Curriculum Vitae

Mónica Silveira Maia

Data da última atualização »Last update : 26/02/2015


Mónica Silveira Maia. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico do Porto. Publicou 8 artigos em revistas especializadas e 13 trabalhos em actas de eventos, possui 1 livro publicado e 1 capitulo de livro. Possui 39 itens de produção técnica. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 39 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7494275235466929


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Mónica Silveira Maia
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Mónica, Silveira-Maia
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Porto
ESE - UTC - Educação Especial
Rua Dr. Roberto Frias, 602
4200 Porto
Portugal
Correio electrónico: msmaia@ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2012 Doutoramento
Phd
Doutoramento no Ramo de Conhecimento de Psicologia (4 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

2001-2005 Licenciatura
Licentiate degree
Terapia Ocupacional (4 anos » years) .
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2010 Curso de curta duração
Short course
Application Procedures for the Supports Intensity Scale .
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

2010 Curso de curta duração
Short course
Statistics in Educational Data.
University of North Carolina, Estados Unidos.

2010 Curso de curta duração
Short course
Preschool/ Kindergarden Curriculum and Learning Environments.
University of North Carolina, Estados Unidos.

2010 Curso de curta duração
Short course
Policy on Education and Certification of Investigators Involved in Human Su.
University of North Carolina, Estados Unidos.

2010 Curso de curta duração
Short course
Preparing International Teaching Assistants Program.
University of North Carolina, Estados Unidos.

2010 Curso de curta duração
Short course
Introduction to Focus Group.
University of North Carolina, Estados Unidos.

2009 Curso de curta duração
Short course
Research Strategies and Design Problems in Caring Sciences.
Jonkoping University, Suécia.

2009 Curso de curta duração
Short course
International Classification of Functioning, Disability and Health.
Jonkoping University, Suécia.

2008 Curso de curta duração
Short course
International Perspectives in Early Childhood Intervention, using ICF-CY.
Jonkoping University, Suécia.

2007 Curso de curta duração
Short course
Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

2006 Curso de curta duração
Short course
Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo, Formação Avançad.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

2006 Curso de curta duração
Short course
Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico do Porto
Set/2014-Actual Professor Adjunto

Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Set/2014-Actual Professor Adjunto

Instituto Politécnico do Porto
Abr/2012-Ago/2014 Assistente 1º triénio

Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Out/2012-Jul/2014 Assistente 1º triénio

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Abr/2009-Mar/2012 Investigador Principal

Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Out/2008-Mar/2009 Assistente 1º triénio

Instituto Politécnico do Porto
Set/2006-Set/2008 Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico do Porto
Abr/2012-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Projecto da Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008




Instituto Politécnico do Porto
Set/2006-Set/2008
Linhas de investigação»Research fields:


Disseminação e Sustentabilidade de práticas inclusivas






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Out/2012-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Processo de Terapia Ocupacional em Crianças e Jovens(Monitor)
  • Processo de Terapia Ocupacional em Crianças (Monitor)
  • Processo de Terapia Ocupacional em Adultos(Monitor)
  • Estudo da Atividade Humana I(Monitor)
  • Estudo da Atividade Humana II(Monitor)
  • Ocupação Humana(Monitor)
  • Educação Clinica V(Monitor)


Instituto Politécnico do Porto
Abr/2012-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Fundamentos da Educação Especial(Docente)
  • Metodologias da Investigação(Docente)
  • Modelos e Práticas de Avaliação e Intervenção em Ed.especial(Docente)
  • Necessidades Educativas Especiais(Docente)
  • Projecto em Educação Especial(Docente)


Abr/2012-Set/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Observação e Intervenção Educa. Em Contextos Sociais e Educativos I(Docente)
  • Desenvolvimento e Implementação de Programas Educativos na Ed. Especial(Docente)
  • Seminário de Apoio ao Projecto(Docente)




Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Set/2008-Fev/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Processo de Terapia Ocupacional em Crianças(Docente)
  • Processo de Terapia Ocupacional em Crianças e Jovens(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico do Porto
Fev/2015-Actual
Outro


Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
Out/2012-Actual
Membro de Comissão


Instituto Politécnico do Porto
Abr/2012-Actual
Consultor






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Instituto Politécnico do Porto
Abr/2012- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - Perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual




Instituto Politécnico do Porto
Set/2006-Set / 2008
Formação profissional»Professional education:

   - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde -CIF
   - Metodologia Transdisciplinar Centrada no Jogo






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Projecto da Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008
2. Disseminação e Sustentabilidade de práticas inclusivas




Projetos de Investigação (Research projects)
Outro Tipo de Participação
Other kind of participation
2013-
Revision of the Procedures of Special education needs assessment in Armenia
Referência do projeto»Project reference: 0260/A0/04/002/005.

2013-
WHAAM Project (Web Health Application for ADHD Monitoring
Referência do projeto»Project reference: 531244-LLP-2012-IT-KA3MP.

2013-
tradução e validação dos instrumentos de avaliação Supports Intensity Scale for Children SIS-C para a população portuguesa
Referência do projeto»Project reference: sem ef.

2010-
tradução e validação dos instrumentos de avaliação “Supports Intensity Scale - SIS” para a população portuguesa
Referência do projeto»Project reference: sem ref.

2007-
Parents and Teachers working Hand in Hand: Training Programme for Parents and Teachers of Pupils with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)
Referência do projeto»Project reference: 07-PRT01-GR04-00026-1.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Espanhol (Bem), Inglês (Bem).

Reading
Espanhol (Bem), Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Espanhol (Razoavelmente), Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2005 Bolsa de Mérito, Instituto Politécnico do Porto.
2011 Best Paper Award, London International Conference on Education.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. P., Bamidis; Bilbaw, Andrea; A., Callahan; G., Chiazzese; Antonella, Chifari; Gavin, Doherty; Sanches-Ferreira, Manuela; M., Janegerber; C., McGee; N., Myttas; M., Nikolaidou; Santos, Miguel; M., Sclafani; L., Seta; Maia, Mónica S; Rinaldi, R. 2013. WHAAM - Web Health Application for Adhd Monitoring: context-driven Framework. ed. 1. Palermo, Italy: European Commission.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Maia, Mónica S; Simeonsson, Rune J; Miller, Kyle. 2012. Domestic life.  In Clinical and Research Measures for Children with Developmental Disability: Framed by the ICF-CY, 369 - 380. . London: MacKeith Press.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2014. "The use of the International Classification of Functioning, Disability and Health, version for Children and Youth (ICF-CY), in Portuguese special education assessment and eligibility procedures: the professionals’ perceptions", European Journal of Special Needs Education 29, 3: 1 - 17.
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2014. "Evaluating implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health in Portugal's special education law", International Journal of Inclusive Education, 1: 1 - 17.
3. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Tavares, Ana; Pinheiro, Sara. 2013. "Portugal’s special education law: implementing the International Classification of Functioning, Disability and Health in policy and practice", Disability and Rehabilitation 35, 10: 868 - 873.
4. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Santos, Miguel; Silveira-Maia, Mónica. 2013. "How individualised are the Individualised Education Programmes (IEPs): an analysis of the contents and quality of the IEPs goals", European Journal of Special Needs Education 28, 4: 507 - 520.
5. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. 2012. "The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework on Educational Planning: Promoting an Environmental Approach", International Journal of Cross-Disciplinary Subjects in Education 2, 2: 970 - 977.
6. Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Lopes, Ana. 2012. "The Supports Intensity Scale: Lessons from Portugal", Journal of Intellectual Disability Research 58, 7: 798 - 798.
7. Castro, Susana; Pinto, Ana I; Silveira-Maia, Mónica. 2011. "Linking the Carolina Curriculum for Preschoolers with Special Needs to the ICF-CY", The British Journal of Development Disabilities 57, 113: 133 - 146.
8. Silveira-Maia, Mónica; Heredia, Marta; Cava, Lola; Bocanegra, Nuria. 2006. "Actividades Creativas en la Discapacidad Mental", Terapia ocupacional: Revista informativa de la Asociación Profesional Española de Terapeutas Ocupacionales, 39: 27 - 31.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Maia, Mónica S. 2013. "Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: An evaluation of its social validity", Trabalho apresentado em Symposium Joaquim Bairrão – Global Education and Developmental Studies, In Symposium Joaquim Bairrão – Global Education and Developmental Studies, Porto.
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. 2013. "Implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in Portuguese Special Education Policy and Practice", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, ECER2013, Istambul.
3. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Lopes-dos-Santos, Pedro; Martins, Susana; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. 2012. "Transdisciplinary Play-Based Assessment as a Holistic Method to Assess Child Development: an Analysis of Familie’s Satisfaction", Trabalho apresentado em 22nd Annual Conference of the EECERA: European Early Childhood Education Research Association, In Proceedings of the 22nd Annual Conference of the EECERA: European Early Childhood Education Research Association, Porto.
4. Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Lopes, Ana. 2012. "Supports Intensity Scale (SIS): lessons from Portugal", Trabalho apresentado em World Congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disabilities, In Proceedings of the World Congress of IASSID, In Trabalho apresentado em World Congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disabilities, In Proceedings of the World Congress of IASSID, Halifax.
5. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. 2011. "Environmental Approach on Individualized Education Programs: The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework.", Trabalho apresentado em London International Conference on Education,, In Proceedings of the London International Conference on Education, Londres.
6. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2010. "Práticas em Educação Especial à Luz do Modelo Biopsicossocial: O Uso da CIF-CJ como Referencial na Elaboração dos Programas Educativos Individuais.", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Ata do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
7. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro. 2009. "The ICF-CY Use to Support Disability Documentation and to Plan Interventions on Individualized Education Programs.", Trabalho apresentado em 1st International Congress of Educational Research, In Proceedings of 1st International Congress of Educational Research, Cannakale.
8. Lopes-dos-Santos, Pedro; Maia, Mónica S; Tavares, Ana; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela. 2008. "Virtual reality and associated tecnologies in disability research and intervention", Trabalho apresentado em 7th ICDVRAT with ArtAbilitation, In Proceedings of the 7th ICDVRAT with ArtAbilitation, Maia.
9. Trigueiro, Maria J; Tavares, Ana; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica. 2008. "CIF como instrumento de suporte para os Programas Educativos Individuais de alunos com Paralisia Cerebral.", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes, In Ata do Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes, Lisboa.
10. Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Trigueiro, Maria J; Maia, Mónica S. 2008. "A CIF como novo paradigma de avaliação e de intervenção", Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes, In Ata do Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes, Lisboa.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Maia, Mónica S; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo; L., Seta; G., Chiazzese. 2015. "THE DESIGN OF AN E-LEARNING MODULE CENTERED IN THE USE OF AN INNOVATIVE WEB HEALTH APPLICATION FOR ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER MONITORING", Trabalho apresentado em 9th International Technology, Education and Development Conference, In INTED2015 Proceedings, Madrid.
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Maia, Mónica S; Alves, Sílvia; Poghosyan, Meri. 2014. "Consultancy In Action: Implementing The ICF-CY Within The New Practices In Special Education Needs Assessment In Armenia", Trabalho apresentado em ECER2014 – The European Conference on Educational Research, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, ECER2014, Porto, Porto.
3. Sanches-Ferreira, Manuela; Maia, Mónica S; Alves, Sílvia. 2014. "Eligibility for Special Education Services: Six Years of the ICF-CY Implementation", Trabalho apresentado em ECER2014 – The European Conference on Educational Research, In Proceedings of the European Conference on Educational Research, ECER2014, Porto., Porto.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo; L., Seta; G., Chiazzese. THE DESIGN OF AN E-LEARNING MODULE CENTERED IN THE USE OF AN INNOVATIVE WEB HEALTH APPLICATION FOR ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER MONITORING,9th International Technology, Education and Development Conference,Madrid,2015 (Comunicação).
2. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Linder, Toni. Social validity of transdisciplinary play-based assessment in Portugal,Global Summit on Childhood,2014 (Comunicação).
3. Maia, Mónica S. Transição para a vida pós escolar: abordagens e estratégias na construção de projectos de vida,Ciclo de Conferências em Educação Especial,Gaia,2014 (Conferência ou palestra).
4. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Poghosyan, Meri. Consultancy In Action: Implementing The ICF-CY Within The New Practices In Special Education Needs Assessment In Armenia,The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe,Porto,2014 (Comunicação).
5. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. Parent and Teacher Training – Overall Structure, Methodology, Goals and Contents. ,Kick off Meeting WHAAM Project,Porto,2014 (Comunicação).
6. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Alves, Sílvia; Mónica, Silveira-Maia; Antonella, Chifari; Gianluca, Merlo. Parents, Teachers & Psychologists – Putting all together in supporting children with ADHD – Web Health Application for ADHD Monitoring,IV Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior, ELIES2014,Porto,2014 (Poster).
7. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. The Portuguese Special Education Law: from professionals' perceptions,Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs ,Braga,2014 (Comunicação).
8. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo. Pais, Professores & Psicólogos – “Putting all together” no Apoio a crianças/jovens com PHDA – Web Health Application for ADHD Monitoring. ,Congresso Ibérico Entre a Psicologia e a Educação Especial,Porto,2014 (Poster).
9. Silveira-Maia, Mónica; Sanches-Ferreira, Manuela. Inclusive education policies and practices in Portugal: The implementation of Decree-Law No 3/ 2008,SENnet Meeting,Lisboa,2014 (Outra).
10. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Santos, Miguel; Alves, Sílvia. ADHD e-Learning module - A proposal “Methodologies and technologies for monitoring and treatment of ADHD students”,Kick off Meeting WHAAM Project,Porto,2014 (Comunicação).
11. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia. O perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da versão Portuguesa da SIS-Crianças da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities,Workshop-Formação,Setubal,2014 (Outra).
12. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia. O perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da versão Portuguesa da SIS-Crianças da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities,Worshop - formação,Porto,2014 (Outra).
13. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Teles, Rui; Alves, Sílvia. Workpackage 5 "Parents and teachers training",Meeting WHAAM Project,Thessaloniki,2014 (Comunicação).
14. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. Eligibility for Special Education Services: Six Years of the ICF-CY Implementation,The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe,Porto,2014 (Comunicação).
15. Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Linder, Toni. Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: An evaluation of its social validity,1st Joaquim Bairrão Symposium “Transatlantic Trends in Childhood Intervention”,2013 (Comunicação).
16. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Portugal and Armenia experiences in ICF-CY in educational context,,Summer Institute – Global Education and Developmental Studies (GEDS) Transatlantic Consortium,Porto,2013 (Conferência ou palestra).
17. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Santos, Miguel; Teles, Rui; Alves, Cidália. Distance Education for development Training Program in Special Needs Education.,Kick off Meeting WHAAM Project,Palermo,2013 (Conferência ou palestra).
18. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. The use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) on the eligibility process for special education services in Portugal: the role of teacher training,European Teacher Education Network 2013,,Halsset,2013 (Comunicação).
19. Chifari, Antonnela; Bamidis; Silveira-Maia, Mónica; Doherty, Gary; Bilbaw, Andrea; Rinaldi, R. Web Health Application for ADHD Monitoring,International Conference “The Future of Education”,Florence,2013 (Comunicação).
20. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. Implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in Portuguese Special Education Policy and Practice,,European Conference on Educational Research, ECER2013,Istambul,2013 (Comunicação).
21. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Revision of Special Needs Assessment Process: Consultancy Project – UNICEF Armenia,United Nations Meeting,Yerevan,2013 (Conferência ou palestra).
22. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Martins, Susana; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. Transdisciplinary Play-Based Assessment as a holistic method to assess child development: an analysis of families’ satisfaction,Symposium at the Oporto EECERA 2012 Conference,Porto,2012 (Comunicação).
23. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia. O uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-CJ) em educação especial: abordagem ambiental e valorização da participação os processos de avaliação e intervenção,7º Congresso Nacional de Terapia Ocupacional,Penafiel,2012 (Comunicação).
24. Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Lopes, Ana. Supports Intensity Scale (SIS): lessons from Portugal,World Congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disabilities,Halifax,2012 (Comunicação).
25. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. Environmental Approach on Individualized Education Programs: The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework,London International Conference on Education,Londres,2011 (Comunicação).
26. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro. Práticas em Educação Especial à Luz do Modelo Biopsicossocial: O Uso da CIF-CJ como Referencial na Elaboração dos Programas Educativos Individuais.,Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação).
27. Maia, Mónica S; Lopes-dos-Santos, Pedro. The ICF-CY Use to Support Disability Documentation and to Plan Interventions on Individualized Education Programs.,International Congress of Educational Research,Cannakale,2009 (Comunicação).
28. Maia, Mónica S. The ICF-CY Use in Special Education: Disability Documentation and Intervention Planning,International Consortium of Early Childhood,Porto,2009 (Seminário).
29. Trigueiro, Maria J; Tavares, Ana; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica. CIF como instrumento de suporte para os Programas Educativos Individuais de alunos com Paralisia Cerebral,Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes,Lisboa,2008 (Comunicação).
30. Trigueiro, Maria J; Maia, Mónica S. Intervenção da Terapia Ocupacional nas Escolas,X Encontro Nacional de Estudantes de Terapia Ocupacional,Tocha,2007 (Conferência ou palestra).
31. Trigueiro, Maria J; Maia, Mónica S. Atuação da Terapia Ocupacional segundo o Modelo de Avaliação/Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo,5º Congresso Nacional de Terapeutas Ocupacionais,Lisboa,2007 (Comunicação).
32. Trigueiro, Maria J; Maia, Mónica S. Educação como área de ocupação – a escola inclusiva,5º Congresso Nacional de Terapeutas Ocupacionais,Lisboa,2007 (Conferência ou palestra).
33. Trigueiro, Maria J; Maia, Mónica S. Escrita e Perturbações da Escrita – aspectos do desenvolvimento sensório-motor envolvidos na escrita,XX Encontro sobre a Criança, seu Desenvolvimento e Integração no Meio,Castelo Branco,2007 (Conferência ou palestra).
34. Tavares, Ana; Maia, Mónica S. Estimulação e Intervenção Precoce,Ciclo de Conferências sobre a Criança,Porto,2006 (Conferência ou palestra).
35. Maia, Mónica S. A Terapia Ocupacional e a Doença de Alzheimer,Ciclo de Conferências de Terapia Ocupacional - Conferência sobre REVISÕES CRÍTICAS,Porto,2006 (Seminário).
36. Maia, Mónica S. A Infância e os Acontecimentos Precipitantes na Perturbação Obsessivo-Compulsiva,Ciclo de Conferências de Terapia Ocupacional - Conferência sobre METODOLOGIAS QUALITATIVAS,Porto,2006 (Seminário).
37. Maia, Mónica S. A Infância e os Acontecimentos Precipitantes na Perturbação Obsessivo-Compulsiva,VIII Encontro Nacional de Estudantes de Terapêutica Ocupacional,Figueira da Foz,2005 (Seminário).

Relatório de investigação
Technical report
1. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. Report Consultancy Project to UNICEF Armenia - Special Education Needs Assessment,2013.
2. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. Avaliação externa da implementação do Decreto-Lei nº 3/ 2008,2010.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Vânia Freitas, Análise das abordagens e estratégias de intervenção usadas na Equitação Terapêutica, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
2. Filipa Santos, A interacção de Crianças e Jovens com Multideficiência em Contexto Familiar, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
3. Joana Cristina Teixeira da Costa, A elaboração do Portfólio de Transição: identificação de interesses e aspectos positivos da funcionalidade por uma jovem com incapacidade intelectual, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
4. Vanessa Cambra, Estudo do impacte das Atividades Funcionais/ de Autonomia na participação de jovens com multideficiência em contexto educativo: um estudo de caso, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Raquel Martins, O papel do Terapeuta Ocupacional no processo de inclusão de crianças com restrições na mobilidade, 2015. Dissertação (Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).
2. Tânia Nunes, Centros de Atividades Ocupacionais: uma análise temática das atividades desenvolvidas, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
3. Joana Teresa Baptista Borges, A expansão sistematizada de oportunidades de escolha como estratégia de suporte à participação, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
4. Mariana Ornelas, Criação de E-portfolios para indivíduos em situação de incapacidade, 2015. Dissertação (Mestrado em Multimédia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
5. Sandra Ferreira, Sistemas de suporte no processo de transição para a vida pós-escolar de jovens em situação de incapacidade., 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Paula Camacho, Mapeamento das redes de suportes na transição para a vida pós-escolar, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).
2. Diana Rodrigues, A implementação de um programa de educação postural na escola: observação das dinâmicas de sala de aula, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).
3. Joana Bettencourt, O Terapeuta Ocupacional no Processo de Avaliação e Intervenção em Educação Especial, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).
4. Susana Gonçalves, Perfil Sensorial de Crianças Institucionalizadas, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).
5. Vanessa Cambra, A Importância da Intervenção da Terapia Ocupacional (Integração Sensorial) ao nível das aquisições literárias de crianças com Dislexia, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).
6. Marlene Hortelão, Análise do Desempenho da Leitura, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Terapia Ocupacional) - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Silveira-Maia, Mónica; Sanches-Ferreira, Manuela; Peixoto, Vânia. Participação no júri de Filipa Santos. Descrição da interação de Crianças com Necessidades Complexas de Comunicação: a perspectiva dos pais e irmãos. , 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto.
2. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de André Rodrigues. Relações entre o tipo de respiração, as funções executivas e o comportamento numa amostra de crianças do ensino básico, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto.
3. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de Bárbara Neiva Santos. Avaliação do padrão de participação em atividades de lazer de crianças e jovens com e sem incapacidade nos seus contextos imediatos, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto.
4. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Daniela Santos. Participação no júri de Vânia Freitas. Análise das abordagens e estratégias de intervenção usadas na Equitação com Fins Terapêuticos, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto.
5. Maia, Mónica Silveira; Faias, Joaquim; Januário, Susana. Participação no júri de Carla Batista. O contributo da Equitação Terapêutica para o aumento da funcionalidade em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, 2013.  Dissertação (Educação Especial) - Escola Superior de Educação Jean Piaget - ESE JP.
6. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Marques, António. Participação no júri de Joana Teixeira. A elaboração do portfólio de transição: identificação de interesses e aspectos positivos da funcionalidade por uma jovem com incapacidade intelectual, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto.
7. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Grande, Catarina. Participação no júri de Sónia Rocha. Os efeitos da intervenção narrativa no reconto e na narrativa de experiência pessoal de crianças em idade pré-escolar, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto.
8. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de Andreia Leite. Trabalho com famílias em contexto natural: estudo de um caso, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto.
9. Maia, Mónica Silveira; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela. Participação no júri de Marlene Silva. Estudo da Satisfação da Família com Serviços de Educação Especial, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto.
10. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de Susana Félix. A gestão da sala de aula e o aumento do tempo na tarefa de um aluno com Perturbação Hiperativa com Défice de Atenção, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto.
11. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de Andreia Vieira. As vantagens para os alunos que desempenham tutoria de pares a colegas com necessidades educativas especiais numa escola do 1º ciclo, 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto.
12. Maia, Mónica Silveira; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel. Participação no júri de Maria Alzira Fidalgo. Promoção de comportamentos emocionais socialmente adequados em jovens com autismo: estudo de caso único., 2012.  Dissertação (Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição) - Instituto Politécnico do Porto.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Seminário de Empreendedorismo Social, Comunidade e Inclusão, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Seminário de Empreendedorismo Social, Comunidade e Inclusão; Nome da Instituição: Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
23

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
8
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
8
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3

Total
Produção técnica
Technical production
39

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
39

Total
Dados complementares
(Additional data)
30

Orientações
Orientations
17
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
12
Participação em Eventos
Event participation
1


Visualizações do curriculum [ 450 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-04-2015 às 15:42:16
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (5)
 Co-authors listed in Degóis