Curriculum Vitae

Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz

Data da última atualização »Last update : 20/09/2014


Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz. Concluiu Programa Doutoral em Didáctica e Formação pela Universidade de Aveiro em 2011. É Assistente 1º triénio no Instituto Politécnico do Porto. Publicou 27 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos. Possui 2 itens de produção técnica. Participou em 9 eventos no estrangeiro. Orientou 2 dissertações de mestrado e co-orientou 5, alem de ter orientado 9 monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização nas áreas de Ciências da Educação e Línguas e Literaturas. Recebeu 8 prémios e/ou homenagens. Entre 2004 e 2009 participou em 2 projectos de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas. Nas suas actividades profissionais interagiu com 27 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Espanhol e Inglês.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3230347737780394


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cruz, M.
Categoria profissional
Position
Assistente 1º triénio
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Porto
Unidade Técnico-Científica de Línguas Estrangeiras
Rua Dr. Roberto Frias, 602
4200--465 Porto
Portugal
Correio electrónico: mariocruz@ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2011-2012 Mestrado
Master degree
Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no Ensino Básico (2 anos » years) .
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal.

2006-2011 Doutoramento
Phd
Programa Doutoral em Didáctica e Formação (4 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

2002-2005 Mestrado
Master degree
Mestrado em Didáctica das Línguas (2 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.

1997-2002 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ensino de Inglês e Alemão (5 anos » years) .
Universidade de Aveiro, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2014 Curso de curta duração
Short course
Talleres Didácticos y Presentación de Materiales ELE.
Universidade do Minho, Portugal.

2013 Curso de curta duração
Short course
El español en movimiento: actividades para la clase de ELE.
Porto Editora, Portugal.

2013 Curso de curta duração
Short course
Jornadas Pedagógicas para Profesores de Español.
Universidade de Aveiro, Portugal.

2013 Curso de curta duração
Short course
27th APPI Conference - ELT: From Strategy to Action.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

2012-2012 Curso de curta duração
Short course
Estratégias de ensino cooperativo em sala de aula.
Agrupamento de Escolas Nicolau Nasoni, Portugal.

2012 Curso de curta duração
Short course
Lengua española, cultura y didáctica de ELE para profesores portugueses.
Universidade de Lisboa, Portugal.

2012 Curso de curta duração
Short course
El mundo de Claudia, como propuesta para trabajar los contenidos léxicos.
Editorial Edinumen, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
Aplicações Multimédia.
Universidade Aberta, Portugal.

2011 Curso de curta duração
Short course
Congresso Ibérico "Pedagogia para a Autonomia".
Universidade do Minho, Portugal.

2010 Curso de curta duração
Short course
Intervenção Educativa com Alunos com Multideficiência e Surdocegueira.
Direcção Regional de Educação do Norte, Portugal.

2010 Curso de curta duração
Short course
I Congresso AETIC - Aprender e Ensinar com TIC.
AETIC, Portugal.

2010 Curso de curta duração
Short course
La interlengua de los estudiantes portugueses de Español Lengua Extranjera.
Areal Editores, Portugal.

2010 Curso de curta duração
Short course
Dislexia: o Universo e o Controverso.
DISLEX - Associação Portuguesa de Dislexia, Portugal.

2010 Outros
Others
A02/A41/A57 (EN,DE)/A9I (ES), B06, B15, C05 (EN, DE, ES), C13, C15.
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal.

2009 Curso de curta duração
Short course
Referências de Avaliação e Elegibilidade na Educação Especial - CIF.
Agrupamento de Escolas das Antas, Portugal.

2009 Curso de curta duração
Short course
International Conference on Education and New Learning Technologies.
International Association od Technology, Education & Development, Espanha.

2009 Outros
Others
Diploma Español como Lengua Extranjera Superior (Nivel C2) .
Instituto Cervantes, Portugal.

2007-2008 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Curso de Formação Especializada em Educação Especial.
Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

2008 Curso de curta duração
Short course
Congresso da APPI "Inspiring Global Learning".
APPI, Portugal.

2008 Curso de curta duração
Short course
Language Technology Conference.
University of Kentucky, Estados Unidos.

2007 Curso de curta duração
Short course
Creating e-Learning Courses: Hands-On Tools & Practical Tips.
AcrossLimits, Malta.

2007 Curso de curta duração
Short course
Congresso Internacional de Educação Básica: Do Berlinde à Playstation.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal.

2007 Curso de curta duração
Short course
2nd International Conference on Multicultural Discourses.
Zhejiang University, China.

2006 Curso de curta duração
Short course
Factores de Liderança na Integração das TIC nas Escolas.
Centro de Formação João de Deus, Portugal.

2005 Curso de curta duração
Short course
1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal.

2005 Curso de curta duração
Short course
Colóquio "Implementação da Educação Inter Multicultural na Escola.
Universidade do Porto, Portugal.

2005 Curso de curta duração
Short course
"EU+I - European Awareness and Intercomprehension".
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal.

2004 Curso de curta duração
Short course
Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística.
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal.

2004 Curso de curta duração
Short course
IALIC Conference "Politics, Plurilingualism and Linguistic Identity".
International Association for Languages and Intercultural Communication, Irlanda.

2004 Curso de curta duração
Short course
II Encontro Nacional da SPDLL.
Universidade do Algarve, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano
Set/2014-Actual Outra Situação

Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Out/2013-Actual Assistente de Investigação
Set/2007-Dez/2011 Assistente de Investigação

Universidade de Santiago de Compostela
Out/2013-Actual Assistente de Investigação

Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida
Set/2013-Actual Contratado

Instituto Politécnico do Porto
Out/2012-Actual Assistente 1º triénio

Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas
Set/2012-Actual Professor Contratado

Agrupamento de Escolas Nicolau Nasoni
Set/2009-Ago/2012 Professor Contratado

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2003-Ago/2012 Professor Adjunto

Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira
Set/2008-Ago/2009 Professor Contratado

Sindicato de Professores da Madeira
Set/2008-Set/2008 Formador

Escola Secundária de Águas Santas
Set/2007-Ago/2008 Docente

Escola Secundária Artística de Soares dos Reis
Set/2005-Ago/2008 Docente

Universidad Autonoma de Madrid
Mai/2008-Mai/2008 Assistente

Escola Básica Integrada de Santa Maria- Arnoso
Set/2006-Ago/2007 Contratado

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Domingos Capela
Set/2004-Ago/2005 Docente

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Olival
Set/2003-Ago/2004 Docente

Escola ES/3 Senhora da Hora
Set/2002-Ago/2003 Docente

Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima
Set/2001-Ago/2002 Docente





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Out/2013-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Linha 1 - Educação, Supervisão e Desenvolvimento


Set/2007-Dez/2011






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano
Set/2014-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Espanhol(Docente)


Universidade de Santiago de Compostela
Out/2013-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Orientação de tese de doutoramento


Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida
Set/2013-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Espanhol(Docente)


Instituto Politécnico do Porto
Out/2012-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Metodologia do Ensino de Espanhol I(Docente)
  • Metodologia do Ensino de Espanhol II(Docente)
  • Educação Linguística e Intercultural(Docente)
  • Multimédia no Ensino de Línguas(Docente)
  • Prática Educativa I (Espanhol)(Docente)
  • Prática Educativa II (Espanhol)(Docente)
  • Prática Educativa III (Espanhol)(Docente)


Out/2012-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino Precoce de Inglês

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Orientação de dissertações de mestrado




Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas
Set/2012-Ago/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Educação Especial




Agrupamento de Escolas Nicolau Nasoni
Set/2009-Ago/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Espanhol(Docente)
  • Educação Especial(Docente)
  • Gestão de Bases de Dados(Docente)
  • Aplicações de Escritório(Docente)




Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2008-Ago/2012
Curso»Academic program: Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Questões Aprofundadas de Intervenção Diferenciada(Docente)
  • Seminário de Apoio à Preparação da Dissertação(Docente)
  • Dissertação(Regente)


Set/2008-Ago/2012
Curso»Academic program: Pós-graduação em Educação Especial

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva(Regente)
  • Seminário de Projecto – área Problemas Cognitivos e Motores(Docente)


Set/2003-Ago/2012
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Inglesa(Regente)
  • Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação(Regente)


Set/2007-Ago/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tecnologias Educativas no Ensino de Inglês(Regente)
  • Didáctica da Língua Inglesa(Regente)
  • Intervenção no Ensino Precoce da Língua Inglesa(Docente)




Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira
Set/2008-Ago/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Inglês




Sindicato de Professores da Madeira
Set/2008-Set/2008
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • New Tools in the English Classroom(Docente)




Escola Secundária de Águas Santas
Set/2007-Ago/2008
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Inglês(Docente)




Escola Secundária Artística de Soares dos Reis
Set/2005-Ago/2008
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Inglês(Docente)
  • Tecnologias da Informação e Comunicação(Docente)
  • Espanhol(Docente)




Universidad Autonoma de Madrid
Mai/2008-Mai/2008
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Prácticum Grado(Docente)
  • Didáctica de la lengua inglesa II(Docente)




Escola Básica Integrada de Santa Maria- Arnoso
Set/2006-Ago/2007
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Tecnologias da Informação e Comunicação(Docente)




Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Domingos Capela
Set/2004-Ago/2005
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Inglês




Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Olival
Set/2003-Ago/2004
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Inglês




Escola ES/3 Senhora da Hora
Set/2002-Ago/2003
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Inglês




Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima
Set/2001-Ago/2002
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Inglês e Alemão (Estágio pedagógico)(Docente)






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida
Set/2009-Actual
- Diretor de Turma




Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2007-Ago/2010 Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa




Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira
Set/2008-Ago/2009
- Professor Tutor




Escola Secundária Artística de Soares dos Reis
Set/2005-Ago/2008
- Delegado da Disciplina de Espanhol


Set/2005-Ago/2008
- Coordenador Pedagógico do Ensino Recorrente




Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Olival
Set/2003-Ago/2004
- Diretor de Turma






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/2003-Ago/2012 Centro de Relações Institucionais e de Cooperação
Atividade realizada»Activity:







Linhas de Investigação (Research fields)
1. Linha 1 - Educação, Supervisão e Desenvolvimento




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2006-2009
Intercultural education.Teacher training and school practice
Referência do projeto»Project reference: 134367-LLP-1-2007-1-ES-COMENIU.

2004-2007
InterProject: A practical guide to implement intercultural education at schools
Referência do projeto»Project reference: 106223-CP-1-2002-1-ES-COMENIUS.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2010-2012
RICK'S cafe: Recreating Intercultural Competences and Knowledge Space
Referência do projeto»Project reference: 2010-3730/001-001.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2005 Laureates Evens Prize 2005 - INTER: A practical Guide to implement Intercultural Education at school , Evens Foundation.
2006 Subsídio de Educação, Fundação Calouste Gulbenkian.
2007 Bolsa de Doutoramento, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2007 Bolsa de mobilidade docente SOCRATES/ ERASMUS, Comissão Europeia/ Agência Nacional PROALV.
2007 Bolsa de Formação Contínua Comenius, Comissão Europeia/ Agência Nacional SOCRATES E LEONARDO DA VINCI.
1999 Bolsa DAAD, DAAD - Deutscher Akademischer Austausch Dienst.
1999 Bolsa de mobilidade aluno SOCRATES/ ERASMUS (Osnabrueck, Deutschland), Comissão Europeia/ Agência Nacional SOCRATES E LEONARDO DA VINCI .
2007 Prémio Europeu eTwinning - Selo de Qualidade Europeu, eTwinning.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2010 - Mar/2012 DISLEX - Associação Portuguesa de Dislexia, Membro.
Membro da direção.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Cruz, M.; Sá, H.. 2013. Co-construção das imagens das línguas, suas culturas e suas aprendizagens em situação de chat entre aprendentes de Português como LE e Inglês como LE.  In Comunicação electrónica em aula de Português Língua Estrangeira, 0 - 0. ISBN: 978-972-757-708-8. Lisboa: LIDEL.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Cruz, M.; Durán, A.. 2013. "How to integrate stories and ICT in content-based units of work for English learning", PORTA LINGUARUM, 18: 219 - 237.
2. Cruz, M.; Tavares, S.; Durán, A.. 2013. "Por una (hiper)pedagogía crítica, intercultural y multisensorial en el aprendizaje de Español como Lengua Extranjera (ELE)", marcoELE - Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera, 17: 1 - 19.
3. Durán, A.; Cruz, M.. 2011. "The Interactive Whiteboard And Language Learning: A Case Study", PORTA LINGUARUM, 15: 211 - 231.
4. Ribeiro, A.; Calvacanti, J.; Cruz, M.. 2011. "Da (In)Diferença à intervenção: O contributo da Educação Intercultural na Educação Especial", Revista Educação Especial, 24, 38: 0 - 0.
5. Cruz, M.. 2010. "Desmistificando o mito da turma homogénea: caminhos duma sala de aula inclusiva", Revista Educação Especial, 23: 27 - 42.
6. Cruz, M.; Medeiros, P.; Ribeiro, G.; Marcelo, M.; Barreira, C.. 2010. "Plurilingualism vs. Multilingualism in Early Years of Schooling: The rise of a Critical Cultural Awareness in Primary School", Inter Network Conference: Intercultural Education as a Projecto for Social Transformation. Rethinking Theory and Practice Towards Equity and Social Justice, 0: 1 - 10.
7. Cruz, M.; Sá, H.; Moreira, A.. 2009. "Pronetaires: (re)educating students to rethink society in a virtual learning platform", EDULEARN09 Proceedings, -: 1729 - 1740.
8. Cruz, M.. 2008. "Intercultural cybercommunication: negotiation of representations of languages and cultures in multilingual chatrooms", Journal of Multicultural Discourses 3, 2: 98 - 113.
9. Cruz, M.; Silva, P.; Marcelo, M.. 2008. "Benefits of Using Interactive Whiteboards in Teaching English as Foreign Language to Young Learners Learning Process", he International Journal of Humanities 6, 11: 253 - 266.
10. Cruz, M.; Sá, H.; Moreira, A.. 2008. "The development of critical cultural conscience in virtual learning communities", The International Journal of Humanities 6, 6: 59 - 76.
11. Afonso, C.; Calvacanti, J.; Cruz, M.; Gomes, M.; Medeiros, P.. 2008. "The other of myself: representations of Portuguese teachers about intercultural education related concepts", Inter Network Conference: Celebrating The European Year of Intercultural Dialogue: Theory and Practice in Intercultural Education Proceedings, -: 51 - 72.
12. Cruz, M.; Medeiros, P.. 2006. "European Plurilingualism and Online Mobility at Primary Schools", The International Journal of the Humanities, 3: 17 - 21.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Ribeiro, A.; Calvacanti, J.; Cruz, M.. 2011. "Perspectivas actuais da Educação Intercultural na promoção de uma escola Inclusiva", Revista Saber & Educar: Caderno de Educação Especial., 15: 0 - 0.
2. Lopes, S.; Cruz, M.. 2011. "Tecnologias para a Educação: A mesa educacional E-Blocks no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com Trissomia 21", Revista Saber & Educar: Caderno de Educação Especial, 15: 0 - 0.
3. Azevedo, J.; Cruz, M.. 2011. "Software Plaphoons na comunicação de indivíduo com paralisia cerebral", Revista Saber & Educar: Cadernos de Educação Especial, 15: 0 - 0.
4. Cruz, M.. 2009. "Paralisia cerebral e dificuldades de comunicação: uma proposta de actividade com recurso a tecnologias de apoio", Revista Saber & Educar: Caderno Luso-Brasileiro, 14: 1 - 16.
5. Cruz, M.; Medeiros, P.. 2009. "Por um processo de ensino-aprendizagem bilingue no 1º CEB", Revista Saber & Educar: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, 14: 1 - 10.
6. Cruz, M.; Ribeiro, G.. 2009. "Por uma Didáctica de Línguas Estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico", Revista Saber & Educar: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, 14: 1 - 5.
7. Antunes, S.; Teixeira, S.; Cruz, M.. 2009. "Do "Hello" ao "Hallo": uma abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico", Revista Saber & Educar: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico., 14: 1 - 12.
8. Cruz, L.; Cruz, M.. 2006. "A intercompreensão no ensino precoce de língua espanhola: um estudo de caso", Saber & Educar, 11: 73 - 86.
9. Cruz, M.; Alves, E.; Oliveira, M.; Bastos, O.; Mateus, S.. 2005. "As representações culturais das crianças e o papel do Educador Social", Cadernos de Estudo, 3: 35 - 42.
10. Cruz, M.; Barreira, C.. 2005. "Ensino Precoce de Língua Inglesa e Educação de Infância", Actas do Congresso CIANEI, -: 1 - 10.
11. Cruz, M.; Miranda, S.. 2005. "Por uma definição do professor de ensino precoce de línguas em Portugal: um estudo de caso", Revista Saber & Educar, 10: 81 - 95.
12. Cruz, M.. 2005. "As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação ao serviço da Intercompreensão na União Europeia", Cadernos de Estudo,, 2: 31 - 40.
13. Cruz, M.. 2005. "Imagens das Línguas e Plurilinguismo na Interacção em Chat: um estudo com alunos da ESE de Paula Frassinetti e da Universidade de Yale", Actas do Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística, -: 1 - 10.
14. Cruz, M.; Melo, S.. 2004. "Mobilidade on-line: potencialidades da comunicação plurilingue em chat.", Revista Saber & Educar, 9: 99 - 114.
15. Cruz, M.. 2004. "Contributos da competência comunicativa intercultural para a mobilidade on-line: mais-valias e obstáculos da comunicação plurilingue em chat", Actas do II Congresso SPDLL, -: 1 - 10.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Cruz, M.; Sá, H.; Moreira, A.. 2011. "Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line ", Trabalho apresentado em Pedagogia para a Autonomia: Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA, In UM. CIEd. Actas do Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA, Braga.
2. Fonseca, H.; Machado, M.; Lopes, S.; Cruz, M.. 2010. "Trissomia 21 em aula inclusiva com recurso às TIC: proposta de uma actividade de sala de aula com base na mesa educacional E-Blocks", Trabalho apresentado em II Congresso Ibérico da Educação Especial, In Actas do II Congresso Ibérico da Educação Especial, Porto.
3. Barreira, C.; Ribeiro, G.; Cruz, M.; Marcelo, M.; Medeiros, P.. 2010. "Poster "Plurilingual"", Trabalho apresentado em InterNetwork Conference: Intercultural Education as a Project for Social Transformation. Linking Theory and Practice Towards Equity and Social Justice, In Plurilingual, Valetta.

Tradução
Translation
1. Cruz, M.. 2005. "Investigação com Crianças: Perspectivas e Práticas". Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. (Livro)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Cruz, M.. 2008. "A inclusão do aprendente com distúrbio de hiperactividade e défice de atenção: um estudo de caso". Porto: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Cruz, M.; Araújo e S. H; Moreira, A.. Critical cultural awareness in a virtual learning community of languages,Research Day,Aveiro,2012 (Poster).

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Cruz, M.. Plurilingual - Iniciação a Inglês Língua Estrangeira (A1/ A2),2010. 





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Carlos Júlio Lindade Rodrigues, A criação de materiais no processo de ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, 2013. Tese (Programa de Doutoramento en Educación) - Universidade de Santiago de Compostela (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Ana Rita Oliveira, A importância das rotinas diárias no Ensino Precoce de Inglês - LE, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador).
2. Andreia Raquel Lino Moreira, A adequação de atividades para um aluno predominantemente desatento na aula de Inglês do 1º Ciclo, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador).
3. Luís Miguel Marques de Sousa, “Poster yourself”: a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês, 2013. (Co-orientador).
4. Sérgio Miguel Marques Mateus, Classificação Internacional de Funcionalidade On-line: A Internet como facilitador do trabalho do Professor de Educação Especial no processo de referenciação de alunos, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador).
5. Ana Sofia Salazar de Sousa Ribeiro, Da (in)diferença à intervenção: o contributo da educação intercultural à educação especial", 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador).
6. Ana Sofia Vieira de Sousa, As tecnologias Web 2.0 no diagnóstico da Dislexia, 2010. (Co-orientador).
7. Maria João Ferreira da Silva Amaro Pamplona Barbosa, As tecnologias da informação e comunicação no ensino da leitura e da escrita em crianças com necessidades educativas especiais, 2010. (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Marta Cristina Baptista Vilar, O Inglês e a Surdez: representações do Surdo português em relação à aprendizagem de Inglês LE, 2010. (Co-orientador).
2. Carla Andreia da Costa Gomes, Sinalização de alunos com Dislexia no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem a partir das TIC, 2010. (Co-orientador).
3. Mário Filipe Encarnação Amorim, Contributos do CRTIC para uma Política de Inclusão dos alunos com NEE, 2010. (Co-orientador).


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Daniel Filipe Gomes dos Santos Ferreira Amaro, Contextos básicos de comunicação humana/Otimização de quadros de comunicação no âmbito de um caso de Paralisia Cerebral, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
2. Mariana Luísa Lopes Matias, O Aventuras 2 no desenvolvimento/motivação da leitura e da escrita de uma criança com dislexia, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
3. Helena Costa Pinto Correia, Interatividade digital do métodos das 28 palavras como motivador na aquisição da leitura em crianças portadoras de Trissomia 21: um estudo de caso, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador).
4. José Azevedo, Software Plaphoons na comunicação de indivíduo com paralisia cerebral , 2010. (Orientador).
5. Sofia Lopes, A mesa educacional E-Blocks no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com Trissomia 21: um estudo de caso, 2010. (Orientador).
6. Cláudia Batista; Vânia Gomes, Os jogos didácticos digitais na promoção da competência plurilingue no 1º CEB, 2009. (Orientador).
7. Evelina Meireles; Luís Sousa, As TIC e o EPLI enquanto veículos intemporais de comunicação, diversidade cultural e preservação da memória colectiva, 2009. (Orientador).
8. Sílvia Teixeira; Sandra Antunes, De "Hello" para "Hallo": uma abordagem intercultural e plurilingual no Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras, 2009. (Orientador).
9. Marisa Marcelo; Paulo Silva, Contributo das TIC no ensino precoce da língua inglesa, 2008. (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Mário Cruz; Dora Castro; Bernardo Canha. Participação no júri de Ana Rita Oliveira. A importância das rotinas diárias no Ensino Precoce de Língua Estrangeira - Inglês, 2014. 
2. Mário Cruz; Dora Castro; Bernardo Canha. Participação no júri de Andreia Raquel Lino Moreira. A adequação de atividades para um aluno predominantemente desatento na aula de inglês do 1º Ciclo, 2014. 
3. Mário Cruz; Cristina Pinto; Bernardo Canha. Participação no júri de Vítor Manuel Oliveira Passos. A influência da plataforma moodle na participação em contexto de sala de aula, 2014. 
4. Mário Cruz; Edite Orange; Bernardo Canha. Participação no júri de Sara Isabel Ribeiro da Fonseca. A Atividade de Enriquecimento Curricular de Inglês no Agrupamento Vertical de Pedrouços, 2014. 
5. Mário Cruz; Américo Dias; Edite Orange. Participação no júri de Cláudia Margarida Dias da Silva. O professor de Inglês no 1º Ciclo: Contributos da formação colaborativa e reflexiva, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto.
6. Mário Cruz; Américo Dias; Cristina Pinto. Participação no júri de Ana Catarina Alves Moreira da Rocha. 45 minutes of Multiple Intelligences in action, 2013. 
7. Mário Cruz; Dora Castro; Isabel Brites. Participação no júri de Cármen Maria de Oliveira Silva Lino. Contributos da motivação na aprendizagem da Língua Estrangeira, 2013. 
8. Mário Cruz; Edite Orange; Américo Dias. Participação no júri de Inês das Neves Barbosa Leite da Silva. A potencialidade do ensino precoce de inglês na promoção da educação para o desenvolvimento, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto.
9. Mário Cruz; Paula Flores; Isabel Brites. Participação no júri de José Amadeu Ferreira Dias. A importância dos jogos no processo de ensino/aprendizagem, 2013. 
10. Mário Cruz; Dora Castro; Isabel Brites. Participação no júri de Ana Rita Dourado de Oliveira Rocha. As dinâmicas de grupo e a aprendizagem de uma Língua Estrangeira, 2013. 
11. Mário Cruz; Edite Orange; Américo Dias. Participação no júri de Ana Rita Vaz Morais dos Santos. Integração da língua inglesa no currículo do 1º CEB: abordagens intercurriculares no 1º ano de escolaridade, 2013.  Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto.
12. Mário Cruz; Cristina Pinto; Isabel Brites. Participação no júri de Carlos Júlio Lindade Rodrigues. A Inferência Linguística na Aquisição da Língua Espanhola no 3.º Ciclo do Ensino Básico: Erros frequentes e Caminhos a percorrer, 2013. 
13. Mário Cruz; Maria Gomes; Ana Ferreira. Participação no júri de Sónia Cristina Gomes Soares. A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem, 2012.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
14. Maria Cruz; Helena Serra; Carlos Afonso; Preciosa Fernandes. Participação no júri de Maria João Ferreira da Silva Amaro Pamplona Barbosa. O recurso a atividades digitais no desenvolvimento da leitura na criança com deficiência mental: estudo de caso, 2012.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
15. Mário Cruz; Helena Serra; Maria Elisa Ferreira. Participação no júri de Paula Raquel de Sousa Maciel. O lúdico como vivência promotora de sucesso em processos de aprendizagem: crianças com défices cognitivos, 2012.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
16. Mário Cruz; Pedro Ferreira; Ana Ferreira. Participação no júri de Manuel Augusto da Conceição Garcia. Educar para a atualidade - dar vida à mudança, 2012.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
17. Mário Cruz; Helena Serra; José Afonso Baptista. Participação no júri de Sérgio Miguel Marques Mateus. Portal CIF: recurso colaborativo no processo de referenciação para a educação especial, 2012.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
18. Mário Cruz; Helena Serra; Maria Celeste Lopes. Participação no júri de Ana Sofia Vieira de Sousa. Software educativo ao serviço das dificuldades específicas de aprendizagem: um estudo de caso., 2012.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
19. Mário Cruz; Joana Cavalcanti; Helena Serra; Sílvia Melo-Pfeifer. Participação no júri de Ana Sofia Salazar de Sousa Ribeiro. Da (In)Diferença à Intervenção: o contributo da Educação Intercultural na Educação Especial, 2011. 


Curso de especialização
Specialization course
1. Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Ana Moreira; Mariana Moreira; Sara Freitas. A transversalidade entre o 1o Ciclo e o 2o Ciclo da área não curricular Inglês como Língua Estrangeira, 2009.
2. Mário Cruz; Helena Serra; Paula Medeiros. Participação no júri de Isabel Vilaça. A diferenciação pedagógica no Ensino Precoce de Língua Inglesa, 2009.
3. Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Cláudia Pinho; Maria Freitas; Jean Mercereau. A importância das canções no ensino da língua inglesa no Pré-escolar, 2009.
4. Mário Cruz; Joana Cavalcanti; Paula Medeiros. Participação no júri de Ana Varejão; Sílvia Matos. Sensibilização à Língua Inglesa no 1º ano do Ensino Básico: a interdisciplinaridade, 2009.
5. Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Ana Freixo; Marta Oliveira; Mónica Santos. A repercussão da metodologia audiovisual no ensino precoce da língua inglesa, 2008.
6. Mário Cruz; Joana Cavalcanti; Paula Medeiros. Participação no júri de Susana Silva; Olga Fontes. Storytelling with young learners, 2008.
7. Mário Cruz; Susana Almeida; Paula Medeiros. Participação no júri de Luísa Aguiar; Olga Vieira. A metacognição e a sua influência na aquisição de vocabulário na língua inglesa, 2008.
8. Mário Cruz; Helena Serra. Participação no júri de Isabel Ferreira. As competências de escrita no ensino de línguas: um estudo de caso, 2008.
9. Mário Cruz; Helena Serra. Participação no júri de Fátima Costa; José Gomes. A aprendizagem da língua inglesa como factor de inclusão, 2008.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Referee do "The International Journal of the Humanities", 2006, Fatih University.
2. Referee do "The International Journal of the Humanities", 2005, University of Cambridge.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Promoting a multisensory pedagogy in teaching languages to young learners, 2013 (Congresso).
Nome do evento: 27th Conference APPI/ ELT: From strategy to action; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE.
2 Educação Intercultural, Ambiente e Cidadania Participativa, 2010 (Mesa-Redonda).
3. “alam (Porto) > a uniao europeia e muito rica em linguas: imagens das línguas em situação de chat plurilingue”, 2005 (Seminário).
4 Que caminhos para o futuro?, 2005 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Colóquio "Implementação da Educação Inter Multicultural na Escola"; Nome da Instituição: Universidade do Porto.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Congresso da DISLEX - Dislexia: entre o universo e o controverso, 2010 (Congresso).
Nome da Instituição: DISLEX; Cidade do evento: Porto.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line, 2011 (Congresso).
Nome do evento: Pedagogia para a Autonomia UM. CIEd. Actas do Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA.
2. The use of interactive whiteboards for the promotion of intercultural communicative and plurilingual competences , 2008 (Conferência).
Nome do evento: KFLC Conference 2008; Nome da Instituição: University of Kentucky; Cidade do evento: Lexington.
3. Intercultural Cibercommunicator: images of languages and cultures in plurilingual chats, 2007 (Conferência).
Nome do evento: 2nd International Conference On Multicultural Discourses.
4. Being an Intercultural Cibercommunicator: the role of dialogic imaginary about languages and cultures in the development of online mobility, 2004 (Conferência).
Nome do evento: 5th IALIC Conference.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cruz, M.; Medeiros, P.. Revista Saber & Educar 14: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
33

Livros e capítulos
Books and book chapters
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
27
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
12
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
15
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
2

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
2

Total
Dados complementares
(Additional data)
60

Orientações
Orientations
20
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
28
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
2
Participação em Eventos
Event participation
9
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1


Visualizações do curriculum [ 1879 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 30-09-2014 às 18:56:50
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis