Carla Elisabete Duarte Peixoto
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
29/01/2015 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Carla Elisabete Duarte Peixoto |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Peixoto, Carla |
Categoria profissional
Position |
Assistente 1º triénio |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação do Porto ESE - UTC - Psicologia Rua Dr. Roberto Frias, 602 Porto 4200-465 Porto Portugal Telefone: (+351)225073460 Fax: (+351)225073464 Correio electrónico: cpeixoto@ese.ipp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2006-2012 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1999-2004 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
CLASS Observation Training.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Análise Factorial Confirmatória e Modelos com Equações Estruturais.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Análise de Dados com Modelos de Equações Estruturais.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Uso de Software na Investigação Qualitativa Nvivo7.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2006-2006 |
Curso de curta duração Short course |
Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo.
Instituto Politécnico do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico do Porto |
Out/2013-Actual |
Assistente 1º triénio |
Fev/2013-Jun/2013 |
Assistente 1º triénio |
Jul/2012-Dez/2012 |
Assistente 1º triénio |
Out/2011-Jun/2012 |
Assistente 1º triénio |
Out/2010-Jun/2011 |
Assistente 1º triénio |
Jul/2012-Out/2014 |
Assistente de Investigação |
Jul/2011-Jul/2012 |
Investigador Auxiliar |
Set/2006-Set/2008 |
Assistente de Investigação |
Nov/2004-Dez/2005 |
Assistente de Investigação |
Dez/2012-Fev/2014 |
Outra Situação |
Abr/2012-Jun/2012 |
Outra Situação |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Set/2012-Ago/2013 |
Assistente 1º triénio |
Set/2011-Ago/2012 |
Assistente 1º triénio |
Set/2010-Ago/2011 |
Assistente 1º triénio |
Fev/2010-Ago/2010 |
Assistente 1º triénio |
Dez/2005-Jul/2007 |
Assistente 1º triénio |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico do Porto |
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Análise e Intervenção Psicossocial(Docente)
- Desenho e Desenvolvimento de Projetos(Docente)
- Gerontologia e Educação Social(Docente)
- Psicologia da Criança e do Adolescente(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências do Desporto Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenho e Desenvolvimento de Projetos(Docente)
- Psicologia do Adulto e do Idoso(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Musical Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Criança e do Adolescente(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Educação, Sociedade e Desenvolvimento(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação e Intervenção Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Contextos de risco, vulnerabilidades e desenvolvimento(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Educação, Sociedade e Desenvolvimento(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenho e Desenvolvimento de Projetos(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Educação, Sociedade e Desenvolvimento(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Desenho e Desenvolvimento de Projetos(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Mudança e Inovação Educacional(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Mudança e Inovação Educacional(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Gerontologia Social Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Programas de intervenção psicoeducacional no envelhecimento(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Gerontológica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Estágio(Docente)
- Métodos e Técnicas de Investigação I(Docente)
- Métodos e Técnicas de Investigação II(Docente)
- Programas de intervenção psicoeducacional no envelhecimento(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Gerontológica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Métodos e Técnicas de Investigação I(Docente)
- Métodos e Técnicas de Investigação II(Docente)
- Programas de intervenção psicoeducacional no envelhecimento(Docente)
- Estágio(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Mudança e Inovação Educacional(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Mudança e Inovação Educacional(Docente)
|
Curso»Academic program: Gestão Artística e Cultural Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Processos Cognitivos Básicos(Docente)
|
Curso»Academic program: Educação Básica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Social Gerontológica Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Métodos e Técnicas de Investigação I(Docente)
- Métodos e Técnicas de Investigação II(Docente)
- Psicologia e Relação Interpessoal(Docente)
- Estágio(Docente)
|
Curso»Academic program: Mestrado em Mudança e Inovação Educacional Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Seminário de Apoio a Projeto(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Investigação Educacional(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Ensino do 1.º Ciclo Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Investigação Educacional(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação de Infância Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento(Docente)
- Prática Pedagógica I(Docente)
- Necessidades Educativas Especiais(Docente)
|
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto Politécnico do Porto |
Jun/2014-Jun/2014 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Palestra dirigida a pais sobre a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo |
Jun/2014-Jun/2014 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Palestra dirigida a professores sobre a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo |
Mai/2014-Mai/2014 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Palestra dirigida a voluntários de pessoas idosas: Aspetos psicológicos do envelhecimento |
Jun/2013-Jun/2013 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Sessão de esclarecimento, designada O desenvolvimento da criança e a leitura. O que ler e quando?, destinada a pais e educadores
de infância de crianças em idade pré-escolar do Agrupamento de escolas de Esmoriz, Ovar Norte |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Fev/2013-Fev/2013 |
|
Atividade realizada»Activity: Membro de júri de creditação de experiência profissional e outra formação |
Jun/2011-Jul/2011 |
|
Atividade realizada»Activity: Membro do Júri das Provas de Acesso ao Ensino Superior para maiores de 23 anos |
Jul/2010-Jul/2010 |
|
Atividade realizada»Activity: Relatório de Concretização do Processo de Bolonha – Mestrado em Inovação e Mudança Educacional.2010 |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2013- Transição dos Bebés para a Creche: Comunicação Família-creche, Qualidade dos Contextos e Adaptação do Bebé-Infant transition to child care: parent-caregiver communication, early education qua ity and infant adjustment |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/4007/2012.
|
2011-2012 Factores de risco no desenvolvimento infantil |
Referência do projeto»Project reference: Financiado pela FLAD.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2012- Desenvolvimento de instrumentos para avaliação da qualidade do ambiente de estimulação familiar em Portugal e Alemanha |
Referência do projeto»Project reference: Acções Integradas Luso-Alemãs.
|
2005-2009 Contextos e Transição: Competências de literacia e de numeracia em crianças dos 4 aos 7 anos-Contexts and Transition: Literacy and Numeracy in 3 to 7 Year-old Children |
Referência do projeto»Project reference: Não financiado.
|
2005-2008 Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança-Longitudinal Study of Child Engagement and Adaptation |
Referência do projeto»Project reference: Sem financiamento.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Ordem dos Psicólogos, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla; Cadima, Joana. 2014. Linguagem e literacia emergente: Propostas de intervenção em jardim-de-infância.. In Ler para ser. Os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler., XX - XX. . Coimbra: Almedina.. |
|
|
|
2. |
Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Macedo-Pinto, Isabel; Cadima, Joana; Peixoto, Carla. 2009. Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia. In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, 93 - 101. . Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2014. "Observed classroom quality in first grade: associations with teacher, classroom, and school characteristics", European Journal of Psychology of Education 29, 1: 139 - 158.
|
|
|
|
2. |
Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2012. "Observação das interações educador-criança: Escala de Interação do Prestador de Cuidados", Análise Psicológica, 4: 373 - 386. |
|
|
|
3. |
Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2009. "Factores de risco: A multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças", Psicologia, 2: 175 - 192. |
|
|
|
4. |
Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Macedo-Pinto, Isabel; Cadima, Joana; Peixoto, Carla. 2009. "Qualidade em Educação Pré-escolar", Psicologia, 2: 43 - 54. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Barros, Sílvia; Peixoto, Carla. 2011. "Quality of early child care: analysis at the ITERS-R indicator level", Trabalho apresentado em XV European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the XV European Conference on Developmental Psychology – ECDP, Bergen. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Peixoto, Carla; Mendes, Carla. 2014. "Ideias e práticas relacionadas com a linguagem escrita de famílias com crianças a usufruir de serviços de intervenção precoce", Trabalho apresentado em Encontros LI2014 - Investigação em Leitura, Literatura infantil & Ilustração, In Actas dos Encontros LI2014 - Investigação em Leitura, Literatura infantil & Ilustração, Braga. |
|
|
|
2. |
Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. 2011. "Sistema de Observação de Leitura Conjunta Adulto-Criança: Qualidade socioemocional e instrucional dos comportamentos interactivos
maternos", Trabalho apresentado em XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa. |
|
|
|
3. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2011. "Crenças maternas sobre leitura conjunta", Trabalho apresentado em XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa. |
|
|
|
4. |
Barros, Sílvia; Peixoto, Carla. 2011. "O sistema de cotação alternativo da Escala de Avaliação do Ambiente de Creche - Edição Revista", Trabalho apresentado em XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa. |
|
|
|
5. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2010. "Caracterização dos comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta", Trabalho apresentado em 7º Encontro Nacional/ 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura infantil & Ilustração, In Actas do 7º Encontro Nacional/ 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura infantil & Ilustração, Braga. |
|
|
|
6. |
Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M. 2009. "Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, In Discovering worlds of literacy: 16th European Conference on Reading, Braga. |
|
|
|
7. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2009. "First Grade Children’s Literacy Skills: Influence of Home Literacy Environment beyond Mothers’ Education and Literacy Beliefs", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, In Discovering worlds of literacy: 16th European Conference on Reading, Braga. |
|
|
|
8. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cadima, Joana. 2008. "Comportamentos interactivos de leitura conjunta adulto-criança", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
9. |
Peixoto, Carla. 2008. "Reading aloud at home: mothers’ beliefs and preschool children’s experiences", Trabalho apresentado em V Congreso Internacional de Psicologia y Educación: Los retos del futuro, In Actas do V Congreso Internacional de Psicologia y Educación: Los retos del futuro, Oviedo. |
|
|
|
10. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cardoso, Maria J; Silva, Mónica; Cid, Carla. 2008. "Experiências de literacia em diferentes contextos familiares: o caso das crianças em idade pré-escolar", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Estudos da Criança, In Actas do I Congresso Internacional de Estudos da Criança, Braga. |
|
|
|
11. |
Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Silva, Mónica; Peixoto, Carla. 2006. "Desenvolvimento da Literacia Emergente: Qualidade dos contextos educativos e competências em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora. |
|
|
|
12. |
Peixoto, Carla; Silva, Mónica; Leal, Teresa; Cadima, Joana. 2006. "Desenvolvimento da literacia emergente: Competências em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em 6º Encontro Nacional/4º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura infantill & Ilustração, In Actas do 6º Encontro Nacional/4º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura infantill & Ilustração, Braga. |
|
|
|
1. |
Barros, Sílvia; Pinto, Ana I; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela. 2012. "Escala de Avaliação do Ambiente em Creche". New York: Teachers College Press . (Outra) |
2. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2007. "Inventário de Leitura Interactiva Adulto-Criança". Maryland: Paul H. Brookes Publishing Co. . (Outra) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2013. "O inventário das ideias parentais acerca da leitura". Porto: IDECCA - Centro de Psicologia.
|
2. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. 2013. "O inventário de leitura interactiva adulto-criança". Porto: IDECCA - Centro de Psicologia.
|
3. |
Peixoto, Carla. 2012. "Estudo da Literacia Familiar em Portugal (Tese de Doutoramento não publicada)", 300 pp.. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. |
4. |
Macedo-Pinto, Isabel; Leal, Teresa; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla. 2009. "Contextos e transição: competências de literacia e numeracia em crianças dos 4 aos 7 anos". Porto: IDECCA - Centro de Psicologia. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Barros, Sílvia. The Classroom Assessment Scoring System for infant classrooms in Portugal,3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood,Jyväskylä,2014 (Comunicação). |
2. |
Pinto, Ana I; Coelho, Vera; Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela. Infant engagement in childcare: effects of child characteristics,3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood,Jyväskylä,2014 (Comunicação). |
3. |
Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Kuger, Susanne; Leal, Teresa; Macedo-Pinto, Isabel; Lehrl, Simone; Rossbach, Hans-Guenter. Storybook reading in Portuguese and German families with preschool-age children: A comparative study,3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood,Jyväskylä,2014 (Comunicação). |
4. |
Coelho, Vera; Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Cadima, Joana. Parent-caregiver partnership during the infant transition to child care,24th EECERA Conference,Creta,2014 (Comunicação). |
5. |
Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I; Bryant, Donna; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Coelho, Vera. Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach,36th Annual Conference of International School Psychology Association,Kaunas,2014 (Comunicação). |
6. |
Peixoto, Carla; Mendes, Carla. Ideias e práticas relacionadas com a linguagem escrita de famílias com crianças a usufruir de serviços de intervenção precoce,10.º Encontro Nacional/8º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2014 (Comunicação). |
7. |
Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Bryant, Donna; Peixoto, Carla; Coelho, Vera. The “Infant Transition to Child Care” research project: Studying the quality of early childhood education environments,International LINQ Conference: Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education,Creta,2014 (Comunicação). |
8. |
Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa. Competências de linguagem, de literacia e de auto-regulação em crianças de idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação). |
9. |
Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana I; Bryant, Donna. Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classrooms,16th European Conference on Developmental Psychology,Lausanne,2013 (Comunicação). |
10. |
Carvalho, José M.; Faria, Carla; Manso, Augusta; Peixoto, Carla; Sousa-Pereira, Fátima; Bastos, Alice. Avaliar para inovar em Educação: Instrumentos e procedimentos de avaliação,II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação,Porto,2013 (Comunicação). |
11. |
Peixoto, Carla; Tavares, Lizete. Maus-tratos infantis: Ideias e práticas de profissionais de educação de infância,3.º Congresso sobre Abuso e Negligência de Crianças,Porto,2013 (Poster). |
12. |
Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Peixoto, Carla. Risco sociocultural da família e o desenvolvimento da auto-regulação em crianças,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação). |
13. |
Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana I; Bryant, Donna; Peixoto, Carla; Coelho, Vera. The ‘Infant Transition to Child Care’ research project: The use of the ITERS-R,International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013,Porto,2013 (Comunicação). |
14. |
Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Pinto, Ana I; Leal, Teresa; Barros, Sílvia. Classroom interactions at the beginning and at the end of elementary school in Portugal,EARLI 2013 Conference,Munique,2013 (Comunicação). |
15. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Mothers’ educational level and literacy beliefs: Associations with home literacy environment,SRCD Biennial Meeting,Seattle,2013 (Poster). |
16. |
Peixoto, Carla. Contributos para o Estudo da Literacia Familiar em Portugal,32º aniversário da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo,Viana do Castelo,2012 (Conferência ou palestra). |
17. |
Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla; Cadima, Joana. Fatores de risco no desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. Avaliação de competências sociais, de literacia e de
matemática,II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2012 (Comunicação). |
18. |
Cadima, Joana; Doumen, Sarah; Verschueren, Karine; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Child and classroom predictors of the quality of teacher-child relationships,BAPS-SEPEX Meeting,Liége,2012 (Poster). |
19. |
Ferreira, Marlene; Peixoto, Carla. Burnout em docentes do ensino regular e do ensino especial: Estudo comparativo,12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Poster). |
20. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cadima, Joana. Leitura conjunta de histórias em contexto familiar: estabilidade dos comportamentos interativos maternos,12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Comunicação). |
21. |
Barros, Sílvia; Peixoto, Carla. Quality of early child care and education: analysis at the ITERS-R indicator level. ,22nd Annual Conference of the EECERA,Porto,2012 (Comunicação). |
22. |
Tavares, Lizete; Peixoto, Carla. Maus-tratos infantis: Ideias e práticas de educadores de infância do ensino regular e do ensino especial,12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Poster). |
23. |
Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. Socioemotional and instructional quality of mother’s behaviors during shared book reading with first-grade children,SRCD Biennial Meeting,Montreal,2011 (Poster). |
24. |
Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. Sistema de Observação de Leitura Conjunta Adulto-Criança: Qualidade socioemocional e instrucional dos comportamentos interactivos
maternos,XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Poster). |
25. |
Sá, Conceição; Peixoto, Carla; Carvalho, José M.. Condições da escola para a mudança e inovação educacional no ensino secundário: Um estudo piloto,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster). |
26. |
Alves, Manuela; Peixoto, Carla; Bastos, Alice. Preferências de leitura e motivação no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A perspectiva dos alunos,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster). |
27. |
Peixoto, Carla; Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Macedo-Pinto, Isabel; Leal, Teresa; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Barros, Sílvia. Qualidade em contexto de creche e jardim-de-infância e sua relação com o desenvolvimento/envolvimento das crianças. ,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação). |
28. |
Carvalho, José M.; Peixoto, Carla; Sá, Conceição; Michão, Florinda. Avaliação das condições dos alunos, dos professores e da escola para a mudança na perspectiva do School Improvement,XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da
Educação,Guarda,2011 (Comunicação). |
29. |
Cadima, Joana; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla. Desenvolvimento da literacia no pré-escolar e em contextos de risco sociocultural,VII Encontro de Educação - Numeracia e Literacia em Educação,Almada,2011 (Comunicação). |
30. |
Michão, Florinda; Peixoto, Carla; Carvalho, José M.. Autonomia e gestão da escola numa perspectiva de School Improvement: Um estudo exploratório,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster). |
31. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Leitura conjunta em contexto familiar: do pré-escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico,I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no século XXI: Olhares Interdisciplinares,Portalegre,2011 (Comunicação). |
32. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Crenças maternas sobre leitura conjunta,XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Comunicação). |
33. |
Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Silva, Mónica. Quality of early child care: analysis at the ITERS-R indicator level,European Conference for Developmental Psychology,Bergen,2011 (Comunicação). |
34. |
Carrilho, Rosária; Peixoto, Carla; Carvalho, José M.. Trabalho colaborativo entre professores e inovação educacional: Contribuições da investigação,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster). |
35. |
Mendes, Helena; Peixoto, Carla; Bastos, Alice. Motivação para a leitura: Efeitos do género e dos hábitos de leitura em alunos do ensino básico,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster). |
36. |
Ferreira, Carla; Bastos, Alice; Peixoto, Carla; Viana, Fernanda L. O potencial motivador dos textos narrativos no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contribuições da investigação,XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Corunha,2011 (Poster). |
37. |
Barros, Sílvia; Peixoto, Carla. O sistema de cotação alternativo da Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista,XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Poster). |
38. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Desenvolvimento da literacia emergente: Estudo qualitativo sobre crenças maternas,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
39. |
Peixoto, Carla; Bastos, Alice; Moreira, Emília; Manso, Augusta. Motivação para a leitura: um estudo com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico,I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2010 (Poster). |
40. |
Manso, Augusta; Peixoto, Carla; Carvalho, José M.. O uso de portefólios em contextos de aprendizagem adulta,2.º Congresso Internacional de Avaliação em Educação,Braga,2010 (Comunicação). |
41. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Storybook reading: a two-year study of mother-child interactions,32nd ISPA Conference - School Psychology - Making Life Better for all Children,Dublin,2010 (Comunicação). |
42. |
Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Teachers’ views about key classroom characteristics and practices,32nd ISPA Conference - School Psychology - Making Life Better for all Children,Dublin,2010 (Poster). |
43. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Family Influences on First Grade Children’s Literacy Skills,SRCD Biennial Meeting,Denver,2009 (Poster). |
44. |
Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. First Grade Children’s Literacy Skills: Influence of Home Literacy Environment beyond Mothers’ Education and Literacy Beliefs,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Poster). |
45. |
Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M. Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação). |
46. |
Leal, Teresa; Macedo-Pinto, Isabel; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M. Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia,VIII Simpósio Internacional GEDEI: Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim
Bairrão,Aveiro,2008 (Comunicação). |
47. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cardoso, Maria J. Ambiente literácito em famílias com mães de nível educativo baixo,7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração,Braga,2008 (Poster). |
48. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cadima, Joana. Comportamentos interactivos de leitura conjunta adulto-criança,XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação). |
49. |
Silva, Mónica; Leal, Teresa; Peixoto, Carla. Práticas de Literacia em Contextos Pré-escolares Mistos,VIII Simpósio Internacional GEDEI – Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim
Bairrão,Aveiro,2008 (Poster). |
50. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cardoso, Maria J; Silva, Mónica; Cid, Carla. Experiências de literacia em diferentes contextos familiares: o caso das crianças em idade pré-escolar,I Congresso Internacional de Estudos da Criança,Braga,2008 (Comunicação). |
51. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Caracterização dos comportamentos interactivos mãe-criança em situação de leitura conjunta,7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil & Ilustração,Braga,2008 (Comunicação). |
52. |
Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. Da esquerda para a direita, assim dita a receita,VIII Simpósio Internacional GEDEI – Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim
Bairrão,Aveiro,2008 (Comunicação). |
53. |
Peixoto, Carla. Reading aloud at home: mothers’ beliefs and preschool children’s experiences,V Congreso Internacional de Psicologia y Educación: Los retos del futúro,Oviedo,2008 (Poster). |
54. |
Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Literacy Practices among Portuguese Parents of Preschool Children,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster). |
55. |
Cadima, Joana; Peixoto, Carla. Factores de risco: Multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças,I Congresso Internacional Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias,Braga,2007 (Comunicação). |
56. |
Peixoto, Carla; Silva, Mónica; Leal, Teresa; Cadima, Joana. Desenvolvimento da Literacia Emergente: Competências em crianças de idade pré-escolar,6º encontro nacional/4º internacional de investigação em leitura, literatura infantil & ilustração.,Braga,2006 (Comunicação). |
57. |
Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Silva, Mónica; Bairrão, Joaquim. Childcare quality: Do Portuguese parents value criteria defined by professionals? ,26th International Congress of Applied Psychology,Atenas,2006 (Poster). |
58. |
Cadima, Joana; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Silva, Mónica; Peixoto, Carla. Desenvolvimento da Literacia Emergente: Qualidade dos contextos educativos e competências em crianças de idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |
59. |
Barros, Sílvia; Silva, Mónica; Peixoto, Carla; Bairrão, Joaquim. Satisfação dos pais com a qualidade da creche que os filhos frequentam,XI Encontro Nacional da APEI – Infância e Educação: Que Caminhos,2005 (Poster). |
60. |
Barros, Sílvia; Silva, Mónica; Peixoto, Carla; Bairrão, Joaquim. Satisfação das educadoras com a qualidade da creche onde trabalham,V Simpósio Internacional de Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico – “Os Caminhos da Aprendizagem”,2005 (Poster). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Peixoto, Carla. Gestão do comportamento em contexto escolar, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Duração: 25 horas. Local: Agrupamento de Escolas Irmãos Passos, Cidade: Matosinhos, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Peixoto, Carla. Gestão do comportamento em contexto escolar, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Duração: 25 horas. Local: Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Peixoto, Carla. Escala de Avaliação do Ambiente de Creche, 2014 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente. |
4. |
Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Silva, Mónica. Escala de Avaliação do Ambiente de Creche , 2012 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente. |
5. |
Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M. Desenvolvimento de Competências Sociais em Crianças e Jovens, 2010 (Outra), promovido por Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira.Tipo de participação: Docente. |
6. |
Peixoto, Carla; Grande, Catarina. Interacções da criança em idade pré-escolar: a qualidade do envolvimento , 2010 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente. |
7. |
Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M. Desenvolvimento de Competências Socio-Emocionais em Crianças e Jovens: Intervenção numa Perspectiva Sistémica – Ecológica, 2009 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente. |
8. |
Peixoto, Carla; Grande, Catarina. Interacções da criança em idade pré-escolar: a qualidade do envolvimento , 2009 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente. |
9. |
Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I; Silva, Mónica. Escala de Avaliação do Ambiente de Creche , 2005 (Outra), promovido por Serviço de Formação Contínua da FPCEUP.Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Sampaio, Ruth; Peixoto, Carla; Vieira, Isabel. Mesa Redonda sobre Intervenção Psicossocial – Reflexão a partir das práticas,2014 (Outro). |
2. |
Peixoto, Carla; Sousa-Pereira, Fátima; Carvalho, José M.; Bastos, Alice; Faria, Carla; Manso, Augusta. Seminário sobre Avaliar para Inovar em Educação,2012 (Seminário). |
3. |
Peixoto, Carla; Carvalho, José M.; Bastos, Alice; Faria, Carla; Sousa-Pereira, Fátima; Manso, Augusta. Encontros de Avaliação e Inovação em Educação: Contributos do “School Improvement”,2011 (Encontro). |
4. |
Peixoto, Carla; Sousa-Pereira, Fátima; Bastos, Alice; Carvalho, José M.; Faria, Carla; Manso, Augusta. Formação de Leitores: Contextos e Práticas de Desenvolvimento da Literacia,2010 (Seminário). |
5. |
Peixoto, Carla; Manso, Augusta; Faria, Carla; Bastos, Alice; Carvalho, José M.; Sousa-Pereira, Fátima. Aprendizagem ao longo da vida e Literacia,2010 (Seminário). |
6. |
Peixoto, Carla; Sousa-Pereira, Fátima; Carvalho, José M.; Bastos, Alice; Faria, Carla; Manso, Augusta. Desafios que as actuais políticas curriculares colocam ao exercício da docência,2010 (Seminário). |
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Leal, Teresa. Sistema de Observação de Leitura Conjunta Adulto-Criança: Qualidade socioemocional e instrucional dos comportamentos interactivos
maternos,2011. |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Sandra Ramos, Ideias e práticas de educadores de infância sobre literacia emergente em contextos pré-escolares inclusivos, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador). |
2. |
Sara Ferreira, Trabalho em equipa na Intervenção Precoce na Infância: Estudo qualitativo, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador). |
3. |
Carla Mendes, Ideias e práticas de famílias de crianças a usufruir de serviços de Intervenção Precoce relacionadas com a aprendizagem da
leitura e da escrita, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador). |
4. |
Marlene S. Rodrigues, Intervenção Precoce na Infância: Ideias e Práticas de Profissionais de Equipas Locais de Intervenção e de Agrupamentos de
Referência, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador). |
5. |
Marlene Ferreira, Burnout e condições de trabalho percebidas: estudo comparativo entre educadores do ensino regular e educadores de intervenção
precoce, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador). |
6. |
Noémia Tavares, Envolvimento das famílias nos serviços de Intervenção Precoce: Perceções de pais e de educadores de Intervenção Precoce, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador). |
7. |
Ana Ribeiro, Indicadores de qualidade em contextos inclusivos do 1.º ciclo do ensino básico: Ideias de professores do ensino regular e
de professores de educação especial, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador). |
8. |
Lizete Tavares, Maus Tratos Infantis: Ideias e práticas de profissionais de educação de infância do ensino regular e de intervenção precoce, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Instituto Piaget (Orientador). |
1. |
Cristiana Oliveira, Iniciativas intergeracionais e Envelhecimento ativo: um estudo de caso, 2014. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Social) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Co-orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Carina dos Santos Andrade Sousa. "Não nos deixem dormir…” – Projeto de Intervenção num Centro de Dia, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Instituto Politécnico do Porto. |
2. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Bruna F. R. Lima. Relação entre fala e as competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita, 2014. Dissertação (Mestrado em Temas de Psicologia) - Universidade do Porto. |
3. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Júlio França. Percursos profissionais de um psicólogo na saúde e na escola, 2014. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Porto. |
4. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Isabel Iria da Silva Carneiro. A funcionalidade e a participação de crianças com incapacidades em idades precoces: A importância da intervenção centrada
na família e nas rotinas naturais da criança, 2014. Dissertação (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Porto. |
5. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Iria Cássio. Práticas pedagógicas de leitura na educação pré-escolar, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto. |
6. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Alda Maria Carvalho Sampaio. Atividades de animação de leitura no 1.o ciclo: Contributos para leitores, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. |
7. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Ana Margarida Luzeiro P. Santos. Ambiente de literacia familiar: avaliação dos comportamentos interativos do adulto em situação de leitura conjunta, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto. |
8. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Ana Salomé Oliveira. O tempo é mudança, transformação e evolução: Projeto de intervenção com idosos do centro de dia, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Instituto Politécnico do Porto. |
9. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Tânia Filipa Moreira Almeida. O conceito de envolvimento da criança em contexto pré-escolar: Estudo do envolvimento de crianças com e sem necessidades educativas
especiais em contextos pré-escolares inclusivos, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto. |
10. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Catarina Amorim Branco Malheiro. Implementação de estratégias de regulação do comportamento no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade do Minho. |
1. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Lígia Fernandes Caires. Da procura, Um encontro. A intervenção psicossocial com pessoas em situação de desemprego, 2014. Agregação em (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Instituto Politécnico do Porto. |
2. |
Peixoto, Carla. Participação no júri de Margarida Estela R. Ferreira. Promoção de competências de linguagem, literacia e socioemocionais numa turma de primeiro ano de escolaridade, 2014. Agregação em (Mestrado Integrado em Psicologia) - Universidade do Porto. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
25 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
12 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
6 |
Produção técnica Technical production |
76 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
76 |
Dados complementares (Additional data) |
19 |
Orientações Orientations |
9 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
10 |
Visualizações do curriculum [
364
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
23-04-2015
às
15:17:15
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|