Curriculum Vitae

Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da Costa

Data da última atualização »Last update : 14/08/2014


Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da Costa. É Professor Auxiliar na Universidade de Lisboa. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 17 trabalhos em actas de eventos, possui 8 capítulos de livros publicados. Possui 74 itens de produção técnica. Participou em 5 eventos no estrangeiro e 20 em Portugal. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 25 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6401486519837714


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da Costa
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Costa, Estela
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Lisboa
Instituto de Educação
Grupo de Investigação e Ensino de Política e Administração Educacional
Alameda da Universidade
Lisboa
1649-013 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: ecosta@ie.ul.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2011 Doutoramento
Phd
Administração e Política Educacional (1 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1996-1998 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação, Formação Pessoal e Social (1 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1986-1991 Licenciatura
Licentiate degree
Línguas e Literaturas Modernas Variante de Português/Inglês (5 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2005-2006 Outros
Others
Curso de Formação Avançada em Administração Educacional.
Universidade de Lisboa, Portugal.

2003-2004 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Administração e Organização Escolar.
Universidade de Lisboa, Portugal.

1994-1995 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Formação Pessoal e Social.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Set/2011-Actual Professor Auxiliar
Set/2010-Ago/2011 Assistente
Set/2008-Ago/2010 Professora de Quadro de Escola
Set/2007-Set/2008 Assistente de Investigação

Escola Básica Integrada de Abrigada /Agrupamento de Escolas
Set/1994-Actual Professora do Quadro de Escola

Escola Secundária Vila Real de Sto António (destacada na ES de Alenquer)
Set/1993-Ago/1994 Professora do Quadro de Nomeação Definitiva

Escola Secundária de Alenquer
Set/1992-Ago/1993 Professora Profissionalizada

Escola Secundária Rainha D. Leonor
Set/1991-Ago/1992 Professora estagiária





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Lisboa
Set/2011-Actual
Curso»Academic program: Administração e Política Educacional

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Política de Educação(Docente)
  • Gestão das Organizações Educativas(Docente)
  • Avaliação das Organizações Educativas(Docente)
  • Técnicas de Gestão Escolar(Docente)
  • Seminário de Apoio I(Docente)
  • Análise das Políticas e das Organizações Educativas(Docente)
  • Avaliação das Instituições Escolares (ISCED, Luanda)(Docente)
  • Práticas de Gestão das Organizações Educativas(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade de Lisboa
Abr/2011-Actual






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade de Lisboa
Abr/2014-Actual
- Subdiretora


Jan/2012-Mar/2014
- Subdiretora do Instituto de Educação




Escola Básica Integrada de Abrigada /Agrupamento de Escolas
Set/1996-Set/2006 Instituto de Educação
- Presidente






Estágios realizados (Traineeships)


Universidade de Lisboa
Out/2009-Out/2009
Estágios realizados»Traineeships:

   - Estágio [New Researchers’ Training Week] no Centro de Sociologia Educacional (CES), na Universidade de Edimburgo, na Escócia. Orientado pela Professora Jenny Ozga e coadjuvado pelo Professor Martin Lawn (Edimburgo, Escócia, 26-30 de Outubro 2009).






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Universidade de Lisboa
Set/2010-Actual
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Integrou a equipa do Projecto Moodle como Apoio ao Ensino e Investigação no Instituto de Educação, coordenado pelo Director do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, professor Doutor João Pedro da Ponte.






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade de Lisboa
Abr/2011-Actual
Atividade realizada»Activity:







Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2007-2011
KNOWandPOL - The role of knowledge in the construction and regulation of health and education policy in Europe: convergences and specificities among nations and sectors -KNOWandPOL - The role of knowledge in the construction and regulation of health and education policy in Europe: convergences and specificities among nations and sectors
Referência do projeto»Project reference: Contract Number: 028848-2.
Programme: Sixth Framework Programme Research, Technological Development and Demonstration Priorit






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2013 - Actual European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI), Membro.
2011- Actual UIDEF -- Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Membro efectivo do Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisbo, Investigadora Interna.
2011- Actual SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
2007- 2010 Unidade de I&D em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade , Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2014. Knowledge moves: Transition and fluidity in the policy process.  In Freeman, R., & Sturdy, S. (Orgs.). Knowledge in Policy: embodied, inscribed, enacted. Studies of health and education in Europe, 1 - 2. . Reino Unido: Policy Press.
2. Costa, Estela; Carvalho, Luís M. 2011. Fabricando o Espelho do Perito. A construção do conhecimento pericial no mundo PISA.  In O Espelho do Perito. Inquéritos internacionais, conhecimento e política em educação. , 28 - 58. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
3. Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2011. Avaliação externa das escolas: um instrumento de regulação baseado no conhecimento.  In As políticas educativas em Portugal: mobilização de conhecimento e modos de regulação. , 1 - 36. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
4. Costa, Estela; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio. 2011. O PISA em seis países europeus: difusão e indigenação..  In O Espelho do Perito. Inquéritos internacionais, conhecimento e política em educação. , 102 - 122. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
5. Costa, Estela. 2011. O PISA na literatura científica: um caso de propagação, recriação e contestação de conhecimento.  In O PISA na literatura científica: um caso de propagação, recriação e contestação de conhecimento, 77 - 106. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
6. Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2011. A circulação e o uso do PISA em Portugal: o que dizem os políticos.  In O Espelho do Perito. Inquéritos internacionais, conhecimento e política em educação. , 84 - 101. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
7. Costa, Estela; Antunes, Helena. 2002. As Ordens Instrucional e Reguladora: Que Espaço na Escola Cultural?.  In Globalização e Diversidade. A Escola Cultural, Uma Resposta. Colecção Mundo e Saberes, 363 - 374. . Porto: Porto Editora.
8. Costa, Estela M. I. E. F.. 2002. No Trilho de uma Escola Pluridimensional: o manual escolar e a educação para os valores na aula de língua materna.  In Globalização e Diversidade. A Escola Cultural, Uma Resposta. Colecção Mundo e Saberes, 311 - 332. . Porto: Porto Editora.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2014. "Seeing education with one's own eyes and through PISA lenses: considerations of the reception of PISA in European countries", Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 36: 1 - 9.
2. Carvalho, Luís M; Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2013. "Espaces, acteurs et modalités de l’hybridité politique. Le cas de la construction d’un modèle pour l’évaluation externe des écoles au Portugal dans la première décennie du siècle", Spirale – Revue de Recherches en Éducation, 51: 15 - 29.
3. Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2012. "La politique d'évaluation institutionnel d’écoles au Portugal : un instrument d’action publique basé sur la connaissance", Recherches sociologiques et anthropologiques  43, 2: 53 - 75.
4. Ponte, João P; Baptista, Mónica; Velez, Isabel; Costa, Estela. 2012. "Aprendizagens profissionais dos professores de matemática através dos estudos de aula", Perspectivas da Educação Matemática 5, Temático: 7 - 24.
5. Costa, Estela; Kiss, Adel. 2011. "Dealing with opposition: uncomfortable moments in research. European Educational ", European Educational Research Journal  10, 2: 242 - 251.
6. Costa, Estela; Pires, Ana M. 2011. "The Role of the European Inspections in the European Educational Space - Echoes from Portugal Regarding the Assessment of Schools.", Research in Higher Education Journal, 13: 1 - 10.
7. Costa, Estela. 2011. "The role of network-based knowledge in legitimating education policy options and the policy debate in Portugal", Journal of US-China Public Administration 8, 12: 1393 - 1402.
8. Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2009. "Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o caso do PISA.", Educação e Sociedade 30, 109: 1037 - 1055.
9. Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2009. "A influência do Programme for International Student Assessment (PISA) na decisão política em Portugal: o caso das políticas educativas do XVII Governo Constitucional Português", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 10: 53 - 64.
10. Costa, Estela. 2007. "Contributos para uma análise cognitiva da política de avaliação de professores", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 4: 49 - 58.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Andrade, Vanessa; Baptista, Mónica; Almeida, Marta; Costa, Estela; Matoso, Carla; Évora, Cátia; Freire, Ana M. 2014. "O contributo da formação inicial de professores para o seu desenvolvimento profissional: um estudo com professores de Física e Química", Trabalho apresentado em Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento, In Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento, Lisboa.
2. Costa, Estela; Almeida, Marta. 2014. "Autoavaliação ao serviço da melhoria da escola: práticas de desenvolvimento profissional e organizacional nos Agrupamentos de Escolas. B – políticas locais de educação", Trabalho apresentado em XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento, In Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE , Lisboa.
3. Almeida, Marta; Costa, Estela. 2014. "A escola aprendente: o exemplo de Escolas TEIP ", Trabalho apresentado em XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento., In Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE , Lisboa.
4. Almeida, Marta; Costa, Estela. 2014. "Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: desafios à emergência de comunidades aprendentes", Trabalho apresentado em Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , In Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável, Coimbra.
5. Costa, Estela; Baptista, Mónica; Ponte, João P. 2012. "A codocência como prática organizacional propiciadora de aprendizagem de alunos em risco de insucesso: potencialidades e dificuldades. Ateliê: Currículo e formação de professores ", Trabalho apresentado em XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?, In Livro do Colóquio, Lisboa.
6. Baptista, Mónica; Costa, Estela; Ponte, João P; Belchior, Margarida; Velez, Isabel. 2012. "Lesson Study: um contributo para a formação de professores e promoção do sucesso escolar. Ateliê: Currículo e formação de professores IX (Projeto + Sucesso). ", Trabalho apresentado em XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisistar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos? , In Livro do Colóquio, Lisboa.
7. Costa, Estela; Pires, Ana M. 2011. "The Role of the European Inspections in the European Educational Space - Echoes from Portugal Regarding the Assessment of Schools", Trabalho apresentado em Ninth Annual Hawaii International Conference on Education, In Proceedings of Ninth Annual Hawaii International Conference on Education, Hawai.
8. Costa, Estela. 2011. "The role of network-based knowledge in legitimating education policy options and the policy debate in Portugal ", Trabalho apresentado em 6th Interpretive Policy Analysis Conference- Discursive Spaces. Politics, Practices and Power, In Proceedings of 6th Interpretive Policy Analysis Conference- Discursive Spaces. Politics, Practices and Power, Cardiff - País de Gales.
9. Costa, Estela; Pires, Ana M. 2011. "Repercussões das inspecções europeias no espaço europeu de educação: o caso da avaliação das escolas em Portugal", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE. , In Guia para o XI Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, Guarda.
10. Costa, Estela. 2010. "Os novos modos de governação e multi-regulação da Educação: o estudo PISA da OCDE enquanto Instrumento de Regulação Baseado no conhecimento. ", Trabalho apresentado em I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, In Desafios teóricos e metodológicos – I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro.
11. Costa, Estela. 2009. "Em torno da recepção de um instrumento de regulação baseado no conhecimento – o que nos dizem os decisores políticos sobre o ‘Programme for International Student Assessment’ (PISA). ", Trabalho apresentado em X Congresso da SPCE, In Investigar, Avaliar, Descentralizar – Actas do X Congresso da SPCE, Bragança.
12. Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2010. "When Knowledge and Policy merge: The case the OECD’s Programme for International Student Assessment (PISA) ", Trabalho apresentado em 5th Interpretive Policy Analysis Conference-‘Discourse and Policy Practices:Politics-Legitimacy-Power’ , In In Proceedings (CdRom) of 5th Interpretive Policy Analysis Conference-‘Discourse and Policy Practices:Politics-Legitimacy-Power’ , Grenoble.
13. Barroso, João; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela; Menitra, Carla. 2009. "O papel do Conhecimento na construção e na regulação das Políticas Educativas na Educação (Projecto Knowandpol).", Trabalho apresentado em Fórum de Investigação em Ciências da Educação, In Livro de resumos, Lisboa.
14. Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2009. "Knowledge and policy: the use of a KRT (Knowledge-based Regulation Tool) in policy-making. The case of OECD’s Programme for international student assessment (PISA). ", Trabalho apresentado em PISA Research Conference, In Conference booklet - PISA Research Conference, Kiel.
15. Costa, Estela; Valente, Odete. 1996. "Objectivos da F.P.S. e Manuais de Língua Portuguesa do 9º Ano de Escolaridade", Trabalho apresentado em II Congresso de EDucação do Algarve, In Programa e Resumos das Comunicações, Faro.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Almeida, Marta; Costa, Estela. 2014. "A análise de necessidades de formação ao serviço do desenvolvimento organizacional da Escola", Trabalho apresentado em Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , In Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , Coimbra.
2. Costa, Estela. 2014. "Autoavaliação como instrumento de emancipação e regulação das escolas”", Trabalho apresentado em Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , In Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , Coimbra.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Costa, Estela; Baptista, Mónica. 27 maio 2013. "Programa Mais Sucesso Esclar: a rota para o sucesso" Jornal Tribuna, 12 - 12.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Costa, Estela. 2014. "WEBINAR – Direção Geral de Educação/Ministério da Educação e Ciência – Parcerias pedagógicas ". Lisboa - MEC: Ministério da Educação e Ciência - Direção Geral da Educação.
2. Costa, Estela. 2011. "National Policies and New Forms of Social Regulation within the Framework of Europeanization". Oxford, United Kingdom: Martin Lawn.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Andrade, Vanessa; Baptista, Mónica; Almeida, Marta; Costa, Estela; Matoso, Carla; Évora, Cátia; Freire, Ana M. O contributo da formação inicial de professores para o seu desenvolvimento profissional: um estudo com professores de Física e Química,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE ,Lisboa,2014 (Comunicação).
2. Almeida, Marta; Costa, Estela. Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: desafios à emergência de comunidades aprendentes,Congresso Internacional - Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. ,Coimbra,2014 (Comunicação).
3. Almeida, Marta; Costa, Estela. A escola aprendente: o exemplo de Escolas TEIP,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE ,Lisboa,2014 (Comunicação).
4. Almeida, Marta; Costa, Estela. A análise de necessidades de formação ao serviço do desenvolvimento organizacional da Escola,Congresso Internacional - Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. ,Coimbra,2014 (Comunicação).
5. Costa, Estela; Almeida, Marta. Autoavaliação ao serviço da melhoria da escola: práticas de desenvolvimento profissional e organizacional nos Agrupamentos de Escolas,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE ,Lisboa,2014 (Comunicação).
6. Costa, Estela; Almeida, Marta. Autoavaliação como instrumento de emancipação e regulação das escolas,Congresso Internacional - Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável,Coimbra,2014 (Comunicação).
7. Almeida, Marta; Costa, Estela; Baptista, Mónica. As potencialidades do trabalho colaborativo como mecanismo de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP,Jornadas Pedagógicas 2013 ,Odivelas,2013 (Comunicação).
8. Almeida, Marta; Costa, Estela; Baptista, Mónica. As potencialidades do trabalho colaborativo como mecanismo de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP,Jornadas Pedagógicas 2013 do ISCE /ISCSP ,Lisboa,2013 (Comunicação).
9. Baptista, Mónica; Costa, Estela; Almeida, Marta. Contributo do trabalho colaborativo para a construção de saberes profissionais docentes.,Jornadas Pedagógicas 2013 ,Odivelas,2013 (Comunicação).
10. Costa, Estela; Afonso, Natércio. The School Evaluation Process as a Knowledge Process: Flows and Phases in a Policy Process,The European Conference on Educational Research (ECER) Creativity and Innovation in Educational Research,Istambul,2013 (Comunicação).
11. Carvalho, Luís M; Viseu, Sofia; Costa, Estela. What’s my job? New policies, new work contexts, new scripts for school heads,The European Conference on Educational Research (ECER) Creativity and Innovation in Educational Research,2013 (Comunicação).
12. Baptista, Mónica; Costa, Estela; Almeida, Marta. Contributo do trabalho colaborativo para a construção de saberes profissionais docentes,Jornadas Pedagógicas 2013 do ISCE /ISCSP,Lisboa,2013 (Comunicação).
13. Costa, Estela; Afonso, Natércio; Carvalho, Luís M; Barroso, João. O papel do Conhecimento na construção e na regulação das Políticas Educativas na Educação (Projecto Knowandpol). ,II Fórum de Investigação em Ciências da Educação ,Porto,2012 (Comunicação).
14. Baptista, Mónica; Ponte, João P; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida. Lesson study na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico,XXIII SIEM Seminário de Investigação em Educação Matemática,Coimbra,2012 (Comunicação).
15. Baptista, Mónica; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida; Ponte, João P. Lesson Study: um contributo para a formação de professores e promoção do sucesso escolar. ,XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisistar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?,Lisboa,2012 (Comunicação).
16. Baptista, Mónica; Ponte, João P; Velez, Isabel; Belchior, Margarida; Costa, Estela. O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional,EIEM 2012 - Encontro de Investigação em Educação Matemática (Sociedade Portuguesa em Investigação em Educação Matemática,Castelo de Vide,2012 (Comunicação).
17. Costa, Estela; Baptista, Mónica; Ponte, João P. A codocência como prática organizacional propiciadora de aprendizagem de alunos em risco de insucesso: potencialidades e dificuldades,XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisistar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?,Lisboa,2012 (Comunicação).
18. Carvalho, Luís M; Menitra, Carla; Costa, Estela. The role of intermediary actors in the fabrication of education policies in Europe.,The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All. ,Cádiz,2012 (Comunicação).
19. Costa, Estela; Pires, Ana M. How knowledge becomes regulation in the European education space: the Portuguese school evaluation policy under the influence of european inspections.,“Urban Education” - The European Conference on Educational Research (ECER),Berlim,2011 (Comunicação).
20. Costa, Estela. The OECD’s ‘Programme for International Student Assessment’ (PISA): a ‘glonacal’ regulation tool of educational policies,“Urban Education” - The European Conference on Educational Research (ECER),Berlim,2011 (Comunicação).
21. Afonso, Natércio; Costa, Estela. External evaluation of public schools in Portugal: observing the knowledge transformation processes in a knowledge regulation tool,Embodied, inscribed, enacted': a KNOWandPOL workshop,Edimburgo,2011 (Outra).
22. Afonso, Natércio; Costa, Estela. School evaluation policies: the case of Portugal,55th Annual Conference of the Comparative and International Education Society (CIES),Montreal,2011 (Conferência ou palestra).
23. Costa, Estela; Pires, Ana M. The Role of the European Inspections in the European Educational Space - Echoes from Portugal Regarding the Assessment of Schools.,Ninth Annual Hawaii International Conference on Education,Honolulu ,2011 (Comunicação).
24. Afonso, Natércio; Costa, Estela. PISA – fabrication, circulation and use in six european countries,The end users meeting (equipa belga da educação) - Projecto KNOWandPOl,Louvain-la-Neuve,2010 (Seminário).
25. Costa, Estela; Kiss, Adel. Dealing with Opposition: uncomfortable moments in research.,The European Conference on Educational Research (ECER)- Education and Cultural Change ,Helsínquia,2010 (Simpósio).
26. Costa, Estela. Os novos modos de governação e multirregulação da educação: o estudo PISA da OCDE enquanto instrumento de regulação supranacional baseado no conhecimento (KRT),I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ,Lisboa,2010 (Comunicação).
27. Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela. When Knowledge and Policy merge: The case the OECD’s Programme for International Student Assessment (PISA) ,5th Interpretive Policy Analysis Conference-‘Discourse and Policy Practices: Politics-Legitimacy-Power’ ,Grenoble,2010 (Comunicação).
28. Afonso, Natércio; Costa, Estela. Avaliação de Escolas: Diversidades e Confluências,III Seminário Internacional - Encantos e Desencantos da Avaliação de Escolas ,Porto,2010 (Seminário).
29. Costa, Estela. Os novos modos de governação da educação: o estudo PISA enquanto instrumento de regulação supranacional,I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação ,Aveiro,2010 (Comunicação).
30. Costa, Estela; Afonso, Natércio; Carvalho, Luís M; Barroso, João; Menitra, Carla. O papel do Conhecimento na construção e na regulação das Políticas Educativas na Educação (Projecto Knowandpol).,I Fórum de Investigação em Ciências da Educação ,Lisboa,2009 (Comunicação).
31. Costa, Estela; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio. Knowledge and policy: the use of a KRT (Knowledge-based Regulation Tool) in policy-making. The case of OECD’s Programme for international student assessment (PISA).,PISA Research Conference,Kiel,2009 (Comunicação).
32. Costa, Estela. Em torno da recepção de um instrumento de regulação baseado no conhecimento – o que nos dizem os decisores políticos sobre o Programme for International Student Assessment (PISA)?,X Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação -Investigar, avaliar, Descentralizar,Bragança,2009 (Comunicação).
33. Costa, Estela. Contributos para uma análise cognitiva da política de avaliação de professores.,Seminário da Primavera,Lisboa,2007 (Comunicação).
34. Costa, Estela; Antunes, Helena. As Ordens Instrucional e Reguladora: Que Espaço na Escola Cultural?.,V Congresso da AEPEC - Globalização e Diversidade. A escola cultural, uma resposta ,Évora,1998 (Comunicação).
35. Costa, Estela. No Trilho de uma Escola Pluridimensional: O Manual Escolar e a Educação para os Valores na Aula de Língua Materna.,V Congresso da AEPEC - Globalização e Diversidade. A escola cultural, uma resposta ,Évora,1998 (Comunicação).
36. Costa, Estela; Valente, Odete. Objectivos da F.P.S. e Manuais de Língua Portuguesa do 9º Ano de Escolaridade.,II Congresso de Educação do Algarve - A Reforma Educativa em Debate. Da Educação da Infância ao Ensino Superior,Faro,1996 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Almeida, Marta; Costa, Estela. A conceção de planos de formação – da análise de necessidades ao desenvolvimento profissional e organizacional das escolas, 2014 (Aperfeiçoamento).
Duração: 15 horas., Tipo de participação: Docente.
2. Costa, Estela; Almeida, Marta. Processos de autoavaliação num agrupamento de escolas , 2014 (Aperfeiçoamento).
Duração: 30 horas. Local: Escola Secundária Lima de Freitas, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Outra.
3. Almeida, Marta; Costa, Estela. A observação de aulas como prática indutora de desenvolvimento profissional , 2014 (Aperfeiçoamento).
Duração: 4 horas. Local: Escola Secundária de Ferreira do Zêzere, Cidade: Ferreira do Zêzere, Tipo de participação: Outra.
4. Costa, Estela; Almeida, Marta. Avaliação externa e autoavaliação ao serviço da melhoria da escola, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por ALMADAFORMA.
Duração: 60 horas. Local: Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Cidade: Almada, Tipo de participação: Docente.
5. Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft.Tipo de participação: Docente.
6. Costa, Estela; Almeida, Marta. Avaliação externa e autoavaliação ao serviço da melhoria da escola, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por EDUCATIS – Centro de Formação .
Duração: 60 horas. Local: EDUCATIS – Centro de Formação , Cidade: Benavente, Tipo de participação: Docente.
7. Costa, Estela; Pais, Hélder. Medidas Organizativas da Escola - Seminário Sucesso Educativo - Desafios e Oportunidades, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por DGE - Direção-Geral da Educação.
Duração: 2 horas. Local: Escola Superior de Música, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Outra.
8. Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft.
Duração: 3 horas. Local: Microsoft - Parque das Nações, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
9. Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2012 (Aperfeiçoamento).
10. Costa, Estela. Seminário 'Entrevistas a políticos, administradores e peritos' - 4º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação/Administração Educacional (2011-2012, 2012 (Extensão), promovido por Coordenação do Doutoramento em Política e Administração Educacional.
Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
11. Costa, Estela; Menitra, Carla. Seminário ‘Contributos para a análise das relações entre conhecimento e política da educação: dois exemplos nacionais' - Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educativa (2010/2011), 2012 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional .
Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
12. Costa, Estela. Seminário ‘Avaliação Organizacional ’, ao Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educativa (2011/2012), 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional .
Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
13. Costa, Estela. Seminário ‘Itinerários de uma Investigação’, ao 4º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação/Administração Educacional (2011-2012, 2011 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional .
Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
14. Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft.
Duração: 3 horas..
15. Costa, Estela. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2011 (Aperfeiçoamento).
Duração: 3 horas..
16. Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft.
Duração: 3 horas..
17. Costa, Estela. Seminário ‘Percursos de uma Investigação’ - 3º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação/Administração Educacional (2009-2010). , 2010 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional .
Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
18. Costa, Estela; Afonso, Natércio. Conhecimento e política: os novos referenciais das políticas educativas. Curso de Formação Contínua para Inspectores da Educação, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da Educação/ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Duração: 6 horas. Local: Inspecção-Geral da Educação, Cidade: Lisboa.
19. Costa, Estela. A articulação entre os instrumentos de gestão e o modelo de avaliação do desempenho docente, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da educação - DGRHE / Centros de Formação de Professores.
Duração: 25 horas. Local: Centro de formação Educatis, Cidade: benavente.
20. Costa, Estela. Avaliação do Desempenho Docente e Supervisão Pedagógica, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da Educação - DGRHE / Centros de formação de Professores.
Duração: 25 horas. Local: Centro de Formação Educatis, Cidade: Benavente.
21. Costa, Estela. Enquadramento do Modelo de Avaliação de Desempenho Docente. Competência, Desempenho e Avaliação Profissionais, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da Educação/Centros de Formação de Professores.
Duração: 25 horas. Local: Centro de Formação Educatis , Cidade: Benavente.
22. Costa, Estela. Seminário ‘Actores e Conhecimento: comissões de especialistas’ - 2º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação/Administração Educacional (2007-2008) , 2007 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional .
Duração: 3 horas. Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Baptista, Mónica; Costa, Estela. VIII Seminário Escolas Híbridas - Projeto Mais Sucesso Escolar,2012 (Seminário / Organização).
2. Costa, Estela. III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ,2012 (Encontro / Organização).
3. Costa, Estela. II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ,2011 (Encontro / Organização).
4. Costa, Estela. Reunião Científica Internacional do Projecto KNOWandPOL,2009 (Encontro / Organização).
5. Costa, Estela. Reunião Científica Internacional do Projecto KNOWandPOL (Sector da Educação) ,2009 (Encontro / Organização).

Relatório de investigação
Technical report
1. Costa, Estela. O Programme for International Student Assessment (PISA) como instrumento de regulação das políticas educativas ,2011.
TESE DE DOUTORAMENTO.
2. Costa, Estela; Afonso, Natércio. The external evaluation of public schools - The case of Portugal.,2010.
3. Costa, Estela; Freeman, Richard; Smith-Merry, Jennifer; Sturdy, Steve. The fabrication, circulation and use of knowledge-based regulatory instruments in European countries,2009.
4. Costa, Estela; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio. PISA -Fabrication, circulation and use in 6 european countries.,2009.
5. Costa, Estela; Afonso, Natércio. Study on the Use and Circulation of PISA at the national level. The Reception of PISA in Portugal,2009.
6. Costa, Estela; Carvalho, Luís M. Production of OCDE's "Programme for International Student Assessment" (PISA). ,2009.
7. Costa, Estela; Carvalho, Luís M. Literature Review Report - Production of OCDE's "Programme for International Student Assessment" (PISA). ,2008.
8. Costa, Estela; Barroso, João; Afonso, Natércio; Carvalho, Luís M; Fontoura, Madalena. The social and cognitive mapping of policy The education sector in Portugal ,2008.
9. Costa, Estela; Barroso, João; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Fontoura, Madalena. Policy learning mechanisms and morphology of knowledge. Field research in Portugal – education sector,2007.
10. Costa, Estela. Da Disciplina de Língua Portuguesa para os Objectivos da Formação Pessoal e Social do Nosso Sistema Educativo – Um Itinerário por Manuais do 9º Ano De Escolaridade,1998.
Dissertação de Mestrado.
11. Costa, Estela. As Ordens Instrucional e Reguladora: Um Estudo em duas escolas.,1995.
Projecto Final de Investigação em Educação no âmbito do Curso De Pós-Licenciatura em Educação.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Rosa Celeste de Almeida Micaelo, Mediação na Avaliação Externa das Escolas: uma abordagem cognitiva , 2013. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Agripina Vieira, O Projecto Educativo de Escola como Instrumento de liderança, 2013. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
2. Maria José Castelo Branco, De que modo gere o Diretor as relações Externas?, 2013. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Feliciano Ngunji , Gestão participada no magistério primário do Waku-Kungo como garante da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. , 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda  (Orientador).
2. Alfredo Arcanjo, Contributo da avaliação externa da escola na promoção da qualidade da educação: um estudo de caso na Escola Secundária do Seles. , 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda  (Orientador).
3. Manuel Zau, O processo de Avaliação do Ensino Superior Privado Como Estratégia de Garantia da qualidade de Ensino., 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda  (Orientador).
4. Guida Fialho , CNE, 2014. (Orientador).
5. Mariana Bessa, O PAVE como orientador de processos de autoavaliação participada - O Caso da Escola Nzinga Mbande. Dissertação, 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda  (Orientador).
6. Sara Andrade, Novos modelos organizacionais – o caso das Escolas de tipologia híbrida., 2012. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Albertina Sardo, Albertina Sardo, 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social) - Escola Superior de Educação de João de Deus (Orientador).
2. Paula Moreira , Paula Moreira, 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social) - Escola Superior de Educação de João de Deus (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. Sara Saraiva, A IGEC enquanto espaço de confluência de conhecimento, 2014. Universidade de Lisboa (Orientador).
2. Tânia Oliveira, Perceções das equipas de avaliação externa em relação às suas práticas de avaliação, 2014. Universidade de Lisboa (Orientador).
3. Marisa Cristina da Silva Teixeira Martins, A importância do Planeamento numa Organização: a Finiform, 2013. (Co-orientador).
4. Diana Patrícia Blanco Lemos, Avaliação Externa das Escolas em Portugal e das Escolas Europeias - uma perspetiva comparativa, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador).
5. Sérgio Miguel dos Santos Rodrigues, A Cultura Organizacional e o papel do gestor de formação, 2012. Universidade de Lisboa (Co-orientador).
6. Cátia Liliana Barroso Ferreira, Os Processos de Gestão de uma Organização e a Meta-avaliação para a Ação Organizacional, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador).
7. Susana Martins, Evolução das intervenções da atividade de Organização do Ano Letivo nos últimos 10 anos, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador).
8. Anabela Brito, O quotidiano do diretor e a concretização do seu projeto, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador).
9. Patrícia Alexandra Tavares Rocha, Que ruturas e que continuidades: do antigo para o novo ciclo de avaliação externa das escolas, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. VanessaAntão, Políticas de a formação contínua de professores: conceção e implantação de um estudo-piloto: o projeto ensino bilingue precoce no 1.º CEB, 2014. (Orientador).
2. Rafaela Belo , IGEC, 2014. (Orientador).
3. Ana Filipa Gonçalves , A IGEC, 2014. (Orientador).
4. Marisa Cristina da Silva Teixeira Martins, A importância do Planeamento numa Organização: a Finiform., 2012. Universidade de Lisboa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Manuela Jacinto . Esferas de influência na avaliação de professores , 2014.
2. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Cecilia Bochio . El Director de Agrupamiento Escolar: Regulado y regulador de las políticas educativas. Estudio de un Sistema de Acción Concreto construido en un Agrupamiento Escolar, 2014.
3. Costa, Estela. Participação no júri de Mariano Alves de Brito. A expansão do ensino médio e acesso ao ensino superior como política de equidade, 2013.
4. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Regina Maneschy Faria Sampaio. Caminhos da recepção: a transferência para o Brasil de políticas para a educação superior, 2013.
5. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Regina Maneschy Faria Sampaio. Caminhosda receção: a transferência para o Brasil de políticas para a educação superior, 2012. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Costa, Estela. Participação no júri de Feliciano Ngunji . Gestão participada no magistério primário do Waku-Kungo como garante da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. , 2014. 
2. Costa, Estela. Participação no júri de Sara Castanheira de Carvalho Pereira Saraiva. A IGEC enquanto espaço de confluência de conhecimento , 2014. 
3. Costa, Estela. Participação no júri de Alfredo Arcanjo . Contributo da avaliação externa da escola na promoção da qualidade da educação: um estudo de caso na Escola Secundária do Seles. , 2014. 
4. Costa, Estela. Participação no júri de Mariana Bessa. O PAVE como orientador de processos de autoavaliação participada - O Caso da Escola Nzinga Mbande, 2014. 
5. Costa, Estela. Participação no júri de Tânia Mafalda Oliveira. Perceções das equipas de avaliação externa em relação às suas práticas de avaliação, 2014. 
6. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Rita Póvoa da Silva. O Espaço de Intervenção de um Centro de Formação de Associação de Escolas, 2014. 
7. Costa, Estela. Participação no júri de Sara Castanheira de Carvalho Pereira Saraiva. A IGEC enquanto espaço de confluência de conhecimento , 2014. 
8. Costa, Estela. Participação no júri de Nuno Miguel Barata Lopes Vicente. Autonomia e Contratualização num Agrupamento de Escolas TEIP - A Visão de um diretor, 2013. 
9. Costa, Estela. Participação no júri de João Manuel Pires Martins Nunes. O impacto d avaliação externa na escola, 2013. 
10. Costa, Estela. Participação no júri de Luísa Supico. Trabalho do Director nos Agrupamentos de Escolas, 2013. 
11. Costa, Estela. Participação no júri de João Carlos Manique Silva. Estratégias de Liderança de um Diretor Escolar, 2013. 
12. Costa, Estela. Participação no júri de Íris Cristina Alves dos Santos. Todos diferentes ou todos iguais? - Lógicas de ação de educadores de infância face à diversidade cultural., 2013. 
13. Costa, Estela. Participação no júri de Maria José Quintela Castelo Branco. De que modo gere o Diretor as relações Externas? , 2013. 
14. Costa, Estela. Participação no júri de Agripina Vieira. O Projecto Educativo de Escola como Instrumento de liderança, 2013. 
15. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Lúcia Lopes de Almeida. Dinâmicas de Avaliação na Escola: um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades, 2013. 
16. Costa, Estela. Participação no júri de Anabela Brito. O quotidiano do diretor que tem o seu próprio projeto de escola. , 2013. 
17. Costa, Estela. Participação no júri de Marisa Cristina da Silva Teixeira Martins. A importância do Planeamento numa Organização: a Finiform, 2013. 
18. Costa, Estela. Participação no júri de Cláudia Gorjão. O Papel do Gestor Escolar numa Escola inglesa, 2013. 
19. Costa, Estela. Participação no júri de Susana Martins. Evolução das intervenções da atividade de Organização do Ano Letivo nos últimos 10 anos, 2013. 
20. Costa, Estela. Participação no júri de Carla Marta Saraiva Amado Lopes de Carvalho. A Escola e o meio – o diretor de turma como elo privilegiado. , 2012.  Dissertação (Administração e Organização Escolar) - Universidade de Lisboa.
21. Costa, Estela. Participação no júri de Denise Alexandra de Jesus Cunha. Educar é Transformar o Mundo - Lógicas de Ação num Colégio Privado, 2012.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
22. Costa, Estela. Participação no júri de Raquel Filipa Costa Rodrigues. Dinâmicas Internas de Autoavaliação de Escola – Contributo para um planeamento de melhoria, 2012. 
23. Costa, Estela. Participação no júri de Diana Patrícia Blanco Lemos. Avaliação externa das escolas em Portugal e das escolas europeias - uma perspetiva comparativa, 2012. 
24. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Cristina de Abreu Cardoso. Práticas de Gestão num sector de Formação de uma Empresa de Telecomunicações. , 2012. 
25. Costa, Estela. Participação no júri de José Miguel Correia Ninhos. Práticas de gestão numa empresa de consultoria de formação, 2012.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
26. Costa, Estela. Participação no júri de Cátia Ferreira. Os Processos de Gestão de uma Organização e a Meta-avaliação para a Ação Organizacional, 2012.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
27. Costa, Estela. Participação no júri de Sérgio Miguel dos Santos Rodrigues. A Cultura Organizacional e o Papel do Gestor de Formação, 2012. 
28. Costa, Estela. Participação no júri de Patrícia Alexandra Tavares Rocha. Que ruturas e que continuidades: do antigo para o novo ciclo de avaliação externa das escolas , 2012. 
29. Costa, Estela. Participação no júri de João António dos Santos Loureiro. A acção do Director de Escola em contexto de Avaliação Externa: funções e decisões, 2012.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
30. Costa, Estela. Participação no júri de João Carlos Malta Coelho. O balanced scorecard na Escola pública, 2012.  Dissertação (Administração Educacional) - Instituto Superior de Educação e Ciências.
31. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Fernanda Pereira Fernandes . Centros e periferias de um Agrupamento por inventar: narrativas de um Conselho Geral Transitório., 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
32. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Mafalda Santos Pinto. O Município e a Educação – o caso da gestão do pessoal não docente, 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
33. Costa, Estela. Participação no júri de Manuel João Belém Veva. O Conselho Geral – Representações dos Actores e Participação, 2011.  Dissertação (Administração Educacional) - Instituto Superior de Ciências Educativas.
34. Costa, Estela. Participação no júri de Sílvia Mendes. A Educação na freguesia: o caso da junta de freguesia de Carnnide, 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
35. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Inês Mendonça de Andrade . Auto-avaliação: um dispositivo de conhecimento ao serviço da melhoria da escola. A participação dos actores-chave da comunidade educativa , 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
36. Costa, Estela. Participação no júri de Luísa Emília Casaca Gaboleiro . A intervenção dos pais no percurso escolar dos filhos., 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
37. Costa, Estela. Participação no júri de Umarú Baldé. Inspeção-Geral da Educação, 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
38. Costa, Estela. Participação no júri de Joana Paredes Valpaços. A Gestão de uma microempresa educativa: o quotidiano do gestor e as estratégias de comunicação externa, 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.


Curso de especialização
Specialization course
1. Costa, Estela. Participação no júri de Teresa Valente. O papel do director de turma como elo de ligação entre a família e a escola, 2000. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social) - Escola Superior de Educação de João de Deus.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Costa, Estela. Estela Costa (vogal) - Bolsa de Mérito Social - colaboração de estudantes em atividades de apoio a docentes/estudantes em projetos de mobilidade, no quadro de programas nacionais, europeus e internacionais, 2011.



Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1 A Liderança, 2013 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Mesa Redonda – “Ambiente Escolar – Cruzando Olhares”; Nome da Instituição: Direção da Escola Secundária António Damásio; Cidade do evento: Lisboa / Escola Secundária António Damásio.
2. O PISA - programme for international student assessment - como instrumento de regulação das políticas, 2013 (Seminário).
Cidade do evento: Benavente / Cine teatro de Benavente.
3. Avaliação Externa e auto-avaliação ao serviço da melhoria da escola: práticas de desenvolvimento profissional e organizacional nos Agrupamentos de Escolas, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Encontros em Benavente – Pensar a Escola – Políticas e Ação Pública em Educação; Nome da Instituição: Centro de Formação Educatis e Agrupamento de Escolas de Benavente.; Cidade do evento: Benavente / Cine Teatro de Benavente.
4. Algumas questões em torno da Avaliação de Instituições do Ensino Superior. , 2013 (Conferência).
Nome do evento: Palestra de Avaliação; Nome da Instituição: Ministério da Educação de Angola; Cidade do evento: Luanda / Ministério .
5. A instrumentação da ação pública. Governar pelos instrumentos baseados no conhecimento , 2013 (Seminário).
Nome do evento: 2º Encontro na Fernão – “Políticas e Práticas Educativas em discussão” ; Nome da Instituição: Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e pelo Centro de formação Almadaforma (CEFECA); Cidade do evento: Almada / Escola Secundária Fernão Mendes Pinto.
6. A avaliação como instrumento de gestão, 2013 (Seminário).
Nome do evento: XV Seminário Regional de Educação de Tomar “A Qualidade na Educação”.; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Tomar e CFP 'Os Templários'; Cidade do evento: Tomar / Cine Teatro paraíso.
7. Lideranças intermédias, desenvolvimento organizacional e promoção das aprendizagens dos alunos, 2013 (Seminário).
Nome do evento: As lideranças nas escolas e os impactos nas organizações e nas aprendizagens; Nome da Instituição: REDE de Centros entre Tejo e Sado; Cidade do evento: Barreiro / Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.
8. ‘Entre a Prestação de Contas e a melhoria: o lugar das políticas de avaliação de escolas’, 2012 (Seminário).
Nome da Instituição: Comissão Científica do Curso de Mestrado em Ciências da Educação; Cidade do evento: Luanda / Instituto Superior de Ciências da Educação - ISCED de Luanda.
9 A área de administração educacional - da Licenciatura ao Mestrado, 2012 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Seminário das II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”. ; Nome da Instituição: GAPE e IE; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
10. “A Gestão do Pedagógico: um desafio para o gestor escolar” , 2011 (Seminário).
Nome do evento: Seminário “A Gestão da Qualidade da Escola"; Nome da Instituição: SINASE & Educatis - Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos; Cidade do evento: Benavente / Escola Secundária de Benavente.
11 “Políticas públicas de educação: problemas e perspectivas”, 2011 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Colóquio Políticas Públicas de Educação.; Nome da Instituição: Fórum Português de Administração Educacional; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
12. “O PISA na Europa: difusão e indigenação. Um olhar a partir dos estudos sobre a circulação e uso do PISA em seis países” , 2011 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Portuguesa Final do Projecto KNOWandPOL; Nome da Instituição: Equipa Portuguesa do Projeto Europeu KNOWandPOL; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
13. "KNOWandPOL at a Glance: Some personal thoughts concerning the project", 2011 (Conferência).
Nome do evento: Conferência internacional final do Projecto KNOWandPOL; Nome da Instituição: Equipa de Coordenação do Projeto europeu KNOWandPOl; Cidade do evento: Bruxelas / Fundação Universitária.
14. "Accountability and Knowledge: European and Canadian perspectives - ‘School evaluation policies: the case of Portugal’, 2011 (Conferência).
Nome do evento: 55th Annual Conference of the Comparative and International Education Society (CIES); Nome da Instituição: Mc Gill Faculty of Education ; Cidade do evento: Montréal / Mc Gill Faculty of Education .
15 “Avaliação de Escolas: Diversidades e Confluências”, 2010 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: III Seminário Internacional - Encantos e Desencantos da Avaliação de Escolas ; Nome da Instituição: ARQME; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
16. “PISA – fabrication, circulation and use in six european countries”., 2010 (Seminário).
Nome do evento: The end users meeting -; Nome da Instituição: Equipa Belga do projeto europeu KNOWandPOL; Cidade do evento: Louvain-la-Neuve.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Conferência I: As Ciências da Educação, hoje! Primeira parte: Nós somos Ciências da Educação: do campo às práticas, 2013 (Conferência).
Nome do evento: VI Encontro Nacional de Estudantes em Ciências da Educação (VI ENECE) ; Nome da Instituição: Associação Estudantes IEUL; Cidade do evento: Lisboa / Reitoria da UL.
2. Jornadas Pedagógicas 2013 , 2013 (Simpósio).
Nome do evento: Jornadas Pedagógicas - Supervisão Liderança e Clima de Escola; Nome da Instituição: ISCE/ISCSP; Cidade do evento: Odivelas / ISCE.
3 Sssão temática - modelos organizacionais., 2012 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas; Nome da Instituição: ME/IEUL; Cidade do evento: Lourinhã / Agrupamento de Escolas da Lourinhã.
4. Seminário II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Seminário II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”; Nome da Instituição: IEUL/GAPE; Cidade do evento: Lisboa / IEUL.
5 VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas, 2012 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação.
6 Seminário das II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”. , 2012 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Seminário das II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”. ; Nome da Instituição: GAPE IE; Cidade do evento: Lisboa / IE.
7. I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , 2010 (Outra).
Nome do evento: I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ; Nome da Instituição: IEUL; Cidade do evento: Lisboa / IE.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , 2012 (Outra).
Nome do evento: III Fórum de Jovens Investigadores ; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa .
2. II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , 2011 (Outra).
Nome do evento: II Fórum de Jovens Investigadores; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa .



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Costa, Estela. Revista Educação, Cultura e Sociedade , de 2013/06/01 até 2014/06/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Revista Educação, Cultura e Sociedade .
2. Costa, Estela. European Educational Research Journal, de 2007/06/01 até 2012/06/01, Editora: European Educational Research Journal.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
38

Livros e capítulos
Books and book chapters
8
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
8
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
10
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
17
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
74

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
74

Total
Dados complementares
(Additional data)
96

Orientações
Orientations
24
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
44
Participação em Outros Júris
Other jury participation
1
Participação em Eventos
Event participation
25
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 1358 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 16-10-2014 às 21:12:13
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis