Carlos Bellino Sacadura

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Bio || Bio

Após a graduação como Mestre em Filosofia Contemporânea orientou os seus interesses para a Fenomenologia, tendo depois passado a estudar as articulações entre os discursos científico e filosófico, nas suas respectivas modalidades argumentativas, que foram objecto da sua Dissertação de Doutoramento. Tendo desenvolvido a sua actividade como formador e docente, redireccionou a sua pesquisa para a teoria e prática da formação de professores, ligada à sua integração no corpo académico da Escola de Formação de Professores do Ensino Secundário (EFPES). No Instituto Superior de Educação, instituição de Ensino Superior que sucedeu à EFPES, propôs a abertura de um Curso de Filosofia (vias de ensino e científica), ao qual se mantém ligado até hoje, como docente e investigador, na Universidade Pública de Cabo Verde, criada em 2008.

Áreas de Interesse || Current Research

  1. Filosofia da Ciência/Epistemologia
  2. Ética da investigação científica/Ética ambiental/Bioética
  3. Ciência e sociedade/sociologia da ciência/difusão e comunicação da cultura científica
  4. Filosofia da técnica
  5. Filosofa Intercultural

Situação no CFCUL || Position at the CFCUL

Membro Integrado Doutorado

 

Grupos de Investigação || Research Groups

Filosofia das Ciências Humanas, Ética e Política (Membro)

Área de Investigação Ciência, Ética e Política (Membro)

Contactos || Contacts

carlos.sacadura@docente.unicv.edu.cv

Produção Científica (Selecção) || Scientific Production (Selection)

Publicações || Publications

Artigos / Articles
  1. SACADURA, Carlos (2011). "A Inteligência Plural e a Mente Criativa. Formando e avaliando as competências científica, técnica, estética, social/relacional e ética." (aplicação das neurociências, das ciências cognitivas e dos modelos epistemológicos de desenvolvimento e avaliação de competências) in Artiletra – Revista de Educação, Ciência e Cultura, nº 109. Praia: Ed. Artiletra. (pp. VI-VIII)
  2. SACADURA, Carlos (2010). " Sobre a Formação Filosófica na Era da Tecnociência", in Contemporaneidade educativa e interpelação filosófica. Porto: Afrontamento. (pp. 55-66)
  3. SACADURA, Carlos (2003). "Formação de Professores e Investigação Permanente – Contributo para a Reflexão Epistemológica sobre a Problemática Educacional" in Anais do III Congresso Internacional sobre Formação de Professores nos Países de Língua e Expressão Portuguesas – Teorias e Práticas Educativas na Formação de Professores: Desafios para Século XXI. Praia: Instituto Superior de Educação/Instituto Pedagógico.
  4. SACADURA, Carlos (2000). "Por um novo Discurso do Método. O sonho enciclopédico e o espírito de sistema" in Seminário sobre o Cartesianismo. Évora: Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora. (pp. 11-37)
  5. SACADURA, Carlos (1997) "O sujeito epistemológico e estético de Descartes a Bachelard" in Actas das Primeiras Conferências Internacionais de Epistemologia e Filosofia – Revista Aprendizagem e Desenvolvimento – vol. VII – nº 25/26. Lisboa: Instituto Piaget.
Outras / Other
  1. A Fenomenologia do Mundo em Merleau-Ponty. Tese de Mestrado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  2. A Cultura da Argumentação: Tradição e Modernidade da Razão Argumentativa. Tese de Doutoramento em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga - Universidade Católica Portuguesa.
  3. O Diálogo da Filosofia Actual com o Pensamento Kantiano? Revista Portuguesa de Filosofia 49(4) 601-625
  4. Percursos da Filosofia Hermenêutica? Revista Portuguesa de Filosofia 52(1/4) 769-784

Reuniões Científicas || Scientific Meetings

Comunicações / Talks
  1. Junho 2012 – Comemoração dos 300 anos do nascimento de Rousseau na Universidade de Cabo Verde. Comunicação sobre Espace littéraire et espace public dans la philosophie de Rousseau – un approche au "Discours sur les sciences et les arts": la philosophie devant le probléme du progrés scientifique et technologique .
  2. Maio 2012 – Conferências internacionais sobre educação, filosofia e letras – Universidade de Santiago. Comunicação sobre: "Universalidade e cabo-verdianidade na poesia e literatura cabo-verdiana – a dimensão filosófica do romance de formação"
  3. Junho de 2011 – Jornadas sociológicas da Universidade de Santiago – Departamento de Ciência Jurídicas e Sociais – Comunicação sobre Sociedade e Pós-modernidade – repensando os conceitos filosóficos e sociológicos à luz das mutações científicas, tecnológicas e culturais contemporâneas
  4. Maio de 2011 – Jornadas sobre a investigação na Universidade Pública de Cabo Verde – Universidade, Investigação Científica e Desafios Teórico-Metodológicos – Comunicação sobre Novos paradigmas de investigação científica.
  5. Maio de 2010 – Jornadas sobre cultura e tecnologia da comunicação da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde – Comunicação sobre: O ethos comunicacional: uma abordagem da ética na era da tecnociência.