Graça P. Corrêa

Bio | Situação no CFCUL | Produção Científica | CV

FOTO 150x150px

Bio || Bio

É doutorada pelo Graduate Center da City University of New York, onde obteve o Ph.D. in Theatre Theory, Dramatic Literature and Film Studies. Realizou o Mestrado em Encenação no Emerson College em Boston, EUA; a licenciatura em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa e o curso de Teatro-Dramaturgia na ESTC.

Foi bolseira Fulbright, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e da Eurocréation-Paris; e recebeu prémios de mérito académico por parte do Louisa Woods Memorial Fund e do Vera Mowry Roberts Theatre Fund, ambos nos EUA.

É autora de peças de teatro (algumas das quais foram publicadas e produzidas profissionalmente), e tradutora de obras dramáticas de Harold Pinter, Edward Albee, Tom Stoppard, Christopher Hampton, Alan Ayckbourn, Peter Shaffer, Moisés Kaufmann, Donald Margulies, Tennessee Williams, Patrick Marber e Lanford Wilson.

Enquanto investigadora tem publicado ensaios sobre Ecocrítica, Teoria e Estética Simbolistas,Transdisciplinaridade do Gótico-Romantismo, Fenomenologia, Teatro Político, Dramaturgia e Cenografia.

Recentemente, em 2011, o seu livro Sensory Landscapes in Harold Pinter: A Study on Ecocriticism and Symbolist Aesthetics foi publicado em Saarbrücken, na Alemanha, pela LAP Academic Publishing.

Áreas de Interesse || Current Research

  1. Teoria e estética do modo Gótico
  2. Literacia artística transdisciplinar
  3. Ecocriticismo, particularmente Ecofilosofia, aplicada aos estudos artísticos
  4. Teoria da paisagem no teatro, cinema e ficção literária
  5. Proto‐Romantismo, Romantismo, e pós-‐Romantismo em Portugal
  6. Teoria e estética Simbolistas

Situação no CFCUL || Position at the CFCUL

Membro Integrado Doutorado / Pós- Doc FCT

Membro da Comissão Coordenadora


Projecto Pós-Doc || Post-Doc Research Project

Referência da bolsa: SFRH/BPD/72743/2010
Paisagens Transdisciplinares Teóricas e Estéticas: Cruzamentos e Convergências da Arte com a Filosofia da Ciência
Orientação: Mirian Estela Nogueira Tavares
Início: 2014

Grupos de Investigação || Research Groups

Ciência e Arte (Membro)

Área de Investigação Imagem e Tecnologia (Membro)

Linhas Temáticas || Thematic Lines

Science-Art-Philosophy Lab (Assistant-Head)

Contactos || Contacts

graca.p.correa@gmail.com

 

 

 












 

 

Produção Científica (Selecção) || Scientific Production (Selection)

Publicações || Publications

Livros / Books
  1. Sensory Landscapes in Harold Pinter: A Study on Ecocriticism and Symbolist Aesthetics. Saarbrücken, Alemanha: LAP Academic Publishing, 2011.
  2. A Paixão segundo Eurico. Lisboa: Bicho do Mato, 2011.
  3. Eleanor Marx, Porto: Campo das Letras, 2001.
Capítulos de Livros / Book Chapters
  1. "Ethical Challenges in Adaptation: Gothic Eurico from Novel to Performance," Ethics of Translation, Adaptation and Dramaturgies, ed. Emer O'Toole, Andrea Pelegri, and Stuart Young. Amsterdam/New York: Rodopi, 2014. (forthcoming)
  2. "Dramaturg as Context Manager: A Phenomenological and Political Practice," The Routledge Companion to Dramaturgy, ed. Magda Romanska. New York: Routledge, 2014. (forthcoming)
  3. "Urban Scenarios: Gone Vacant, Virtual, and Violent," Once Upon a Place, ed. Pedro Gadanho e Susana Oliveira. Lisboa: Ed. Caleidoscópio, 2014, 140-50. (forthcoming)
  4. "Gothic‐Romantic Ecocentric Landscapes in Lars von Trier's Melancholia," Avanca Cinema 2012 International Conference, Avanca: Edições Cine-Clube, 2012, 180-97.
  5. "O Candidato", Harold Pinter: Teatro II, Lisboa: Relógio d'Água, 2002.
  6. "Cenografia: Contornos e Contrastes", Fragmentos da Memória, Lisboa: Ed.Acarte-Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
Artigos / Articles
  1. "Social Order and Subconscious Disorder: The Gothic Aesthetic of David Lynch", Revista Anglo-Saxónica, Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, 2014. (forthcoming)
  2. "Outer eye and inner eye: A reading of David Lynch's images in Twin Peaks in the light of Surrealist Eileen Agar's words," Revista Veronica 2, 2013.
  3. "Ecocritical Translation in Christopher Hampton's Savages", Journal of Adaptation in Film & Performance (JAFP), No. 3, Vol.4, UK: Intellect, 2011, 275-87.
  4. "The Discreet Charm of Executioners: Reading the Political in Harold Pinter's Party Time", ArtCiencia.com - Revista de Arte, Ciência e Comunicação, IV: 9, Oct 2008- Jan 2009.
  5. "Summer 2007 at Teatro Experimental de Cascais", Western European Stages, 19:3, Fall 2007, 73-8.
  6. "Evil Victims and Good Villains: Political Melodrama in Bernardo Santareno's The Promise", LL Journal of Hispanic and Luso-Brazilian Literatures and Languages, Graduate Center CUNY, Jun 2007.
  7. "Scénographie, Nouvelles Tendances", Alternatives Théâtrales 39 (Set. 1991): 68-74.
Traduções / Translations
  1. "Câmara Ardente", trad. da peça de Harold Pinter, in Revista Artistas Unidos no.8. Lisboa: Cotovia, 2003.

Reuniões Científicas || Scientific Meetings

Comunicações / Talks
  1. "Re-Routing Gothic Emotionalism: Herculano's Eurico from Novel to Performance", IFTR/FIRT - International Federation for Theatre Research Annual Conference, Barcelona, July 22-26, 2013.
  2. Mesa Redonda sobre Henrik Ibsen, Teatro da Trindade, 11 Julho 2013.
  3. "Cinema's Psychic Radiance: An Exploration of Antonin Artaud's Scenarios," III Encontro Anual da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento), Universidade de Coimbra, Portugal, 9-11 Maio 2013.
  4. "Gothic Spatial Theory and Aesthetics: The Ecocentric Conjoining of Underworld and Otherworld in Regaleira (Sintra, Portugal)," International Conference – Gothic: Culture, Subculture, Counterculture, St. Mary's University and Strawberry Hill House, UK, March 8-9 2013.
  5. "Reflections Toward a Phenomenological and Methodological Interconnectedness of Science and Art," International Conference Arts and Science in Dialogue, Faro, Portugal, 17-18 Janeiro 2013.
  6. 2012 Africa-­‐EU Cooperation Forum on ICT, Centro Cultural de Belém, Lisboa, November 28-­‐29, 2012.
  7. "Social Order and Subconscious Disorder: The Gothic Aesthetic of David Lynch," International Conference - Changing Times: Performances and Identities on Screen, Universidade de Lisboa, Portugal, November 2012.
  8. "Visual Mediation from Fiction to Performance: The Staging of the Gothic Eurico at Lisbon's National Theatre in 2011", 3rd Global Conference - Performance: Visual Aspects of Performance Practice, Salzburg, Austria, November 2012.
  9. "Teoria e Estética do Espaço na Arquitetura e Paisagem Neo-Góticas," IV Jornadas de Investigação do CIAC, Universidade do Algarve, Julho 2012.
  10. "Gothic-Romantic Ecocentric Landscapes in Lars von Trier's Melancholia," Avanca Cinema 2012 International Conference, Julho 2012.
  11. "Teoria da Paisagem na sua articulação com a Concepção do Espaço de Teatro e do Espaço Teatral," Palestra na Faculdade de Arquitetura, Universidade Técnica de Lisboa, Junho de 2012.
  12. "Paisagens Inter-Sensoriais Transdisciplinares do Gótico", III Jornadas de Investigação do CIAC, Universidade do Algarve, Portugal, Março 2011.
  13. "Harold Pinter's lovescapes: An Ecocritical Sensory Reading," M/MLA-Midwest Modern Language Association Annual Conference, Chicago, USA, 4-7 Novembro 2010.
  14. "Urban Scenarios: Gone Vacant, Virtual, and Violent," 1st International Interdisciplinary Conference on Architecture and Fiction: Once Upon a Place, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, 12-14 Outubro 2010.
  15. "What Else is Old?: Questioning the Paradigm of "The New" from a Symbolist Ecocritical Perspective," IFTR/FIRT Annual Conference, Munich, Germany, 26-31 Julho 2010.
  16. "Translation and Dramaturgy as Phenomenological Practices: Harold Pinter's The Hothouse in Lisbon, Portugal," IFTR/FIRT Annual Conference, TAD (Theatre, Adaptation and Dramaturgy Working Group), Lisboa, Portugal, 12-18 Julho 2009.
  17. "Apocalyptic Sensory Scapes in the Theatre of Harold Pinter," International Interdisciplinary Conference on Literature, Art and Culture in an Age of Global Risk, Cardiff University, UK, July 2-3, 2009.
  18. "Toward an Ecocentric and Synesthetic Reading of Landscape," CUNY Eco- Conference – Greening the Dialogue: Eco-Criticism and Practice in Theatre, Performance, and Film, CUNY Graduate Center, NYC, USA, April 22, 2009.
  19. "Remembrance of Repressed Pasts: Performing the Ethical in Louise Michel's Nadine," ATHE (Association of Theatre Higher Education) Conference, Theatre History panel, New Orleans, 27-29 Julho 2007.
  20. "Ethical Choices toward Revolutionary Change: Nordahl Grieg's The Defeat and Joan Holden's Spain 36," ATHE 2007, panel: Reactive Regenerations: Theatre and Revolution, New Orleans, USA, 27-29 Julho 2007.
  21. "The Will to Renewal: Time, Space, and Intertextuality in Edward Albee's The Goat", American Drama Conference. Painel Edward Albee, St. Francis College, Brooklyn, New York, USA, 4-6 de Outubro de 2007.
  22. "Evil Victims and Good Villains: Political Melodrama in Bernardo Santareno's The Promise", Twelfth Annual Graduate Conference Ph. D. Program in Hispanic and Luso-Brazilian Literatures and Languages, New York, 23-24 Março 2007.