Curriculum Vitae

Inês de Jesus Gaspar Cardoso Araújo

Data da última atualização »Last update : 29/09/2014


Inês de Jesus Gaspar Cardoso Araújo. É Assistente de Investigação na Universidade de Coimbra. Publicou 11 trabalhos em actas de eventos. Possui 9 itens de produção técnica. Participou em 2 eventos em Portugal. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 16 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1980987522869183


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Inês de Jesus Gaspar Cardoso Araújo
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Araújo, Inês Cardoso
Categoria profissional
Position
Assistente de Investigação
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Coimbra
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Rua do Colégio Novo
3001-802 Coimbra
Portugal
Correio electrónico: inesaraujo@fpce.uc.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2010 Mestrado
Master degree
Mestrado em Ciências da Educação (1 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.

1998-2003 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ciências da Educação (5 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2013-2013 Outros
Others
Metodologia Quantitativa de Investigação Científica.
Universidade de Coimbra, Portugal.

2013 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Estudos Pós-graduados em Pedagogia do e-Learning.
Universidade Aberta, Portugal.

2004 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Pós-graduação em Técnicas e Contextos para e-Learning.
Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Coimbra
Abr/2013-Actual Assistente de Investigação

Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz
Set/2008-Mar/2013 Técnico Superior 1ª Classe

CNO da Cruz Vermelha Portuguesa Delegação da Figueira da Foz
Fev/2012-Dez/2012 Técnico Superior 1ª Classe

ECDL Portugal
Set/2008-Dez/2010 Outra Situação

Associação Figueira Viva
Set/2008-Fev/2009 Outra Situação

Humana Global
Fev/2006-Mar/2008 Outra Situação

CNOTINFOR
Jan/2004-Out/2007 Técnico Superior 2ª Classe





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).
Fala
Speaking
Inglês (Bem).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Pouco).
Escreve
Writing
Inglês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 Best Paper, Conferência da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos 2013.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Carvalho, Ana A; Zagalo, Nelson; Araújo, Inês C. 2014. "Knowing Students' Mobile Game Preferences to Improve Teaching", Trabalho apresentado em ECER 2014 "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe", In ECER 2014 "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe", Porto.
This paper presents data from the first phase of a research project called "From games to mobile-learning interactive activities" (PTDC/CPE-CED/118337/2010). This research intends to contribute to create interactive learning activities based on students mobile game preferences, using their own mobile devices.

2. Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C; Zagalo, Nelson; Gomes, Tiago; Barros, Cândida; Cruz, Sónia; Moura, Adelina. 2014. "Os jogos mais jogados pelos alunos do Ensino Básico ao Ensino Superior", Trabalho apresentado em 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra.
Este texto apresenta dados de um projeto em curso sobre os jogos que os alunos portugueses mais jogam, sobretudo em dispositivos móveis. Para o efeito foi concebido um questionário que, depois de validado, foi disponibilizado online. Foi realizado um survey a nível nacional, que abarcou alunos do 5º Ano do Ensino Básico ao Mestrado. Embora 3214 estudantes tivessem respondido, 2303 é que constituíram a amostra por serem jogadores, sendo 81% do género masculino e 63% do género feminino. Os jogadores distribuem-se pelo 2º CEB (n=508), 3º CEB (n=555), Ensino Secundário (n=614) e Ensino Superior (n=626), sendo 1273 (55%) do género masculino e 1030 (45%) do género feminino. Nos dados obtidos identificam-se diferenças por nível de ensino e por género. .

3. Carvalho, Ana A; Araujo, Ines C. 2014. "Digital games played by Portuguese students: Gender differences", Trabalho apresentado em 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), In 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Barcelona, Spain.
4. Araújo, Inês C; Carvalho, Ana A. 2014. "Gamificação: uma oportunidade para envolver alunos na aprendizagem", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra.
5. Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C. 2013. "Dispositivos móveis mais utilizados por alunos do 3º CEB para jogar", Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE13), In Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE13), Viseu.
Os dispositivos móveis são cada vez mais utilizados pela população em geral, são leves e pequenos o que permite o seu transporte para qualquer lugar. Além disso, com o acesso à Internet estamos sempre conectados, tendo o mundo nas nossas mãos 24h por dia. Aliar as potencialidades do Mobile Learning (aprender a qualquer hora e em qualquer lugar) ao fascínio que os jogos digitais criam nos jovens é um dos objetivos do projeto “Dos Jogos às Atividades Interativas para Mobile-Learning¿?. Neste texto são apresentados os primeiros dados recolhidos junto de alunos do 3º ciclo sobre os jogos que mais jogam em dispositivos móveis e que dispositivos usam para esse efeito. .

6. Carvalho, Ana A; Araujo, Ines C. 2013. "Hábitos de Jogo em Dispositivos Móveis pelos Jovens Portugueses", Trabalho apresentado em Videojogos 2013, In Videojogos2013 – Conferência de Ciências e Artes dos VideoJogos, Coimbra.
Os dispositivos móveis são cada vez mais utilizados pela população em geral, são leves e pequenos o que permite o seu transporte para qualquer lugar. Além disso, com o acesso à Internet estamos sempre conectados, tendo o mundo nas nossas mãos 24h por dia. Aliar as potencialidades do Mobile Learning (aprender a qualquer hora e em qualquer lugar) ao fascínio que os jogos digitais criam nos jovens é um dos objetivos do projeto “Dos Jogos às Atividades Interativas para Mobile-Learning¿?. Neste texto são apresentados os primeiros dados recolhidos junto de alunos do 3º ciclo sobre os jogos que mais jogam em dispositivos móveis e que dispositivos usam para esse efeito. .

7. Araújo, Inês C. 2005. "Roamer in Portugal", Trabalho apresentado em EuroLogo 2005, In Procedings of the Tenth European Logo Conference EUROLOGO2005: Digital Tools for Lifelong Learning, Varsóvia.
For a long time, many schools in Portugal have begun using Roamer Robot in their classroom activities. Roamer is an autonomous robot that can be used by a group of children in their activities. Using this ICT tool, it is possible to develop many of the essential skills presented in the scholar curriculum. Mathematics is the subject that this ICT can help the most, but skills from all curriculum areas can be put together in the same activity. For all this, Roamer Robot is a flexible tool and can cross all curriculum areas. In Portugal, this is the only ICT used in classrooms having specific characteristics; the other ICT’s always depend on having a computer where they can be played. As well as CNOTINFOR represents the Roamer Robot, its team has been training and supporting projects that involve the use of this robot in schools in a very innovative way. In this paper, we intend to show examples of what has been done with Roamer Robot in Portugal and what people from the educational community think about it. .

8. Correia, Secundino; Correia, Patrícia; Araújo, Inês C; Correia, Tiago. 2005. "Seeds for introducing Creative Writing into learning sets – Case studies at Portugal", Trabalho apresentado em EuroLogo 2005, In Procedings of the Tenth European Logo Conference EUROLOGO2005: Digital Tools for Lifelong Learning, Varsóvia.
On this paper we will present how we have set up experiments with children from 6 to 14 using the “Creative Writing Co-Laboratory¿?. The set of activities proposed intended to motivate the children to write in a creative and collaborative way. Creative Writing co-laboratory is the main output of Portuguese partner to European CoLabs Project. This microworld has been translated to Portuguese, English, Hungarian and Slovak. Creative Writing was developed on a process of co-design with children, teachers, trainees, educational researchers, designers and programmers. .

9. Araújo, Inês C; Correia, Secundino. 2005. "Sementes para a inserção do co-laboratório Escrita Criativa nas salas de aula – estudos de caso em Portugal", Trabalho apresentado em CHALLENGES 2005, In IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga.
10. Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino. 2003. "Já Está – Avaliação de uma ferramenta educativa", Trabalho apresentado em Challenges 2003 5º SIIE, In Actas Challenges 2003 5º SIIE, Braga.
11. Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino. 2003. "A Learning Environment, Pedagogical Evaluation – Early Essentials", Trabalho apresentado em EuroLogo 2003, In Proceedings Eurologo’2003 International Conference, Porto.
This paper presents a description of a project of evaluation of educational software in school.


Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Correia, Secundino; Araújo, Inês C; Correia, Patrícia. 01 jun. 2005. "Educação à Distância – Contextos e Perspetivas" Cadernos de estudo, 7 - 19.
Este texto é uma reflexão motivada a partir da prática de utilização da plataforma TelEduc, cuja versão em Português Europeu tem vindo a ser desenvolvida desde 2002, no âmbito de um protocolo de colaboração entre a CNOTINFOR, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e o Núcleo de Informática Educativa da Universidade de Campinas. O TelEduc é uma plataforma Open Source que corre em ambientes servidores Apache Linux ou Windows, utilizando bases de dados mysql e código em html, php e perl.




Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Araújo, Inês C; Carvalho, Ana A. Gamificação: uma oportunidade para envolver alunos na aprendizagem,2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning,Coimbra,2014 (Comunicação).
O presente artigo aborda o conceito de gamificação que ganha adeptos diariamente. São apresentados exemplos e contextos de aplicação da gamificação.Realiza-se uma reflexão de como esta é ou poderá ser aplicada em contextos educativos. Uma das conclusões a reter é que a gamificação tende a aumentar a sua aplicabilidade em diferentes áreas.

2. Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C. Hábitos de Jogo em Dispositivos Móveis pelos Jovens Portugueses,Videojogos2013 – Conferência de Ciências e Artes dos VideoJogos,Coimbra,2013 (Comunicação).
3. Carvalho, Ana A; Araújo, Inês C. Dispositivos móveis mais utilizados por alunos do 3º CEB para jogar,Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE13),Viseu,2013 (Comunicação).
4. Araújo, Inês C. Roamer in Portugal,EuroLogo 2005,Varsóvia,2005 (Comunicação).
5. Araújo, Inês C; Correia, Secundino. Sementes para a inserção do co-laboratório Escrita Criativa nas salas de aula – estudos de caso em Portugal,Challenges 2005,Braga,2005 (Comunicação).
6. Pessoa, Teresa; Araújo, Inês C; Neto, Joana. Narrativas Digitais – Textos e Contextos para a sua utilização em educação,Actas Challenges 2003 5º SIIE,Braga,2003 (Poster).
7. Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino. Já Está – Avaliação de uma ferramenta educativa,Actas Challenges 2003 5º SIIE,Braga,2003 (Comunicação).
8. Araújo, Inês C; Pessoa, Teresa; Correia, Secundino. A Learning Environment Pedagogical Evaluation – Early Essentials,EuroLogo 2003,Porto,2003 (Comunicação).

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Araújo, Inês C; Andrade, Manuela; Correia, Patrícia; Correia, Secundino; Pinto, Teresa. Laboratório de Robótica para o Desenvolvimento de Competências em contexto de formação,2006. 





Dados Complementares (Additional data)


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Oliveira, Albertina; Simões, António; Araújo, Inês Cardoso. Participação no júri de Magda de Oliveira Julião. Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação – Área de Educação e Formação de Adultos, 2009.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra.
2. Oliveira, Albertina; Simões, António; Araújo, Inês Cardoso. Participação no júri de Ana Filipa dos Santos Campos. Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação Área de Educação e Formação de Adultos, 2009.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Great Lisbon International Conference, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Great Lisbon International Conference; Nome da Instituição: APG; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2014 (Encontro).
Nome do evento: 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning; Nome da Instituição: CIEd; Cidade do evento: Coimbra / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
12

Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
11
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
11
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Revistas
Magazines
1

Total
Produção técnica
Technical production
9

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
9

Total
Dados complementares
(Additional data)
4

Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
2
Participação em Eventos
Event participation
2


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Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 17-05-2015 às 00:13:35
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