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Last updated ( 10/09/2003 )
Principais Resultados do Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pela População Portuguesa - 2003
- 10/09/2003A Umic apresenta os principais resultados do Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação pela População Portuguesa - 2003.
Acesso e Utilização do Computador
- Metade da população portuguesa utiliza computador (53%), sendo que 82% dos utilizadores são frequentes;
- 46% das famílias possuem computador, registando-se uma taxa média de crescimento anual de 21% entre 2000 e 2003;
- As razões principais para a aquisição de computador são: a importância do computador na educação escolar dos filhos (33%) e a importância do computador enquanto instrumento profissional (27%);
- As razões principais para não adquirir computador são: a falta de utilidade para o agregado familiar (42%) e o custo elevado (31%);
Acesso e Utilização da Internet
- 39% dos portugueses utilizam a Internet, verificando-se uma taxa média de crescimento anual de 25% entre 2000 e 2003;
- 77% dos indivíduos que usam a Internet são utilizadores frequentes;
- As funcionalidades mais utilizadas pelos Internautas são: envio e recepção de emails (76%), download de jogos, música e vídeos (54%), actividades profissionais (51%), actividades de estudo (49%) e procura de informação nos sites da administração pública (47%);
- 28% das famílias dispõem de ligação à Internet, registando-se uma taxa média de crescimento anual de 52% entre 2000 e 2003;
- 10% das famílias dispõem de ligação à Internet em banda larga, triplicando o valor observado em 2002;
- As razões principais para possuir ligação à Internet em casa são: a necessidade profissional (23%), a importância na educação escolar dos filhos (20%) e o acompanhamento do desenvolvimento tecnológico da sociedade (20%);
- As razões principais para não possuir ligação à Internet em casa são: o custo elevado (40%) e o acesso à Internet noutros locais (22%);
Práticas de Comércio Electrónico
- 5% dos portugueses utiliza a Internet para a compra de bens e serviços;
- Os produtos mais adquiridos on-line são: livros, jornais e revistas (36%), música/vídeos (35%) e software de computador (22%)