Ricardo S. Reis dos Santos estuda Biologia Celular e Biotecnologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Concluiu o curso de Técnico de Análises Químicas (tendo realizado o estágio no Laboratório de Microbiologia dos SMAS de Oeiras e Amadora subordinado ao tema "Controlo da Qualidade Microbiológica das Águas para Consumo Humano"), o Curso Complementar de Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Curso de Formação Avançada em Edição e Revisão de Texto na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Frequentou ainda, como aluno extracurricular, o I Mestrado em História das Ciências da Saúde na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
É, desde 2008, membro integrado do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) e é investigador associado ao grupo de investigação Filosofia das Ciências da Vida, do qual foi assistant-head (2011-2014). Foi também membro da Comissão Executiva (2012-2014) e da Comissão Coordenadora (2014) do CFCUL.
Para além da sua actividade académica e científica, foi consultor (2010-2013) da European School for Advanced Veterinary Studies (University of Luxembourg), para a organização de cursos em Portugal no âmbito do programa Advanced Veterinary Studies (AVS). É, actualmente, revisor de texto em regime de freelance.
No passado trabalhou como técnico de laboratório no Laboratório de Análises Clíncas Prof. M. Braço Forte (FMV-UTL), no âmbito do qual colaborou nos projectos FCT 'Mecanismos de resistência aos β-lactâmicos e quinolonas de estirpe Escherichia coli uropatogénicas isoladas de animais' (POCTI/36253/CVT/99), 'Resistência às fluorquinolonas e β-lactaminas em estirpes entéricas de Escherichia coli uropatogénicas isoladas de espécies pecuárias' (POCTI/43033/CVT/2001) e 'Estafilococos de origem animal: identificação molecular e mecanismos de resistência aos antibióticos e virulência' (POCTI/3482/CVT/99), sob orientação e supervisão da Prof. Maria Constança Pomba (CIISA/FMV-UTL), e integrou a equipa de investigação do Núcleo de Patologia Especial Comparada e Clínica do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Entre 2004 e 2008 foi research student na área da História das Ciências – com a aquisição de conhecimentos básicos e introdutórios aos aspectos filosóficos e sociais da ciência e da técnica, bem como dos fundamentos teóricos e metodológicos dos estudos prosopográficos e bibliométricos e da análise de redes – no Centro de Estudos de História das Ciências Naturais e da Saúde do Instituto de Investigação Científica Bento da Rocha Cabral (Director: Prof. Ruy E. Pinto), sob orientação e supervisão do Prof. José Pedro Sousa Dias (FFUL). Entre 2005 e 2008 foi investigador estagiário no projecto 'Prosopografia da Investigação Científica em Portugal (Ciências Biomédicas, 1880-1950)', coordenado pelo Prof. José Pedro Sousa Dias.
Membro integrado não-doutorado (desde 2008)
Membro da Comissão Executiva (2012-2014)
Membro da Comissão Coordenadora (2014)
Assistant-head do grupo de investigação Filosofia das Ciências da Vida (2011-2014)
Assessor da Comissão Directiva e Secretário Executivo do Programa de Doutoramento Internacional FCT em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade (2013-2014)
Filosofia das Ciências da Vida (Membro desde 2008)
Medicina Personalizada: Desafios Bioéticos e Filosóficos (Membro desde 2015)
Plataforma Bioética na ULisboa (Coordenador)
Projecto Afinal, o que é a ciência? (Membro)
Seminário Biologia e Ideologia (Co-coordenador)
Seminário Filosofia e Biologia (Co-coordenador)
Projecto FCT A Imagem na Ciência e na Arte (Bolseiro)
Centro de Filosofia das Ciências
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Campo Grande, C4.3.24
1749-016 Lisboa, Portugal
E-mail: rssantos@ciencias.ulisboa.pt
Página pessoal: http://philo-bio.ciencias.ulisboa.pt