Curriculum Vitae

Carlos João Peixoto Cardoso de Oliveira Gomes

Data da última atualização »Last update : 27/11/2015


Carlos João Peixoto Cardoso de Oliveira Gomes. Concluiu o doutoramento na Área de Educação - Metodologia do Ensino da Física e da Química pela Universidade dos Açores em 2008. Publicou 5 artigos em revistas especializadas e 30 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 46 itens de produção técnica. Orientou 13 dissertações de mestrado e co-orientou 5 na área de Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 24 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8460539755602565


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Carlos João Peixoto Cardoso de Oliveira Gomes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Gomes, C.
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
MM
Rua Marques Bom
3030 Coimbra
Portugal
Correio electrónico: cjpcogomes@gmail.com
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008 Doutoramento
Phd
Educação - Metodologia do Ensino da Física e da Química .
Universidade dos Açores, Portugal.

1997-1999 Mestrado
Master degree
Mestrado em Física - Especialidade em Ensino (1 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1995 Licenciatura
Licentiate degree
Física (Ramo Educacional) (5 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2010-2011 Curso de curta duração
Short course
Blended Learning.
Universidade Aberta, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade dos Açores
Mai/2013-Dez/2013 Professor Auxiliar
Mai/2008-Mai/2013 Professor Auxiliar
Dez/1999-Mai/2008 Assistente
Set/1999-Dez/1999 Assistente Estagiário

Universidade do Algarve
Jan/1999-Set/1999 Assistente 1º triénio





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade dos Açores
Set/1999-Jan/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Supervisão de Estágio (Sup201) Curso: Profissionalização em Serviço (Física e Química)(Docente)
  • Supervisão de Estágio (Sup517) Curso: Licenciatura em Física e Química (Ensino de)(Regente)
  • Seminário - profissionalização em Serviço (SEM208) Curso: Profissionalização em Serviço(Docente)
  • Seminário - Didática específica (SEM508) Curso: Licenciatura em Física e Química (Ensino de)(Regente)
  • Didática do Meio Físico e Social (DID212) Curso: Licenciatura em Ensino Básico(Regente)
  • Projeto Educativo em Conhecimento do Mundo (PRE402) Curso: Complementos de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico(Regente)
  • Didática da Física e da Química (DID438) Curso: Licenciatura em Física e Química (Ensino de)(Regente)
  • Física Geral (Teórico-Práticas) Curso: Licenciatura em Biologia; Biologia Marinha e Biologia/Geologia (ensino de)(Docente)
  • Metodologia do Ensino da Física e da Química (DID438) Curso: Licenciatura em Física e Química (Ensino de)(Regente)
  • Metodologia do Ensino Tecnológico (DID439)3 Curso: Licenciatura em Informática (Ensino de)(Regente)
  • Prática Pedagógica (PPP402) Curso: Licenciatura em Ensino Básico(Docente)
  • Metodologia do Ensino das Ciências (DID614) Curso: Mestrado em Supervisão Pedagógica(Regente)
  • Física Geral (Teórica)1 Curso: Licenciatura em Biologia; Biologia Marinha e Biologia/Geologia (ensino de)(Docente)
  • Metodologia do Ensino da Biologia/Geologia (266 - TGR) Curso: Licenciatura em Biologia e Geologia (Ensino de)(Regente)
  • Metodologia de Investigação em Educação (2110) Curso: Licenciatura em Ensino Básico - 1º Ciclo(Docente)
  • Metodologia do Ensino da Física e da Química (2051) Curso: Licenciatura em Física e Química (Ensino de)(Regente)
  • Didática do Meio Físico e Social (7415) Curso: Licenciatura em Ensino Básico(Regente)
  • Seminário (1164) Curso: Licenciatura em Física e Química (Ensino de)(Regente)
  • Ciências de Base Experimental (7423) Curso: Licenciatura em Física e Química (Ensino de)(Regente)
  • Trabalho Pedagógico e TIC (3049) Curso: 2º Ciclo de Estudos em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico(Regente)
  • Metodologia do Ensino do Estudo do Meio (3038) Curso: 2º Ciclo de Estudos em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Angra do Heroísmo e Ponta Delgada)(Regente)
  • Projeto Educativo em TIC (389) Curso: Mestrado em Educação(Regente)
  • TIC (2020) Curso: CET Toxicodependência(Docente)
  • Supervisão de Estágio (Sup…) Curso: Licenciatura em Biologia-Geologia (Ensino de)(Regente)
  • Supervisão de Estágio (Sup…) Curso: Licenciatura em Informática(Regente)
  • Didática da Informática (6) Curso: Licenciatura em Informática(Regente)




Universidade do Algarve
Jan/1999-Set/1999
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Elementos de Física e Química Curso: Licenciatura em Ensino Básico(Regente)
  • Atividades e Recursos em Ciências Curso: Licenciatura em Ensino Básico(Regente)
  • Didática Específica (Física e Química) Curso: Profissionalização em Serviço(Regente)






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Universidade dos Açores
Out/2011-Dez/2013
- Comissão de gestão administrativa de departamento


Jul/2009-Set/2011
- Director de Unidade


Jul/2009-Set/2011
- Comissão de gestão administrativa de departamento






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Europhysics News, Membro.
Actual Enseñanza de las Ciencias, Membro.
Actual Alambique, Membro.
Set/1999 - Actual Sociedade Portuguesa de Química, Membro.
Ago/1995 - Actual Sociedade Portuguesa de Física, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Serpa, M. S. D. C. S. N. &. G. C. J. 2013. Resolução de problemas em contexto escolar. ed. 1, 500 vols., ISBN: 978-989-689-376-7. Lisboa: Colibri.
2. Gomes, C. &. C. J. ed. 2001. VIII Encontro Nacional de Educação em Ciências - Actas ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-95691-1-8. Ponta Delgada: Nova Gráfica, Lda..

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Serpa, M., C. S. &. G. C. 2013. Preocupações, problemas e interesses dos alunos no quadro da gestão curricular.  In Resolução de problemas em contexto escolar, 47 - 79. ISBN: 978-989-689-376-7. Lisboa: Colibri.
2. Serpa, M., C. S. &. G. C. 2010. Particularidades na construção de sistemas de categorias em resolução de problemas.  In A sistémica qualitativa. Uma reflexão nos Açores, 37 - 50. ISBN: 978-989-95167-3-1. Ponta Delgada: Nova Gráfica.
3. Gomes, C.. 2003. Actividades de natureza investigativa no ensino das ciências no 1º ciclo do ensino básico e na formação de professores.  In Educação científica no 1º ciclo do ensino básico, 37 - 49. ISBN: 189 984 / 03. Ponta Delgada: Amigos dos Açores.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Mdeiros, T., G. C. &. M. P. 2010. "L’utilizzo di tecnologie dell’informazione e della comunicazione per l’attuazione della nuova formazione nelle regioni utraperiferiche", vegajournal 6, 1: - - -.
2. Serpa, M., C. S. &. G. C. 2009. "Variáveis ligadas ao trabalho escolar. Dimensões linguística e do funcionamento intrapessoal", Arquipélago – Ciências da Educação, 10: 231 - 257.
3. Gomes, C. &. C. H. 2005. "As TIC na formação de professores para um maior desenvolvimento de atitudes reflexivas", Enseñanza de las Ciências , número ext: 1 - 6.
4. Otero, J.; C. H. &. G. C. 2004. "The influence of strength of causal relations on question asking and on the comprehensibility of scientific texts", Contemporary Educational Psychology  29, 29: 50 - 62.
5. Gomes, C. &. C. H. 2004. "Benefits of virtual communities for reflective teaching", IADAT Journal of Advanced Technology on Education  1, 2: 136 - 138.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Serpa, M., S. C. C. G. A. S. &. O. S. 2010. "Students’ Perspectives on Themselves and on School Work – Contributing to the Construction of Evaluation Scales", Trabalho apresentado em 11th International Conference on Education, In Issues on Education and Research, Atenas.
2. Serpa, M., S. C. C. G. A. S. &. O. S. 2010. "Aspectos da validação de escalas de avaliação do funcionamento do aluno", Trabalho apresentado em 22º Colóquio Internacional da ADMEE-EUROPE, In Avaliação e Currículo: Actas do 22º Colóquio Internacional da ADMEE-EUROPE, Braga.
3. Serpa, M., S. C. C. G. A. S. &. O. S. 2009. "Estudo preliminar de escalas de avaliação do funcionamento do aluno", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
4. Serpa, M., C. S. &. G. C. 2008. "Dimensões do funcionamento do aluno: implicações para o trabalho na escola", Trabalho apresentado em XVII Colóquio Afirse , In Actas do XVII Colóquio Afirse – A escola e o mundo do trabalho, Lisboa.
5. Gomes, C. &. C. H. 2006. "Contribuição para um maior conhecimento de processos de formação online de professores", Trabalho apresentado em 1ªs Jornadas Internacionais do CEEI - Paradigmas Educacionais em Mudança, In Paradigmas Educacionais em Mudança, Lisboa.
6. Gomes, C.. 2006. "Contributo para uma melhor compreensão do uso da WebQuest no contexto de uma estratégia de formação de professores", Trabalho apresentado em WebQuest, In Actas - Encontro sobre WebQuest, Braga.
7. Caldeira, H. &. G. C. 2006. "Use of telematic tools as a support for teacher´ training", Trabalho apresentado em Second International Conference on Web Information Systems and Technologies, In Proceedings of the Second International Conference on Web Information Systems and Technologies: Society, e-Business and e-Government / e-Learning,Society,, Setúbal.
8. Gomes, C.. 2006. "Traços caracterizadores do processo de socialização em modelos de formação em REDE", Trabalho apresentado em 8th International symposium on computers in education, In Proceedings / 8th International symposium on computers in education, León.
9. Gomes, C. &. C. H. 2005. "O portfolio electrónico na formação de professores de ciências em REDE", Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional de Educação em Ciência Ciência – 1º encontro de educação para uma nova cultura da água, In Actas - XI Encontro Nacional de Educação em Ciência Ciência – 1º encontro de educação para uma nova cultura da água, Porto.
10. Gomes, C.. 2005. "Videoconferencing as a learning tool", Trabalho apresentado em International Conference on Education IADAT-e2005 (Biarritz): Technological Advances applied to Theoretical and Practical Teaching, In Technological advances applied to theoretical and practical teaching , Biarritz.
11. Gomes, C.. 2005. "“Blended Learning” strategies: new methodologies in new contexts – chat in initial teachers’ training", Trabalho apresentado em International Conference on Education IADAT-e2005 (Biarritz): Technological Advances applied to Theoretical and Practical Teaching, In Technological advances applied to theoretical and practical teaching , Biarritz.
12. Gomes, C.. 2005. "Integration of ICT in science teaching – a study performed in Azores, Portugal", Trabalho apresentado em III International Conference on Multimedia & ICT’S in Education, In Recent Research Developments in Learning technologies, Badajoz.
13. Gomes, C.. 2002. "Influências das relações causais na compreensibilidade de textos sobre ciência", Trabalho apresentado em IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica, In IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica, Viseu.
14. Gomes, C.. 2001. "Interacção e desenvolvimento de competências na formação de professores em REDE", Trabalho apresentado em 6º Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIIE-04), In Informática Educativa: Nuevos Retos, Cáceres.
15. Gomes, C.. 2004. "Comunidades de aprendizagem na formação de professores", Trabalho apresentado em Conferência eLES’04 – eLearning no Ensino Superior, In Actas - Conferência eLES’04 – eLearning no Ensino Superior, Aveiro.
16. Gomes, C. &. C. H. 2004. "Virtual learning communities in teacher training", Trabalho apresentado em International conference on education - IADAT-e2004, In Innovation, techonology and research in education, Bilbau.
17. Gomes, C. &. C. H. 2003. "As TIC na formação de professores", Trabalho apresentado em X Encontro Nacional de Educação em Ciência, In Actas - X Encontro Nacional de Educação em Ciência, Lisboa.
18. Cunha, J. &. G. C. 2001. "Práticas de questionamento de professores estagiários de ciências", Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – percursos e desafios, In Didácticas e Metodologias da Educação – percursos e desafios, Évora.
19. Gomes, C. &. C. H. 2003. "A computer network teacher trainingsystem", Trabalho apresentado em II International Conference on multimedia ICT's in Education, In Advances in Techonology-Based Education: Toward a Knowledge-Based Society, Badajoz.
20. Caldeira, H. &. G. C. 2002. "The incorporation of ICT in teacher training in a reflexive perspective", Trabalho apresentado em Educational Techonology, Serie Sociedad de la Información, In Educational Techonology, Serie Sociedad de la Información, Badajoz.
21. Gomes, C.. 2000. "Actividades de natureza investigativa no ensino das ciências no 1º ciclo do ensino básico e na formação de professores", Trabalho apresentado em Encontro sobre o ensino no 1º ciclo do Ensino Básico, In Educação Científica no 1º Ciclo do Ensino Básico, Ponta Delgada.
22. Gomes, C., C. H. &. O. J. 1999. "Influência da profundidade das explicações na compreensibilidade de textos científicos", Trabalho apresentado em VII Encontro Nacional de Educação em Ciências, In Educação em Ciências, Faro.
23. Machado, C. &. G. C. 2000. "Utilização do “V de Gowin” como estratégia no ensino da Física e da Química", Trabalho apresentado em VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência, In VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência - Actas, Ponta Delgada.
24. Carvalhinho, C., C. J. &. G. c. 2000. "(Re)Construção de imagens de alunos sobre os cientistas e a actividade científica numa turma do 8º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência, In VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência - Actas, Ponta Delgada.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Simas, R., T. L. S. M. G. C. &. A. A. 2012. "The GenARE Project Generations of Azoreans and Renewable Energy: A Comparative Study.", Trabalho apresentado em Energy & Society Conference, In Energy & Society Conference , Lisboa.
2. Gomes, C.. 2012. "Educação, desigualdades sociais e usos do computador Magalhães: uma pesquisa comparativa", Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade Crise e Reconfigurações, In Sociedade Crise e Reconfigurações, Porto.
3. Diogo, A. &. G. C. 2012. "Entre a escola e a família: usos do computador Magalhães", Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade Crise e Reconfigurações, In Sociedade Crise e Reconfigurações, Porto.
4. Diogo, A. &. G. C. 2012. "Between School and Family: On the Uses of the Magalhães Laptop", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Policies and Action Related to Cooperation – Home-School-Community Links IV, 201Cádiz.
5. Gomes, C.. 2011. "Usos do computador Magalhães entre a escola e a família: Sobre a apropriação de uma política educativa em duas comunidades escolares", Trabalho apresentado em II Encontro de Sociologia da Educação, In Educação, Territórios e (Des)Igualdades , Porto.
6. Serpa, M., C. S. &. G. C. 2007. "Educar desenvolvendo problemas com os alunos", Trabalho apresentado em IXº Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Actas do IXº Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,, Coruña.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Rodrigues, Filipa A. M. A. P. 2013. "Práticas de ensino relacionadas com a educação em ciência desenvolvidas no âmbito das PES I e II". Sem local: Sem publicadora definida.
2. Simas, R., T. L. S. M. &. G. C. 2011. "Generations of Azoreans and Renewable Energy - A Comparative Study. Relatório de investigação - Janeiro". Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
3. Soares, Nelson J. C. 2011. "A experiência de estágio no pré-escolar e 1º ciclo : das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas : a problemática da educação afectivo-sexual". Sem local: Sem publicadora definida.
4. Simas, R., T. L. S. M. G. C. &. A. A. 2011. "Generations of Azoreans and Renewable Energy - A Comparative Study. Relatório de investigação - Dezembro". Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
5. Diogo, A. M. G. C. &. B. A. 2011. "O computador Magalhães entre a escola e a família, numa escola Básica Integrada de Ponta Delgada: um olhar sociológico sobre seus efeitos. Relatório de progresso III". Lisboa: Ministério da Educação.
6. Diogo, A. M. G. C. &. B. A. 2010. "O computador Magalhães entre a escola e a família, numa escola Básica Integrada de Ponta Delgada: um olhar sociológico sobre seus efeitos. Relatório de Progresso II". Lisboa: Ministério da Educação.
7. Gomes, C.. 2010. "Designing net-zero energy schools for the Azores. Scientific draft report". Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
8. Diogo, A. M. G. C. &. B. A. 2009. "O computador Magalhães entre a escola e a família, numa escola Básica Integrada de Ponta Delgada: um olhar sociológico sobre seus efeitos. Relatório de Progresso I". Lisboa: Ministério da Educação.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Gomes, C.. Estudo Exploratório sobre as perspectivas do ensino das ciências nas escolas do Ensino Básico do 1º Ciclo na ilha de São Miguel,2009 (Comunicação).
2. Serpa, M., S. C. C. G. A. S. &. O. S. Evaluative scales of the student’s functioning: two instruments to support teaching.,International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2009),Madrid,2009 (Comunicação).
3. Gomes, C. &. M. C. Desenvolvimento de competências com base na resolução de problemas,Colóquio de Didácticas,Ponta Delgada,2009 (Comunicação).
4. Serpa, M., C. S. &. G. C. Problemas dos alunos: uma abordagem exploratória,Colóquio Escola e Resolução de Problemas – do Indivíduo à Organização,Ponta Delgada,2008 (Comunicação).
5. Gomes, C.; Serpa, M., C. S. &. G. C. Dimensões do funcionamento do aluno: implicações para o trabalho na escola,XVII Colóquio Afirse (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education) – A escola e o mundo do trabalho,Lisboa,2008 (Comunicação).
6. Serpa, M., C. S. &. G. C. Particularidades na construção de sistemas de categorias em resolução de problemas,Colloque International “La Systémique Qualitative",Ponta Delgada,2008 (Comunicação).
7. Gomes, C.. Educação e formação de professores na sociedade contemporânea, desafios e oportunidades,IV Colóquio de Educação – Educação e Formação de Professores,Ponta Delgada,2008 (Comunicação).
8. Gomes, C., C. S. S. M. &. R. A. A resolução de problemas do ensino das ciências – uma aplicação no domínio da electricidade,Colóquio Escola e Resolução de Problemas – do Indivíduo à Organização,Ponta Delgada,2008 (Poster).
9. Serpa, M., C. S. &. G. C. Educar resolvendo problemas com os alunos,IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Coruña,2007 (Comunicação).
10. Caldeira, H. &. G. C. Use of telematic tools as a support for teacher' training,Second International Conference on Web Information Systems and Technologies,Setúbal,2006 (Poster).
11. Gomes, C.. Contributo para uma melhor compreensão do uso da WebQuest no contexto de uma estratégia de formação de professores,Encontro sobre WebQuest,Braga,2006 (Comunicação).
12. Gomes, C. &. C. H. Contribuição para um maior conhecimento de processos de formação online de professores,1ªs Jornadas Internacionais do CEEI - Paradigmas Educacionais em Mudança,Lisboa,2006 (Comunicação).
13. Gomes, C.. Traços caracterizadores do processo de socialização em modelos de formação em REDE,8th International Symposium on Computers in EducationI,Léon,2006 (Comunicação).
14. Gomes, C.. Integration of ICT in science teaching – a study performed in Azores, Portugal,III International Conference on Multimedia & ICT’S in Education (mICTE2005), Recent Research Developments in Learning technologies,2005 (Comunicação).
15. Gomes, C.. “Blended Learning” strategies: new methodologies in new contexts – chat in initial teachers’ training,Technological Advances applied to Theoretical and Practical Teaching,2005 (Comunicação).
16. Gomes, C. &. C. H. As TIC na formação de professores para um maior desenvolvimento de atitudes reflexivas,VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias – Educación científica para la ciudadanía,Granada,2005 (Comunicação).
17. Gomes, C. &. C. H. O portfolio electrónico na formação de professores de ciências em REDE,XI Encontro Nacional de Educação em Ciência – 1º encontro de educação para uma nova cultura da água,Porto,2005 (Comunicação).
18. Gomes, C.. Excitações dos átomos provocadas pela luz através de métodos espectroscópicos,Física 2005 – Açores,Ponta Delgada,2005 (Conferência ou palestra).
19. Gomes, C.. Videoconferencing as a learning tool,Technological Advances applied to Theoretical and Practical Teaching, ,2005 (Comunicação).
20. Gomes, C.. Ensinar física moderna no ensino secundário,Física 2005 – Açores,Ponta Delgada,2005 (Conferência ou palestra).
21. Gomes, C. &. C. H. Comunidades de aprendizagem na formação de professores,Conferência eLES’04 – eLearning no Ensino Superior,Aveiro,2004 (Comunicação).
22. Gomes, C. &. C. H. Interacção e desenvolvimento de competências na formação de professores em REDE,6º Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIIE-04),Cáceres,2004 (Comunicação).
23. Gomes, C. &. C. H. Virtual learning communities in teacher training,International Conference on Education IADAT-e2004: Innovation, Technology and Research in Education,Bilbao,2004 (Comunicação).
24. Gomes, C.. The ICT in physics teaching,Second International Conference on Multimedia and Information and Education,Badajoz,2003 (Poster).
Poster com apresentação oral em Inglês.
25. Gomes, C. &. C. H. A computer network teacher training system,Second International Conference on Multimedia and Information and Education,Badajoz,2003 (Poster).
Poster com apresentação oral em Inglês.
26. Gomes, C. &. C. H. As TIC na formação de professores,X Encontro Nacional de Educação em Ciência,Lisboa,2003 (Comunicação).
27. Gomes, C. &. C. H. The incorporation of ICT in teacher training in a reflexive perspective,Educational Techonology,Badajoz,2002 (Comunicação).
28. Gomes, C.. Ensino das ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico – formação de professores,12º Encontro Ibérico para o Ensino da Física,Évora,2002 (Poster).
Poster com apresentação oral.
29. Gomes, C.. Estudo Acompanhado,III Fórum sobre Educação,Lagoa,2001 (Comunicação).
30. Cunha, J. &. G. C. A autoscopia como estratégia de formação de professores estagiários de ciências,IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica,Viseu,2001 (Poster).
Poster com apresentação oral.
31. Cunha, J. &. G. C. Práticas de questionamento de professores estagiários de ciências,IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – percursos e desafios,Évora,2001 (Comunicação).
32. Gomes, C.. Influências das relações causais na compreensibilidade de textos sobre ciência,IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica,Viseu,2001 (Comunicação).
33. Gomes, C.. Orientações actuais para a educação científica: que repercussão nos manuais escolares?,Encontro sobre Manuais Escolares,Ponta Delgada,2000 (Comunicação).
34. Carvalhinho, C., C. J. &. G. C. (Re)Construção de imagens de alunos sobre os cientistas e a actividade científica numa turma do 8º ano de escolaridade,VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência,Ponta Delgada,2000 (Comunicação).
35. Portinha, E. &. G. C. O uso de mapas conceptuais como estratégia no ensino da Física e da Química,12ª Conferência Nacional de Física - 10º Encontro Ibérico para o Ensino da Física,Figueira da Foz,2000 (Poster).
36. Gomes, C. &. M. C. Utilização do “V de Gowin” como estratégia no ensino da Física e da Química,VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência,Ponta Delgada,2000 (Poster).
37. Gomes, C. &. P. J. O papel das concepções alternativas no ensino da Física e da Química: uma tentativa de prática pedag,VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência,Ponta Delgada,2000 (Comunicação).
38. Gomes, C., C. H. &. O. J. Influência da profundidade das explicações na compreensibilidade de textos científicos.,VII Encontro Nacional de Educação em Ciências,Faro,1999 (Comunicação).
39. Gomes, C., C. H. &. O. J. Relação entre a profundidade das explicações em textos científicos e a formulação de perguntas pelos alunos,11ª Conferência Nacional de Física – 8º Encontro Ibérico para o Ensino da Física,Porto,1998 (Poster).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Gomes, C.. Os Açores - sua dimensão geográfica, histórica, cultural e educacional , 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por Universidade dos Açores.
Duração: 12 dias. Local: Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente.
2. Gomes, C.. Comunicação e Relações Interpessoais , 2011 (Especialização), promovido por Universidade dos Açores.
Duração: 40 horas. Local: Açores, Cidade: Vila do Porto, Tipo de participação: Docente.
3. Gomes, C., S. M. &. C. S. Formação sobre Resolução de Problemas, 2008 (Especialização), promovido por SREF.
Duração: 50 horas. Local: Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente.
4. Gomes, C.; Gomes, C.. Ensinar Física com software dinâmico – CBL/CBR, 2004 (Extensão), promovido por SREF.
Duração: 5 dias. Local: Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente.
5. Gomes, C.. Ensinar Física com software dinâmico – CBL/CBR, 2004 (Extensão), promovido por SREF.
Duração: 5 dias. Local: Açores, Cidade: Ponta Delgada, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Gomes, C.. Encontro sobre Ensino e Aprendizagem Virtual,2012 (Encontro / Organização).
2. Gomes, C.. Colóquio Formação de Educadores, Professores e Intervenção Educacional,2012 (Congresso / Outra).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Fátima Margarida Costa Sardinha, Competências associadas ao Ensino das Ciências no âmbito da Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2014. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
2. Filipa Alexandra Moniz Alves Pacheco Rodrigues, Práticas de ensino relacionadas com a educação em ciência desenvolvidas no âmbito das PES I e II, 2013. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
3. Josefa Catarina da Rocha Bettencourt, Conceções, comportamentos e atitudes sobre Educação Ambiental, de crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo., 2013. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
4. Maria de Lurdes Machado dos Santos, A Formação dos Educadores de Infância na Área das Ciências – Implicações para a supervisão, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores (Co-orientador).
5. Teresa de Jesus Benjamim Jacob, A Resolução de Problemas, no Âmbito do Ensino das Ciências, em Contexto Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
6. Dulce Marlene Pereira Luís, Estudo do Meio: os animais no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
7. Ana Sofia Costa Martins do Vale, Ensino e aprendizagem com recurso às TIC na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
8. Sandra Cristina de Sousa Rodrigues, O Ensino prático das Ciências em ambiente Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador).
9. Sara Saraiva Fogaça Mata, O Ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador).
10. José António Guedes Rebuge, O trabalho Experimental nas aulas de Física e Química: conceções e práticas dos professores nas escolas secundárias de São Miguel - Açores, 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores (Orientador).
11. Cidália Silva Arruda, Educação Ambiental: Identificação e Resolução de Problemas conducentes à Sustentabilidade - uma intervenção no âmbito do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
12. Victória da Silva Couto, Actividades experimentais em Ciências, na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Orientador).
13. Maria Graciete Pereira Alves, Proposta de abordagem ao conceito de energia no 7º ano de escolaridade na disciplina de Ciências Físico-Químicas, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores (Orientador).
14. Ana Rosa Almeida Faria Furtado, Apropriação Escolar da vertente de Formação do Programa de Informatização Educativa Escolas Digitais - Formação nas Escolas Digitais - Percepção dos formadores, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores (Orientador).
15. Telma Andreia Amaral Teves, O Ensino da Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico: intervenção pedagógica no âmbito da temática ‘Os Vulcões’, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade dos Açores (Orientador).
16. Nelson Jorge Cardoso Soares, A experiência de Estágio no Pré-escolar e 1º Ciclo: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas – A problemática da educação afectivo-sexual, 2011. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador).
17. Maria Helena Moreira Pinto, Intervenção Educativa no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório: o uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças, 2011. Dissertação (Educação Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade dos Açores (Co-orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
48

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
30
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
24
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
6
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
8

Total
Produção técnica
Technical production
46

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
46

Total
Dados complementares
(Additional data)
18

Orientações
Orientations
18


Outras informações relevantes
Atividades de Ensino


Visualizações do curriculum [ 640 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-12-2015 às 12:29:01
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis