Curriculum Vitae

Tânia C. Boavida D. da Silva

Data da última atualização »Last update : 03/05/2015


Tânia C. Boavida D. da Silva. Concluiu Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em 2013. É Investigador Auxiliar - Siskin Children's Institute. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 26 itens de produção técnica. Actualmente participa em 1 projecto de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Early Intervention, Family-centered practices, Goals, Inclusion, Quality e Training program.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5275519825113217


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Tânia C. Boavida D. da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Boavida, Tânia
Categoria profissional
Position
Investigador Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Siskin Children's Institute
Siskin Center for Child and Family Research
1101 Carter Street
Chattanooga
3740-2 Hamilton
Estados Unidos
Telefone: (+001)4236481791
Fax: (+001)4236481749
Correio electrónico: tania.boavida@siskin.org
Homepage: www.siskin.org
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2013 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento (4 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2008 Mestrado
Master degree
Mestrado Integrado em Psicologia Aplicada, Área de Psicologia Educacional (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2005 Licenciatura
Licentiate degree
Fisioterapia (3 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal.

1998 Bacharelato
Bachelor degree
Fisioterapia (3 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2014 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
Siskin Children's Institute, Estados Unidos.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Siskin Children's Institute
Fev/2014-Actual Investigador Auxiliar

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Mar/2012-Actual Investigador Auxiliar

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jun/2009-Nov/2013 Outra Situação
Jan/2007-Jun/2009 Assistente de Investigação

NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente
Dez/2001-Fev/2009 Técnico de 2ª Classe

Centro João Paulo II
Mai/2000-Jan/2001 Técnico de 2ª Classe

Centro de Educação Especial e Recuperação Infantil de Alcobaça
Out/1999-Mai/2000 Técnico de 2ª Classe

Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor
Out/1999-Mai/2000 Técnico de 2ª Classe

Centro de Medicina Física e Reabilitação da Nazaré
Mai/1998-Out/1999 Técnico de 2ª Classe

Fisiopaiva, Castelo de Paiva
Out/1997-Abr/1998 Outra Situação

Clínica da Trindade
Jul/1997-Jan/1998 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jun/2009-Nov/2013
Linhas de investigação»Research fields:


Promoção dos objetivos dos Programas Educativos Individuais (PEI)






Atividades de Ensino (Teaching activities)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Mar/2011-Jun/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estratégias de individualização e promoção de competências: a construção de PEI e PIIP de qualidade(Docente)






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Promoção dos objetivos dos Programas Educativos Individuais (PEI)
Objectivos»Goals: O objectivo geral é de determinar se uma formação sobre a elaboração dos objectivos dos Programas Educativos Individuais (PEI) e dos Planos Individuais de Intervenção Precoce (PIIP) destinada aos profissionais de Intervenção Precoce que dão apoio a crianças com incapacidade a frequentarem jardins-de-infância inclusivos, melhora a qualidade de elaboração dos mesmos. Assim, partindo de uma formação construída com base em evidências empíricas, nos resultados da investigação no nosso país e em práticas de andragogia, pretende.se informar e formar profissionais de intervenção precoce em práticas mais eficazes no processo de avaliação, planificação e implementação das intervenções, nomeadamente práticas: (a) centradas na família, (b) em contextos naturais e inclusivos e (c) em equipas transdisciplinares, de forma a contribuir para a individualização dos serviços e para um melhor desenvolvimento das crianças. Com base neste estudo será ainda realizado um manual de apoio à prática no que respeita à formulação de objectivos de qualidade. .
Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
Objectivos socio-económicos: Promoção geral dos conhecimentos.
Palavras-chave: Goals; Quality; Inclusion; Training program; Early Intervention; Family-centered practices.




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Mestrando
Participation as Master degree student
2006-2009
Social participation of children with disabilities in inclusive preschool settings
Referência do projeto»Project reference: UIPCDE Plurianual funding.


Participação como Desenvolvimento técnico
Participation as Technical developer
2011-2013
Oficinas de Pais/Bolsas de Pais - (Associação Pais-Em-Rede)
Referência do projeto»Project reference: M10-3.


Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2012-
Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117476/2010.

2007-2011
Positive affect and the socio-emotional development of preschool children
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/66172/2006.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Alemão (Pouco), Francês (Pouco), Espanhol (Razoavelmente).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2014 Diploma de Mérito, ISPA, Instituto Universitário.
2008 Bolsa de Doutoramento, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), Membro.
Abr/2015 - Actual The RAM Group (International Network of Early Intervention Researchers and Consultants), Membro.
Researcher and Trainer .
Jan/2012 - Actual Ordem dos Psicólogos, Membro.
Abr/2009 - Actual International Society of Early Intervention (ISEI), Membro.
Dez/2001 - Fev/2009 NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, Membro.
1 mandato como 2º vogal do Conselho Fiscal 1 mandato como secretária da Assembleia Geral.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Boavida, T.; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. 2014. "A Training Program to Improve IFSP/IEP Goals and Objectives Through the Routines-Based Interview", Topics in Early Childhood Special Education 33, 4: 200 - 211.
2. Pinto, Ana I; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; de Almeida, I. C; Felgueiras, Isabel; Pimentel, Júlia S; Serrano, Ana M; Carvalho, Leonor; Brandão, Maria T; Boavida, Tânia; Santos, Paula; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2012. "Early Childhood Intervention in Portugal", Infants & Young Children 25, 4: 310 - 322.
3. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. 2010. "Quality of Individualized Education Program Goals of Preschoolers With Disabilities", Infants & Young Children 23, 3: 233 - 243.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A. 2014. "O Modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas", Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, In Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, Lisboa.
2. Boavida, Tânia; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. 2014. "Portugal e o modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas", Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, In Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos, Lisboa.
3. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. 2008. "Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A. O modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas,IX Congresso Iberoamericano de Psicologia,Lisboa,2014 (Simpósio).
2. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, C.. Portugal e o modelo de Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas,Symposium conducted at the IX Congresso Iberoamericano de Psicologia,Lisboa,2014 (Simpósio).
3. Boavida, Tânia. A importância das rotinas na Intervenção Precoce na Infância,II Seminário da ELI Alcanena/Torres Novas ,2013 (Seminário).
4. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, C.. Supporting functionality profiles by linking the MEISR to ICF-CY.,International Society on Early Intervention Regional Conference,St. Petersburg,2013 (Comunicação).
5. Boavida, Tânia; Aguiar, C.; McWilliam, R. A. Increasing the quality of intervention goals and objectives: Outcomes of a training program. ,International Society on Early Intervention Regional Conference,St. Petersburg,2013 (Comunicação).
6. Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. Parental empowerment groups: enabling parents to participate in their children’s inclusion process.,9th ERNAPE International Conference,Lisboa,2013 (Comunicação).
7. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in EI,1st International Early Childhood Intervention Conference and EURLYAID ANNUAL CONFERENCE 2012,Braga,2012 (Comunicação).
8. Boavida, Tânia. A importância das rotinas ,“Nascer, Crescer, e Aprender”,Barcarena,2012 (Seminário).
9. Boavida, Tânia. Increasing the quality of intervention goals and objectives: Outcomes of a training program.,DEC's 28th Annual International Conference on Young Children with Special Needs and Their Families,Minneapolis,2012 (Poster).
10. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A. A training program bridging the gap between philosophy/research and practice in Early Intervention ,DEC's 28th Annual International Conference on Young Children with Special Needs and Their Families,Minneapolis,2012 (Poster).
11. Boavida, Tânia; McWilliam, R. A; Aguiar, Cecília. Using RBI and ICF in concert to improve Early Intervention services,2011 (Comunicação).
12. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; McWilliam, R. A; Pimentel, Júlia S. Individualized education program goals quality in the context of a new special education law,2011 (Comunicação).
13. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. A percepção de envolvimento da família em educação especial e a qualidade dos objectivos dos Programas Educativos Individuais,2011 (Comunicação).
14. Aguiar, Cecília; Boavida, Tânia; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Pimentel, Júlia S. Social experiences of children with disabilities in Portuguese preschool classrooms,2011 (Poster).
15. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Qualidade em contextos pré-escolares inclusivos e experiências sociais de crianças com incapacidades,2011 (Simpósio).
16. Aguiar, Cecília; Moiteiro, Ana R; Figueiredo, Ana; Boavida, Tânia; Pimentel, Júlia S. Dimensões sociais da inclusão de crianças em idade pré-escolar,2010 (Comunicação).
17. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Objetivos dos Programas Educativos Individuais e perfil de incapacidades de crianças em idade pré-escolar,2010 (Poster).
18. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Qualidade dos objetivos dos Programas Educativos Individuais: Um contributo para a compreensão das nossas práticas,2010 (Comunicação).
19. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia; Figueiredo, Ana. Experiências sociais de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância,2010 (Poster).
20. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality in inclusive preschool settings,2009 (Poster).
21. Figueiredo, Ana; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Moiteiro, Ana R; Boavida, Tânia. Perceptions of family involvement and quality of inclusive preschool classrooms,2009 (Poster).
22. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Quality of Individualized Education Plan objectives and goals of Portuguese preschoolers with disabilities,2009 (Poster).
23. Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; Figueiredo, Ana; Moiteiro, Ana R; Machado, Marta; Boavida, Tânia. Multiple influences on indicators of social participation,2009 (Poster).
24. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Medida da Qualidade das Experiências Inclusivas: Características psicométricas dos dados,2008 (Poster).
25. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S. Global quality in mainstream preschool inclusive settings and the quality of inclusive experiences of preschoolers with disabilities attending these settings,2008 (Poster).
26. Boavida, Tânia; Aguiar, Cecília; Pimentel, Júlia S; McWilliam, R. A. Does the Quality of Inclusive Experiences Measure incorporate Portuguese official standards for preschool education and inclusion quality?,2007 (Poster).



Curso de curta duração
Short duration course
1. Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. COR - II Nível de Oficinas de Pais, Grupo de Corresponsabilização Parental,2013 (Outra).
2. Boavida, Tânia. Programas Educativos Individuais no Pré-escolar: Formular objetivos de elevada qualidade,2012 (Outra).
Formação desenvolvida no âmbito do meu doutoramento a 14 Equipas Locais de Intervenção (Intervenção Precoce).
3. Boavida, Tânia; Rolão, Teresa; Pimentel, Júlia S. COR - II Nível de Oficinas de Pais, Grupo de Corresponsabilização Parental,2012 (Outra).





Dados Complementares (Additional data)


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Boavida, Tânia. Análise Psicológica, desde 2011/11/02, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
6

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
3
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
26

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
26

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
3



Outras informações relevantes
Tânia C.
Boavida D.
da Silva.
Concluiu Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em 2013.
É Investigador Auxiliar - Siskin Children's Institute.
Publicou 3 artigos em revistas especializadas.
Possui 26 itens de produção técnica.
Actualmente participa em 1 projecto de investigação.
Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Nas suas actividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Early Intervention, Family-centered practices, Goals, Inclusion, Quality e Training program.


Visualizações do curriculum [ 792 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 05-05-2015 às 16:06:07
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (2)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (4)
 Project collaboration in Degóis