Francesco Giarrusso

Bio | Situação no CFCUL | Produção Científica | CV

FOTO 150x150px

Bio || Bio

Francesco Giarrusso licenciou-se em DAMS, Discipline delle Arti, della Musica e dello Spettacolo (Disciplinas das Artes, da Música e do Espectáculo), com mestrado integrado em Cinema na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Bolonha (1999-2005). Concluiu em 2013 o doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa com o título "O regime dialógico na obra de João César Monteiro: matérias e conteúdos de uma prática subversiva", sob orientação do Professor Doutor Paulo Filipe Monteiro. É membro integrado do CFCUL desde 2013 e do grupo de investigação Ciência e Arte.

Áreas de Interesse || Current Research

  1. Image Analysis
  2. Still/Moving Images and New Media
  3. Digital Image Processing
  4. Visual Semiotics
  5. Philosophy of Film

Situação no CFCUL || Position at the CFCUL

Membro Integrado Doutorado

Grupos de Investigação || Research Groups

Ciência e Arte (Membro)

Área de Investigação Cartografias do Território (Membro)

 

Participação em Projectos || Participation in Projects

Em Curso

Projecto interno Cartografias do Território (Membro)

Contactos || Contacts

giarrusso.f@gmail.com

Produção Científica (Selecção) || Scientific Production (Selection)

Publicações || Publications

Livros / Books
  1. A Man Named Ermanno. Olmi's Cinema and Works. Lisboa: Il Sorpasso, 2012
  2. Ermanno Olmi. Uma Excêntrica Normalidade. Lisboa: Il Sorpasso, 2012.
  3. João giullare di Dio. Tutto il cinema di João César Monteiro. Pisa/Bérgamo: ETS/Cineforum, 2007
Capítulos de Livros / Book Chapters
  1. "Simplesmente Ermanno" in Giarrusso, Francesco (org.), Ermanno Olmi. Uma excêntrica normalidade. Lisboa: Il Sorpasso, 2012, p. 9-11. ("Simply Ermanno" in A Man Named Ermanno. Olmi's Cinema and Works. Lisboa: Edições Il Sorpasso, 2012: 9-11).
  2. "Il corpo di Dio" in Giarrusso, Francesco et al. (orgs), João Giullare di Dio. Tutto il cinema di João César Monteiro. Pisa/Bérgamo, ETS/Cineforum, 2007, p. 65-103.
Artigos / Articles
  1. Le reflet et le double au miroir de l'autotextualité cinématographique, “Le Cygne noir” (Université du Québec à Montréal), n.° 2, 2013 (no prelo).
  2. De la collision disjonctive à l'enchaînement dissonant: littérature e peinture dans la sémiotique cinématographique, “Textimage” (Université Jean Moulin Lyon 3), Varia 4, 2013 (no prelo).
  3. Geografias u-tópicas: do pais-cinema ao espaço numérico, “Revista de Comunicação e Linguagens” (Universidade Nova de Lisboa), n.º 45, 2013 (no prelo).
  4. Este obscuro objecto da citação literária: para uma fenomenologia da intertextualidade no cinema de João César Monteiro, “Revista Estudos Semióticos” (Universidade de São Paulo), n.º 9, Novembro de 2013 (no prelo).
  5. Transcendência e imanência na palavra intertextual de João de Deus, “Máthesis” (Universidade Católica Portuguesa de Viseu), n.º 22, 2013.
  6. Jocus in fabula o il sacro impertinente: breve analisi sul cinema di João César Monteiro, “Fata Morgana” (Università della Calabria), n.º 17, Junho de 2012.
  7. Hieróglifos dialógicos: breve análise do palimpsesto monteiriano, “Revista Estudos Semióticos” (Universidade de São Paulo), n.º 8, Junho de 2012.
  8. Branca de Neve. Ciclo de Cinema Década dos Zeros - Universidade Nova de Lisboa, 2010, p. 19-22.

Reuniões Científicas || Scientific Meetings

Comunicações / Talks
  1. “From the image-world to the world of imagination”, The territory in-between The Sixth International Deleuze Studies Conference – Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, 8 de julho de 2013.
  2. “As imagens da literatura no cinema de João César Monteiro” (premiada como melhor comunicação na linha temática de “El cine como campo de ensayo para la literatura. Guiones adaptados y guiones originales”), II Congreso Internacional Historia, Literatura y Arte en el Cine en español y en portugues – Universidad de Salamanca, 26 de junho de 2013.
  3. “JCM ou 'o cinema é uma vigarice'”, III Encontro anual AIM – Universidade de Coimbra, 9 de maio de 2013.
  4. “O Homem e a técnica: do comboio dos Lumière à paisagem digital de Benning”, II Conferência Internacional de Cinema de Viana – Ao Norte, Universidade Aberta e Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 3 de maio de 2013 (com a participação de Luís Mendonça).
  5. “As imagens do mundo: da representação cartográfica da Terra à imagem electro-numérica do
  6. Globo”, Seminário sobre Território, Centro de Filosofia das Ciência da Universidade de Lisboa, 22 de abril de 2013.
  7. Videoconferência no âmbito do módulo de Práticas Cinematográficas, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga), 29 de novembro de 2012.
  8. “O mundo ao avesso de João César Monteiro: espaço e tempo de uma imagem eidética”, II Encontro anual AIM – Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), 11 de maio de 2012.
  9. “O Aparelho citacional enquanto imagem-brinquedo: A modernidade cinematográfica no território da brincadeira pura”, Seminário Questões de Estética, Instituto de Filosofia da Linguagem (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa, 12 de abril de 2012.
  10. “Fantasma e fetiche: a imagem cinematográfica enquanto citação. Breve reflexão a partir da análise de O Estranho caso de Angélica de Manoel de Oliveira e Branca de Neve de João César Monteiro”, IV Jornada Cinema Português – Universidade da Covilhã, 27 de outubro de 2011.
  11. “Notas musicais sobre um melómano impertinente. Breve reflexão sobre a música no cinema de João César Monteiro”, Seminário À escuta das imagens em movimento - O som e a música na obra de João César Monteiro – Universidade Nova de Lisboa, 18 de maio de 2011.
  12. “Corpos Submersos: Breve Análise do palimpsesto monteiriano”, I Encontro anual AIM – Universidade do Algarve (Faro), 06 de maio de 2011.