CET em Técnicas de Gestão Comercial e Vendas
Objetivos
O técnico especialista em Gestão Comercial e Vendas é o profissional que, de forma autónoma ou sob orientação/integrado numa equipa, colabora na dinamização de um departamento comercial, com recurso a técnicas de organização e argumentação numa negociação e venda e a tecnologias informáticas de apoio à gestão, bem como colabora ao nível do relacionamento com clientes para garantir a sua satisfação e fidelização e ao nível da gestão da restante força de vendas da organização.
Plano curricular
| Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|
| Gestão de Força de Vendas | S1 | 3 | 50 |
| Introdução à Gestão de Empresas | S1 | 3 | 50 |
| Língua Inglesa | S1 | 3 | 50 |
| Língua Portuguesa | S1 | 3 | 50 |
| Marketing | S1 | 3 | 50 |
| Matemática | S1 | 3 | 50 |
| Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - Conceitos Básicos | S2 | 1.5 | 25 |
| Análise de Informação Económica | S2 | 1.5 | 25 |
| Bases de Dados | S2 | 3 | 50 |
| Gestão Comercial | S2 | 3 | 50 |
| Liderança e Inteligência Emocional | S2 | 1.5 | 25 |
| Língua Inglesa Aplicada à Negociação e Vendas | S2 | 3 | 50 |
| Negócios Internacionais | S2 | 3 | 50 |
| Organização e Participação em Feiras e Eventos | S2 | 1.5 | 25 |
| Tecnologias de Informação e Comunicação | S2 | 1.5 | 25 |
| Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|
| Direito Comercial | S1 | 3 | 50 |
| Distribuição, Transportes e Logística | S1 | 3 | 50 |
| E-Marketing | S1 | 3 | 50 |
| Empreendedorismo | S1 | 3 | 50 |
| Estudos de Mercado e Técnicas Estatísticas | S1 | 3 | 50 |
| Língua Portuguesa - Redacção de Documentação Comercial | S1 | 1.5 | 25 |
| Negociação e Técnicas de Venda | S1 | 3 | 50 |
| Relações Públicas | S1 | 3 | 50 |
| Formação em Contexto de Trabalho | S2 | 20 | 520 |
Condições de acesso
Nos termos do artigo 7.º do Decreto-lei 88/2006 de 23 de Maio, podem apresentar candidatura aos Cursos de Especialização Tecnológica promovidos pelo Instituto Politécnico de Leiria:
- a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
- b) Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído.1
- c) Os titulares de uma qualificação profissional do nível III;
- d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
- e) Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET, os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.
Mais informações
Competências a adquirir
- Realizar, de forma autónoma, a análise e prospecção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação;
- Promover, com autonomia supervisionada, o desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda, promovendo, divulgando, expondo e repondo os produtos/informação e providenciando as condições ambientais adequadas de acordo com as técnicas para o efeito;
- Gerir, autonomamente, os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções;
- Aplicar, com autonomia supervisionada, a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
- Acolher clientes, diagnosticar as suas necessidades, indicar a localização dos produtos/serviços comercializados no ponto de venda, apresentar e demonstrar os mesmos, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda;
- Assegurar, autonomamente, a recepção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, actuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda.