CET em Técnicas de Gestão Comercial e Vendas

Objetivos

O técnico especialista em Gestão Comercial e Vendas é o profissional que, de forma autónoma ou sob orientação/integrado numa equipa, colabora na dinamização de um departamento comercial, com recurso a técnicas de organização e argumentação numa negociação e venda e a tecnologias informáticas de apoio à gestão, bem como colabora ao nível do relacionamento com clientes para garantir a sua satisfação e fidelização e ao nível da gestão da restante força de vendas da organização.

Plano curricular

Unidade Curricular Período ECTS Duração
Gestão de Força de VendasS1350
Introdução à Gestão de EmpresasS1350
Língua InglesaS1350
Língua PortuguesaS1350
MarketingS1350
MatemáticaS1350
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - Conceitos BásicosS21.525
Análise de Informação EconómicaS21.525
Bases de DadosS2350
Gestão ComercialS2350
Liderança e Inteligência EmocionalS21.525
Língua Inglesa Aplicada à Negociação e VendasS2350
Negócios InternacionaisS2350
Organização e Participação em Feiras e EventosS21.525
Tecnologias de Informação e ComunicaçãoS21.525
Unidade Curricular Período ECTS Duração
Direito ComercialS1350
Distribuição, Transportes e LogísticaS1350
E-MarketingS1350
EmpreendedorismoS1350
Estudos de Mercado e Técnicas EstatísticasS1350
Língua Portuguesa - Redacção de Documentação ComercialS11.525
Negociação e Técnicas de VendaS1350
Relações PúblicasS1350
Formação em Contexto de TrabalhoS220520

Condições de acesso

Nos termos do artigo 7.º do Decreto-lei 88/2006 de 23 de Maio, podem apresentar candidatura aos Cursos de Especialização Tecnológica promovidos pelo Instituto Politécnico de Leiria:
  • a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
  • b) Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído.1
  • c) Os titulares de uma qualificação profissional do nível III;
  • d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
  • e) Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET, os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.
(1) Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas). No caso das unidades curriculares bi-anuais ou tri-anuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).

Mais informações

Competências a adquirir
  • Realizar, de forma autónoma, a análise e prospecção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação;
  • Promover, com autonomia supervisionada, o desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda, promovendo, divulgando, expondo e repondo os produtos/informação e providenciando as condições ambientais adequadas de acordo com as técnicas para o efeito;
  • Gerir, autonomamente, os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções;
  • Aplicar, com autonomia supervisionada, a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
  • Acolher clientes, diagnosticar as suas necessidades, indicar a localização dos produtos/serviços comercializados no ponto de venda, apresentar e demonstrar os mesmos, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda;
  • Assegurar, autonomamente, a recepção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, actuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda.
Plano Curricular - Diário da República