Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
20/09/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Cruz, M. |
Categoria profissional
Position |
Assistente 1º triénio |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Humanidades-Línguas e Literaturas.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação do Porto Unidade Técnico-Científica de Línguas Estrangeiras Rua Dr. Roberto Frias, 602 4200--465 Porto Portugal Correio electrónico: mariocruz@ese.ipp.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2011-2012 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no Ensino Básico
(2 anos » years)
.
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação,
Portugal.
|
2006-2011 |
Doutoramento Phd |
Programa Doutoral em Didáctica e Formação
(4 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2002-2005 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Didáctica das Línguas
(2 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
1997-2002 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Ensino de Inglês e Alemão
(5 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2014 |
Curso de curta duração Short course |
Talleres Didácticos y Presentación de Materiales ELE.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2013 |
Curso de curta duração Short course |
El español en movimiento: actividades para la clase de ELE.
Porto Editora,
Portugal.
|
2013 |
Curso de curta duração Short course |
Jornadas Pedagógicas para Profesores de Español.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2013 |
Curso de curta duração Short course |
27th APPI Conference - ELT: From Strategy to Action.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa,
Portugal.
|
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Estratégias de ensino cooperativo em sala de aula.
Agrupamento de Escolas Nicolau Nasoni,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
Lengua española, cultura y didáctica de ELE para profesores portugueses.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
El mundo de Claudia, como propuesta para trabajar los contenidos léxicos.
Editorial Edinumen,
Portugal.
|
2011 |
Curso de curta duração Short course |
Aplicações Multimédia.
Universidade Aberta,
Portugal.
|
2011 |
Curso de curta duração Short course |
Congresso Ibérico "Pedagogia para a Autonomia".
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2010 |
Curso de curta duração Short course |
Intervenção Educativa com Alunos com Multideficiência e Surdocegueira.
Direcção Regional de Educação do Norte,
Portugal.
|
2010 |
Curso de curta duração Short course |
I Congresso AETIC - Aprender e Ensinar com TIC.
AETIC,
Portugal.
|
2010 |
Curso de curta duração Short course |
La interlengua de los estudiantes portugueses de Español Lengua Extranjera.
Areal Editores,
Portugal.
|
2010 |
Curso de curta duração Short course |
Dislexia: o Universo e o Controverso.
DISLEX - Associação Portuguesa de Dislexia,
Portugal.
|
2010 |
Outros Others |
A02/A41/A57 (EN,DE)/A9I (ES), B06, B15, C05 (EN, DE, ES), C13, C15. Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua,
Portugal.
|
2009 |
Curso de curta duração Short course |
Referências de Avaliação e Elegibilidade na Educação Especial - CIF.
Agrupamento de Escolas das Antas,
Portugal.
|
2009 |
Curso de curta duração Short course |
International Conference on Education and New Learning Technologies.
International Association od Technology, Education & Development,
Espanha.
|
2009 |
Outros Others |
Diploma Español como Lengua Extranjera Superior (Nivel C2) . Instituto Cervantes,
Portugal.
|
2007-2008 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Curso de Formação Especializada em Educação Especial.
Instituto Politécnico do Porto,
Portugal.
|
2008 |
Curso de curta duração Short course |
Congresso da APPI "Inspiring Global Learning".
APPI,
Portugal.
|
2008 |
Curso de curta duração Short course |
Language Technology Conference.
University of Kentucky,
Estados Unidos.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
Creating e-Learning Courses: Hands-On Tools & Practical Tips.
AcrossLimits,
Malta.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
Congresso Internacional de Educação Básica: Do Berlinde à Playstation.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti,
Portugal.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
2nd International Conference on Multicultural Discourses.
Zhejiang University,
China.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Factores de Liderança na Integração das TIC nas Escolas.
Centro de Formação João de Deus,
Portugal.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti,
Portugal.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
Colóquio "Implementação da Educação Inter Multicultural na Escola.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
"EU+I - European Awareness and Intercomprehension".
Instituto Politécnico de Viseu,
Portugal.
|
2004 |
Curso de curta duração Short course |
Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística.
Associação Portuguesa de Linguística,
Portugal.
|
2004 |
Curso de curta duração Short course |
IALIC Conference "Politics, Plurilingualism and Linguistic Identity".
International Association for Languages and Intercultural Communication,
Irlanda.
|
2004 |
Curso de curta duração Short course |
II Encontro Nacional da SPDLL.
Universidade do Algarve,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano |
Set/2014-Actual |
Outra Situação |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores |
Out/2013-Actual |
Assistente de Investigação |
Set/2007-Dez/2011 |
Assistente de Investigação |
Universidade de Santiago de Compostela |
Out/2013-Actual |
Assistente de Investigação |
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida |
Set/2013-Actual |
Contratado |
Instituto Politécnico do Porto |
Out/2012-Actual |
Assistente 1º triénio |
Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas |
Set/2012-Actual |
Professor Contratado |
Agrupamento de Escolas Nicolau Nasoni |
Set/2009-Ago/2012 |
Professor Contratado |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Set/2003-Ago/2012 |
Professor Adjunto |
Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira |
Set/2008-Ago/2009 |
Professor Contratado |
Sindicato de Professores da Madeira |
Set/2008-Set/2008 |
Formador |
Escola Secundária de Águas Santas |
Set/2007-Ago/2008 |
Docente |
Escola Secundária Artística de Soares dos Reis |
Set/2005-Ago/2008 |
Docente |
Universidad Autonoma de Madrid |
Mai/2008-Mai/2008 |
Assistente |
Escola Básica Integrada de Santa Maria- Arnoso |
Set/2006-Ago/2007 |
Contratado |
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Domingos Capela |
Set/2004-Ago/2005 |
Docente |
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Olival |
Set/2003-Ago/2004 |
Docente |
Escola ES/3 Senhora da Hora |
Set/2002-Ago/2003 |
Docente |
Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima |
Set/2001-Ago/2002 |
Docente |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Universidade de Santiago de Compostela |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Orientação de tese de doutoramento
|
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Instituto Politécnico do Porto |
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia do Ensino de Espanhol I(Docente)
- Metodologia do Ensino de Espanhol II(Docente)
- Educação Linguística e Intercultural(Docente)
- Multimédia no Ensino de Línguas(Docente)
- Prática Educativa I (Espanhol)(Docente)
- Prática Educativa II (Espanhol)(Docente)
- Prática Educativa III (Espanhol)(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino Precoce de Inglês Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Orientação de dissertações de mestrado
|
Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Agrupamento de Escolas Nicolau Nasoni |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Espanhol(Docente)
- Educação Especial(Docente)
- Gestão de Bases de Dados(Docente)
- Aplicações de Escritório(Docente)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Curso»Academic program: Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial) Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Questões Aprofundadas de Intervenção Diferenciada(Docente)
- Seminário de Apoio à Preparação da Dissertação(Docente)
- Dissertação(Regente)
|
Curso»Academic program: Pós-graduação em Educação Especial Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva(Regente)
- Seminário de Projecto – área Problemas Cognitivos e Motores(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Língua Inglesa(Regente)
- Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Tecnologias Educativas no Ensino de Inglês(Regente)
- Didáctica da Língua Inglesa(Regente)
- Intervenção no Ensino Precoce da Língua Inglesa(Docente)
|
Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Sindicato de Professores da Madeira |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- New Tools in the English Classroom(Docente)
|
Escola Secundária de Águas Santas |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Escola Secundária Artística de Soares dos Reis |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inglês(Docente)
- Tecnologias da Informação e Comunicação(Docente)
- Espanhol(Docente)
|
Universidad Autonoma de Madrid |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Prácticum Grado(Docente)
- Didáctica de la lengua inglesa II(Docente)
|
Escola Básica Integrada de Santa Maria- Arnoso |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Tecnologias da Informação e Comunicação(Docente)
|
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Domingos Capela |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Olival |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Escola ES/3 Senhora da Hora |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inglês e Alemão (Estágio pedagógico)(Docente)
|
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida |
Set/2009-Actual |
|
-
Diretor de Turma |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Set/2007-Ago/2010 |
Pós-graduação em Ensino Precoce de Língua Inglesa |
|
Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira |
Set/2008-Ago/2009 |
|
-
Professor Tutor |
Escola Secundária Artística de Soares dos Reis |
Set/2005-Ago/2008 |
|
-
Delegado da Disciplina de Espanhol |
Set/2005-Ago/2008 |
|
-
Coordenador Pedagógico do Ensino Recorrente |
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Olival |
Set/2003-Ago/2004 |
|
-
Diretor de Turma |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Set/2003-Ago/2012 |
Centro de Relações Institucionais e de Cooperação |
Atividade realizada»Activity:
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Linha 1 - Educação, Supervisão e Desenvolvimento |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2006-2009 Intercultural education.Teacher training and school practice |
Referência do projeto»Project reference: 134367-LLP-1-2007-1-ES-COMENIU.
|
2004-2007 InterProject: A practical guide to implement intercultural education at schools |
Referência do projeto»Project reference: 106223-CP-1-2002-1-ES-COMENIUS.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2010-2012 RICK'S cafe: Recreating Intercultural Competences and Knowledge Space |
Referência do projeto»Project reference: 2010-3730/001-001.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Chinês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2005 |
Laureates Evens Prize 2005 - INTER: A practical Guide to implement Intercultural Education at school ,
Evens Foundation.
|
2006 |
Subsídio de Educação,
Fundação Calouste Gulbenkian.
|
2007 |
Bolsa de Doutoramento,
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2007 |
Bolsa de mobilidade docente SOCRATES/ ERASMUS,
Comissão Europeia/ Agência Nacional PROALV.
|
2007 |
Bolsa de Formação Contínua Comenius,
Comissão Europeia/ Agência Nacional SOCRATES E LEONARDO DA VINCI.
|
1999 |
Bolsa DAAD,
DAAD - Deutscher Akademischer Austausch Dienst.
|
1999 |
Bolsa de mobilidade aluno SOCRATES/ ERASMUS (Osnabrueck, Deutschland),
Comissão Europeia/ Agência Nacional SOCRATES E LEONARDO DA VINCI .
|
2007 |
Prémio Europeu eTwinning - Selo de Qualidade Europeu,
eTwinning.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2010 - Mar/2012 |
DISLEX - Associação Portuguesa de Dislexia, Membro.
Membro da direção.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Cruz, M.; Sá, H.. 2013. Co-construção das imagens das línguas, suas culturas e suas aprendizagens em situação de chat entre aprendentes de Português
como LE e Inglês como LE. In Comunicação electrónica em aula de Português Língua Estrangeira, 0 - 0. ISBN: 978-972-757-708-8. Lisboa: LIDEL. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cruz, M.; Durán, A.. 2013. "How to integrate stories and ICT in content-based units of work for English learning", PORTA LINGUARUM, 18: 219 - 237.
|
|
|
|
2. |
Cruz, M.; Tavares, S.; Durán, A.. 2013. "Por una (hiper)pedagogía crítica, intercultural y multisensorial en el aprendizaje de Español como Lengua Extranjera (ELE)", marcoELE - Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera, 17: 1 - 19.
|
|
|
|
3. |
Durán, A.; Cruz, M.. 2011. "The Interactive Whiteboard And Language Learning: A Case Study", PORTA LINGUARUM, 15: 211 - 231. |
|
|
|
4. |
Ribeiro, A.; Calvacanti, J.; Cruz, M.. 2011. "Da (In)Diferença à intervenção: O contributo da Educação Intercultural na Educação Especial", Revista Educação Especial, 24, 38: 0 - 0. |
|
|
|
5. |
Cruz, M.. 2010. "Desmistificando o mito da turma homogénea: caminhos duma sala de aula inclusiva", Revista Educação Especial, 23: 27 - 42. |
|
|
|
6. |
Cruz, M.; Medeiros, P.; Ribeiro, G.; Marcelo, M.; Barreira, C.. 2010. "Plurilingualism vs. Multilingualism in Early Years of Schooling: The rise of a Critical Cultural Awareness in Primary School", Inter Network Conference: Intercultural Education as a Projecto for Social Transformation. Rethinking Theory and Practice
Towards Equity and Social Justice, 0: 1 - 10. |
|
|
|
7. |
Cruz, M.; Sá, H.; Moreira, A.. 2009. "Pronetaires: (re)educating students to rethink society in a virtual learning platform", EDULEARN09 Proceedings, -: 1729 - 1740. |
|
|
|
8. |
Cruz, M.. 2008. "Intercultural cybercommunication: negotiation of representations of languages and cultures in multilingual chatrooms", Journal of Multicultural Discourses 3, 2: 98 - 113. |
|
|
|
9. |
Cruz, M.; Silva, P.; Marcelo, M.. 2008. "Benefits of Using Interactive Whiteboards in Teaching English as Foreign Language to Young Learners Learning Process", he International Journal of Humanities 6, 11: 253 - 266. |
|
|
|
10. |
Cruz, M.; Sá, H.; Moreira, A.. 2008. "The development of critical cultural conscience in virtual learning communities", The International Journal of Humanities 6, 6: 59 - 76. |
|
|
|
11. |
Afonso, C.; Calvacanti, J.; Cruz, M.; Gomes, M.; Medeiros, P.. 2008. "The other of myself: representations of Portuguese teachers about intercultural education related concepts", Inter Network Conference: Celebrating The European Year of Intercultural Dialogue: Theory and Practice in Intercultural Education
Proceedings, -: 51 - 72. |
|
|
|
12. |
Cruz, M.; Medeiros, P.. 2006. "European Plurilingualism and Online Mobility at Primary Schools", The International Journal of the Humanities, 3: 17 - 21. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Ribeiro, A.; Calvacanti, J.; Cruz, M.. 2011. "Perspectivas actuais da Educação Intercultural na promoção de uma escola Inclusiva", Revista Saber & Educar: Caderno de Educação Especial., 15: 0 - 0. |
|
|
|
2. |
Lopes, S.; Cruz, M.. 2011. "Tecnologias para a Educação: A mesa educacional E-Blocks no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com Trissomia
21", Revista Saber & Educar: Caderno de Educação Especial, 15: 0 - 0. |
|
|
|
3. |
Azevedo, J.; Cruz, M.. 2011. "Software Plaphoons na comunicação de indivíduo com paralisia cerebral", Revista Saber & Educar: Cadernos de Educação Especial, 15: 0 - 0. |
|
|
|
4. |
Cruz, M.. 2009. "Paralisia cerebral e dificuldades de comunicação: uma proposta de actividade com recurso a tecnologias de apoio", Revista Saber & Educar: Caderno Luso-Brasileiro, 14: 1 - 16. |
|
|
|
5. |
Cruz, M.; Medeiros, P.. 2009. "Por um processo de ensino-aprendizagem bilingue no 1º CEB", Revista Saber & Educar: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, 14: 1 - 10. |
|
|
|
6. |
Cruz, M.; Ribeiro, G.. 2009. "Por uma Didáctica de Línguas Estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico", Revista Saber & Educar: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, 14: 1 - 5. |
|
|
|
7. |
Antunes, S.; Teixeira, S.; Cruz, M.. 2009. "Do "Hello" ao "Hallo": uma abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico", Revista Saber & Educar: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico., 14: 1 - 12. |
|
|
|
8. |
Cruz, L.; Cruz, M.. 2006. "A intercompreensão no ensino precoce de língua espanhola: um estudo de caso", Saber & Educar, 11: 73 - 86. |
|
|
|
9. |
Cruz, M.; Alves, E.; Oliveira, M.; Bastos, O.; Mateus, S.. 2005. "As representações culturais das crianças e o papel do Educador Social", Cadernos de Estudo, 3: 35 - 42. |
|
|
|
10. |
Cruz, M.; Barreira, C.. 2005. "Ensino Precoce de Língua Inglesa e Educação de Infância", Actas do Congresso CIANEI, -: 1 - 10. |
|
|
|
11. |
Cruz, M.; Miranda, S.. 2005. "Por uma definição do professor de ensino precoce de línguas em Portugal: um estudo de caso", Revista Saber & Educar, 10: 81 - 95. |
|
|
|
12. |
Cruz, M.. 2005. "As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação ao serviço da Intercompreensão na União Europeia", Cadernos de Estudo,, 2: 31 - 40. |
|
|
|
13. |
Cruz, M.. 2005. "Imagens das Línguas e Plurilinguismo na Interacção em Chat: um estudo com alunos da ESE de Paula Frassinetti e da Universidade
de Yale", Actas do Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística, -: 1 - 10. |
|
|
|
14. |
Cruz, M.; Melo, S.. 2004. "Mobilidade on-line: potencialidades da comunicação plurilingue em chat.", Revista Saber & Educar, 9: 99 - 114. |
|
|
|
15. |
Cruz, M.. 2004. "Contributos da competência comunicativa intercultural para a mobilidade on-line: mais-valias e obstáculos da comunicação plurilingue
em chat", Actas do II Congresso SPDLL, -: 1 - 10. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Cruz, M.; Sá, H.; Moreira, A.. 2011. "Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo
de ensino-aprendizagem on-line ", Trabalho apresentado em Pedagogia para a Autonomia: Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA, In UM. CIEd. Actas do Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA, Braga. |
|
|
|
2. |
Fonseca, H.; Machado, M.; Lopes, S.; Cruz, M.. 2010. "Trissomia 21 em aula inclusiva com recurso às TIC: proposta de uma actividade de sala de aula com base na mesa educacional
E-Blocks", Trabalho apresentado em II Congresso Ibérico da Educação Especial, In Actas do II Congresso Ibérico da Educação Especial, Porto. |
|
|
|
3. |
Barreira, C.; Ribeiro, G.; Cruz, M.; Marcelo, M.; Medeiros, P.. 2010. "Poster "Plurilingual"", Trabalho apresentado em InterNetwork Conference: Intercultural Education as a Project for Social Transformation. Linking Theory and Practice Towards
Equity and Social Justice, In Plurilingual, Valetta. |
|
|
|
1. |
Cruz, M.. 2005. "Investigação com Crianças: Perspectivas e Práticas". Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. (Livro) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Cruz, M.. 2008. "A inclusão do aprendente com distúrbio de hiperactividade e défice de atenção: um estudo de caso". Porto: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Cruz, M.; Araújo e S. H; Moreira, A.. Critical cultural awareness in a virtual learning community of languages,Research Day,Aveiro,2012 (Poster). |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Cruz, M.. Plurilingual - Iniciação a Inglês Língua Estrangeira (A1/ A2),2010. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Carlos Júlio Lindade Rodrigues, A criação de materiais no processo de ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, 2013. Tese (Programa de Doutoramento en Educación) - Universidade de Santiago de Compostela (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ana Rita Oliveira, A importância das rotinas diárias no Ensino Precoce de Inglês - LE, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador). |
2. |
Andreia Raquel Lino Moreira, A adequação de atividades para um aluno predominantemente desatento na aula de Inglês do 1º Ciclo, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Orientador). |
3. |
Luís Miguel Marques de Sousa, “Poster yourself”: a construção colaborativa e multimédia do conhecimento no Ensino Precoce de Inglês, 2013. (Co-orientador). |
4. |
Sérgio Miguel Marques Mateus, Classificação Internacional de Funcionalidade On-line: A Internet como facilitador do trabalho do Professor de Educação Especial
no processo de referenciação de alunos, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador). |
5. |
Ana Sofia Salazar de Sousa Ribeiro, Da (in)diferença à intervenção: o contributo da educação intercultural à educação especial", 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Co-orientador). |
6. |
Ana Sofia Vieira de Sousa, As tecnologias Web 2.0 no diagnóstico da Dislexia, 2010. (Co-orientador). |
7. |
Maria João Ferreira da Silva Amaro Pamplona Barbosa, As tecnologias da informação e comunicação no ensino da leitura e da escrita em crianças com necessidades educativas especiais, 2010. (Co-orientador). |
1. |
Marta Cristina Baptista Vilar, O Inglês e a Surdez: representações do Surdo português em relação à aprendizagem de Inglês LE, 2010. (Co-orientador). |
2. |
Carla Andreia da Costa Gomes, Sinalização de alunos com Dislexia no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma abordagem a partir das TIC, 2010. (Co-orientador). |
3. |
Mário Filipe Encarnação Amorim, Contributos do CRTIC para uma Política de Inclusão dos alunos com NEE, 2010. (Co-orientador). |
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização Specialization course conclusion monograph |
1. |
Daniel Filipe Gomes dos Santos Ferreira Amaro, Contextos básicos de comunicação humana/Otimização de quadros de comunicação no âmbito de um caso de Paralisia Cerebral, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
2. |
Mariana Luísa Lopes Matias, O Aventuras 2 no desenvolvimento/motivação da leitura e da escrita de uma criança com dislexia, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
3. |
Helena Costa Pinto Correia, Interatividade digital do métodos das 28 palavras como motivador na aquisição da leitura em crianças portadoras de Trissomia
21: um estudo de caso, 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Especial) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Orientador). |
4. |
José Azevedo, Software Plaphoons na comunicação de indivíduo com paralisia cerebral , 2010. (Orientador). |
5. |
Sofia Lopes, A mesa educacional E-Blocks no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com Trissomia 21: um estudo de caso, 2010. (Orientador). |
6. |
Cláudia Batista; Vânia Gomes, Os jogos didácticos digitais na promoção da competência plurilingue no 1º CEB, 2009. (Orientador). |
7. |
Evelina Meireles; Luís Sousa, As TIC e o EPLI enquanto veículos intemporais de comunicação, diversidade cultural e preservação da memória colectiva, 2009. (Orientador). |
8. |
Sílvia Teixeira; Sandra Antunes, De "Hello" para "Hallo": uma abordagem intercultural e plurilingual no Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras, 2009. (Orientador). |
9. |
Marisa Marcelo; Paulo Silva, Contributo das TIC no ensino precoce da língua inglesa, 2008. (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Mário Cruz; Dora Castro; Bernardo Canha. Participação no júri de Ana Rita Oliveira. A importância das rotinas diárias no Ensino Precoce de Língua Estrangeira - Inglês, 2014. |
2. |
Mário Cruz; Dora Castro; Bernardo Canha. Participação no júri de Andreia Raquel Lino Moreira. A adequação de atividades para um aluno predominantemente desatento na aula de inglês do 1º Ciclo, 2014. |
3. |
Mário Cruz; Cristina Pinto; Bernardo Canha. Participação no júri de Vítor Manuel Oliveira Passos. A influência da plataforma moodle na participação em contexto de sala de aula, 2014. |
4. |
Mário Cruz; Edite Orange; Bernardo Canha. Participação no júri de Sara Isabel Ribeiro da Fonseca. A Atividade de Enriquecimento Curricular de Inglês no Agrupamento Vertical de Pedrouços, 2014. |
5. |
Mário Cruz; Américo Dias; Edite Orange. Participação no júri de Cláudia Margarida Dias da Silva. O professor de Inglês no 1º Ciclo: Contributos da formação colaborativa e reflexiva, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto. |
6. |
Mário Cruz; Américo Dias; Cristina Pinto. Participação no júri de Ana Catarina Alves Moreira da Rocha. 45 minutes of Multiple Intelligences in action, 2013. |
7. |
Mário Cruz; Dora Castro; Isabel Brites. Participação no júri de Cármen Maria de Oliveira Silva Lino. Contributos da motivação na aprendizagem da Língua Estrangeira, 2013. |
8. |
Mário Cruz; Edite Orange; Américo Dias. Participação no júri de Inês das Neves Barbosa Leite da Silva. A potencialidade do ensino precoce de inglês na promoção da educação para o desenvolvimento, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto. |
9. |
Mário Cruz; Paula Flores; Isabel Brites. Participação no júri de José Amadeu Ferreira Dias. A importância dos jogos no processo de ensino/aprendizagem, 2013. |
10. |
Mário Cruz; Dora Castro; Isabel Brites. Participação no júri de Ana Rita Dourado de Oliveira Rocha. As dinâmicas de grupo e a aprendizagem de uma Língua Estrangeira, 2013. |
11. |
Mário Cruz; Edite Orange; Américo Dias. Participação no júri de Ana Rita Vaz Morais dos Santos. Integração da língua inglesa no currículo do 1º CEB: abordagens intercurriculares no 1º ano de escolaridade, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino Precoce de Inglês) - Instituto Politécnico do Porto. |
12. |
Mário Cruz; Cristina Pinto; Isabel Brites. Participação no júri de Carlos Júlio Lindade Rodrigues. A Inferência Linguística na Aquisição da Língua Espanhola no 3.º Ciclo do Ensino Básico: Erros frequentes e Caminhos a percorrer, 2013. |
13. |
Mário Cruz; Maria Gomes; Ana Ferreira. Participação no júri de Sónia Cristina Gomes Soares. A motivação como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem, 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
14. |
Maria Cruz; Helena Serra; Carlos Afonso; Preciosa Fernandes. Participação no júri de Maria João Ferreira da Silva Amaro Pamplona Barbosa. O recurso a atividades digitais no desenvolvimento da leitura na criança com deficiência mental: estudo de caso, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
15. |
Mário Cruz; Helena Serra; Maria Elisa Ferreira. Participação no júri de Paula Raquel de Sousa Maciel. O lúdico como vivência promotora de sucesso em processos de aprendizagem: crianças com défices cognitivos, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
16. |
Mário Cruz; Pedro Ferreira; Ana Ferreira. Participação no júri de Manuel Augusto da Conceição Garcia. Educar para a atualidade - dar vida à mudança, 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
17. |
Mário Cruz; Helena Serra; José Afonso Baptista. Participação no júri de Sérgio Miguel Marques Mateus. Portal CIF: recurso colaborativo no processo de referenciação para a educação especial, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
18. |
Mário Cruz; Helena Serra; Maria Celeste Lopes. Participação no júri de Ana Sofia Vieira de Sousa. Software educativo ao serviço das dificuldades específicas de aprendizagem: um estudo de caso., 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação (Especialização em Educação Especial)) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
19. |
Mário Cruz; Joana Cavalcanti; Helena Serra; Sílvia Melo-Pfeifer. Participação no júri de Ana Sofia Salazar de Sousa Ribeiro. Da (In)Diferença à Intervenção: o contributo da Educação Intercultural na Educação Especial, 2011. |
Curso de especialização Specialization course |
1. |
Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Ana Moreira; Mariana Moreira; Sara Freitas. A transversalidade entre o 1o Ciclo e o 2o Ciclo da área não curricular Inglês como Língua Estrangeira, 2009. |
2. |
Mário Cruz; Helena Serra; Paula Medeiros. Participação no júri de Isabel Vilaça. A diferenciação pedagógica no Ensino Precoce de Língua Inglesa, 2009. |
3. |
Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Cláudia Pinho; Maria Freitas; Jean Mercereau. A importância das canções no ensino da língua inglesa no Pré-escolar, 2009. |
4. |
Mário Cruz; Joana Cavalcanti; Paula Medeiros. Participação no júri de Ana Varejão; Sílvia Matos. Sensibilização à Língua Inglesa no 1º ano do Ensino Básico: a interdisciplinaridade, 2009. |
5. |
Mário Cruz; Gorete Ribeiro; Paula Medeiros. Participação no júri de Ana Freixo; Marta Oliveira; Mónica Santos. A repercussão da metodologia audiovisual no ensino precoce da língua inglesa, 2008. |
6. |
Mário Cruz; Joana Cavalcanti; Paula Medeiros. Participação no júri de Susana Silva; Olga Fontes. Storytelling with young learners, 2008. |
7. |
Mário Cruz; Susana Almeida; Paula Medeiros. Participação no júri de Luísa Aguiar; Olga Vieira. A metacognição e a sua influência na aquisição de vocabulário na língua inglesa, 2008. |
8. |
Mário Cruz; Helena Serra. Participação no júri de Isabel Ferreira. As competências de escrita no ensino de línguas: um estudo de caso, 2008. |
9. |
Mário Cruz; Helena Serra. Participação no júri de Fátima Costa; José Gomes. A aprendizagem da língua inglesa como factor de inclusão, 2008. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Referee do "The International Journal of the Humanities", 2006, Fatih University. |
2. |
Referee do "The International Journal of the Humanities", 2005, University of Cambridge. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Promoting a multisensory pedagogy in teaching languages to young learners, 2013 (Congresso). Nome do evento: 27th Conference APPI/ ELT: From strategy to action; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE. |
2 |
Educação Intercultural, Ambiente e Cidadania Participativa, 2010 (Mesa-Redonda).
|
3. |
“alam (Porto) > a uniao europeia e muito rica em linguas: imagens das línguas em situação de chat plurilingue”, 2005 (Seminário).
|
4 |
Que caminhos para o futuro?, 2005 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Colóquio "Implementação da Educação Inter Multicultural na Escola"; Nome da Instituição: Universidade do Porto. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Congresso da DISLEX - Dislexia: entre o universo e o controverso, 2010 (Congresso). Nome da Instituição: DISLEX; Cidade do evento: Porto. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line, 2011 (Congresso). Nome do evento: Pedagogia para a Autonomia UM. CIEd. Actas do Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA. |
2. |
The use of interactive whiteboards for the promotion of intercultural communicative and plurilingual competences , 2008 (Conferência). Nome do evento: KFLC Conference 2008; Nome da Instituição: University of Kentucky; Cidade do evento: Lexington. |
3. |
Intercultural Cibercommunicator: images of languages and cultures in plurilingual chats, 2007 (Conferência). Nome do evento: 2nd International Conference On Multicultural Discourses. |
4. |
Being an Intercultural Cibercommunicator: the role of dialogic imaginary about languages and cultures in the development of
online mobility, 2004 (Conferência). Nome do evento: 5th IALIC Conference. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Cruz, M.; Medeiros, P.. Revista Saber & Educar 14: Caderno Ensino de Línguas na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
33 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
27 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
12 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
15 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
2 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
2 |
Dados complementares (Additional data) |
60 |
Orientações Orientations |
20 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
28 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
2 |
Participação em Eventos Event participation |
9 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
1879
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
30-09-2014
às
18:56:50
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|