acessoestruturadisciplinasdocentesinformacoescontactoslinks
  Disciplinas > Ecologia  
 
   
   
Nome Ecologia
Código  
Departamento DBV
Prof Responsável Otília Correia e Maria Teresa Lopes
Posição na Lic BMG 2º ano, 1 º sem, Obrigatória
Créditos ECTS: 6, UC: 3
Posição em outros cursos disciplina do Tronco Comum de todas as licenciaturas da área da biologia
Pré-requisitos Conhecimentos gerais de Biologia, Fisiologia e Física
Fundamentação

Nesta disciplina de Ecologia do Tronco Comum os estudantes tomam contacto com os conceitos básicos na área da ecologia. Por ser a primeira disciplina desta área que os alunos têm no seu plano curricular, pretende-se que adquiram conhecimentos que sirvam de base às restantes disciplinas da área da ecologia

Programa Teórico

I - Princípios e conceitos básicos em Ecologia. Origem e evolução dos conceitos.

II - Componentes abióticos dos ecossistemas. O sub-sistema solo. Erosão e conflitos no uso do solo. A Água no solo e a Equação do Balanço Hídrico. O solo como reservatório hídrico e de nutrientes. Radiação e temperatura. Radiação líquida e equação do balanço da radiação. Formas adaptativas dos vegetais a habitats com diferentes constrangimentos ambientais.

III – Descrição e avaliação da Vegetação. Associações vs. Continuum do coberto vegetal. Demografia e estrutura populacional.

IV - Variações temporais no ecossistema e factores de perturbação. Sucessão ecológica. Caracterização da dinâmica de sucessão. Variação das características dos ecossistemas durante os processos sucessionais. O Fogo como factor de perturbação e de modelação dos ecossistemas mediterrânicos.

V- Ecologia Factorial com ênfase no modelo animal. Factores limitantes. Lei do Mínimo e lei da Tolerância de Shelford. Interacção de factores. Indicadores ecológicos. Selecção natural e adaptação. Classificação dos factores ecológicos. Acção da luz sobre os seres vivos. Fotoperiodismos. Força selectiva da luz. Temperatura como factor limitante. Regra de van’t Hoff. Tolerância à temperatura. Resistência a temperaturas extremas. Regras ecotérmicas. Água como factor limitante. Osmorregulação. Vida em ambiente seco.

VI - Ecologia das populações animais. População e suas características. Sistema população-ambiente. Análises demográfica e dinâmica. Papel dos factores ecológicos na regulação populacional.

VII - Ecologia das comunidades. Noção de comunidade, povoamento e guilde. Estrutura física e estrutura biológica das comunidades. Organização. Noção e evolução do conceito de nicho ecológico.

 


Programa Prático


Introdução aos métodos de estudo da vegetação. Métodos das distâncias. Método de Braun-Blanquet, da linha de intercepção e dos quadrados pontuais. Determinação da área mínima e aplicação dos quadrados pontuais num relvado artificial. Comparação de dois ecossistemas: sapal e dunas. Caracterização florística. Medição de alguns parâmetros ambientais ao nível dos solo. Estratégias de adaptação das plantas ao factor água: hidrófitos, esclerófitos, xerófitos e helófitos.

Técnicas de amostragem de organismos marinhos: Breve inventariação e descrição das técnicas e sua adequabilidade em função dos objectivos do estudo. Métodos de estimação de abundância de populações animais. Estimativas populacionais absolutas e relativas. Métodos de amostragem. Métodos de marcação com captura-recaptura. Determinação da idade individual em diferentes grupos animais: observação e interpretação de escamas e otólitos de Teleósteos, ossos longos de Anfíbios e dentes de Mamífero. Comunidades litorais temperadas e tropicais: estrutura e interacção com o ambiente físico (comunidades de sapal, bancos de vasa, pradarias e mangal). Estrutura específica das comunidades. Riqueza específica e equitabilidade. Índices de diversidade.


Resultados Expectáveis
• Aquisição de conceitos básicos na área da ecologia nomeadamente os principais factores bióticos e abióticos que controlam a distribuição dos organismos vivos e as suas interacções.
• Compreensão das interacções entre o meio físico e biológico, nomeadamente ao nível dos indivíduos, populações e comunidades.
• Conhecer alguns métodos e técnicas utilizados em estudos de ecologia e a problemática associada à sua aplicação.
• Conhecimento dos ecossistemas terrestres e marinhos.
• Despertar o interesse dos estudantes para os problemas ecológicos e ambientais.
Literatura aconselhada

Geral
Barbour, M. G., Burk, J. H., Pitts, W. D., Gilliam, F. S. & Schwartz, M.W. 1999. Terrestrial Plant Ecology.The Benjamin Cunnings Publishing Company.3ª ed. Pp. 649.

GUREVITCH, J., SCHEINER, S.M. & FOX, G.A. 2002. The Ecology of Plants. Sinauer Associates, Inc.

NYBBAKEN, J.W., 1993. Marine Biology. An ecological approach. 3rd ed. Harper Collins College Publishers, New York. 462 p.

PITÉ, M.T. & AVELAR, T., 1996. Ecologia das populações e das comunidades – uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade.Fundação Calouste Gulbenkian,Lisboa. 315p.

RICKLEFS, R.E. & MILLER, G.L., 1999. Ecology. 4th ed. Freeman and Company.

SACARRÃO, G.F., 1991. Ecologia e Biologia do Ambiente. 1. Biblioteca Universitária. Publ. Europa-América.

SMITH, R.L. & SMITH, T.M., 2001. Ecology and Field Biology. 6th ed. Benjamin Cummings.

Complementar
Cadernos de Ecologia 1, 2, 3 (1998, 1999, 2001). SPECO. Escolar Editora.
Bibliografia mais específica será fornecida aos alunos sob a forma de artigos de várias revistas e/ou capítulos de livros.

Avaliação Alternativa 1
Duas frequências (componentes teórica e prática): 50%+50%

Alternativa 2
Exame final teórico-prático - 100%
Página Web da Disciplina