Licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia

Objetivos

 Formar profissionais para as áreas dos videojogos e da produção multimédia.
Os licenciados terão as competências necessárias para trabalhar nas diversas fases de construção de um jogo digital (conceção, programação, criação artística, quality assurance), assim como em outros tipos de produção multimédia (software interativo, aplicações web, aplicações móveis, etc.).

Área de estudo
Multimédia

Saídas profissionais

  • Game Designer;
  • Programador de Jogos;
  • Artista 2D/3D;
  • Game Tester;
  • Técnico de Multimédia.

Plano curricular

Unidade Curricular Período ECTS Duração
Introdução aos Jogos DigitaisS121º Ano
Conceção de JogosS171º Ano
Introdução à ProgramaçãoS171º Ano
Fundamentos Matemáticos para JogosS161º Ano
Fotografia e Tratamento de ImagemS161º Ano
InglêsS121º Ano
Programação de JogosS261º Ano
Ilustração e Animação DigitalS261º Ano
Tecnologia Informática e de ComunicaçõesS221º Ano
Design GráficoS261º Ano
Projeto de Jogos 2DS2101º Ano
Unidade Curricular Período ECTS Duração
Modelação 3DS172º Ano
Tecnologias de VídeoS152º Ano
Motores de Jogos IS172º Ano
Motores de Jogos IS162º Ano
Tecnologias ÁudioS152º Ano
Simulação e Animação 3DS262º Ano
Motores de Jogos IIS252º Ano
Técnicas de Interação MultimédiaS262º Ano
Gestão de Projeto MultimédiaS232º Ano
Projeto de Jogos 3DS2102º Ano
Unidade Curricular Período ECTS Duração
Opção I - Jogos Digitais e Multimédia - Plano 1S1303º Ano
Empreendedorismo e Marketing Aplicado ao EntretenimentoS233º Ano
Opção II - Jogos Digitais e Multimédia - Plano 1S2273º Ano

Condições de acesso

Provas de ingresso
Uma das seguintes provas:
(03) Desenho
(10) Geometria Descritiva
(16) Matemática
Deliberação nº 223_2015-Provas de Ingresso_2015-2016
Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2015-2016.

Preferência regional
Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém
Vagas: 30%