Os empregadores na sociedade atual em constante mudança, têm vindo a observar que um período de mobilidade independentemente de ser na Europa ou em qualquer outros continente e de ser para estudos ou estágios, melhora as competências linguísticas e sociais assim como a independência, confiança e autoestima.
Ter uma experiência internacional, por outro lado, tem um impato positivo nas carreiras e abre as mentalidades a um mundo cada vez mais global.

Consórcio ERASMUS Centro

O Consórcio Erasmus Centro agrupa os institutos politécnicos de Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e ainda um grupo bastante relevante de empresas na região e no estrangeiro. Estão previstas 20 mobilidades para o IPLeiria, num período de 24 meses, renovando-se as mesmas e ajustando-se a quantidade de estagiários nos dois anos seguintes.
Cada Consórcio Erasmus é a marca de uma estratégia Institucional própria, que está presente na abordagem que faz às empresas e na oferta de estágios que disponibilizam aos estudantes, e que vêm de encontro à estratégia 2020 e à maior interação com o meio empresarial.
FAQ Consórcio ERASMUS Centro
Estágios INOV
Tens até 29 anos de idade, inclusive, à data de candidatura? És detentor no mínimo de um diploma de Licenciatura / Mestrado integrado devidamente reconhecido? Falas, fluentemente, mais do que um idioma estrangeiro? Então tens os “indícios” de um “Contacto”.
Estágios IAESTE
O programa IAESTE é o mais antigo programa de mobilidade de estudantes para experiência profissional! – Um programa de mobilidade a nível mundial.
Portugal permutou mais de 5.000 estudantes desde 1954.
Desde a sua fundação em 1948 no Imperial College em Londres, a IAESTE permutou mais de 330.000 estudantes em todo o mundo.
Programa Vulcanus

O programa Vulcanus começou no Japão em 1997. Consiste em estágios industriais para estudantes da UE.. Tem início em Setembro e termina em Agosto do ano seguinte, de forma a corresponder aos anos académicos dos estudantes europeus.
Consiste em:
- 1 seminário de uma semana no Japão;
- 4 meses de um programa intensivo de língua japonesa;
- 8 meses de estágio numa empresa japonesa.
Objetivos
- Estudar as tecnologias de ponta empregues por grandes empresas japonesas.
- Aprender japonês, compreender e admirar a cultura nipónica com vista a enriquecer o período de mobilidade.
- Preparar-se para futuramente interagir com empresas japonesas.
Sou elegível?
Tem que ser:
- Um cidadão da UE
- Um estudante de engenharia ou ciências num Institutição de Ensino Superior Europeia, inscrito pelo menos no 1º ano do mestrado no momento da inscrição *.
- Apresentar um comprovativo de que se encontra inscrito numa Instituição de Ensino Superior válido até pelo menos 3 meses antes do início do programa.
* Engenharia Informática, mecânica, quimica, industrial, eletrotécnica, eletrónica, biotecnologia, Física, telecomunicações, nuclear, civil, materiais, cerâmica, produção de sistemas…
Financiamento
O programa é financiado pela ação UE-Japão, Centro para a Cooperação Industrial e a empresa recetora. Os estudantes europeus recebem uma bolsa de (Yen 1.900.000) que cobre as despesas de deslocação e as despesas de subsistência no Japão. Não terão de pagar o curso de japonês e o seminário. O alojamento é gratis durante o curso, o seminário e o estágio.
Critérios de Seleção
Os candidatos serão selecionados de acordo com o sucesso do seu percurso académico, na opinião do seus tutores académicos, o seu conhecimento de inglês escrito e falado, a sua motivação, a sua atitude perante as relações UE- Japão e a facilidade de adaptação a uma cultura diferente.
Estágios AIESEC
O Programa de Estágios Internacionais da AIESEC tem como característica fundamental a flexibilidade pois dá a possibilidade a cada candidato de escolher o estágio mais adequado aos seus interesses.
Anualmente, mais de 16.000 estudantes e recém-licenciados aceitam o desafio de viver e trabalhar num país estrangeiro.









