Curriculum Vitae

Olga Maria Santos de Magalhães

Data da última atualização »Last update : 13/10/2014


Olga Maria Santos de Magalhães. Concluiu Ciências da Educação pela Universidade de Évora em 2001. É Professor Auxiliar na Universidade de Évora. Publicou 13 artigos em revistas especializadas e 11 trabalhos em actas de eventos, possui 7 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 2 itens de produção técnica. Participou em 3 eventos no estrangeiro e 2 em Portugal. Co-orientou 1 tese de doutoramento, orientou 21 dissertações de mestrado e co-orientou 9 nas áreas de Ciências da Educação, História e Arqueologia e Artes. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Entre 2003 e 2011 participou em 2 projectos de investigação. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 13 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Práticas docentes, Concepções de História, Ideias de alunos, Formação de Professores, Currículo, Historical consciousness, history education, Identidade Nacional, Ideas de profesores e Narrativa histórica.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8805522102409428


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Olga Maria Santos de Magalhães
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Magalhães, Olga
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Évora
Escola de Ciências Sociais
Departamento de Pedagogia e Educação
Apartado 94 7002-554 Évora
Évora
7002-552 Évora
Portugal
Telefone: (+351)266768050
Fax: (+351)266768073
Correio electrónico: omsm@uevora.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1997-2001 Doutoramento
Phd
Ciências da Educação.
Universidade de Évora, Portugal.

1988-1991 Mestrado
Master degree
Análise Social da Educação (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1976-1981 Licenciatura
Licentiate degree
História (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Évora
Jun/2001-Actual Professor Auxiliar
Ago/1992-Jun/2001 Assistente
Dez/1991-Ago/1992 Assistente Estagiário

Escola Secundária
Set/1988-Jan/1991 Professora
Fev/1981-Ago/1988 Professora contratada





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Évora
Jul/2001-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didática da História(Docente)
  • Investigação em Educação(Docente)
  • Ensino do Meio Físico e Social(Docente)
  • Didática do Meio Físico e Social(Docente)
  • Metodologias do Ensino da História(Docente)


Dez/1991-Jun/2001
Curso»Academic program: Ciências da Educação

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Prática Pedagógica(Docente)
  • Estágio Pedagógico(Docente)
  • Didáctica da História(Docente)






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2007-2011
Consciência História - teoria e práticas II-Historical Consciousness: Theory and Practices II
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/72623/2006.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Minho.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2003-2006
Consciência Histórica -Teoria e Práticas
Referência do projeto»Project reference: POCTI/CED/49106/2002.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1981 Melhor Aluno do curso de História, Fundação Engº António José de Almeida.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação de Professores de História, Sócia Honorária.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Magalhães, Olga. 2012. I Jornadas de Investigação em Educação. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-95802-2-0. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação - Universidade de Évora.
2. Magalhães, Olga. 2002. Concepções de História e de Ensino de História. Um estudo no Alentejo.. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Colibri/CIDEHUS.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Magalhães, Olga. 2013. Em torno da escolha do manual didático de História: opções de professores.  In Didática, História e Manuais Escolares, ed. Tânia Braga Garcia; M. Auxiliadora Schmidt & Rafael Valls, 231 - 243. ISBN: 978-85-419-0065-2. Ijuí: Editora Ijuí.
2. Magalhães, Olga; Conde, Antónia. 2012. Intervenção educativa: Género, história e património. Sugestões práticas.  In Guião de Educação - Género e Cidadania - 2.º Ciclo, ed. Clarinda Pomar; Teresa Pinto, 50 - 70. . Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género .
3. Alface, Henriqueta; Magalhães, Olga. 2011. O cinema como recurso pedagógico na aula de História.  In Educação Histórica - Teoria e Pesquisa, ed. M. Cainelli & M. A. Schmidt, 249 - 267. ISBN: 978-85-7429-944-0. Ijuí: Unijuí.
4. Magalhães, Olga. 2009. Students’ accounts of the contemporary past.  In International Yearbook on Teacher Education , 688 - 692. . Wheeling II: ICET.
5. Magalhães, Olga. 2009. L’insegnamento della storia in Portogallo: prospettive e sfide.  In Patrimoni culturali tra storia e futuro, 27 - 30. . Bologna: Pàtron.
6. Magalhães, Olga. 2005. Portuguese history teachers´ ideas about history.  In Understanding History. Recent research in history education., ed. Rosalyn Ashby, Peter Gordon, Peter Lee, 148 - 160. . Londres: Routledge-Falmer.
7. Barca, Isabel; Magalhães, Olga. 2004. Syllabus change: a view from Portugal.  In After the Wall. History Teaching in Europe since 1989, ed. Martin Roberts, 109 - 113. . Hamburgo: Körber-Stiftung.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Magalhães, Olga. 2012. "Sobre la elección del manual didáctico de Historia.", Iber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografia e Historia, 70: 14 - 21.
2. Magalhães, Olga. 2012. "Historical Narratives of Young Portuguese Students", INTERNATIONAL JOURNAL Of HISTORY TEACHING LEARNING AND RESEARCH, 10.2: 11 - 14.
3. Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. 2010. "Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos", EducarEducere, Julho: 183 - 195.
4. Magalhães, Olga; Gago, Marília. 2009. "Crossing voices: History seen by Portuguese teachers", Journal of Historical Learning. Teaching and Research., 8: 140 - 149.
5. Magalhães, Olga. 2009. "La formación del professorado de historia en Portugal", Iber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografia e Historia., 61: 73 - 82.
6. Conde, Antónia; Magalhães, Olga. 2008. "Educative approach to a monument: the aqueduct of Évora", Puertas a la lectura. El patrimonio cultural: tradiciones, educación y turismo, 20/21: 91 - 112.
7. Magalhães, Olga. 2007. "Entre passado e presente – perspectivas de alunos portugueses", Educar em Revista, Especial: 103 - 113.
8. Magalhães, Olga. 2007. "Didáctica e preocupações dos professores.", Revista Portuguesa de História, 39: 67 - 85.
9. Magalhães, Olga. 2006. "A escolha de recursos na aula de História", Educar em Revista, Especial: 113 - 130.
10. Barca, Isabel; Magalhães, Olga; Castro, Julia. 2005. "Ideas on History and Orientation in Time: a study with beginner teachers", International Journal of Historical Learning, Teaching and Research 2, 4: 1 - 7.
11. Andrade, Amélia; Teixeira, Teresa; Magalhães, Olga. 1984. "Subsídios Para O Estudo Do Adultério Em Portugal No Século XV", Revista História., Separata: 93 - 129.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Magalhães, Olga; Balça, Ângela. 2012. "Das estórias e da História – Foi quando a família real chegou… e 1808", Trabalho apresentado em 5.º SLIJ. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, In Anais. 5.º SLIJ. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, Florianópolis.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Magalhães, Olga. 2006. "Identidade nacional e Identidade internacional – um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade", Revista de Estudos Curriculares 2, 4: 209 - 216.
2. Barca, Isabel; Magalhães, Olga. 2004. "O Passado e o Presente: um estudo no âmbito do Projecto Consciência Histórica, Teoria e Práticas", O Estudo da História, Especial: 66 - 75.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Magalhães, Olga; Barca, Isabel. 2013. "História para os mais novos?", Trabalho apresentado em V Simpósio internacional de didáctica de las ciencias sociales en el ámbito iberoamericano & Congresso internacional das XIII jornadas de educação histórica, In Historia e identidades culturales , Barcelona.
2. Magalhães, Olga. 2009. "Relações Portugal/Brasil - ideias de estudantes brasileiros", Trabalho apresentado em IX Jornadas Internacionais de Educação Histórica, In Investigação em Educação Histórica e em Educação Geográfica, Braga.
3. Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. 2010. "1808: um exilo voluntário, um novo país", Trabalho apresentado em IX Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana - América Latina, integração e interlocução, In Anais das IX Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana, Rio de Janeiro.
4. Magalhães, Olga. 2009. "HISTÓRIAS CRUZADAS: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES ANGOLANOS", Trabalho apresentado em Congresso Luso-Afro Brasileiro, In Actas do CLAB, Braga.
5. Magalhães, Olga M. S.. 2007. "Nós e os "outros" - um estudo com estudantes portugueses.", Trabalho apresentado em Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, In Actas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Coruña.
6. Magalhães, Olga. 2004. "Objectividade em História.", Trabalho apresentado em Jornadas Internacionais de Educação Histórica, In Questões de epistemologia e investigação em ensino da história, Braga.
7. Magalhães, Olga. 2004. "A História dita por quem a ensina – Algumas implicações para a formação inicial de professores", Trabalho apresentado em Congreso Internacional de Educación Superior, In Actas do Congreso Internacional de Educación Superior, Havana.
8. Magalhães, Olga. 2001. "Concepções de História e Ensino da História.", Trabalho apresentado em 3ª Jornadas Internacionais de Educação Histórica, In Actas das 3ª Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Braga.
9. Magalhães, Olga. 2003. "O que é a História? Que História ensinar? Concepções de Professores.", Trabalho apresentado em IV Encontro de Didácticas e Metodologias de Ensino, In Actas do IV Encontro de Didácticas e Metodologias de Ensino, Évora.
10. Barca, Isabel; Magalhães, Olga. 2000. "Concepções de Professores sobre Abordagens Construtivistas", Trabalho apresentado em 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Actas do 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Faro.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Magalhães, Olga. 2012. "Pluralidade de olhares : construtivismo e multiperspetiva no processo de aprendizagem ". Maputo. (Prefácio)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Magalhães, Olga. 2009. "La formacion del profesorado de historia en Portugal". Sem local: Grao.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Oliveira, Vitor; Magalhães, Olga. O Aqueduto de Évora: um marco cultural na paisagem rural e urbana desde o século XVI,AQUEDUTOS DE PORTUGAL - ÁGUA E PATRIMÓNIO,Évora,2011 (Conferência ou palestra).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Magalhães, Olga; Lima, Laura. Acesso ao Ensino Superior,2010 (Comentário).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. António José Ferreira Mendes Dias, A música no ensino básico português - dos objectivos definidos aos resultados alcançados, 2008. Tese (Música e Musicologia) - Universidade de Évora, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. António Manuel Alves Barroso Carvalho Martinho, O Funcionamento de Conselhos de Turma Conceptualizações e práticas de professores de escolas, 2011. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Évora (Orientador).
2. Senhorinha Silva do Nascimento, O ensino de História nas escolas públicas e particulares de Belém do Pará: encaminhamento pedagógico e comprometimento ideológico, 2009. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Évora (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Aderilson José Ribeiro Parente, O “MEDO VERMELHO”: RÁDIO, ANTI-COMUNISMO E MENTALIDADES - uma avaliação da educação ideológica e política na Amazônia, 2014. Dissertação (Mestrado em Avaliação Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).
2. Cristina Maria Ferreira da Costa Ribas, Escola Cultural - Memória Objetiva e Memória Subjetiva, 2014. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora (Orientador).
3. Susana Isabel Paixão da Costa Laureano , Avaliação do desempenho docente: o modelo pretendido – um estudo com docentes dos ensinos básico e secundário, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora (Orientador).
4. Maria Antónia Morgado Bolrão Ferreira, Genealogia de um projeto educativo. Estudo exploratório, 2013. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).
5. Maria Catarina Andrade Godinho Avó Oliveira Passarudo, Ideias dos Alunos sobre a Expansão Portuguesa: um estudo no 8ºano de escolaridade, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora (Orientador).
6. Fernanda Manuela Bonecas do Rosário, Estudo exploratório dos resultados da aplicação do Projeto Fénix: evolução do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática entre 2009 e 2012 numa escola do Alto Alentejo, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora (Orientador).
7. António Manuel Rocha Pereira , O processo de Supervisão Pedagógica das Atividades de Enriquecimento Curricular: Perceções de professores e supervisores num Agrupamento de Escolas de Évora, 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora (Orientador).
8. Elisabete Cristina Vital Ameixa, Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: O papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Évora (Co-orientador).
9. Paulo Jorge de Oliveira e Cruz, Perceções de alunos sobre o contributo da avaliação do desempenho docente para as suas aprendizagens, 2012. Dissertação (Mestrado em Avaliação Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).
10. Paula Cristina Murteira Mangerico, Da utilização de fontes à comunicação em História: um estudo com alunos do 9º ano, 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora (Orientador).
11. Ana Adelaide Pires Moisés, Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Aprender Geometria na Infância, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Évora (Co-orientador).
12. Sara Manuel Fausté Rodrigues, Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Évora (Co-orientador).
13. Carina Tatiana Cabo Salgadinho Neto, Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem da Matemática nos primeiros anos., 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Évora (Co-orientador).
14. Eloísa Isabel Fernandes Guerra , A Avaliação e os Seus Intervenientes – Retrato Traçado por Alunos de uma Escola de Ensino Regular e de Uma Escola de Ensino Profissional, 2011. Dissertação (Mestrado em Avaliação Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).
15. Helga Maria Rebelo Candeias, Ideias de estudantes sobre actividades extra escola – um estudo numa escola profissional, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora (Orientador).
16. Helga Cristina Santana Pastor Pires Pepe , Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de Língua Portuguesa – estudo de caso, 2011. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade de Évora (Orientador).
17. Lúcia Maria Lopes Gonçalves Papafina, O Conceito de Património no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2011. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).
18. Carlos Mota Pereira de Castro , O Caso do Liceu de S. Tomé - Estudo do Desenvolvimento Organizacional, 2011. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - Universidade de Évora (Co-orientador).
19. Ana Maria Ramos, O lugar da educação patrimonial no currículo escolar, História, 2010. Dissertação (Mestrado em Gestão e Valorização do Património) - Universidade de Évora (Co-orientador).
20. Benedita do Socorro Matos Santos, Cantigas de Roda: o Resgate Popular na Formação Sócio-Cultural do Aluno, 2010. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade de Évora (Orientador).
21. Henriqueta Alface, O cinema como recurso pedagógico na aula de história, 2010. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade de Évora (Orientador).
22. Janaína Frantz Boschilia, “Implementação de Programas de Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Curitiba, Paraná, Brasil, 2009. Dissertação (Mestrado Erasmus Mundus PhoenixEM Dynamics of Health and Welfare) - Universidade de Évora (Orientador).
23. Maurice Essié-Essié, Les Monuments de la Ville de Yaoundé et le Musée National du Cameroun : un projet de valorisation et didactique, 2009. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade de Évora (Co-orientador).
24. Sandra Sousa Rodrigues, Concepções sobre o tempo histórico na perspectiva de alunos do 12º ano de escolaridade, 2008. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História) - Universidade do Minho (Orientador).
25. José Xavier Dias, A identidade regional numa abordagem intercultural: um estudo com alunos da ilha da Madeira, 2008. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História) - Universidade do Minho (Orientador).
26. Eduarda Maria Gonçalves Ferreira Leite Faria, O meio ambiente como fonte de aprendizagem: Concepções de professores do 1º C.E.B, 2007. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História) - Universidade do Minho (Orientador).
27. Alice Costa, As concepções dos professores sobre a utilização de fontes nos manuais escolares de História – Um estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico, 2007. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História) - Universidade do Minho (Orientador).
28. Helder Graça, A utilização do cinema no contexto da aula de História, 2007. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História) - Universidade do Minho (Orientador).
29. Celeste Alves Diniz, Concepções de professores sobre o uso da música na aula de História, 2006. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História) - Universidade do Minho (Co-orientador).
30. Elsa Martins, A flexibilidade curricular e a História local: um estudo com alunos do 6º ano de escolaridade, 2005. Dissertação (Mestrado em Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos) - Universidade dos Açores (Orientador).
31. Regina da Conceição Alves Parente, A Narrativa na Aula de História, um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, 2004. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História) - Universidade do Minho (Co-orientador).
32. Márcia Maria Magalhães Monsanto, Concepções de alunos sobre Significância Histórica no contexto da História de Portugal: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, 2004. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História) - Universidade do Minho (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Celestino Vicente, A resistência à ocupação colonial do Cunene: um estudo com estudantes do 2º ano de licenciatura em Biologia na Escola Superior Politécnica de Ondjiva, 2013. Dissertação (Desenvolvimento Curricular) - Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Orientador).
2. Marcos José, A Autoridade Tradicional na formação de professores de História, 2013. Dissertação (Desenvolvimento Curricular) - Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Orientador).
3. Paulo Haleka, A História de Angola na formação dos alunos da 10ª classe na especialidade de História/Geografia da Escola de Formação de Professores do Cubal/Benguela. Proposta de abordagem, 2013. Dissertação (Desenvolvimento Curricular) - Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Orientador).
4. Paulino Tchimuhengele, Ideias de estudantes sobre a aprendizagem da História: um estudo com estudantes da licenciatura em História do ISCED de Lubango, 2013. Dissertação (Desenvolvimento Curricular) - Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Orientador).
5. Martinho Siku, A Escola e ideias dos alunos sobre o “ritual de herança”. Caso particular dos alunos da escola do 1º ciclo do ensino secundário do Rio da Huíla Tyambangale/Chibia, 2013. Dissertação (Desenvolvimento Curricular) - Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Orientador).
6. Daniel Passinho de Oliveira, A formação do professor nos Processos de significação do ensino da geografia no nível fundamental por meio da cultura popular amazônica, 2011. Dissertação (Mestrado em Avaliação Educacional) - Universidade de Évora (Orientador).


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. RESIDENCIA CISTERCIENSE S. BENTO DE CÁSTRIS - O Silêncio, 2013 (Encontro).
Nome do evento: RESIDENCIA CISTERCIENSE S. BENTO DE CÁSTRIS - O Silêncio; Nome da Instituição: CIDEHUS; Cidade do evento: Évora / S. Bento de Cástris.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. História para os mais novos?, 2013 (Simpósio).
Nome do evento: V Simposio Internacional de la Didáctica de las Ciencias Sociales en el ámbito iberoamericano: «Historia e identidades culturales»; Nome da Instituição: Universidade de Barcelona; Cidade do evento: Barcelona / Espanha.
2. O Aqueduto de Évora: um marco cultural na paisagem rural e urbana desde o século XVI, 2011 (Conferência).
Nome do evento: AQUEDUTOS DE PORTUGAL - ÁGUA E PATRIMÓNIO; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Évora; Cidade do evento: Évora / Portugal.
3. Paradigmas de investigação em Educação Histórica, 2010 (Congresso).
Nome do evento: X Jornadas Internacionais de Educação Histórica; Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina; Cidade do evento: Londrina / Brasil.
4. Em torno da escolha do manual didáctico de História: opções de professores, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Terceiro Seminário Iberoamericano de Didática das Ciências Sociais; Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná; Cidade do evento: Curitiba / Brasil.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Magalhães, Olga. REVISTA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA – REDUH – LAPEDUH - UFPR, desde 2012/07/28, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: LAPEDUH.
2. Magalhães, Olga. History Research, desde 2012/06/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: David Publishing Company.
3. Magalhães, Olga. IBER, Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografia e Historia, de 2012/01/15 até 2012/01/15, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Graó.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
35

Livros e capítulos
Books and book chapters
9
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
11
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
10
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
2

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
2

Total
Dados complementares
(Additional data)
50

Orientações
Orientations
42
Participação em Eventos
Event participation
5
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
3


Visualizações do curriculum [ 2442 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 16-10-2014 às 10:34:45
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis