acessoestruturadisciplinasdocentesinformacoescontactoslinks
  Disciplinas > Fisiologia Animal  
 
   
   
Nome Fisiologia Animal
Código
Departamento DBA
Prof Responsável Orlando Luís, ojluis@fc.ul.pt
Posição na Lic BMG 2º ano, 1 º sem, Obrigatória
Créditos ECTS: 6, UC: 3
Posição em outros cursos disciplina do Tronco Comum a todas as licenciaturas da área da biologia
Pré-requisitos

Os conteúdos e métodos de ensino-aprendizagem propostos exigem que o aluno tenha como adquiridos conhecimentos básicos de Bioquímica, Física e Biologia.


Fundamentação e Objectivos


Curso geral em Fisiologia Animal destacando princípios de funcionamento, regulação e integração comuns a um vasto leque de sistemas viventes, do nível celular ao organísmico. As relações estrutura/função são enfatizadas conjuntamente com os mecanismos físico-químicos subjacentes. Experiências com tecidos, com animais vivos anestesiados e com simulações em computador, examinarão propriedades das membranas, músculo e nervos, bem como as funções cardiovascular, respiratória, renal e digestiva e seus respectivos controlos.


Programa Teórico


Permeabilidade e transporte em membranas. Difusão, fluxo, osmose e equação van't Hoff Tonicidade. Transportes membranares.

Neurofisiologia : Propriedades eléctricas passivas dos neurónios. Potenciais de acção e hipótese do sódio. Condução: correntes capacitivas e velocidade de propagação. Canais iónicos. Transmissão sináptica : neurotransmissores, mecanismos da acção colinérgica e adrenérgica . Fisiologia sensorial: quimiorrecepção, m ecanorrecepção e audição. Fotorrecepção: visão e processos visuais.

Endocrinologia : classificação e modo de acção primário das hormonas. Sistema neuroendócrino hipotálamo-hipófise. Hormonas do metabolismo energético e do balanço electrolítico. Reprodução sazonal, ritmos biológicos e glândula pineal.

Mecanismos autónomos integrativos de controlo cardiovascular e respiratório

Músculo . Filamentos deslizantes e mecanismos da contracção muscular.

Osmorregulação: princípios gerais. O rim dos vertebrados e a formação da urina. O sistema tampão bicarbonato e regulação do pH pelo rim. Excreção ácida e básica.

Digestão : secreções gastrointestinais e controlo hormonal.

Exercício como desafio à homeostasia.

Doença , fisiologia/medicina e teoria da evolução.


Programa Prático


Osmolaridade, permeabilidade, tonicidade e transporte em membranas de eritrócitos.

Potenciais de acção. PA composto no nervo ciático da rã. Modelo de Hodgkin & Huxley. Planeamento experimental: papel do Na + e K + extracelulares na condução axonial.

Junção neuromuscular e transmissão em sinapses colinérgicas. Anestesia, traqueotomia e isolamento do nervo vago do rato. Estimulação vagal. Electrocardiograma. Anatomia do rato. Estimulação parassimpática e simpática em rato virtual

Fisiologia sensorial: mecanorrecepção, óptica da visão e processos visuais. Inibição lateral.

Trabalho muscular em carga e pós-carga. Teoria dos filamentos deslizantes e curva de tensão-comprimento. Tétanos musculares e efeito em escada

Osmorregulação: balanço hídrico e osmótico. Diurese e diuréticos. Efeito de diversas soluções sobre a quantidade e qualidade da urina excretada.

Efeitos fisiológicos de hormonas do metabolismo energético, da regulação hídrica e electrolítica e da função reprodutora (hormonas esteróides e péptidicas)

Resultados Expectáveis • Compreender os principais mecanismos físicos e químicos do funcionamento dos organismos animais.
• Introduzir os estudantes às técnicas de investigação, instrumentação, planeamento experimental e interpretação de resultados em Fisiologia através da realização de exercícios experimentais (in vitro, in vivo e simulados), com a finalidade de ilustrar processos fisiológicos básicos em animais.

Literatura aconselhada

Geral
Randall, D., Burggren, W. & French, K. (2002). Eckert Animal Physiology: Mechanisms and Adaptations. 5th edition. W.H. Freeman, New York, 736 pp.
Schmidt-Nielsen, K. (1997). Animal Physiology. Adaptation and environment. 5th edition. Cambridge University Press. Cambridge, 612 pp.

Complementar
Carpenter, R.H.S. (1996). Neurophysiology. 3rd edition. Arnold, London.
Gil Ferreira, H. & M.W. Marshall (1985). The biophysical basis of excitability. Cambridge University Press. London. 484 pp.
Nesse, R.M. & Williams, G.C. (1994). Why we get sick. The new science of Darwinian Medicine. Vintage Books, New York, 290 pp.
Shepherd, G. M. (1988). Neurobiology. 2nd edition. Oxford University Press. New York. 689 pp.

Avaliação Exame final teórico 70%
Exame final prático 30%
Página Web da Disciplina