http://www.reconquista.pthttp://www.reconquista.pt
Diretor: Agostinho Gonçalves Dias (agostinho.dias@reconquista.pt) | Última Atualização: 04-12-2014
logótipo
Publicidade
Pesquisa:
Edição em Arquivo:
Memórias do Desporto
Memórias: O Benfica e Castelo Branco de Malta da Silva
18/10/2012, 08:54
Partilhar:
Uma equipa que deixou saudades

Magnífico documento fotográfico extraído da objetiva do saudoso José Barata: o Benfica e Castelo Branco de Malta da Silva.
Trinta e dois anos separam a festa vivida no início deste último verão, com a subida dos albicastrenses e o título nacional da 3.ª divisão Série D e esta que passa a integrar a rubrica do Reconquista online "Memórias do Desporto".
Com o devido agradecimento a Eduardo Graça, em primeiro plano, que nos cedeu a foto para publicação, recuperamos o Benfica e Castelo Branco que subiu à 2.ª divisão na já longínqua temporada de 1979/1980 e que atingiu os oitavos de final da Taça de Portugal, cedendo no pelado do Vale do Romeiro para o Boavista do excêntrico Vitor Batista (0-2). Antes tinha eliminado o rival Desportivo de Castelo Branco (3-0), Lusitânia de Lourosa (2-0), Águeda (2-1) e Leixões (2-1).
Na 3.ª divisão (série D) subiu em 2.º lugar, com menos 6 pontos que o SL Cartaxo e mais quatro que o Peniche. Disputou intensos dérbis com Desportivo e Alcains, que viriam a descer ao distrital.
Malta da Silva, hoje com 69 anos, esteve duas épocas em Castelo Branco: no ano seguinte manteve o Benfica na 2.ª.
A foto mostra o treinador que chegou ao clube albicastrense proveniente do SL Benfica (ao lado de Graça). Depois identificamos Peres, Cruz (o Pecinha), Tonito, Carlos Alves, Carlitos (o Carlos da Quinta), Teixeira, Camolas, Machado (atual presidente) e lá atrás, a recrear-se com a bola, Bravo. Nota-se também o guardião Cardoso, que tinha chegado esse ano proveniente do Benfica. E ao lado de Malta da Silva vê-se o dirigente João Alveirinho.
Este era também o Castelo Branco do capitão Quim Manuel, que se haveria de transferir para o Marítimo, de Rosado e de Jordão. Ramalho e Custódio integravam igualmente o plantel.
Recuperando uma máxima celebrizada no jornal "A Bola": aí que saudades, ai, ai...

AVISO
Algumas das notícias disponibilizadas neste sítio são de acesso reservado a assinantes. Para se fazer assinante por favor clique na imagem abaixo. Se já é assinante da edição em papel pode pedir a sua senha de acesso gratuita para assinantes@reconquista.pt. Se já tem a sua senha de acesso aceda na área do assinante.
Área do Subscritor
Comentários
Não existem comentários.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para ver o PAPEL DIGITAL, "CLIQUE" na capa do Jornal Reconquista (em baixo), depois de ter introduzido os seus dados pessoais na Área do Assinante
Necessita de se autenticar ou efectuar um registo para visualizar este conteúdo.
Edição 3386 - 4 de dezembro de 2014
 
Outros papéis:
This website is ACAP-enabled