acessoestruturadisciplinasdocentesinformacoescontactoslinks
  Disciplinas > Biologia Vegetal  
 
   
   
Nome Biologia Vegetal
Código  
Departamento DBV
Prof Responsável Maria Amélia Martins-Loução
Posição na Lic BMG 1º ano, 2 º sem, Obrigatória
Créditos ECTS: 6, UC: 3
Posição em outros cursos Tronco Comum a todas as Licenciaturas da área da biologia
Pré-requisitos Não tem

Objectivos

A disciplina de Biologia Vegetal é uma disciplina semestral obrigatória no curriculum dos alunos do 1º ano das licenciatura em Biologia. Tem como objectivos evidenciar os aspectos da evolução e adaptação na diversidade das plantas, tendo sempre presente as interacções com microrganismos e animais, determinantes na evolução das comunidades vegetais. As matérias serão apresentadas numa perspectiva global, a partir do estudo integrado das estruturas e dos processos biológicos a elas associados, por forma a evidenciar a origem e evolução dos organismos e a sua integração em sistemas biológicos que se autoperpetuam.

A parte prática aparece como uma demonstração e observação dos conhecimentos teóricos, incidindo sobretudo na diversidade dos diferentes grupos de organismos fotossintéticos e nas suas características diagnosticantes. As aulas são compostas por aulas de laboratório e de campo, consoante o tipo de matéria que se dá na teórica. As aulas de campo contemplam uma visita ao Jardim Botânico – Museu Nacional de História Natural e uma saída de campo de dia inteiro a local junto a Lisboa onde os alunos possam ir pelos seus meios próprios.


Programa Teórico

1. Introdução. São apresentados os cinco reinos do mundo vivo, na perspectiva evolutiva da complexidade estrutural, fazendo realçar as interdependências e relações, na fronteira entre a biologia microbiana e a biologia vegetal. A química e a biologia molecular como ferramentas na classificação dos organismos.

2. Microalgas e macroalgas, biologia, classificação, características reprodutivas e ecologia.

3. A invasão da terra. Plantas terrestres, evolução e estratégias adaptativas mais importantes.

4. Plantas não vasculares e vasculares sem semente, origens e adaptações ecológicas a habitats específicos. Teorias correntes relativas à evolução destes grupos e sua classificação.

5. Plantas com semente, origem, aspectos particulares da reprodução e classificação das gimnospérmicas. Aspectos ecológicos, morfológicos, anatómicos e importância económica da madeira. Origem e desenvolvimento da estrutura secundária do caule.

6. Plantas com flôr, dominância e sucesso, nos actuais ecossistemas terrestres das angiospérmicas. Organização modular, crescimento e diferenciação, anatomia vegetativa e reprodutiva. Significado e estrutura da flôr, na evolução da relação planta-animal e como características diagnosticantes na classificação taxonómica.

Programa Prático

As algas. Diversidade de forma e habitats
Briófitos. Hepáticas, briófitos e antocerota
Ptéridófitos. Diversidade de formas e estruturas reprodutoras
Gimnospérmicas. Principais características morfológicas e reprodutoras
Angiospérmicas. Diversidade de flores. Características morfológicas diagnosticantes.
Identificação de famílias de angiospérmicas.

Resultados Expectáveis • Dar a conhecer aspectos relevantes da biologia através da biologia vegetal/ conceitos biológicos universais
• Mostrar que a biologia vegetal é mais do que aprender o nome das plantas/ Ferramentas para ajudar a reconhecer os diferentes grupos vegetais e a compreender a sua distribuição
• Reconhecer que as plantas são muito importantes para o homem e para o ambiente que nos rodeia / conceitos fundamentais da utilidade das plantas e suas aplicações práticas
Literatura aconselhada

Raven, Evert & Eichhorn (2005). Biology of Plants. W. H. Freeman
Mauseth JD (2003). Botany. An Introduction to Plant Biology. Jones and Bartlett Publishers.

Avaliação Exame teórico e prático (50%, 50%)
Página Web da Disciplina