Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
06/04/2015 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da |
Categoria profissional
Position |
Professor Associado |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Humanidades-Línguas e Literaturas. Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Instituto de Ciências da Educação Av. do Campo Grande, 376 Lisboa 1749-024 Lisboa Portugal Telefone: (+351)217515531 Fax: (+351)217515512 Correio electrónico: isabel.sanches.fonseca@ulusofona.pt Homepage: www.ulusofona.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2007 |
Doutoramento Phd |
Ciências da Educação
(3 anos » years)
.
Universite Lumiere Lyon 2,
França. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade de Lisboa. Com o tipo » With the type:
Registo » Registry.
|
1993 |
Mestrado Master degree |
Análise e Organização do Ensino
(1,5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1978 |
Licenciatura Licentiate degree |
Literatura
(5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1963 |
Bacharelato Bachelor degree |
Magistério Primário
(2 anos » years)
.
Instituto Politécnico da Guarda,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
1984 |
Outros Others |
Profissionalização em exercício. Direcção Geral do Ensino Básico,
Portugal.
|
1974 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Ensino de Deficientes Motores.
Direcção Geral do Ensino Básico,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
Set/1997-Actual |
Professor Associado |
Direcção Geral do Ensino Básico |
Set/1984-Jul/1999 |
Professor Ensino Básico - 2.º ciclo |
Escola Superior de Educação de João de Deus |
Set/1989-Jul/1995 |
Assist. 2º triénio com grau de Mestre/Doutor |
Set/1987-Jul/1989 |
Assistente |
Direcção Geral do Ensino Básico |
Out/1963-Ago/1984 |
Outra Situação |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Fonseca, Isabel R. S.. ed. 2013. Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume II ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. |
|
|
|
2. |
Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Margarida M. D; Mota, Anabela F; Santos, Álvaro. eds. 2012. Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume I ed. 1, 1 vol., ISBN: eISBN: 978-989-85. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Um livro aconselhado a todos os que queiram melhorar as suas práticas de sala de aula, numa vertente de Educação inclusiva.
|
|
|
|
3. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2011. Em busca de Indicadores de Educação Inclusiva. A “voz”dos professores de apoio sobre o que pensam, o que fazem e o que gostariam
de fazer. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8881-90-0. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Investigação realizada na zona da Grande Lisboa, aos professores de apoio educativo, no 1º ciclo do Ensino básico. |
|
|
|
4. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2001. Comportamentos e estratégias de actuação na sala de aula. ed. 1, ISBN: 972-0-34216-1. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
5. |
Fonseca, Isabel R. S.. 1996. Necessidades Educativas Especiais e Apoios e Complementos Educativos no Quotidiano do Professor. ed. 1, ISBN: 972-0-34211-0. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
6. |
Fonseca, Isabel R. S.. 1995. Professores de Educação Especial. Da formação ás práticas educativas. ed. 1, ISBN: 972-0-34407-5. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Fonseca, Isabel R. S.; Freitas, Ana. 2013. As diferenças que nos unem! Experiências de aprendizagem cooperativa em sala de aula. In Para uma educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume II, ed. Isabel Sanches, 19 - 49. . Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. |
|
|
|
2. |
Fonseca, Isabel R. S.; Dinis, Liliana. 2013. Entre possibilidades e potencialidades: a inclusão num centro de reabilitação e integração. In Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas, 50 - 71. . Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. |
|
|
|
3. |
Fonseca, Isabel R. S.; Caseirito, Telma. 2012. Vamos Incluir na Educação Pré-escolar! As dificuldades de Linguagem, Autonomia, Socialização e Aprendizagem como fator desencadeante
de uma educação inclusiva. In Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume I, ed. Sanches, Isabel; Costa, Margarida; França, Anabela; Santos, Álvaro, 204 - 221. ISBN: eISBN: 978-989-85. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Capítulo de livro útil para refletir e aplicar metodologias mais ativas na sala de jardim de infância.
|
|
|
|
4. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2010. Au Portugal, le handicap comme tragédie. . In Le Handicap au risque des cultures. Variations anthropologiques , 343 - 353. ISBN: 978-2-7492-1310-1. France: érès.
|
|
|
|
5. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2009. Inclusão Educativa e Gestão Escolar. A colaboração do Professor de Apoio Educativo com a Gestão da Escola. . In Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação. , 279 - 309. ISBN: 978-972-8881-63-4. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas & Autores.
|
|
|
|
6. |
Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Margarida M. D. 2009. Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores
de apoio educativo. In Educando o cidadão global. Globalização, Educação e novos modos de governação , ed. A. António, E. Estrela,C. Galego & A. Teodoro, 254 - 278. ISBN: 978 972 8881 63 4. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas & Autores.
|
|
|
|
7. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2008. Conclusões do Colóquio Internacional «Pedagogia Universitária. In Pedagogia Universitária - Práticas e processos em tempos de mudança (À procura de um novo paradigma para o processo de ensino-aprendizagem
no Ensino Superior), 129 - 131. . LIsboa: Universidade Lusíada Editora.
|
|
|
|
8. |
Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2008. Em busca de Indicadores de Educação Inclusiva.O que os Professores de Apoio Educativo dizem que gostariam de fazer. In Políticas Educacionais e Formação de Professores em Tempos de globalização, ed. Margarita Rodriguez & Maria de Lourdes Almeida, 107 - 148. ISBN: 978-85-98843-86-5. Brazil, Campo Grande-MS: Editora Ucdb.
|
|
|
|
9. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2008. Em busca de indicadores de educação inclusiva. A colaboração dos professores de apoio educativo com os intervenientes no processo
educativo do aluno considerado com necessidades educativas especiais. In Actas do XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?”, 1 - 20. ISBN: 978-972-8036-96-6. Lisboa: Educa. |
|
|
|
10. |
Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2008. Em busca de indicadores de Educação Inclusiva no contexto legislativo português. In Políticas Educacionais e Formação de Professores em tempos de globalização, ed. M. Rodrigues e M. Almeida, 102 - 130. ISBN: 978-85-98843-86-5. Brasil: LIBER LIVRO . |
|
|
|
11. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2007. Educação inclusiva: as práticas dos seus “actores”. In Actas do XIV Colóquio Internacional da AFIRSE, ed. Educa, 1 - 20. ISBN: 978-972-8036-884. Lisboa: Educa. |
|
|
|
12. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2005. Viver e trabalhar com a diferença: os professores de apoio educativo a caminho de uma educação inclusiva. In Formar professores, para que escola? Teorias e práticas, ed. José B. Duarte e Dulce Franco, 155 - 184. ISBN: 972-8881-11-8. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Fonseca, Isabel R. S.; Leal, Marcelino. 2014. "Português para todos: a aprendizagem da Língua portuguesa como facilitadora da Interculturalidade e da Inclusão social.", Revista Lusófona de Educação, 27: 143 - 158.
|
|
|
|
2. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2014. "“SOBREVOANDO” A DEFICIÊNCIA: DO QUE OS PORTUGUESES PENSAM AO QUE OS POLÍTICOS FAZEM", Interacções 10, 33: 217 - 235.
|
|
|
|
3. |
Fonseca, Isabel R. S.; Colaço, Claudia. 2013. "Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas", Revista Portuguesa de Educação 26, 1: 307 - 347. |
|
|
|
4. |
Fonseca, Isabel R. S.; Vicente, Rosa. 2013. "Colmatando as Dificuldades Específicas da Linguagem, num grupo de crianças do Jardim de Infância", Eccos Revista Científica, 31: 163 - 179.
|
|
|
|
5. |
Fonseca, Isabel R. S.; Pereira, Marta. 2013. "Aprender com a Diversidade: as metodologias de aprendizagem cooperativa na sala de aula", Revista Nuances: Estudos sobre Educaçao http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2702 20, 3: 118 - 139.
|
|
|
|
6. |
Fonseca, Isabel R. S.; Leal, Marcelino. 2012. "Português para todos: estreita relação entre língua portuguesa, interculturalidade e inclusão social", Entretextos, 46: 1 - 27.
|
|
|
|
7. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2012. "Em busca de indicadores de educação inclusiva: práticas de colaboração do professor de apoio educativo com o professor da
turma que “inclui” alunos considerados com necessidades educativas especiais", REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 19, n. 1, Passo Fundo, jan./jun. 2012, p. 102-120, v.19,n.1 : 102 - 120. Artigo importante para constatar como os professores de apoio educativo dizem que colaboram com os professore da classe regular.
|
|
|
|
8. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2011. "Do ‘aprender para fazer’ ao ‘aprender fazendo’: as práticas de Educação inclusiva, na escola", Revista Lusófona de Educação 1, 19: 157 - 163. Artigo resultante da investigação-ação realizada no âmbito do Mestrado em Educação especial da Universidade Lusófona de Humanidades
e Tecnologias.
|
|
|
|
9. |
Fonseca, Isabel R. S.; Mota, Anabela F. 2011. "Apoios Tecnológicos para Todos: Sonho ou Realidade? Contributo para o estudo dos Centros de Recursos em Tecnologias da Informação
e Comunicação, para a Educação Especial. ", Revista Indagatio Didactica 3, 2: 34 - 54. |
|
|
|
10. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2011. "Educação inclusiva: a cooperação dos “atores” educativos e a emergência de um novo paradigma de escola", Entretextos, 41: 1 - 24.
|
|
|
|
11. |
Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2010. "Em busca de indicadores de educação inclusiva: o que os professores de apoio educativo dizem que gostariam de fazer", REP - Revista Espaço Pedagógico 1, 17 (1): 7 - 39. |
|
|
|
12. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2010. "Vencer barreiras. O acesso dos cegos à escolarização.", Entretextos, 21: 1 - 30.
|
|
|
|
13. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2010. "Conceptualizando…De anormal a pessoa em situação de deficiência: revisitando e contextualizando conceitos", Entretextos, 18: 1 - 12.
|
|
|
|
14. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2010. "Sobrevoando” a deficiência: do que os portugueses pensam ao que os políticos fazem", Entretextos, 25: 1 - 30.
|
|
|
|
15. |
Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Margarida M. D. 2008. "Práticas de Educação Inclusiva: a inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1º ciclo do Ensino
Básico", O Professor, 97: 41 - 53. |
|
|
|
16. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2007. "Saudosismo dos anos setenta ou a arrogância da ignorância? O projecto de Decreto-lei de Educação Especial.", Revista Lusófona de Educação, 10, 10: 157 - 163.
|
|
|
|
17. |
Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2007. "Procurando indicadores de Educação Inclusiva: as práticas dos professores de apoio educativo", REP-Revista Espaço Pedagógico 17, 1: 7 - 39.
|
|
|
|
18. |
Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2006. "Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos", Revista Lusófona de Educação, 08, 8: 63 - 83. |
|
|
|
19. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2006. "O meu direito à indignação", O Professor, 93: 8 - 10. |
|
|
|
20. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2005. "Compreender Agir Mudar Incluir: da investigação acção à educação inclusiva", Revista Lusófona de Educação 1, 05: 127 - 142.
|
|
|
|
21. |
Fonseca, Isabel R. S.; Brasil, Joana X. 2004. "Práticas inclusivas no jardim de infância: da intervenção realizada em parceria junto de uma criança com neurofibromatose", Revista Lusófona de Educação, 03, 3: 109 - 123.
|
|
|
|
22. |
Fonseca, Isabel R. S.. 1995. "Professores de Educação especial: da formação às práticas educativas", O professor, 44: 44 - 52. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Fonseca, Isabel R. S.; Brasil, Joana X. 2010. "Poderão ser as práticas de Educação Inclusiva uma estratégia de formação para os valores? Intervenção num grupo/turma que
inclui um aluno com défice cognitivo", Trabalho apresentado em XVIII Colóquio AFIRSE – “Deontologia, Ética e valores na Educação – Utopia e Realidade” , In Actas do XVIII Colóquio AFIRSE – “Deontologia, Ética e valores na Educação – Utopia e Realidade” , Lisboa. |
|
|
|
2. |
Fonseca, Isabel R. S.; Brasil, Joana. 2011. "Poderão ser as práticas de Educação Inclusiva uma estratégia de formação para os valores? Intervenção num grupo/turma que
inclui um aluno com défice cognitivo", Trabalho apresentado em XVIII Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF "Deontologia, Ética e valores na Educação - Utopia e Realidade", In Actas do XVIII Colóquio AFIRSE, Lisboa. |
|
|
|
3. |
Fonseca, Isabel R. S.; Figueiredo, Teresa. 2010. "A Flexibilização Curricular e a Construção da Escola Inclusiva. Estudo de caso", Trabalho apresentado em V Colóquio Luso-Brasileiro “Debater o currículo e seus campos – Políticas, Fundamentos e Práticas”, In Debater o currículo e seus campos – Políticas, Fundamentos e Práticas, Porto. |
|
|
|
4. |
Fonseca, Isabel R. S.; Santos, Álvaro. 2009. "Estágio em contexto de trabalho de um aluno considerado com necessidades educativas especiais ", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF “A escola e o mundo do trabalho” , In Actas do XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF, “A escola e o mundo do trabalho”, Lisboa. |
|
|
|
5. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2009. "A formação de professores para uma educação inclusiva. O “caso” da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF, A escola e o mundo do trabalho, In Actas do XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF, A escola e o mundo do trabalho, Lisboa. |
|
|
|
6. |
Fonseca, Isabel R. S.; Mota, Anabela F. 2009. "Alunos considerados com necessidades educativas especiais na sociedade do conhecimento. Os CRTIC promotores da equidade no
mundo do trabalho? ", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF " A escola e o mundo do trabalho", In Actas do XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF " A escola e o mundo do trabalho", Lisboa. |
|
|
|
7. |
Fonseca, Isabel R. S.; Mota, Anabela F. 2009. "Cooperar para incluir. Formas de cooperação entre o Docente de Educação Especial e o Docente Titular de Turma, no 1º ciclo
do Ensino Básico. ", Trabalho apresentado em Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Tutoria e Mediação. Novos desafios à investigação educacional, In Actas do XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Tutoria e Mediação. Novos desafios à investigação educacional, Lisboa. |
|
|
|
8. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2008. "O Professor de Apoio Educativo como mediador de aprendizagens. Práticas de colaboração do Professor de Apoio Educativo com
o Professor da classe a que pertence o aluno considerado com Necessidades Educativas Especiais", Trabalho apresentado em Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Tutoria e Mediação. Novos desafios à investigação educacional,, In Actas do XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Tutoria e Mediação. Novos desafios à investigação educacional, Lisboa. |
|
|
|
9. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2008. "Em busca de indicadores de educação inclusiva. A colaboração dos professores de apoio educativo com os intervenientes no processo
educativo do aluno considerado com necessidades educativas especiais", Trabalho apresentado em XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF , In Actas do XV Colóquio da AFIRSE/AIPELF “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?”, Lisboa. |
|
|
|
10. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2008. "Conclusões de Colóquio Internacional ", Trabalho apresentado em Colóquio Internacional «Pedagogia Universitária - Práticas e processos em tempos de mudança (À procura de um novo paradigma
para o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior), In Actas de Colóquio Pedagogia Universitária, Lisboa. |
|
|
|
11. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2007. "Educação inclusiva: as práticas dos seus “actores”", Trabalho apresentado em Colóquio Internacional da AFIRSE, In Actas do XIV Colóquio Internacional da AFIRSE, Lisboa. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Fonseca, Isabel R. S.. 20 jul. 2013. "Educação inclusiva…A emergência de um novo paradigma de Escola? " Boletim Pró-Ordem dos Professores, 75, 6., 6 - 6. O artigo reflete sobre a necessidade de mudança do paradigma de escola. |
2. |
Fonseca, Isabel R. S.; Costa, Margarida M. D. 20 ago. 2009. "Práticas de Educação Inclusiva: a inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1º ciclo do Ensino
Básico" O Professor, 41 - 53. |
3. |
Fonseca, Isabel R. S.; Brites, Isabel; Duarte, Rosa S. 20 abr. 2009. "Parecer sobre o projecto de Decreto-lei da Educação Especial e do Apoio Sócio-Educativo" Revista Lusófona de Educação, 153 - 157.
|
4. |
Fonseca, Isabel R. S.. 31 jul. 2006. "O meu direito à indignação" Revista O Professor, 93, 8 - 9.
|
5. |
Fonseca, Isabel R. S.; Cordeiro, Madalena. 30 set. 2005. "Práticas de educação inclusiva: o envolvimento da família em intervenção precoce" Cadernos de educação de infância , 14 - 22. |
6. |
Santos, Amélia; Fonseca, Isabel R. S.. 30 abr. 2005. "Práticas de educação inclusiva. Aprender a incluir a criança com paralisia cerebral e sem comunicação verbal no jardim de
infância" O Professor, 44 - 63.
|
Prefácio, Posfácio Preface, Postface |
1. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2013. "Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume II". Lisboa. (Introdução) |
2. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2012. "Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas - Volume I". Lisboa. (Apresentação)
|
3. |
Fonseca, Isabel R. S.; Teodoro, António. 2011. "Revista Lusófona de Educação". Lisboa. (Editorial)
|
1. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2009. "As situações de deficiência no processo de escolarização: quais os grandes desafios na Europa? ", 14 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo)
|
2. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2009. "As situações de deficiência no processo de escolarização: quais os grandes desafios na Europa? ", 23 pp.. Lisboa: Edições Lusófonas. (Artigo)
|
3. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2006. "Quais os contributos da Antropologia para a compreensão das situações de deficiência? ", 8 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo)
|
4. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2005. "O que as situações de deficiência e a educação inclusiva dizem às Ciências da Educação", 16 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo) |
5. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2004. "Os indicadores internacionais para a educação inclusiva.Entre a estratégia ambígua e a convergência dos sistemas de informação", 10 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo)
|
6. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2004. "A experiência dos IUFM na França (1991-2004). Balanço sócio-histórico e perspectivas". Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo) |
7. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2003. "A inclusão escolar das crianças e adolescentes em situação de "handicap": uma revolução cultural necessária ou do "homo sapiens"
ao "homo socians"", 14 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. (Artigo)
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Fonseca, Isabel R. S.; Paulo, Elisabete. 2014. "Recensão crítica de Gardou, Ch. (2012). "La société inclusive, parlons-en!. Il n’y a pas de vie minuscule. Toulouse: Editions
Érès (167 págs).", 8 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
|
2. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2013. "Orientações Doutoramento", 356 pp.. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
3. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2011. "Diálogos", 17 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
|
4. |
Fonseca, Isabel R. S.; Brites, Isabel; Duarte, Rosa S. 2004. "Parecer sobre o Projecto de Decreto-lei da Educação Especial e dos Apoios Educativos", 5 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. |
5. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2004. "Recensão crítica de Gardou, Charles "Connaître le handicap, reconnaître la personne"", 4 pp.. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Fonseca, Isabel R. S.. A investigação em Educação inclusiva: perspetivas e desafios,2013 (Comunicação). |
2. |
Fonseca, Isabel R. S.. Inclusão e Educação Inclusiva: olhar a diferença numa perspetiva inclusiva,2012 (Conferência ou palestra). |
3. |
Fonseca, Isabel R. S.. Inclusão e Educação Inclusiva: um "olhar" sobre o "ontem" virado para o "hoje",2012 (Conferência ou palestra). |
4. |
Fonseca, Isabel R. S.. Removendo as “pedrinhas” do caminho: aprender … fazendo boas Práticas de Educação inclusiva,2012 (Comunicação). |
5. |
Fonseca, Isabel R. S.. Inclusão e Educação inclusiva: olhar a diversidade numa perspetiva inclusiva,2012 (Conferência ou palestra). |
6. |
Fonseca, Isabel R. S.. Da integração à inclusão escolar: breve perspetiva histórica,2011 (Conferência ou palestra). |
7. |
Fonseca, Isabel R. S.; Mota, Anabela F. Inclusão Digital numa escola para todos,III Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2010 (Comunicação). |
8. |
Fonseca, Isabel R. S.; Brasil, Joana X. Poderão ser as práticas de Educação Inclusiva uma estratégia de formação para os valores? Intervenção num grupo/turma que
inclui um aluno com défice cognitivo.,XVIII Colóquio AFIRSE – “Deontologia, Ética e valores na Educação – Utopia e Realidade” ,Lisboa,2010 (Comunicação). |
9. |
Fonseca, Isabel R. S.; Figueiredo, Teresa. A Flexibilização Curricular e a Construção da Escola Inclusiva. Estudo de caso.,V Colóquio Luso-Brasileiro “Debater o currículo e seus campos – Políticas, Fundamentos e Práticas,Porto,2010 (Comunicação). |
10. |
Fonseca, Isabel R. S.; Moita, Fátima. A educação inclusiva e a hiperactividade no Jardim de Infância,III Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2010 (Comunicação). |
11. |
Fonseca, Isabel R. S.; Caseirito, Telma. Vamos Incluir na Educação Pré-escolar! As dificuldades de Linguagem, Autonomia, Socialização e Aprendizagem como factor desencadeante
de uma educação inclusiva,III Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2010 (Comunicação). |
12. |
Fonseca, Isabel R. S.; Godinho, Susana. Maior e melhor inclusão de alunos considerados com NEE em actividades desportivas,III Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2010 (Comunicação). |
13. |
Fonseca, Isabel R. S.; Colaço, Claudia. Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas,III Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2010 (Comunicação). |
14. |
Fonseca, Isabel R. S.; Mota, Anabela F. Alunos considerados com necessidades educativas especiais na sociedade do conhecimento – Os CRTIC promotores da equidade no
mundo do trabalho? ,XVII Colóquio AFIRSE – “A escola e o mundo do trabalho”,Lisboa,2009 (Comunicação). |
15. |
Fonseca, Isabel R. S.. Questionando a Educação Inclusiva. Sessão de Abertura do Seminário,II Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2009 (Comunicação). |
16. |
Fonseca, Isabel R. S.. A formação de professores para uma educação inclusiva: o “caso” da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,XVII Colóquio AFIRSE – “A escola e o mundo do trabalho” ,Lisboa,2009 (Comunicação). |
17. |
Fonseca, Isabel R. S.; Santos, Alvaro. Estágio em contexto de trabalho de um aluno considerado com necessidades educativas especiais – Estudo de caso,XVII Colóquio AFIRSE – “A escola e o mundo do trabalho” ,Lisboa,2009 (Comunicação). |
18. |
Fonseca, Isabel R. S.. Conclusões do colóquio internacional "Diversidade, Equidade e Inclusão",2009 (Comunicação). |
19. |
Fonseca, Isabel R. S.; Vaz, Inês. Desafios da aprendizagem cooperativa. Procurando ultrapassar as Disfunções Motoras,II Seminário de Educação Inclusiva,Lisboa,2009 (Comunicação). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Fonseca, Isabel R. S.. - VI Seminário de Educação inclusiva, em 5 de outubro 2013,2013 (Congresso / Organização). |
2. |
Fonseca, Isabel R. S.. - V Seminário de Educação inclusiva, em 26 e 27 de outubro 2012,2012 (Congresso / Organização). |
3. |
Fonseca, Isabel R. S.. - Ação de formação contínua “Educação inclusiva”, 26 de maio e 09 de junho ,2012 (Outro / Organização). |
4. |
Fonseca, Isabel R. S.. - IV Seminário de Educação inclusiva, 21 e 22 de outubro de 2011,2011 (Congresso / Organização). |
5. |
Fonseca, Isabel R. S.. Avaliação de Desempenho dos Professores,2010 (Congresso / Organização). |
6. |
Fonseca, Isabel R. S.. I Encontro nacional de jovens Investigadores em Educação (I ENJIE), Desafios teóricos e metodológicos.,2010 (Congresso / Outra). |
7. |
Fonseca, Isabel R. S.. - Ação de formação contínua “Educação inclusiva” ,2010 (Outro / Organização). |
8. |
Fonseca, Isabel R. S.. - III Seminário de Educação Inclusiva Sexta, 22 e 23 Outubro 2010,2010 (Congresso / Organização). |
9. |
Fonseca, Isabel R. S.. XVIII Colóquio da AFIRSE/AIPELF “Deontologia, Ética e valores na Educação – Utopia e Realidade,2010 (Congresso / Outra). |
10. |
Fonseca, Isabel R. S.. - II Seminário de Educação Inclusiva, 10 de outubro de 2009,2009 (Congresso / Organização). |
11. |
Fonseca, Isabel R. S.. Avaliação de Desempenho, Formação e Dinâmica de carreiras,2009 (Congresso / Organização). |
12. |
Fonseca, Isabel R. S.. XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF «Tutoria e Mediação em Educação: novos desafios à Investigação Educacional»,2008 (Congresso / Outra). |
13. |
Fonseca, Isabel R. S.. - Colóquio Internacional «DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO: Construindo um outro paradigma de Escola»,2008 (Congresso / Organização). |
14. |
Fonseca, Isabel R. S.. Pedagogia Universitária - Práticas e processos em tempos de mudança (À procura de um novo paradigma para o processo de ensino-aprendizagem
no Ensino Superior),2008 (Congresso / Outra). |
15. |
Fonseca, Isabel R. S.. - I Seminário de Educação Inclusiva, 11 de outubro de 2008,2008 (Seminário / Organização). |
16. |
Fonseca, Isabel R. S.. 4.º Colóquio de Ciências da Educação,2003 (Congresso / Outra). |
17. |
Fonseca, Isabel R. S.. 2.º Colóquio de Ciências da Educação - Igualdade e Diferença numa Escola para Todos - Contextos, Controvérsias, Perspectivas,2001 (Congresso / Organização). |
18. |
Fonseca, Isabel R. S.. 1.º Colóquio de Ciências da Educação - Educar Promover Emancipar: os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia
emancipatória,2000 (Congresso / Organização). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Fonseca, Isabel R. S.. Deixem-me viver como sou e com todos os meus amigos...Os professores de apoio educativo na caminhada para uma educação inclusiva,
promotora do sucesso de todos e de cada um,2007.
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Anabela França Mota, Centros de recursos tecnológicos na educação especial: um contributo para a sua avaliação, 2013. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
|
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Geny Alexandre dos Santos, A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
|
2. |
Ana Paula Alves Rodrigues, A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA. O QUE PENSAM E O QUE DIZEM
FAZER OS PROFESSORES DOS 2.º e 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
|
3. |
Sandra Rosa Baldin, Inclusão escolar de alunos surdos: concepções de alunos surdos e ouvintes, professores, tradutores/intérpretes e gestor, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
|
4. |
Anabela França Mota, Cooperar para incluir. Formas de cooperação entre o Docente de Educação Especial e o Docente Titular de Turma, no 1º ciclo
do Ensino Básico, 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador).
|
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
ANA CRISTINA CARVALHO CHAINHO, Cooperar para atingir o sucesso: , 2014. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
2. |
Rodrigo Leote Teixeira, A Comunicação Aumentativa como Facilitador da Participação num Grupo de Jardim de Infância, 2014. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
3. |
Isaura Alves, Aprendizagem Cooperativa como prática pedagógica inclusiva, 2014. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
4. |
Micaela Parreira Pereira, Quando dói ouvir o fado na voz de uma criança... A inclusão de um jovem vítima de maus tratos na infância que intui ser filho
de ninguém., 2013. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,
utilizando como metodologia a investigação-ação. Trabalho finalizado. |
5. |
Clarinda Coelho Costa, Promovendo a participação e a autonomia através da cooperação, num grupo de jardim-de infância, 2013. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto realizado para finalização do mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, utilizando como
metodologia a investigação-ação. Finalizado. |
6. |
Inês Sofia Jardim Figueira, As dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e a educação inclusiva: o desafio de uma turma do 2º ano de ensino básico, 2013. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto realizado no âmbito do mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo e motor, utilizando como metodologia
a investigação-ação. Trabalho finalizado. |
7. |
Ruthe Elza Bezerra da Silva, A ciranda da inclusão. Promovendo desenvolvimento e a participação num grupo de Jardim-de-Infância de que faz parte uma criança
com autismo, 2013. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, na Universidade Lusófona
de Humanidades e Tecnologias, utilizando como metodologia a investigação-ação. |
8. |
Maria Teresa de Jesus Pereira de Figueiredo, Uma escola para todos: Práticas, estratégias e metodologias, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo e motor, na Universidade Lusófona
de Humanidades e Tecnologias. Trabalho finalizado. |
9. |
Liliana Patrícia Antunes Dinis, Abrindo as festas do portão. A inclusão num Centro de Reabilitação e Integração, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, utilizando como metodologia
a investigação-ação. . |
10. |
Sofia Margarida Dias Caetano, Hiperatividade, desafio da prática pedagógica, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito de mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor. Trabalho finalizado. |
11. |
Vicência José Pacífico Dias Melo, Intervir com e para todos diferenciando e cooperando numa turma de 1º Ciclo que inclui uma aluna com diagnóstico de paralisia
cerebral, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor. Trabalho finalizado. |
12. |
Telma Sofia Monteiro Véstia, Aprendizagens significativas para todos. A inclusão na sala de aula de Inglês, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, utilizando como metodologia
a investigação-ação. . |
13. |
Emília Augusto Reis Alcéu da Cruz Antunes, Aprendizagem cooperativa: uma estratégia para a inclusão de todos na sala de aula, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto realizado no âmbito do Mestrado Em Educação Especial: Domínio Cognitivo e motor, utilizando como metodologia
a investigação-açao. Trabalho finalizado. |
14. |
Irina Silva Cunha Reis, Era uma vez...na era da inclusão. Superando lacunas inerentes a um diagnóstico de microcefalia no 3º ciclo do Ensino Básico, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto realizado no âmbito do mestrado em Educação Especial: Domínio cognitivo e motor, utilizando como metodologia
a investigação-ação. Trabalho finalizado. |
15. |
Isabel Maria Alves Ferreira, Construindo “Pontes” para a inclusão Um projeto de ensino/aprendizagem cooperativa, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, utilizando como metodologia
a investigação-ação. . |
16. |
Sandra Isabel Martins Magalhães Lopes, A aprendizagem cooperativa como estratégia promotora de inclusão no 1º Ciclo, 2012. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Trabalho desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação especial: domínio cognitivo e motor, na Universidade Lusófona de Humanidades
e Tecnologias. Trabalho finalizado. |
17. |
Ana Beatriz Simões Pereira, Promover a inclusão através de uma pedagogia diferenciada centrada na cooperação, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
18. |
Ana Maria de Matos Alves Ferreira, Desafios da aprendizagem cooperativa no ensino secundário, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
19. |
Beatriz Casimiro Jacó, A trilogia do sucesso: a educação inclusiva, a investigação-acção e a intervenção no grupo, atendendo à sua diversidade, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
20. |
Ana Maria de Matos Alves Ferreira, Desafios da aprendizagem cooperativa no ensino secundário, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Foi desenvolvido como trabalho de finalização de mestrado um Trabalho de Projeto, na modalidade investigação-ação. |
21. |
Ana Cristina Passeiro Azinheira, A aprendizagem cooperativa como estratégia de inclusão no 1º ciclo, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
22. |
Ana Cristina Martins Freitas, As diferenças que nos unem! Estratégias de aprendizagem cooperativa em sala de aula, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
23. |
Sara Esteves Martins, Amanhecer para uma nova realidade: Uma experiência de educação de todos, com todos e para todos, no 1º ciclo do ensino básico, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
24. |
Marcelino António Araújo Leal, Português para todos: a aprendizagem da língua portuguesa como facilitadora da interculturalidade e da inclusão social, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
25. |
Sandra de Jesus da Avó Catarino, Com e no grupo, eu consigo aprender” Uma experiência de aprendizagem cooperativa, numa turma de 3º ano, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
26. |
Telma Lopes Caseiro, Vamos incluir na educação Pré-Escolar ! As dificuldades de linguagem, autonomia, socialização e aprendizagem como factor desencadeante
de uma educação inclusiva., 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
27. |
Sílvia Alexandra Ribeiro Ferreira, O esforço em conjunto dá sempre resultado – Modificar comportamentos e promover a autonomia através da cooperação, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
28. |
Derly das Dores Silva, Trabalhar, brincar e crescer juntos na escola que é de todos, para desenvolver competências sociais e cognitivas, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
29. |
Ida Gaspar, O ensino regular e a educação especial na construção de uma cultura inclusiva uma experiência de sucesso e de práticas partilhadas,
numa sala de 1º ciclo, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
30. |
Sandra de Jesus da Avó Catarino, Com e no grupo, eu consigo aprender. Uma experiência de aprendizagem cooperativa, numa turma de 3º ano, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). Foi desenvolvido para trabalho final de mestrado um Trabalho de Projeto, na modalidae investigação-ação. |
31. |
Susana Patrícia Godinho Crespo, Aprender a incluir em contextos de sala de aula do 1º ano de escolaridade, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
32. |
Ida Gaspar, O ensino regular e a educação especial na construção de uma cultura inclusiva uma experiência de sucesso e de práticas partilhadas,
numa sala de 1º ciclo, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
33. |
Francisco Manuel Rabaça Madeira, Promovendo uma interacção inclusiva, numa turma do 3º ciclo, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
34. |
Catarina Maria Coelho Serrão, Aprender a incluir na educação pré-escolar, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
35. |
Anabela Coentro Vicente da Silva Laranjo, Partilhar saberes e experiências. Uma experiêncua de aprendizagem cooperativa, numa turma de 1º ciclo, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
36. |
Rita Isabel Taniças Silveira, Da unidade de multideficiência para a turma, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
37. |
Maria Madalena André Carapeto, A socialização e inclusão de crianças consideradas com necessidades educativas especiais numa sala de Jardim de Infância, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
38. |
Marcelino António Araújo Leal, Português para todos: a aprendizagem da língua portuguesa como facilitadora da interculturalidade e da inclusão social, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
39. |
Marta Cristina Varela Pereira, Aprendendo a lidar com a diversidade. Implementação de metodologias de aprendizagem cooperativa na sala de aula, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
40. |
Lucrécia Rosa Marques Dionísio, As dificuldades de aprendizagem referentes a disturbios emocionais severos, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
41. |
Cláudia Sofia Pais Tavares Ferreira Colaço, Diferenciação Pedagógica Inclusiva – Aprendizagem Cooperativa em Língua Portuguesa Como Meio Impulsionador da Mudança, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
42. |
Suzana Maria Silva Estrela Godinho, Maior e melhor inclusão de alunos considerados com NEE em actividades desportivas, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
43. |
Margarida Paula Adrião Numes Policarpo, Incluindo alunos com défice cognitivo na sala de aula através das aprendizagens académicas e sociais, 2011. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
44. |
Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo Vicente, Colmatando as dificuldades específicas da linguagem do grupo e com o grupo de jardim de infância, 2010. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
45. |
Fátima do Rosário Varela Félix Moita, A educação inclusiva e a hiperactividade no jardim-de-infância, 2010. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
46. |
Lénia Isabel de Gouveia Vieira , Uma Porta aberta para o Mundo e para a Sociedade –A inclusão de uma jovem com paralisia cerebral, em contexto escolar, 2009. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
47. |
Inês Soares Vaz, Desafios da Aprendizagem Cooperativa. Procurando ultrapassar as Disfunções motoras, 2009. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
48. |
ISABEL DE LURDES SOUSA PEREIRA, Ultrapassando as dificuldades da Dislexia através da Arte, 2009. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
49. |
Maria João dos Santos Andrade Figueira, Socializar através das Aprendizagens – Um projecto de Investigação/acção desenvolvido para a turma de uma aluna considerada
com síndrome alcoólica fetal”, 2008. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
50. |
Tânia Cristina Vieira Pestana, Brincando e Aprendendo: espaço para aprendizagens inclusivas – Procurando ultrapassar o estigma das perturbações do espectro
autista. , 2008. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Esmeralda Maria Gomes do Espírito Santo. O Manual Escolar e a Curiosidade pelo Saber. Estratégias Pedagógicas em Manuais de Língua Materna (7º/10º anos), , 2014. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
|
2. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Anabela França Mota. Centros de recursos tecnológicos na educação especial: um contributo para a sua avaliação, 2013. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
|
3. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Maria Luís Afonso Martins. Perturbaciones emocionales y autoconcepto en relación con el rendimiento académico de los alumnos de la Enseñanza Secundaria
del distema educativo portugués, 2012. Tese (Programa de Doctorado: Intervención Psicopedagógica e Educación Especial) - Universidade de Badajoz. |
4. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Maria Gabriela Fadário de Carvalho Canastra. Transição para a vida pós-escolar de alunos com necessidades educativas especiais: percepção de actores, 2011. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
|
5. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Raquel Alexandra de Brito Costa Oliveira. A Vida Escolar e Social dos Alunos com deficiência Auditiva: o Impacto das Tecnologias de Apoio, 2011. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
|
6. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Encarnação de Sousa Caetano Martins Silva. Estilos parentais e Sobredotação, 2011. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusíada Porto.
|
7. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Gracinda Cruz Machado Sousa. O aluno com Deficiência motora e a acessibilidade arquitectónica no Ensino Básico. Estudo de caso: o concelho de Guimarães, 2008. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
|
1. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Beatriz Casimiro Jacó. A trilogia do sucesso: a educação inclusiva, a investigação-acção e a intervenção no grupo, atendendo à sua diversidade, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
|
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de SEVERINO SILVESTRE DA SILVA. A ESCOLA E A EXCLUSÃO SOCIAL: consequências do fracasso escolar nos percursos de vida de jovens e adultos pouco escolarizados
dos meios populares da Zona da Mata de Pernambuco- Brasil, 2013. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
2. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Anabela de Jesus Ribeiro França Mota. Centros de recursos tecnológicos na educação especial: um contributo para a sua avaliação, 2012. |
3. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Encarnação de Sousa Caetano Martins Silva. Estilos parentais e Sobredotação, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
4. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Raquel Alexandra de Brito Costa Oliveira. A Vida Escolar e Social dos Alunos com deficiência Auditiva: o Impacto das Tecnologias de Apoio, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
5. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Maria Gabriela Fadário de Carvalho Canastra. Transição para a vida pós-escolar de alunos com necessidades educativas especiais: percepção de actores, 2010. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
6. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Participação no júri de Gracinda Cruz Machado Sousa. O aluno com Deficiência motora e a acessibilidade arquitectónica no ensino básico. Um estudo de caso: o concelho de Guimarães, 2007. Exame de qualificação (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Estratégias de atuação em salas de aula inclusivas, 2014 (Congresso). Nome da Instituição: Escola Secundária Sebastião e Silva; Cidade do evento: Oeiras / Escola Secundária Sebastião e Silva. |
2. |
Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, na Educação Pré-Escolar:
a perspetiva dos educadores., 2014 (Congresso). Nome do evento: XII Congresso da Sociedade de Ciências da Educação; Nome da Instituição: Sociedade de Ciências da Educação; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
3. |
Sim, Não Falo, Mas Comunico…A Comunicação aumentativa como facilitador da participação num grupo de jardim-de-infância., 2014 (Congresso). Nome do evento: XII Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação; Cidade do evento: Vila Real / Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. |
4. |
Projeto Educação Inclusiva, 2010 (Congresso). Nome do evento: II Encontro de Investigadores: investigar em Educação e mudança da escola; Nome da Instituição: Centro de Estudos em Educação e Formação; Cidade do evento: Porto / Universidade Lusófona do Porto. |
5. |
Conclusões, 2009 (Congresso). Nome do evento: Colóquio Internacional "Diversidade, Equidade e Inclusão"; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
6. |
Questionando a Educação Inclusiva, 2009 (Seminário). Nome do evento: II Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva ; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
7. |
Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores
de apoio educativo, 2008 (Conferência). Nome do evento: Conferência Internacional "Educando o cidadão global"; Nome da Instituição: Centro de Estudos e Investigação em Educação e Formação; Cidade do evento: Lisboa / Universidae Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
8. |
O Núcleo de Educação Inclusiva: fundamentos e linhas de ação, 2008 (Conferência). Nome do evento: Conferência Internacional "Educando o cidadão global"; Nome da Instituição: Centro de Estudos e Investigação em Educação e Formação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
9. |
Inclusão e Gestão Escolar. A colaboração do Professor Educativo com a gestão da escola, 2008 (Conferência). Nome do evento: Conferência Internacional "Educando o cidadão global"; Nome da Instituição: Centro de Estudos e Investigação em Educação e Formação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
10. |
Conclusões, 2008 (Congresso). Nome do evento: Colóquio Internacional "Pedagogia Universitária: práticas e processos em tempos de mudança"; Nome da Instituição: Universidade Lusíada; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusíada. |
11. |
Cooperar para incluir. Formas de cooperação entre o docente de Educação Especial e o docente titular de turma, no 1º ciclo
do Ensino Básico, 2008 (Congresso). Nome do evento: XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa. |
12. |
O Professor de Apoio Educativo como mediador de aprendizagens. Práticas de colaboração do Professor de Apoio ducativo com
o Professor da classe a que pertence o aluno com NEE's, 2008 (Congresso). Nome do evento: XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação ; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa. |
13. |
Em busca de indicadores de Educação Inclusiva. A colaboração dos professores de apoio educativo com os intervenientes do processo
educativo do aluno considerado com NEE's, 2007 (Congresso). Nome do evento: XV Colóquio da AFIRSE "Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em Educação"; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Membro da Comissão Científica, 2011 (Encontro). Nome do evento: 1º Encontro Nacional: Superar barreiras com TIC - políticas, ideias e práticas; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologiasna Formação de Formadores; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
2. |
Coordenação da Comissão organizadora e científica, 2010 (Seminário). Nome do evento: IV Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
3. |
Coordenação da Comissão organizadora e científica, 2010 (Congresso). Nome do evento: III Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
4. |
Coordenação da Comissão Organizadora e científica, 2009 (Seminário). Nome do evento: II Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva; Cidade do evento: Lisboa / UNiversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Tempos de Educação-mercadoria: a Sabedoria Imoral da Razão de Crato, 2013 (Seminário). Nome do evento: VI Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
2. |
Contexto educativo atual: perspetivas e desafios, 2012 (Seminário). Nome do evento: V Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
3. |
A construção do conhecimento em Educação Inclusiva, 2011 (Seminário). Nome do evento: IV Seminário de EDucação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - INstituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
4. |
A Hiperactividade: problemas de validade e fiabilidade na avaliação e intervenção, 2010 (Congresso). Nome do evento: III Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
5. |
Práticas de sala de aula inclusivas, 2010 (Congresso). Nome do evento: III Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
6. |
A Educação Sexual, 2010 (Congresso). Nome do evento: I Encontro de Investigadores; Nome da Instituição: Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
7. |
Os manuais escolares, 2010 (Congresso). Nome do evento: I Encontro de Investigadores ; Nome da Instituição: Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF); Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
8. |
Dificuldades de Aprendizagem, 2010 (Congresso). Nome do evento: Desafios teóricos e metodológicos: Encontro nacional de jovens investigadores em Educação; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Didactica na Formação de Formadores; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
9. |
Les situations de handicap dans le processus de scolarisation: quels grands enjeux en Europe?, 2009 (Congresso). Nome do evento: Colóquio Internacional "Diversidade, Equidade e Inclusão"; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de humanidades e Tecnologias. |
10. |
O Trabalho na Escola - O Trabalho dos Professores II, 2009 (Congresso). Nome do evento: XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF "A escola e o mundo do trabalho"; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa. |
11. |
Educação Inclusiva: políticas e práticas na era da globalização, 2008 (Conferência). Nome do evento: II Conferência Internacional "Educando o cidadão global: globalização, Educação e novos modos de governação"; Nome da Instituição: UID - Observatório de Políticas de Educação e Contextos Educativos; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
12. |
Painel "Trabalhos desenvolvidos no âmbito do mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor", 2008 (Seminário). Nome do evento: I Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Centro de Estudos e Investigação em Educação e Formação - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
"Mediação e Necessidades Educativas Especiais II", 2008 (Congresso). Nome do evento: XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade de Lisboa. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Coordenação da comissão científica e organizadora, 2013 (Seminário). Nome do evento: VI Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
2. |
Coordenação da comissão científica e organizadora, 2012 (Seminário). Nome do evento: V Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
3. |
Coordenação da comissão organizadora e científica, 2011 (Seminário). Nome do evento: IV Seminário de Educação Inclusiva; Nome da Instituição: Núcleo de Educação Inclusiva - Instituto de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. |
4. |
Membro da Comissão organizadora, 2009 (Congresso). Nome do evento: Avaliação e Desempenho, Formação e Dinâmica das Carreiras Docentes; Nome da Instituição: Sindicato dos Professores do Ensino Superior; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Lusíada. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Millenium.
|
2. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Revista Cip E Papers ESEAG, desde 2012/09/30, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
3. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Revista Espaço Pedagógico - REP, de 2011/12/31 até 2013/12/31, Função ou tipo de participação: Conselho científico.
|
4. |
Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da. Revista Lusófona de Educação, de 2008/09/30 até 2012/08/31, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: Edições Universitárias Lusófonas.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
72 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
18 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
6 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
12 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
22 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
22 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
11 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
11 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
6 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
15 |
Produção técnica Technical production |
38 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
38 |
Dados complementares (Additional data) |
113 |
Orientações Orientations |
61 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
14 |
Participação em Eventos Event participation |
34 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
4 |
Visualizações do curriculum [
1515
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
05-05-2015
às
08:47:38
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|