revistas especializadas e 16 trabalhos em actas de eventos, possui 8 capítulos de livros e 11 livros publicados. Possui 62 itens de produção técnica. Participou em 11 eventos em Portugal. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Entre 1983 e 2011 participou em 15 projectos de investigação, sendo que coordenou 6 destes. Actualmente participa em 1 projecto de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 41 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Learning, Early literacy, Reading Comprehension, Assessment, Reading, Language, Learning to Read, Lecture, Reading Assessment e Young Children.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0342259637101854


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Fernanda Leopoldina Parente Viana
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Viana, Fernanda Leopoldina Parente
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto de Estudos da Criança
Campus de Gualtar, 470-057
Braga
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604240Extensão: 601240
Fax: (+351)253616684
Correio electrónico: fviana@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1998 Doutoramento
Phd
Psicologia.
Universidade do Minho, Portugal.

1993 Mestrado
Master degree
Mestrado em Psicologia da Educação (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1980 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2011 Curso de curta duração
Short course
Peer Review and How to Write a paper (Professor Nelson Lima).
Universidade do Minho, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
The language in the context of learning.
Universidade do Minho, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
Course Approach Psycholinguistics in word recognition (Prof. José Morais).
Universidade do Minho, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
SSL: Neuro and Psycholinguistics approches to language processing.
Universidade do Minho, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
Construction and equalization of tests (Prof. Gerard Prieto).
Universidade do Minho, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
IRT in the construction of psychological tests (Prof. Gerardo Prieto).
Universidade do Minho, Portugal.

2010 Outros
Others
How does one learn to read, Lectures - Key issues for Education.
Universidade de Coimbra, Portugal.

2010 Outros
Others
International Seminar - Contributions of Psychology in Educational Context.
Universidade do Minho, Portugal.

2009 Outros
Others
International Conference on Reading Promotion.
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal.

2009 Outros
Others
International Conference on Reading Promotion.
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal.

2008 Curso de curta duração
Short course
The Able Reader (Por. José Morais).
Universidade do Minho, Portugal.

2008 Curso de curta duração
Short course
Text comprehension: Theory, research and classroom (Prof. Alina Spinillo).
Universidade do Minho, Portugal.

2008 Outros
Others
2nd Steering Committee of the European Project Européen Signes@Sens.
Project Européen Signes@Sens, França.

2006-2007 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
National Program of Portuguese Teaching .
Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular , Portugal.

2007 Curso de curta duração
Short course
Exploratory and confirmatory factor analysis (Dr. Valdiney Gouveia).
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

2006 Curso de curta duração
Short course
Analysis of Longitudinal Data (Prof. José Maia) .
Universidade do Porto, Portugal.

2006 Curso de curta duração
Short course
Neuropsychological assessment of cognitive functions (Prof. A. Capovilla).
Universidade do Minho, Portugal.

2006 Curso de curta duração
Short course
Language skills, reading development and dyslexia (Profs.Hulme and Snownlig.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

2006 Curso de curta duração
Short course
Reading Intervention: (Profs.Hulme and Snowling).
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.

2006 Curso de curta duração
Short course
La planificación de textos en la enseñanza de la lengua escrita. .
Universidade do Minho, Portugal.

2005 Curso de curta duração
Short course
Cognitive-neuropsychological assessment of reading (Prof. Ângela Vieira).
Universidade do Minho, Portugal.

2005 Outros
Others
I Conference on Language Development and Reading Acquisition.
Universidade de Lisboa, Portugal.

2004 Curso de curta duração
Short course
Cognitive-neuropsychological assessment of reading (Prof. Ângela Vieira).
Universidade do Minho, Portugal.

2004 Curso de curta duração
Short course
Principles of the Portuguese Alphabetic System in Brazil.
Universidade do Porto, Portugal.

2004 Outros
Others
Participation at the National Science and Technology Meeting .
Universidade de Aveiro, Portugal.

2003 Curso de curta duração
Short course
SPSS Multilevel Modelin (Pro. José Maia).
Universidade de Coimbra, Portugal.

2003 Curso de curta duração
Short course
SPSS - Systat: Longitudinal studies (Prof. José Maia).
Universidade de Coimbra, Portugal.

2003 Outros
Others
IX Development Seminar.
Associação de Saúde Infantil de Coimbra, Portugal.

2002 Outros
Others
Journeys DCILM-2002:Literacy Competence in Kindergarten and Basic Education.
Universidade do Minho, Portugal.

2002 Outros
Others
Journeys DCILM-2002: Mathematics and the child.
Universidade do Minho, Portugal.

2002 Outros
Others
Seminar_Portuguese Students reading Skills. Assessment and Intervention.
Universidade do Minho, Portugal.

2002 Outros
Others
Eroticism in the desert.
Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Portugal.

2001 Curso de curta duração
Short course
The Able Reader (Por. José Morais).
Universidade do Minho, Portugal.

2001 Outros
Others
Teaching of Portuguese Language in Preschool and Basic Education.
Escola Superior de Educação Lisboa, Portugal.

2001 Outros
Others
Meeting:Reorganization of the Basic Education Curriculum.
Universidade do Minho, Portugal.

2001 Outros
Others
Living in Portuguese.
Câmara Municipal da Maia, Portugal.

2000 Curso de curta duração
Short course
Difficulties in Writing (Prof. Paulo Fafe).
Associação Nacional de Professores, Portugal.

2000 Outros
Others
I Journeys Luso-Spanish Language in Childhood: Normality of the Pathology.
Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

1999 Curso de curta duração
Short course
Treatment for Behavioral and Cognitive Disorders in Children and Adolescent.
Colégio Universitário de Altos Estudos, Portugal.

1996 Curso de curta duração
Short course
Educational Evaluation and Planning (Prof. Raquel Guzzo).
Universidade do Minho, Portugal.

1996 Curso de curta duração
Short course
Reading and Writing Disorders (Pro. Luiz Zorzi).
Escola Superior de Educação de Santa Maria, Portugal.

1996 Curso de curta duração
Short course
Language Problems .
Universidade do Minho, Portugal.

1995 Curso de curta duração
Short course
Evaluation of Language in Children from 3 to 6 years (Prof. Normand).
Universidade do Porto, Portugal.

1995 Curso de curta duração
Short course
Counseling for children at risk (Drª Sónia Sharp).
Universidade do Minho, Portugal.

1995 Curso de curta duração
Short course
Aggression and Children with Special Educational Needs (Prof. Peter Smith).
Universidade do Minho, Portugal.

1995 Curso de curta duração
Short course
Assertiveness Training (Drª Sónia Sharp).
Universidade do Minho, Portugal.

1994 Curso de curta duração
Short course
Development and Assessment of Language (Prof. Inês Sim-Sim).
Colégio Universitário de Altos Estudos, Portugal.

1993 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Psychological assessment Deepenings (Prof. Luiz Pasquali).
Colégio Universitário de Altos Estudos, Portugal.

1992 Curso de curta duração
Short course
Assisted Communication (Dr: Emilli Soro).
Centro de Paralesia Cerebral do Porto, Portugal.

1984 Curso de curta duração
Short course
Behavioral Therapy (Prof. Vaz Serra).
Hospital Magalhães Lemos, Portugal.

1984 Curso de curta duração
Short course
Clinical sexology (Peof. Francisco Gomes).
Hospital Magalhães Lemos, Portugal.

1980-1983 Outros
Others
Stage of postgraduate clinical practice (Family Therapy and Behavior).
Hospital do Conde de Ferreira, Portugal.

1983 Curso de curta duração
Short course
Seminar on Pre-School Education (Prof. Harlen Hansen).
Universidade do Porto, Portugal.

1982 Curso de curta duração
Short course
Additional Scientific Training (SPTF).
Hospital Magalhães Lemos, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Nov/2004-Actual Professor Associado
Dez/1998-Out/2004 Professor Auxiliar
Ago/1993-Nov/1998 Professor Assitente
Nov/1988-Jul/1993 Estagiário

Externato Lumen
Out/1981-Out/1988 Outra Situação

Gonzalez, Byass & Companie
Jan/1970-Jan/1972 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade do Minho
Mai/2011-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Research Centre for Child Studies


Out/2004-Jul/2008
Linhas de investigação»Research fields:


Coordination Line Research: Contexts and processes in Development and Learning, Center for Child Studies


Out/2000-Jul/2004
Linhas de investigação»Research fields:


Coordination Line Research: Educational Psychology and Special Education, Centre of Child Studies at the University of Minho






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade do Minho
Out/2011-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação, 2º Ano. [Educational Psychology, 2nd year](Docente)


Out/2009-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Projetos Interdisciplinares e Investigação Ação Pedagógica I e II, 3º Ano. [Interdisciplinary Projects and Educational Action Research I and II, 3rd year] (Docente)


Out/2011-2012
Curso»Academic program: Educação de Infância e Ensino Básico 1º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Prática de Ensino Supervisionada, 2º Ano. [Supervised Teaching Practice, 2nd year](Docente)


Out/2011-2012
Curso»Academic program: Ensino Básico 1º e 2º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Prática de Ensino Supervisionada, 2º Ano. [Supervised Teaching Practice, 2nd year](Docente)


Out/2010-2011
Curso»Academic program: História, Georgrafia, Ensino de Português e de Línguas Clássicas

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Problemas de Comportamento de Aprendizagem. [Behavior Problems of Learning(Docente)


Out/2010-2011
Curso»Academic program: Ensino Experimental das Ciências



Out/2009-2011
Curso»Academic program: Intervenção Psicossocial de Crianças, Jovens e Famílias

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Desenvolvimento da Linguagem e da Literacia. [Development of Language and Literacy](Docente)


Out/1998-Jul/2010
Curso»Academic program: Licenciaturas em Educação de Infância e/ou Ensino Básico 1º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminário de Apoio à Prática Pedagógica das Licenciaturas em Educação de Infância e/ou Ensino Básico 1º Ciclo. [Seminar of Suppor to Practice of Graduation Teaching in Childhood Education and /or Basic Education](Docente)


Out/1998-Jul/2010
Curso»Academic program: , Licenciatura em Educação de Infância e/ou Ensino Básico 1º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento da Criança. [Psychology of Child Development](Docente)


Out/2004-2010
Curso»Academic program: Licenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio da Licenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo. [ Curricular Traning of Basic Education 1st Cycle Degree ](Docente)


Out/2001-Jul/2009
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Princípios Psicológicos da Aquisição da Linguagem, Licenciatura em Educação de Infância. [Psychological Principles of Child Education, 1st year of Teaching Certificates in Childhood Education and Basic Education](Docente)


Out/1999-Jul/2008
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Prática Pedagógica II, 2º ano. [Pedagogical Practice II, 2nd year](Docente)


Out/2000-Jul/2005
Curso»Academic program: Curso de Complemento de Formação em Educação para a 1ª Infância

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Linguagem e Comunicação na Primeira Infância. [Language and Communication in Early Childhood](Docente)


Out/1998-Jul/2004
Curso»Academic program: Licenciaturas em Educação de Infância e Ensino Básico 1º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Princípios Psicológicos da Educação da Criança. [Psychological Principles of Child Education](Docente)


Out/1991-Jul/2004
Curso»Academic program: Cursos de Complemento de Formação em Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Criança e Intervenção Educacional. [Child Psychology and Educational Intervention](Docente)


Out/2002-Jul/2003
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Prática Pedagógica III, 3º ano. [Pedagogical Practice III, 3rd year]


Out/2002-Jul/2003
Curso»Academic program: Curso de C. Q. em Orientação Educativa

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Apoios Tutoriais I. [Support Tutorials I](Docente)


Out/2002-2003
Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia Escolar.

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem . [Assessment and Intervention in Learning Disabilities](Docente)


Out/1998-2003
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Supervisão do Estágio Curricular da Licenciatura em Educação de Infância . [Supervision of Curricular Traning in the Childhood Education Degree](Docente)


Out/1999-2000
Curso»Academic program: Curso de Complemento de Formação em Metodologia e Supervisão_Ed. Infância

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicopedagogia da Linguagem. [Psychology of Language](Docente)


Out/1998-1999
Curso»Academic program: Licenciaturas em Educação de Infância e Ensino Básico 1º Ciclo

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Inovação Curricular e Desenvolvimento Educacional, 4º ano. [Curriculum Innovation and Education Development, 4th year](Docente)


Out/1994-1996
Curso»Academic program: Estudos Superiores Especializados_Língua Portuguesa e Literatura Infantil

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Linguagem da Criança, 2º ano. [Child Language Psychology, 2nd year](Docente)


Nov/1993-1995
Curso»Academic program: Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Problemas de Comportamento. [Behavior Problems](Docente)


Out/1993-1995
Curso»Academic program: Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estudo da Criança com Necessidades Educativas Especiais I e II, 1.º e 2.º anos .[Study of Children with Special Needs I and II. 1 and 2. Grades](Docente)


Out/1993-1994
Curso»Academic program: Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Necessidades Educativas Especiais, 2º ano. [Special Educational Needs, 2nd year](Docente)


Out/1989-1994
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Introdução à Educação Especial, 3º ano. [Introduction to Special Education, 3rd year](Docente)


Nov/1988-1989
Curso»Academic program: Profissionalização em Serviço

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação. [Educational Psychology](Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade do Minho
Mai/2011-Actual


Mai/2011-Actual
Management Committee of the Center for Research in Child Studies


Out/2009-Actual
Scientific Council of the Institute of Education


Out/2009-Actual


Jan/2006-Actual
Integra o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitur. [Integrates the Scientific Council of the National Reading]


Jan/2005-Actual
Bolsa de Peritos do Ministério da Ciência e do Ensino Superior para avaliação de propostas de autorização para o funcionamento de novos cursos.


Out/2009-Jul/2011
CExecutive Committee of the PhD Program in Child Studies


Out/2009-Jul/2011
Coordination Itinerary training in Psychology and Special Education, Child Studies


Out/2002-Jul/2011
Executive committee of the Masters in Psychosocial Intervention with Children, Youth and Families


Jan/2009-2010
Comissão de Avaliação e Certificação dos Manuais Escolares da disciplina de Língua Portuguesa dos 3.º e 4.º anos de escolaridade (Despacho Nº 15770/2009).


Out/2004-Jul/2008
Coordination Line Research: Contexts and processes in Development and Learning, Center for Child Studies


Out/1989-Jul/1994
Executive Committee of the Degree in Preschool Education






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade do Minho
Mai/2011-Actual
- Director (adjunct) of the Center for Research in Child Studies






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)


Universidade do Minho
Jan/2009-Dez/2010
Serviço realizado»Executed service:

Review of school textbooks of 1st Basic Education


Jan/2006-Dez/2009
Serviço realizado»Executed service:

120 Book Reviews for Casa da Leitura (www.casadaleitura.org)






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Universidade do Minho
Nov/2011-Nov/2011
Atividade realizada»Activity:

Jury selection of candidates for Research - CIPSI School of Psychology, Project PTDC/PSI-EDU/098592/2008


Set/2011-Set/2011
Atividade realizada»Activity:

Jury selection of candidates for Research , Unit of I&D CIEC (Refª BI-1/CIEC-UM/2011)


Out/2009-Jul/2011
Atividade realizada»Activity:

Jury Selection doctoral candidate in Child Studies


Out/2002-Jul/2011
Atividade realizada»Activity:

Jury selection of candidates for the Master in Psychosocial Intervention with Children, Youth and Families


Mar/2010-Mar/2010
Atividade realizada»Activity:

Jury selection of candidates for Research, Unit of I&D CIPSI School of Psychology – Project PTDC/PSI-EDU/098592/2008


Jan/2010-Jan/2010
Atividade realizada»Activity:

Jury selection of candidates for Research, Unit of I&D,CIPSI School of Psychology – Project PTDC/PSI-EDU/098592/2008


Out/1993-Jul/1995
Atividade realizada»Activity:

Jury selection of candidates for the Diploma of Specialized Higher Studies in Portuguese and Children's Literature


Jul/1993-Jul/1995
Atividade realizada»Activity:

Júri de seleção dos candidatos ao Diploma de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Coordination Line Research: Contexts and processes in Development and Learning, Center for Child Studies
2. Coordination Line Research: Educational Psychology and Special Education, Centre of Child Studies at the University of Minho
3. Research Centre for Child Studies




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2000-
AVALIAÇÃO DA LEITURA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO. [READING ASSESSMENT IN THE 1ST CYCLE SCHOOL]- [READING ASSESSMENT IN THE 1ST CYCLE SCHOOL]
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
Parceiro(s)»Partners: Escola Cooperativa de S. Cosme; Escola EB2,3 Delfim Santos.
Financiador(es)»Funding: Universidade do Minho.

2008-2012
FALAR, LER E ESCREVER [SPEAK, READ AND WRITE]-[SPEAK, READ AND WRITE]
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho.
Financiador(es)»Funding: Universidade do Minho.

2009-2011
CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA E APRENDIZAGEM DA LEITURA [MORPHOLOGICAL AWARENESS AND READING LEARNING]-PROMOTION
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho.
Financiador(es)»Funding: Universidade do Minho.

2005-2007
DAR VIDA ÀS LETRAS. PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA. [GIVE LIFE TO THE LETTERS. BOOK AND READING PROMOTION ]-GIVE LIFE TO THE LETTERS. BOOK AND READING PROMOTION
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
Parceiro(s)»Partners: Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho.
Financiador(es)»Funding: Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho.

2001-2003
LINGUAGEM LEITURA, LITERATURA INFANTIL E ILUSTRAÇÃO: DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO. [READING, LANGUAGE, CHILDREN'S LITERATURE AND ILLUSTRATION: EVALUATION OF THE ACTION]-[READING, LANGUAGE, CHILDREN'S LITERATURE AND ILLUSTRATION: EVALUATION OF THE ACTION]
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho.
Financiador(es)»Funding: Universidade do Minho.

1999-2001
LINGUAGEM E LEITURA: um estudo longitudinal. [LANGUAGE AND READING: a longitudinal study]-[LANGUAGE AND READING: a longitudinal study]
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
Financiador(es)»Funding: Instituto de Inovação Educacional.

1995-1996
MELHOR FALAR PARA MELHOR LER. [BETTER TALK TO BETTER READ]-[BETTER TALK TO BETTER READ]
Referência do projeto»Project reference: Não aplicavel/Not applicable.
Financiador(es)»Funding: Instituto de Inovação Educacional; Santa Casa de Misericórdia da Maia.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2009-
INVESTIGAÇÃO E AVALIAÇÃO DE LEITURA NO 1º CICLO. DESENVOLVIMENTO DE INVENTÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE LEITURA. [RESEARCH AND READING ASSESSMENT IN THE 1ST CYCLE. DEVELOPMENT OF READING ASSESSMENT INVENTORY]-[RESEARCH AND READING ASSESSMENT IN THE 1ST CYCLE. DEVELOPMENT OF READING ASSESSMENT INVENTORY]
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008 .
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2006-
A DESCODIFICAÇÃO DAS VOGAIS EM PALAVRAS POLISSILÁBICAS NO CASO DA DISLEXIA EM PORTUGUÊS EUROPEU. [THE VOWELS DECODING IN POLYSYLLABIC WORDS THE CASE OF EUROPEAN PORTUGUESE DYSLEXIA ]-[THE VOWELS DECODING IN POLYSYLLABIC WORDS THE CASE OF EUROPEAN PORTUGUESE DYSLEXIA ]
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008 .
Parceiro(s)»Partners: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

1998-
QUEM CONTA UM CONTO ACRESCENTA-LHE UM PONTO. [WHO TELL A HISTORY ADD A POINT]-[WHO TELL A HISTORY ADD A POINT]
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/NNot applicable.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho; Biblioteca Pública de Braga.
Financiador(es)»Funding: Universidade do Minho; Biblioteca Pública de Braga.

1998-
AVALIAÇÃO DA ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ACADÉMICO. [ASSESSMENT OF CHIL AND ADOLESCENT ADAPTATION AND ITS RELATIONSHIP WITH ACADEMIC PERFORMANCE]-[ASSESSMENT OF CHIL AND ADOLESCENT ADAPTATION AND ITS RELATIONSHIP WITH ACADEMIC PERFORMANCE]
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho; Escola Secundária da Maia.
Financiador(es)»Funding: Universidade do Minho.

2007-2009
SIGNES@SENS. LIRE, UNE RECHERCHE ACTIVE DE SENS. INFOREF – Liège-SIGNS @ SENS. READ AN ACTIVE SEARCH FOR MEANING
Referência do projeto»Project reference: Não aplicavel/Not applicable.
Financiador(es)»Funding: Initiatives pour une Formation Efficace - Liége.

1991-2001
PRÓLER
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho; Biblioteca Pública de Braga.
Financiador(es)»Funding: Universidade do Minho; Biblioteca Pública de Braga.

1999-2000
INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. [RESEARCH AND TEACHING PRACTICE]-[RESEARCH AND TEACHING PRACTICE]
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho.

1991-1995
PÉ ANTE PÉ. Projeto Interdisciplinar. [FOOT BY FOOT. Interdisciplinary Project.]-[FOOT BY FOOT. Interdisciplinary Project.]
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.


Participação como Desenvolvimento técnico
Participation as Technical developer
2005-2010
PROJECTO GULBENKIAN – CASA DA LEITURA [PROJECT GULBENKIAN - HOME OF READING]-PROJECT GULBENKIAN - HOME OF READING
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
Financiador(es)»Funding: Fundação Calouste Gulbenkian.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
1983-1988
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇA COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO E RECOLHA DE CASUÍSTICA. [PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT OF CHILDREN WITH LEARNING DIFFICULTIES - ASSESSMENT AND COLLECTION OF MATERIAL]-PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT OF CHILDREN WITH LEARNING DIFFICULTIES - ASSESSMENT AND COLLECTION OF MATERIAL
Referência do projeto»Project reference: Não aplicável/Not applicable.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Porto.
Financiador(es)»Funding: Universidade do Porto.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2011 7º Prémio Cegoc - Reading Comprehension Test, Cegoc Tea Edições.
2009 5º Prémio Cegoc - Test of Word Recognition, Cegoc Tea Edições.
2007 European Prize for Innovation in Promoting Reading - Project "Giving life to the letters", International Reading Association .




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2011 - Actual Alem - Associação Leitura, Literacia e Mediação. [Reading, Literacy and Mediation Association], Membro fundador.
Assembleia Geral .
Fev/1998 - Actual Littera – Associação Portuguesa para Literacia. [Portuguese Association for Literacy], Outros (especifique).
Conselho Fiscal. [Portuguese Association for Literacy (Audit Council)].
Fev/1994 - Actual International Reading Association, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Viana, F. L; Baptista, A; Barbeiro, L. F. 2011. O Ensino da Escrita: Dimensões gráfica e ortográfica. [The Teaching of Writing: Dimensions graphic and orthographic]. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
2. Viana, F. L; Ribeiro, I; Fernandes, I; Ferreira, A; Leitão, C; Gomes, S; Mendonça, S; Pereira, L. 2010. O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica [The teaching of reading comprehension. From theory to practice teaching]. ed. 1. Coimbra: Almedina.
3. Viana, F. L; Ribeiro, I; Cadime, I; Fernandes, I; Ferreira, A; Leitão, C; Gomes, S; Pereira, L. 2010. Aprender a Compreender torna mais fácil o saber [Learning to understand makes learn easier]. ed. 1. Coimbra: Almedina.
4. Viana, F. L; Ribeiro, I; Cadime, I; Fernandes, I; Baptista, A; Leitão, C; Mendonça, S; Pereira, L. 2010. Compreensão da leitura. Dos modelos teóricos ao ensino explícito. [Reading comprehension. Theoretical models of the explicit teaching]. ed. 1. Coimbra: Almedina.
5. Ribeiro, I; Viana, F. L; Cadime, I; Fernandes, I; Ferreira, A; Leitão, C; Gomes, S; Mendonça, S; Pereira, L. 2010. Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer. [Learning to understand. Of knowing ... to learn to do.]. ed. 1. Coimbra: Almedina.
6. Viana, F. L. 2009. O Ensino da leitura: A avaliação. [Teaching reading: The assessment.]. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação / Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular..
7. Viana, F. L; Sim-Sim, I. 2007. Para a avaliação do desempenho de leitura. [Assessing reading performance]. ed. 1. Lisboa: Ministério da Educação, Gabinete de Estudos e Planeamento..
8. Viana, F. L. 2002. Da linguagem oral à leitura. Construção e validação do Teste de Identificação de Competências Linguísticas. [Da linguagem oral à leitura. Construção e validação do Teste de Identificação de Competências Linguísticas]. ed. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia.
9. Viana, F. L. 2002. Leitura: da aprendizagem informal à aprendizagem formal. [Reading: of informal learning to formal learning.]. ed. 1. Porto: Edições Asa.
10. Viana, F. L. 2001. Melhor Falar para Melhor Ler: Um programa de Desenvolvimento de Competências Linguísticas (4-6 anos) [Improved Talk to Best Read: A program of Linguistic Skills Development (4-6 years)]. ed. 2. Braga: CESC/Instituto de Estudos da Criança.
11. Viana, F. L. 2000. Melhor Falar para Melhor Ler: Um programa de Desenvolvimento de Competências Linguísticas (4-6 anos) [Improved Talk to Best Read: A program of Linguistic Skills Development (4-6 years)]. ed. 1. Braga: CESC/ Instituto de Estudo da Criança.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Viana, F. L. P; Almeida, L. S. 2010. Teste centrados em critério. [Test focused on criteria].  In Instrumentação Psicológica. Fundamentos e Práticas. [Psychological Instrumentation. Fundamentals and Practices] , 242 - 261. . Porto Alegre: Artmed.
2. Viana, F. L; Martins, M. 2009. Dos Leitores que temos aos leitores que queremos. [Readers who we want to readers that we have].  In Dos Leitores que temos aos leitores que queremos. Ideias e projetos para promover a leitura. [Readers who we want to readers that we have. Ideas and projects to promote reading], 9 - 41. . Braga: CESC — Centro de Estudos da Criança .
3. Viana, F. L; Rocha, C.. 2007. À descoberta do Livro e da Biblioteca. [Discovering the Book and Library].  In Dar Vida às Letras. Promoção do Livro e da Leitura. [Giving Life to the lyrics. Books and Reading Promotion] , 15 - 35. . Valença: CCDR-N e Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho.
4. Viana, F. L. 2006. Aprender a Ler. Apenas uma questão de métodos? [Learning to Read Just a matter of methods?].  In Estratégias eficazes para o ensino da língua portuguesa. [Effective strategies for teaching the Portuguese language], 43 - 59. . Braga: Edições da Casa do Professor.
5. Viana, F. L. P. 2006. “Panorama desde Portugal. La enseñanza de la lengua escrita en las aulas. Principales retos en la formación de maestros. ["Panorama from Portugal. The teaching of written language in classrooms. Main challenges in teacher education].  In Panoramas, preocupaciones y perspectivas en la enseñanza inicial de la lengua escrita. [Panoramas, concerns and perspectives in the initial teaching of written language], 151 - 174. . Castelló: Jaime I (Collecció e-educació).
6. Viana, F. L. 2005. Avaliação e intervenção em Dificuldades de Aprendizagem da Leitura. [Assessment and intervention in Learning Disabilities Reading].  In Temas de Psicologia Escolar: Uma proposta científico-pedagógica . [Subjects of School Psychology: A proposed scientific and pedagogical], 61 - 86. . Coimbra: Quarteto.
7. Pinto, F. M; Viana, F. L; Portugal, G.. 2004. Vamos juntar letras e formar palavras. [Let us join letters to form words].  In Gestão Curricular: Percursos de investigação. [Curriculum Management: Research Lines], 21 - 43. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
8. Figueiredo, E; Viana, F. 1981. Life events e saúde. [Life events and health].  In Mudança Social e Psicologia Social. [Social Change and Social Psychology], 135 - 153. . Lisboa: Livros Horizonte.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Vale, A. P; Açucena, A; Viana, F. L. 2011. "Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do português europeu. [Prevalence of dyslexia among children Speakers of European Portuguese in the 1st Cycle of Basic Education]", Revista Lusófona de Educação. [Lusophone Journal of Education], 18: 45 - 56.
2. Viana, F. L. 2007. "Competènces fonològiques i lectura inicial. []", Articles de Didáctica de la Lengua i la Literatura., 42: 115 - 123.
3. Ribeiro, I; Viana, F. L; Santos, V. D. A. 2007. "Desempenho em leitura em função do método. Um estudo longitudinal.[Reading performance according to the method. A longitudinal study]", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. [Psychology: Theory, Research and Practice] 12, 2: 261 - 270.
4. Viana, F. L. 2006. "El método João de Deus para enseñar a leer. Propuestas innovadoras con más de un siglo de existencia, [João de Deus's method for teaching reading. Innovative proposals with more than a century]", Lectura y Vida. [Reading and Life] 27, 3: 6 - 15.
5. Santos, V. D. A; Viana, F. L. 2003. "Formação de Professores para o Ensino da Leitura. [Teacher Training for Teaching Reading]", Psicologia, Educação e Cultura. [Psychology, Education and Culture] 10, 1: 23 - 44.
6. Viana, F. L; Teixeira, M. M; Pereira, I. S. 2003. "A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora. [Procomlei: aA assessment test of reading comprehension]", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. [Galician-Portuguese Journal of Psicoloxía and Education] 10, 8: 1446 - 1457.
7. Viana, F. L. P. 2002. "Analisar a língua para aprender a ler: a consciência (meta)linguística e a aprendizagem da leitura. [Analyze the language to learn to read: (meta)consciousness language and learning to read]", Revista Portuguesa de Investigação Educacional (Universidade Católica Portuguesa). [Portuguese Journal of Educational Research (Catholic University)], 1: 23 - 42.
8. Viana, Fernanda L. P. 2001. "Ensinar a ler, aprender a ler: uma análise das componentes linguísticas. [Teaching reading, learning to read: A linguistic components analysis]", Saber Educar. [Learn Educate], 6: 47 - 57.
9. Viana, F. L. 2000. "Despistar, Orientar e Intervir: as contingências de um sistema. [Mislead, Guide and Intervening: the contingencies of a system]", Sonhar. [Dream], I: 69 - 73.
10. Viana, F. L. 1998. "lAlunos ou Pessoas? Reflexões sobre a implementação de currículos alternativosStudents or people? [Reflections on the implementation of alternative curriculum]", Sonhar. [Dream], 3: 69 - 73.
11. Viana, F. L. 1997. "Leitura. Uma Questão de Métodos? []Reading. A Question of Methods?", Noesis, 1: 27 - 30.
12. Martins, M; Viana, F. L. 1996. "O papel do livro na formação intelectual da criança: a importância do livro antes de ler. [The role of books in children's intellectual development: the importance of the book before reading]", Saber Educar. [Learn to educate], 1: 59 - 61.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Viana, F. L; Ribeiro, I. 2011. "Los desafíos de enseñar a comprender. Cómo puede la teoria orientar la práctica pedagógica? [The challenges of teaching to understand. How can educational theory inform practice?]", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Lectura 2011 [Lectura International Congress 2011], In Memorias del Congreso Internacional Lectura 2011. Para leer el XXI. [Proceedings of International Congress on Reading - 2011], Habana.
2. Ribeiro, I; Viana, F. L. 2011. "Evaluación de la comprensión de textos: opciones teóricas y metodologicas. [Assessment of reading comprehension: theoretical and methodological options]", Trabalho apresentado em International Reading Congress 2011, In PMemorias del Congreso Internacional Lectura 2011. Para leer el XXI. [Proceedings of the International Reading Congress 2011], Havana.
3. Portela, M. G; Viana, F. L. 2008. "Práticas de Literacia no Jardim de Infância. Como um educador pode fazer a diferença.[Literacy Practices in Kindergarten. As an educator can make a difference.]", Trabalho apresentado em Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais. [1st International Congress on Child Studies - Possible Childhoods, Real Worlds] , In Atas do I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais. [Proceedings of the First International Congress on Child Studies - Possible Childhoods, Real Worlds] , Braga.
4. Viana, F. L; Martins, M. 2007. "Percursos de leitura e percursos de vida. [Reading paths and walks of life]", Trabalho apresentado em Seminario Internacional de Lectura y Patrimonio - Literatura infantil: nuevas lecturas, nuevos lectores. [International Seminar Lectura y Patrimonio - Children's literature: nuevas Lecturas, nuevos lectores], In Actas del V Seminario Internacional de Lectura y Patrimonio - Literatura infantil: nuevas lecturas, nuevos lectores. [Proceedings del V International Seminar Lectura y Patrimonio - Children's literature: nuevas Lecturas, nuevos lectores], Cuenca.
5. Viana, Fernanda L. P. 2007. "Do aprender a ler ao gostar de ler. Um caminho a descobrir. [Learning to read to enjoy reading. One way to discover]", Trabalho apresentado em Educação e Leitura. [Education and Reading], In Atas do Seminário: Educação e Leitura. [Proceedings of Seminar:Education and Reading], Esposende.
6. Viana, F. L. 2005. "Literacia e Formação de professores. [Literacy and Training of Teachers]", Trabalho apresentado em Diálogos com a Literacia. [Dialogues with Literacy], In Diálogos com a Literacia. [Dialogues with Literacy], Lisboa.
7. Viana, F. L. P. 2004. "Melhor falar para melhor ler. [Better talk to better read]", Trabalho apresentado em Actas do 2º Congreso Mundial de Lectoescritura. [2nd World Congress of Literacy], In Actas do 2º Congreso Mundial de Lectoescritura. [Proceedings of the 2nd World Congress of Literacy], Madrid.
8. Viana, F. L; Leal, M. J. 2002. "Avaliação da leitura no 1º ciclo do ensino básico: contributos para a validação de um instrumento de avaliação, [Reading Assessment in the 1st Cycle of Basic Education: Contributions of an assessment instrument] validation]", Trabalho apresentado em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 3. [Reading, Children's Literature and Illustration: Research and Educational Practice 3], In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 3. [Reading, Children's Literature and Illustration: Research and Educational Practice 3], Braga.
9. Viana, F. L. P; Soeiro, M. F. 2001. "Linguagem e Leitura: um estudo longitudinal.. [Language and reading: A longitudinal study]", Trabalho apresentado em National Meeting of Researchers in Reading, Children's Literature and Illustration 2, In Atas do II Encontro Nacional de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração 2. [Proceedings of the 2nd National Meeting of Researchers in Reading, Children's Literature and Illustration 2], Braga.
10. Viana, F. L. 1999. "O Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL). [The Identification Language Competencies Test]", Trabalho apresentado em Congresso Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Psychological Assessment: Forms and Contexts], In Atas do Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Proceedings of Psychological Assessment Congress: Forms and Contexts], Braga.
11. Viana, F. L; Almeida, L. S. 1999. "As conceções precoces sobre a linguagem escrita e o posterior desempenho em leitura. [The early conceptions about written language and later reading performance]", Trabalho apresentado em Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Psychological Assessment Congress: Forms and Contexts], In Atas do Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Proceedings of Psychological Assessment Congress: Forms and Contexts], Braga.
12. Ribeiro, I; Viana, F. L; Duarte, M. T. S; Gomes, B. A. 1999. "Avaliação da adaptação pessoal, escolar, social e familiar de jovens. [Assessment of Young personal, school, social and family adaptation]", Trabalho apresentado em Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Psychological Assessment Congress: Forms and Contexts ], In Atas do Congresso de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [Proceedings Psychological Assessment: Forms and Contexts , Braga.
13. Viana, F. L. 1996. "Aquisição da Linguagem, Sucesso Escolar e Formação de Professores. [Language Acquisition, Educational Achievement and Teacher Education]", Trabalho apresentado em II Congresso Galaico Português de Psicopedagogia. [Second Congress of Psychology Galician Portuguese], In Atas do II Congresso Galaico Português de Psicopedagogia. [Proceedings of the Second Congress of Psychology Galician Portuguese], Braga.
14. Viana, F. L. 1994. "O papel da Família na aprendizagem formal e informal da língua. . [The role of the family in formal and informal language.]", Trabalho apresentado em Família e Desenvolvimento, In Atas Família e Envolvimento. [Proceedings Family and Development], Portalegre.
15. Viana, F. L. 1993. "Avaliação da Linguagem: Adaptação do Bankson Language Screening Test à População Infantil Portuguesa, [Language Assessment: Adaptation of the Bankson Language Screening Test for Children Portuguese Population.]", Trabalho apresentado em I Conferência Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [First Conference on Psychological Assessment: Forms and Contexts], In Atas da I Conferência Avaliação Psicológica: Formas e Contextos . [Proceedings of the First Conference on Psychological Assessment: Forms and Contexts], Braga.
16. Pereira, A. S; Fontainne, A. M; Viana, F. L; Lemos, M; Costa, M. T. 1983. "Uma abordagem sistémica familiar no Hospital do Conde de Ferreira. [A family systemic approach in the Conde de Ferreira Hospital]", Trabalho apresentado em Progressos em Terapêutica Psiquiátrica. [Advances in Psychiatric Therapeutics], In Progressos em Terapêutica Psiquiátrica.[Advances in Psychiatric Therapeutics], Porto.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Viana, F. L; Cadime, I; Ribeiro, I. 2012. "Teste de Compreensão Leitora (TCL).[Reading Comprehension Test]". Lisboa: Cegoc Tea Edições.
A TCL permite avaliar o desempenho em compreensão leitora e a evolução desta competência em crianças do 2º, 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os itens avaliam a compreensão literal, a compreensão inferencial, a compreensão crítica e a reorganização da informação. A prova foi desenvolvida com base num texto inédito que foi concebido de forma a integrar diversas tipologias textuais: narrativa, texto informativo, texto prescritivo e poesia. O cruzamento de diferentes tipologias textuais assegura uma avaliação abrangente da compreensão leitora. .

2. Viana, F. L; Ribeiro, I. 2010. "Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP). [Word Recognition Test]". Lisboa: Cegoc Te Edições.
A PRP é uma prova de reconhecimento de palavras regulares. Avalia a velocidade e a precisão de leitura. Deverá ser utilizada como uma prova de screening. Esta prova poderá ainda ser útil na avaliação dos efeitos de programas de recuperação. .

3. Viana, F. L. 2006. "Recensões para a Casa da Leitura, [Book reviews for House of Reading]". http://www.casadaleitura.org/: Casa da Leitura.
4. Viana, F. L. 2004. "Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL). [IdentificationTtest of Language Skills]". Lisboa: Cegoc Tea Edições.
O TICL é uma prova de linguagem expressiva que visa a identificação de competências linguísticas em 4 vertentes: - Conhecimento lexical - Conhecimento morfosintático (p.e., domínio de regras morfológicas básicas, como a concordância género/número; construção do pretérito perfeito; formação de plural e de graus de adjetivos e a compreensão de estruturas complexas) - Memória auditiva para material verbal - Capacidade para refletir sobre a linguagem oral Permite identificar crianças em risco de apresentarem dificuldades em aceder à linguagem escrita, mas não identifica crianças com um ótimo desenvolvimento linguístico. .




Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Viana, Fernanda L. P. Ler com compreensão para ler por fruição. O papel dos mediadores e leitura. ,I Encontro Internacional Boas Práticas em Animação da Leitura. ,Porto,2011 (Conferência ou palestra).
Conferência a convite. [Conference by invitation].
2. Viana, F. L. A importância da educação pré-escolar para o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. [The importance of preschool education for success in reading and writing.],Encontro “A Ler Vamos”. [Meeting "The Let's Read"],Matosinhos,2011 (Conferência ou palestra).
Conferência a convite. [Conference by invitation].
3. Viana, Fernanda L. P. A compreensão da leitura. [The reading comprehension],Lisboa,2011 (Conferência ou palestra).
Conferência a convite. [Conference by invitation].
4. Viana, Fernanda L. P. A (des)motivação para ler. As dúvidas e as (in)certezas. [The discouragement to read. The doubts and uncertainties],Seminário Promoção da Leitura em Família. [Seminar Promotion Reading in Family],Braga,2010 (Conferência ou palestra).
Conferência a convite. [Conference by invitation].
5. Viana, F. L; Ribeiro, I. Ensinar a compreender. Da teoria à prática pedagógica. [Teaching to understand. From theory to practice teaching],2.º Encontro Internacional do Ensino do Português. [2nd. Th International Meeting of the Portuguese Teaching],Coimbra,2010 (Conferência ou palestra).
Conferência a convite. [Conference by invitation].
6. Ribeiro, I; Viana, F. L. Ler melhor para ler mais. [Read best to read more],IV Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares. Os caminhos da REDE. [IV Meeting School Libraries Support Services] ,Vila Nova de Famalicão,2010 (Conferência ou palestra).
Conferência a convite. [Conference by invitation].

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Viana, Fernanda L. P. Seminário: Aprendizagem da leitura. [Seminar: Learning to read], 2011 (Outra), promovido por Escola Superior de Saúde do Alcoitão..
Duração: 4 horas. Local: Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
Âmbito do Mestrado em Terapia da Fala, área de Supervisão Clínica e Gestão de Recursos.[Scope of the Master in Speech Therapy, Clinical Supervision Area and Resource Management].
2. Viana, Fernanda L. P. Seminário: O ensino da escrita. [Seminar: The teaching of writing], 2011 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação Maria Ulrich.
Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação Maria Ulrich, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
Âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. [Scope of the Master in Early Childhood Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education].
3. Viana, Fernanda L. P. Seminário: O ensino explícito da compreensão em leitura. [Seminar: The explicit teaching of reading comprehension], 2010 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Lisboa.
Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
Âmbito do Mestrado em Didática da Língua Portuguesa. [Scope of the Master in Teaching Portuguese Language].
4. Viana, Fernanda L. P. Seminário: A PRP – Prova de Reconhecimento de Palavras. [Seminar: The PRP - Words Recognition Test], 2010 (Outra), promovido por Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto.
Duração: 2 dias. Local: Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
Licenciatura em Terapêutica da Fala. [Degree in Speech Therapy].
5. Viana, Fernanda L. P. Seminário: Compreensão da Leitura. [Seminar: Reading Comprehension], 2006 (Outra), promovido por Universidade e Trás-os-Montes e Alto Douro.
Duração: 3 horas. Local: Universidade e Trás-os-Montes e Alto Douro, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.
Âmbito do Mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem. [Scope of the Master in Development and Learning].
6. Viana, Fernanda L. P. Seminário: Dificuldades de leitura em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico: como avaliar e intervir. [Seminar: Reading Difficulties in students of the 1st cycle of basic education: how to assess and intervene], 2005 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Fafe.
Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação de Fafe, Cidade: Fafe, Tipo de participação: Docente.
Âmbito da Licenciatura em Ensino Básico. [Scope of Degree of Basic Teaching].
7. Viana, Fernanda L. P. Seminário: Propostas de operacionalização da Orientações Curriculares para a Educação pré-escolar. [Seminar: Operationalizing the curriculum guidelines for pre-school education proposals] , 2004 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Viana .
Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação de Viana , Cidade: Viana do Castelo, Tipo de participação: Docente.
Orientação do seminário Propostas de operacionalização da Orientações Curriculares para a Educação pré-escolar, na II Semana da Infância. [Orientation Seminar: Operationalizing Proposals of the curriculum guidelines for pre-school education, in the Second Week of the Child].
8. Viana, Fernanda L. P. Conferência: Avaliação e intervenção em Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita. [Lecture: Assessment and Interventionon the Reading and Writing Learning Disabilities], 2004 (Outra), promovido por Instituto Superior de Educação e Ciências.Tipo de participação: Docente.
Conferência proferida (a convite) no âmbito da pós-graduação A Criança com necessidades educativas especiais e o processo de desenvolvimento da literacia. [Lecture (by invitation) in the postgraduate Child with special educational needs and the process of development of literacy].
9. Viana, Fernanda L. P. Seminário: Da linguagem oral à leitura. [Seminar: Of oral language to reading], 2004 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Duração: 4 horas. Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
10. Viana, Fernanda L. P. Seminário Desenvolvimento de competências metalinguísticas. [Seminar: Development of metalinguistic skills], 2003 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação do Porto.
Duração: 4 horas. Local: Escola Superior de Educação do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
Seminário de acompanhamento de Projeto do 4º ano da Licenciatura em Educação de Infância. [Project follow-up seminar of the 4th year of the Degree in Childhood Education] .
11. Viana, Fernanda L. P. Conferência: Aprender a pensar para aprender a ler e a escrever, [Lecture: Learning to think to learn to read and write], 2003 (Outra), promovido por Universidade Católica .Tipo de participação: Docente.
Conferência integrada no Ciclo de Conferências “Aprendizagem, Cognição e Linguagem” do Mestrado em Ciências da Educação. [Lecture Integrated on Master Education Science Cycle of Conferences "Learning, Cognition and Language"].
12. Viana, Fernanda L. P. Seminário: Métodos de iniciação à leitura e à Escrita. [Seminar: Methods of introduction to reading and writing], 2003 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
Seminário no âmbito da Licenciatura em Ensino Básico. [Seminar in the context of the Primary Education Degree].
13. Viana, Fernanda L. P. Confência: Ler e escrever no Jardim de Infância. [Lecture: Reading and writing in kindergarten], 2003 (Outra), promovido por Universidade de Trás-os-Montes. Auditório do CIFOP-UTAD.
Duração: 4 horas. Local: da Universidade de Trás-os-Montes. Auditório do CIFOP-UTAD, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.
Conferência promovida pela Coordenação da Licenciatura em Educação de Infância. [Lecture organized by the Coordination Degree in Childhood Education].
14. Viana, Fernanda L. P. Seminário: Aprender a Ler, Ensinar a Ler. [Seminar: Learning to read and Teaching to Reading], 2003 (Outra), promovido por Serviço de Consulta Psicológica do I.E.P .
Duração: 12 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Seminário de atualização para os colaboradores do Serviço de Consulta Psicológica do I.E.P. [Update Seminar for developers of the Psychological Consultation Department].
15. Viana, Fernanda L. P. Seminário: Intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. [Seminar: Pedagogical intervention in reading and writing learning difficulties], 2001 (Outra), promovido por Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.
Duração: 4 horas. Local: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
Seminário no Mestrado de Psicologia Escolar. [Masters Seminar in School Psychology].
16. Viana, Fernanda L. P. Seminário: Das dificuldades na aprendizagem da língua materna às dificuldades na aprendizagem de outras línguas. [Seminar: Of the native language learning difficulties to difficulties in other languages learning ], 2001 (Outra), promovido por Universidade de Aveiro.
Duração: 3 horas. Local: Universidade de Aveiro, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente.
Seminário no mestrado de Didática das Línguas. [Masters Seminar in the Teaching of Languages].
17. Viana, Fernanda L. P. Seminário O Desenvolvimento da Linguagem e a Aprendizagem da Leitura. [Seminar The Development of Language and Reading Learning], 1999 (Outra), promovido por Universidade de Aveiro.
Duração: 4 horas. Local: Universidade de Aveiro, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente.
Seminário no Mestrado de Didática da Língua Portuguesa. [Seminar in Master of the Portuguese Language Teaching].
18. Viana, Fernanda L. P. Seminário: A intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem da Leitura. [Seminar: Reading Learning Difficulties Intervention ], 1999 (Outra), promovido por Universidade de Aveiro.
Duração: 4 horas. Local: Universidade de Aveiro, Cidade: Aveiro, Tipo de participação: Docente.
Seminário no Mestrado de Didática da Língua Portuguesa. [Seminar in Master of the Portuguese Language Teaching].
19. Viana, Fernanda L. P. Seminário: O desenvolvimento da linguagem e os comportamentos emergentes de leitura e escrita no Jardim de Infância. [Seminar: Language development and emergent behaviors of reading and writing in kindergarten], 1999 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.
Duração: 4 horas. Local: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Cidade: Viana do Castelo, Tipo de participação: Docente.
Seminário de apoio à Prática Pedagógica do Curso de Educação de Infância. [Seminar to Support Pedagogical Practice of Children Education Course] .
20. Viana, Fernanda L. P. Seminário: A promoção do desenvolvimento da linguagem no ensino pré-escolar. [Seminar: The promotion of language development in preschool education], 1999 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação de Santa Maria .
Duração: 8 horas. Local: Escola Superior de Educação de Santa Maria , Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente.
Seminário de apoio à Prática Pedagógica IV. [Seminar to support Pedagogical Practice IV].
21. Viana, Fernanda L. P. Seminário: Linguagem e Leitura. [Seminar: Language and Reading], 1999 (Outra), promovido por Universidade do Minho.
Duração: 4 horas., Tipo de participação: Docente.
Seminário no Mestrado em Psicologia da Educação. [Seminar on the Masters in Educational Psychology] .

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Coquet, E; Viana, F. L; Martins, M. Pé Ante Pé – 4 volumes (2 volumes da Série Cinturão Verde e 2 volumes da Série Cinturão Laranja). [],1995. 
2. Martins, M; Viana, F. L; Coquet, E. Pé Ante Pé – 12 volumes (6 volumes da série Cinturão Branco e 6 volumes da Série Cinturão Amarelo),1993. 

Edição técnica
Technical edition
1. Viana, F. L; Ramos, R; Coquet, E; Martins, M. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 8 [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 8],2011 (Actas).
2. Viana, F. L; Ramos, R; Coquet, E; Martins, M. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 7. [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 7],2010 (Actas).
3. Ribeiro, I; Viana, F. L. Dos Leitores que temos aos leitores que queremos. Ideias e Projetos para promover a leitura,2009 (Livro).
4. Viana, F. L; Baptista, A; Martins, M. ). Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 6. [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 6],2008 (Actas).
5. Viana, F. L; Coquet, E; Martins, M. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 5. [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 5],2005 (Livro).
6. Viana, Fernanda L. P. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 4.[Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 4],2003 (Actas).
7. Viana, F. L; Martins, M; Coquet, E. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 3. [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 3],2002 (Actas).
8. Viana, F. L; Baptista, A; Coquet, E. Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 2. [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 2],2001 (Actas).

Organização de evento
Event organization
1. Viana, Fernanda L. P. Jornadas: A linguagem no contexto da(s) aprendizagen(s).[The language in the context of learning.],2011 (Simpósio).
Evento Nacional. [National Event].
2. Viana, Fernanda L. P. 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [8th. National Meeting (6th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration],2010 (Encontro / Organização).
Evento International. [Internationa Event].
3. Viana, Fernanda L. P. 7.º Encontro Nacional (5.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [8th. National Meeting (6th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration],2008 (Encontro / Organização).
Evento International. [Internationa Event].
4. Viana, Fernanda L. P. 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança Infâncias Possíveis, Mundos Reais. [1st International Congress on Child Studies Possible Childhoods, Real Worlds.],2008 (Congresso / Organização).
Evento International. [Internationa Event].
5. Viana, Fernanda L. P. 6.º Encontro Nacional (4.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [6th. National Meeting (4th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration],2006 (Encontro / Organização).
Evento International. [Internationa Event].
6. Viana, Fernanda L. P; Gallardo, I. M. Seminário: Reelaboración del conocimiento desde la narración de un proyecto de trabajo: una experiencia en educación infantil. [Reprocessing of knowledge from the narrative of a work project: an experience in early childhood education],2005 (Seminário / Outra).
7. Viana, Fernanda L. P; Gallardo, I. M. Seminário: El contexto comunicativo eje vertebrador en la construcción de aprendizajes relevantes en preescolar y primer ciclo. [The context communication as a central axis in the construction of relevant learning in preschool and basic education],2005 (Seminário / Outra).
8. Viana, Fernanda L. P. 5.º Encontro Nacional (3.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,2004 (Encontro / Organização).
Evento International. [Internationa Event].
9. Viana, Fernanda L. P. II Semana da Infância. [Second Week of the Child],2004 (Seminário / Organização).
Evento International. [Internationa Event].
10. Viana, Fernanda L. P; J, Lopes.. Ação de Formação: Hiperatividade e desempenho escolar. [Hyperactivity and school performance],2004 (Oficina / Outra).
11. Viana, Fernanda L. P; Borges, L. Ação de Formação: Hiperatividade – Diagnóstico e Intervenção. [Hyperactivity Disorder - Diagnosis and Intervention],2004 (Oficina / Outra).
12. Viana, Fernanda L. P. Ação de Sensibilização à problemática da Epilepsia. [Awareness to the issue of Epilepsy],2004 (Oficina / Organização).
13. Viana, Fernanda L. P; Sanchéz, S. Ação de formação Didáctica de la Lengua en un contexto escolar plurilingüe. [Teaching of Language in a multilingual school contexts],2004 (Oficina / Outra).
14. Viana, Fernanda L. P. Descobrindo os sons da Língua. [Discovering the sounds of language],2003 (Oficina).
15. Viana, Fernanda L. P. 4.º Encontro Nacional (2.º Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [4th. National Meeting (2th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration],2002 (Encontro / Organização).
Evento International. [Internationa Event].
16. Viana, Fernanda L. P. Workshop: Desenvolvimento da linguagem: percursos normais e atípicos,2002 (Oficina / Outra).
17. Viana, Fernanda L. P. 3.º Encontro Nacional (I Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [3rd. National Meeting (1st International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration],2001 (Encontro / Curadoria).
Evento International. [Internationa Event].
18. Viana, Fernanda L. P. 2.º Encontro Nacional de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [2nd National Meeting of Researchers in Reading, Children's Literature and Illustration,2000 (Encontro / Organização).
Evento Nacional. [National Event].
19. Viana, Fernanda L. P. 1.º Encontro Nacional de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [1st National Meeting of Researchers in Reading, Children's Literature and Illustration],1999 (Encontro / Organização).
Evento Nacional. [National Event].

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Viana, Fernanda L. P. A dislexia. [Dyslexia],1996 (Comentário).
2. Viana, Fernanda L. P. O computador e o desenvolvimento psicológico das crianças. [The computer and the psychological development of children],1993 (Comentário).

Relatório de investigação
Technical report
1. Viana, Fernanda L. P. Pareceres para a Certificação de 30 manuais escolares de Língua Portuguesa (3º e 4º anos) para o 1º Ciclo do Ensino Básico. [advice for Certification of 30 Portuguese textbooks (3rd and 4th years) for the 1st Cycle of Basic Education],2009.
2. Viana, Fernanda L. P. Relatório de avaliação dos Comités Nº 5 e 6. [Assessment Report of the Committees No. 5 and 6.],2009.
3. Viana, Fernanda L. P. Estudo destinado ao estabelecimento de benchmarks de Leitura. [Study for the establishment of reading benchmarks],2006.
4. Viana, Fernanda L. P. Parecer para o Ministério da Ciência e do Ensino Superior sobre proposta de autorização para o funcionamento de novos cursos de mestrado. [Advice to the Ministry of Science and Higher Education on the proposed authorization for the operation of new Masters courses],2005.





Dados Complementares (Additional data)


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Definição e avaliação dos processos de leitura: um contributo para a avaliação da compreensão leitora em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. , 2012.
2. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Joana Sara Ferraz da Cruz. Práticas de Literacia Familiar e o desenvolvimento literácito das crianças. [Family Literacy Practices and Literacy Development of Children], 2011. Tese (Psicologia, Especialidade de Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
Integrou o Júri das provas públicas para obtenção do grau de doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. [Joined the jury of public examinations for the Doctor of Psychologyd Degree, in the Educational Psychology Specialty].
3. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Baptista Paulo Idalino Balça Varela. Ensino experimental das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico: construção reflexiva de significados e promoção de competências transversais. [Experimental teaching of science at 1st Cycle of Basic Education: Reflexive construction of meanings and promotion of transversal competences], 2010. Tese (Estudos da Criança Estudo do Meio Físico ) - Universidade do Minho.
- Arguente nas provas públicas para obtenção do grau de doutor em Estudos da Criança – Estudo do Meio Físico . [Arguente in public examinations for the Doctor of Child Studies Degree - Study of the Physical World.
4. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Armindo Gil Maia e Silva. Estratégias de design gráfico para a construção da legibilidade na iniciação à leitura. A Cartilha Maternal de João de Deus: um caso particular. [Graphic Design Strategies for the construction of legibility in reading introduction. The João de Deus Maternal guidebook: a particular case. ], 2009. Tese (Design ) - Universidade do Minho.
Arguente principal nas provas públicas para obtenção do grau de doutor Design. [Main Arguente of the public examinations for the Doctor Design Degree] .
5. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Rosa Maria Baptista Amaral . A metáfora na compreensão e interpretação do texto literário. [The metaphor in the understanding and interpretation of literary texts], 2009. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto.
Arguente principal nas provas públicas para obtenção do grau de doutor em Psicologia. [Main Arguente in public examinations for the Doctor Design Degree].
6. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Maria Giuseppina Bartolo . L’osservazione del comportamento sociale in contesto scolastico: dati di un studio longitudinale do bambini italiani e portoghesi,.[The observation of social behavior in the school context: data from a longitudinal study of Italian and Portuguese children], 2006. Tese (Estudos da Criança Psicologia do Desenvolvimento e da Educação ) - Universidade do Minho.
Integrou o Júri das provas públicas para obtenção do grau de doutor em Estudos da Criança – Psicologia do Desenvolvimento e da Educação . [Joined the jury of public examinations for the Doctor of Child Studiesd Degree - Developmental and Education Psychology ] .
7. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Paulo Ferreira del Pino Fernandes. Conceções e práticas de literacia emergente em contexto de Jardim e Infância. [Conceptions and practices of emergent literacy in the context of Kindergarten], 2006. Tese (Educação, especialidade de Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
Arguente no júri das provas públicas para obtenção do grau de doutor em Educação, especialidade de Psicologia da Educação. [Jury Arguente of the public examinations for the Doctor of Education Degree, Educational Psychology Specialty].
8. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Maria de Lourdes Estorninho Neves da Mata. Literacia familiar. [Family Literacy], 2003. Tese (Estudos da Criança) - Universidade do Minho.
Integrou o júri de provas públicas para obtenção do grau de doutor em Estudos da Criança. [Joined the jury of public examinations for the Doctor of Children Studies Degree].
9. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Ana Cristina Silva. Até à compreensão do princípio alfabético. A interação entre a evolução das conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e os progressos na consciência fonológica: Três estudos experimentais.[To understand the alphabetic principle.The interaction between the development of children's conceptualizations about written language and phonological awareness progresses:Three experimental studies], 2001. Tese (Psicologia, área de especialidade de Psicologia da Educação ) - Universidade do Minho.
Integrou o júri de provas públicas para obtenção do grau de doutor em Psicologia, área de especialidade de Psicologia da Educação. [.
10. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Aníbal João Ribeiro Simões. Cognição e Aprendizagem. Construção e validação de uma Bateria de Prontidão Escolar. [Cognition and Learning. Development and validation of a battery of School Readiness], 2000. Tese (Educação - Psicologia da Educação) - Universidade do Minho.
Integrou o júri das provas públicas para obtenção do grau de doutor em Educação - Psicologia da Educação. [He joined the jury of public examinations for the Doctor of Education Degree- Psychology Educational] .


Mestrado
Master degree
1. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Filipa Alexandra Dias Leite de Barros Marques. Especialização em Animação da Leitura, 2011.  Dissertação (Especialização em Animação da Leitura) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Arguente nas provas públicas do Mestrado em Ciências da Educação - área de especialização em Animação da Leitura. [Arguente in public examinations of the Master in Education Sciences - Specialization in Reading Animation].
2. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Taciana Sampaio Meneses Ferreira. Inventário de Reconhecimento de Palavras: Estudos de Validação"Word Recognition Inventory: Validation Studies"]. [, 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho.
3. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Carla Cristina Fernandes Monteiro. Competência comunicativa oral e competência social no ensino básico: contributos da investigação para a inovação educacional. [oral communication skills and social competence in basic education: contributions of educational innovation research], 2011.  Dissertação (Educação) - Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.
4. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Helena Isabel Araújo Costa. Avaliação do impacto do programa “Falar, ler e escrever no jardim-de-infância" no desenvolvimento das competências de literacia emergente”. [Assessing the impact of the program "Speak, read and write in kindergarten in emergent literacy skills development"], 2011.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho.
5. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Rosana Vanessa da Silva Nóbrega. Um estudo longitudinal dos perfis cognitivo e comportamental da dislexia em crianças falantes do português europeu. [A longitudinal study of cognitive and behavioral profiles of dyslexia in children of European Portuguese speakers], 2010.  Dissertação (Psicologia Clínica) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
6. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Albina Manuela Ferreira Torres. [Contributos para o conhecimento da aquisição da linguagem infantil dos 16 aos 30 meses no português europeu. [Contributions for the language acquisition knowledge of children 16 to 30 months in European Portuguese], 2010.  Dissertação (Educação) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
7. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Susana Concha Bernardo . Auto-perceções da capacidade de resiliência em jovens afro-portugueses residentes num bairro desfavorecido. [Self-perceptions of resilience in young african-Portuguese residents in a deprived neighborhood], 2009.  Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho.
8. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Mónica Sofia Pinto Marques da Silva . Ideias e práticas sobre a literacia em contextos pré-escolares mistos. [Ideas and practices about literacy in mixed pre-school contexts], 2009.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto.
9. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Verónica Helena Pinto Marques Fernandes. Os erros ortográficos em língua materna dos alunos do Ensino Básico na perspectiva do trabalho curricular dos Professores. [Native language spelling errors of pupils in primary education from the perspective of the curricular work of teachers], 2008.  Dissertação (Administração e Planificação da Educação) - Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.
10. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Anabela de Oliveira Duarte de Cruz Carvalho . Teste de avaliação da fluência e precisão de leitura. O Rei, . [Test for evaluating the fluence and accuracy reading and fluence: The King], 2008.  Dissertação (Psicologia Avaliação Psicológica) - Universidade de Coimbra.
11. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Maria de Fátima Gomes Bessa. Avaliação precoce do desenvolvimento linguístico. Estudo exploratório de um instrumento de avaliação da linguagem recetiva-expressiva. [Early assessment of language development.An exploratory study of a recetiva-expressive language assessment instrument], 2007.  Dissertação (Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem) - Instituto Superior da Maia.
12. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Filomena Maria Clemente Lopes Pinto Teixeira. Estudo de algumas variáveis que predizem as dificuldades de leitura e escrita, em crianças do Jardim de Infância. [Study of some variables that predict the hildren's reading and writing difficulties in Kindergarten], 2006.  Dissertação (Educação, área de especialização de Organização e Avaliação para o Ensino ) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
13. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Participação no júri de Teresa de Jesus Dias Fernando. O desenvolvimento da noção de tempo na criança. [The concept of time developmen tin children], 2006.  Dissertação (Ativação do Desenvolvimento Psicológico) - Universidade de Aveiro.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [7th. National Meeting (5th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration], 2010 (Encontro).
Nome do evento: 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [8th National Meeting (6 thInternational) Research in Reading, Children's Literature and Illustration]; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University].
2. I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo. [I International Seminar on Contribution of Educational Psychology in Context.], 2010 (Seminário).
Nome do evento: I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contexto Educativo. [1st International Seminar on Contribution of Educational Psychology in Context.]; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University].
3. I Congresso Internacional Família, Escola e Sociedade. [1st International Congress on Family, School and Society], 2009 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional Família, Escola e Sociedade. [I International Congress on Family, School and Society]; Nome da Instituição: Porto: Universidade Fernando Pessoa. [University Fernando Pessoa]; Cidade do evento: Porto / Universidade Fernando Pessoa. [University Fernando Pessoa].
4. 1º Fórum Ibero-Americano sobre Literacias. [1st Ibero-American Literacy Forum], 2009 (Outra).
Nome do evento: 1º Fórum Ibero-Americano sobre Literacias. [1st Ibero-American Literacy Forum] ; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University].
5. 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança: Infâncias Possíveis, Mundos Reais.[1st International Congress on Child Studies: Possible Childhoods, Real Worlds], 2008 (Congresso).
Nome do evento: 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança Infâncias Possíveis, Mundos Reais. [1st International Congress on Child Studies Possible Childhoods, Real Worlds]; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University].
6. 7.º Encontro Nacional (5.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [7th. National Meeting (5th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration], 2008 (Encontro).
Nome do evento: 7º Encontro Nacional (65º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [7th. National Meeting (5th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration]; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University].
7. 6.º Encontro Nacional (4.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [6th National Meeting (4th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration], 2006 (Encontro).
Nome do evento: 6.º Encontro Nacional (4.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [6th National Meeting (4th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration.]; Nome da Instituição: Universidade do minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do minho. [Minho University].
8. 5.º Encontro Nacional (3.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [5yt National Meeting (3th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration.], 2004 (Encontro).
Nome do evento: 5.º Encontro Nacional (3.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [5yt National Meeting (3th International) Research in Reading, Children's Literature and Illustration.]; Nome da Instituição: Universidade do Minho. [Minho University]; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. [Minho University].
9. 4.º Encontro Nacional (2.º Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. [4th National Meeting (2th International) Investigators in Reading, Children's Literature and Illustration., 2002 (Encontro).
Nome do evento: 4.º Encontro Nacional (2.º Internacional) de Investigadores em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. 4th National Meeting (2th International) Investigators in Reading, Children's Literature and Illustration.; Nome da Instituição: Universidade do Minho. Minho University ; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. Minho University .

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Descobrindo os sons da Língual. [Discovering the sounds of language], 2003 (Outra).
Nome do evento: Ação de formação Descobrindo os sons da Língua; Nome da Instituição: IEC - Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho [IEC - Institute of Child Studies, Minho University]; Cidade do evento: Braga / IEC - Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho [IEC - Institute of Child Studies, Minho University.
2. Desenvolvimento da linguagem: percursos normais e atípicos . [Language development: normal and atypical trajectories], 2002 (Workshop).
Nome do evento: Sessão de trabalho Desenvolvimento da linguagem: percursos normais e atípicos. []; Nome da Instituição: IEC - Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. [IEC - Institute of Child Studies, Minho University]; Cidade do evento: Braga / IEC - Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. [IEC - Institute of Child Studies, Minho University].



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Revista Galega Portuguesa de Psicopedagoxia. [Journal Galician Portuguese Psicopedagoxia], Função ou tipo de participação: Reviewer.
2. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Da Investigação às Práticas. [Da Investigação às Práticas], Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
3. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Revista da Associação Portuguesa de Psicologia. [Journal of the Portuguese Association of Psychology], desde 2012/04/18, Função ou tipo de participação: Reviewer.
4. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Bolsa de Peritos do Instituto de Inovação Educacional , desde 2012/01/20, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Bolsa de Peritos do Instituto de Inovação Educacional para uma publicação ao abrigo da Medida 4-S.I.Q.E..
5. Viana, Fernanda Leopoldina Parente. Bolsa de Peritos da Direção Geral do Livro e das Biblioteca. [General Directorate of Books and LibrariesStock Experts], desde 2009/01/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
51

Livros e capítulos
Books and book chapters
19
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
11
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
12
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
12
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
16
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
16
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
4

Total
Produção técnica
Technical production
62

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
62

Total
Dados complementares
(Additional data)
39

Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
23
Participação em Eventos
Event participation
11
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
5


Visualizações do curriculum [ 2069 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 16-10-2014 às 15:25:42
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis