Curriculum Vitae

Anabela Cruz dos Santos

Data da última atualização »Last update : 19/02/2014


Anabela Cruz dos Santos. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Publicou 14 artigos em revistas especializadas e 16 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 67 itens de produção técnica. Participou em 12 eventos no estrangeiro e 2 em Portugal. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8917669935527760


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Anabela Cruz dos Santos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Cruz-Santos, Anabela
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Centro de Investigação em Educação (CIED)
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253601235
Correio electrónico: acs@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2009 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Estudos da Criança - Educação Especial (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1999-2002 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1988-1993 Licenciatura
Licentiate degree
Educação Especial e Reabilitação (5 anos » years) .
Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2013-2013 Curso de curta duração
Short course
Programa de intercâmbio como professor visitante.
University of Texas System, Estados Unidos.

2012-2012 Outros
Others
Professor visitante no Centre for Child Studies.
University of Waterloo, Canadá.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Jan/2009-Actual Professor Auxiliar
Jan/1999-Dez/2000 Professor Associado

AAPAC Deficientes Mentais
Jan/1993-Jan/1999 Técnico Superior 1ª Classe





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Atividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade do Minho
Set/2012-Set/2013
Curso»Academic program: Doutoramento em Estudos da Criança - Educação Especial

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Problemas de comunicação específicos no aluno com Dificuldades de Aprendizagem Específicas(Docente)
  • Estratégias e técnicas específicas de avaliação e programação(Docente)


Set/2012-Ago/2013
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Problemas de comunicação específicos no aluno com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (Regente)
  • Inclusão e Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo-motor(Docente)
  • Desenvolvimento cognitivo, motor e da linguagem das crianças em risco(Docente)
  • Seminário de Apoio à Dissertação(Docente)
  • Deficiência motora: Conceito, identificação e intervenção.(Docente)
  • Inclusão e Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo-motor(Docente)
  • Estágio: Estudo de caso(Docente)
  • Estratégias e técnicas específicas de avaliação e programação(Docente)
  • Modelos e Técnicas de Avaliação em Intervenção Precoce(Docente)


Set/2011-Ago/2012
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Problemas de comunicação específicos no aluno com Dificuldades de Aprendizagem Específicas(Docente)
  • Educação Especial e Inclusão: Perspetivas Psicoeducacionais(Docente)
  • Seminário de Apoio à Dissertação(Docente)
  • Desenvolvimento cognitivo, motor e da linguagem das crianças em risco(Docente)
  • Estágio: Estudo de caso(Docente)
  • Estratégias e técnicas específicas de avaliação e programação para alunos com DAE(Docente)
  • Modelos e Técnicas de Avaliação em Intervenção Precoce(Docente)


Set/2010-Set/2011
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Problemas de comunicação específicos no aluno com Dificuldades de Aprendizagem Específicas(Docente)
  • Seminário de Apoio à Dissertação(Docente)
  • Necessidades Educativas Especiais(Docente)
  • Modelos e Técnicas de Avaliação em Intervenção Precoce(Docente)
  • Desenvolvimento cognitivo, motor e da linguagem das crianças em risco(Docente)


Set/2010-Set/2011
Curso»Academic program: Doutoramento em Estudos da Criança - Educação Especial

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Modelos e Técnicas de Avaliação em Intervenção Precoce(Docente)






Estágios realizados (Traineeships)
Universidade do Minho
Set/2013-Actual
Estágios realizados»Traineeships:

   - ?????






Linhas de Investigação (Research fields)
1. The effects of socioeconomic status and multilingualism on children’s cognitive development
Objectivos»Goals: This project will explore the effects of two environmental factors – socioeconomic status (SES) and multilingualism – on children’s cognitive development. This line of research is importance as it represents a crucial step in the development of specific intervention and prevention programs for young children who are at risk for school failure. Increasing evidence of brain plasticity in response to experience throughout development indicates that effects of early enriched or deprived environments on cognitive development are plausible. From this perspective, growing up in underprivileged socioeconomic conditions might constitute a serious risk factor for children’s cognitive development as the degree of cognitive stimulations has been found to be considerably affected by lack of income. Growing up as a bi- or trilingual in a multilingual society, in contrast, might have beneficial effects on children’s early cognitive functioning, potentially via the opportunity it provides to “train” specific cognitive functions by inhibiting one language when using another and flexibility switching between languages. Debate exists over how SES and multilingualism affect areas of cognition. The present project will explore these two environmental factors in children from various groups, differing in SES, culture, and language background. More particularly, the study will focus on the impact of SES and multilingualism on two specific cognitive domains - language and executive functioning - that have been shown to have close links with children’s educational progress and later success in life. The main goal of this research is to characterize the neurocognitive profile of SES and multilingualism in terms of strengths and weaknesses in specific cognitive systems. A battery of task tapping three different areas of executive functions (working memory, inhibition, and switching) and two domains of language (lexicon and syntax) will be administered to a large population of 7- and 9-year-ol.
2. European Passport for the Education of Teachers/Therapists Working with People with Dyslexia
3. Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da educação básica
4. Executive functions in Specific Language Impairment
5. Development of a Portuguese Language Use Inventory: Ongoing research studies involving the translation/adaptation of the LUI into other languages
6. Language impairment in a multilingual society: Linguistic patterns and the road to assessment
7. Diferenciação pedagógica: A escola contemporânea e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais significativas
8. Intervenção precoce
9. Verbal Working Memory in European Portuguese Children with and without Language Impairment
10. A escola contemporânea e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais significativas - Agrupamento vertical de escolas de Âncora, Viana do Castelo




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2011-2013
European Passport for the education of Teachers/Therapists working with people with Dyslexia
Referência do projeto»Project reference: LLP-LDV-TOI-11-AT-0009.

2010-2013
The Effects of socioeconomic status and multilingualism on children's cognitive development
Referência do projeto»Project reference: CO09/LM/07-FNR-CORE-DEVPOLUX.






Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual International Association of Special Education (IASE), Membro.
Actual Council for Exceptional Children, Division for Communicative Disabilities and Deafness (DCDD), Membro.
Actual Council for Exceptional Children, Division of International Special Education and Services (DISES), Membro.
Actual American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), Membro.
2010- Actual Centro de investigação em Educação, CIEd, Membro.
Até 2010 do Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança (METAFORMA), , Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Correia, L.; Rodrigues, A.; Martins, A. P; Santos, A. C; Ferreira, R.. 2008. Intervenção com alunos com necessidades educativas especiais..  In Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores, 95 - 144. . Porto: Porto Editora.
2. Correia, L. M; Martins, A. P; Cruz-Santos, Anabela; Ferreira, R.. 2003. Algumas estratégias a utilizar em salas de aula inclusivas..  In Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores., 00 - 00. . Porto: Porto Editora.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Engel de A. P; Puglisi, M.; Cruz-Santos, Anabela; Belfi-Lopes, D.; Martin, R.. 2013. "Effects of impoverished environmental conditions on working memory performance", Memory, 1: 00 - 00.
2. Engel de A. P; Cruz-Santos, Anabela; Tourinho, C.; Romain, M.; Bialystok, E.. 2012. "Bilingualism enriches the poor: Enhanced cognitive control in low-income minority children", Psychological Science 23, 11: 1364 - 1371.
3. Cruz-Santos, Anabela; Dias, M.I.. 2003. "Malformações do tubo neural: Algumas considerações sobre Espinha Bífida, Hidrocefalia e Arnold-Chiari", Revista Sonhar/Comunicar/Repensar a Diferença, 00: 00 - 00.
4. Cruz-Santos, Anabela. 2002. "Problemas de comunicação: um contributo para uma melhor compreensão.", Inclusão, 3: 23 - 40.
5. Cruz-Santos, Anabela. 2002. "Problemas de comunicação em alunos com necessidades especiais: Um contributo para a sua compreensão", Inclusão, 3: 21 - 38.
6. Cruz-Santos, Anabela. 2002. "Dificuldades de aprendizagem: Uma abordagem geral aos problemas na linguagem oral e leitura.", Revista Sonhar/Comunicar/Repensar a Diferença, 1: 23 - 44.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Ribeiro, I.; Cruz-Santos, Anabela; Miranda, L.. 2012. "A avaliação das funções executivas através do inventário BRIEF (versão portuguesa)", Encontro: Revista de Psicologia 15, 22: 25 - 36.
2. Lima, E.; Cruz-Santos, Anabela. 2012. "Aquisição dos gestos naturais na comunicação pré-linguística: Uma abordagem teórica.", Revista Sociedade Brasileira Fonoaudiologia 17, 4: 495 - 501.
3. Guimarães, C.; Cruz-Santos, Anabela. 2010. "Intervençao precoce nas competências comunicativas de uma criança com deficiência auditiva. Um estudo de caso com enfoque na pragmática", Sonhar: Comunicar, Repensar a diferença 2, 5: 49 - 54.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Saraiva, J. P; Almeida, M.; Oliveira, C.; Fernandes, R.; Cruz-Santos, Anabela. 2013. "Desporto para pessoas com necessidades especiais: O estado da arte em Portugal", Trabalho apresentado em IX Seminario Internacional de Educaçao Física, Lazer e Saúde, In In B. Pereira, G. Carvalho, C. CUnha, & A. Silva. Atas do IX SEminario Internacional de EFL, Braga.
2. Santos, A.; Correia, L.; Cruz-Santos, Anabela. 2013. "Perceção de professores face à educação de alunos com NEE.", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In In L. S. Almeida, B. D. Silva, & A. Franco (Orgs.), Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
3. Guimarães, C.; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, L.. 2013. "O inventário parental (LUI-PT) como instrumento de avaliação das competências pragmáticas em idades precoces.", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In In L. S. Almeida, B. D. Silva, & A. Franco (Orgs.), Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
4. Lima, E.; Cruz-Santos, Anabela. 2013. "A influência dos gestos naturais no desenvolvimento de competências comunicativas precoces: Estudo piloto.", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia , In In L. S. Almeida, B. D. Silva, & A. Franco (Orgs.), Atas do XII Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia , Braga.
5. Tinoco, J. M; Cruz-Santos, Anabela; Martinho, M. H. 2013. "Comunicação nas aulas de matemática: Um estudo de caso numa turma do 6º ano.", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In In L. S. Almeida, B. D. Silva, & A. Franco (Orgs.), Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
6. Fânzeres, L; Cruz-Santos, Anabela; Santos, S.. 2013. "O processo de transição para a vida ativa dos alunos com NEE: um estudo nacional.", Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas, In In L. Almeida, A. Araújo, A. Cabral, J. Cruz, J.C. Morais, & M. Simões (Orgs), Livro de Resumos 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas, Vila Nova de Gaia.
7. Guimarães, C.; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, L.. 2012. "Development of the language use inventory: An assessment for pragmatic skills in Portuguese.", Trabalho apresentado em Athens: Atiner's Conference paper series, In Athens: Atiner's Conference paper series, Atenas.
8. Guimarães, C.; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, L.. 2012. "Inventário para o uso da linguagem (LUI): Estudo piloto do instrumento de avaliação das competências pragmáticas em português.", Trabalho apresentado em II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In Atas do II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Braga.
9. Tinoco, J. M; Martinho, M. H; Santos, A. C. 2012. "A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: Um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico.", Trabalho apresentado em II seminário internacional: Contributos da psicologia em contextos educativos, In In L. S. Almeida, B. D. Silva, & A. Franco (Orgs.), Atas do II seminário internacional: Contributos da psicologia em contextos educativos, Braga.
10. Tinoco, J. M; Martinho, M. H; Cruz-Santos, Anabela. 2012. "Proposta de um projeto de investigação sobre a comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: Um estudo de caso numa turma do 7.º ano.", Trabalho apresentado em XXIII Seminário de investigação em educação matemática, In In H. Pinto, H. Jacinto, A. Henriques, A. Silvestre & C. Nunes (Orgs.), Atas do XXIII Seminário de investigação em educação matemática, Lisboa.
11. Carvalho, M.; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, A.. 2012. "As competências sociais de crianças em idade pré-escolar com perturbações do desenvolvimento da linguagem (PDL).", Trabalho apresentado em II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In n L. S. Almeida, B. D. Silva, & A. Franco (Orgs.), Atas do II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Braga.
12. Fânzeres, L; Cruz-Santos, Anabela. 2012. "O processo de transição para a vida ativa dos alunos com NEE: Um estudo nacional.", Trabalho apresentado em II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In In L. S. Almeida, B. D. Silva, & A. Franco (Orgs.), Atas do II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Braga.
13. Santos, A.; Correia, L. M; Cruz-Santos, Anabela. 2012. "A formação de professores no contexto do movimento inclusivo.", Trabalho apresentado em VII Congresso Ibero-americano: Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência, In In C. Leite & M. Zabalza (Orgs), Livro de textos do VII Congresso Ibero-americano: Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência, Porto.
14. Martinho, V.; Cruz-Santos, Anabela; Santos, S.. 2011. "O impacto da equitação terapeûtica em crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais: Um estudo single-subject. ", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía , In In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. B., Blanco, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Orgs.), Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía , Corunha.
15. Amorim, M; Cruz-Santos, Anabela. 2011. "O impacto das estrategias naturais (Milieu) na intervenção com uma criança com perturbações da linguagem. ", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. B., Blanco, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Orgs.),, Corunha.
16. Ribeiro, I.; Santos, A.; Miranda-Correia, L.. 2011. "Avaliação das funções executivas em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e suas implicações no contexto das aulas de Estudo Acompanhado", Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação: Aprender ao longo da vida – contributos, perspetivas e questionamentos do currículo e da avaliação, In Actas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação: Aprender ao longo da vida – contributos, perspetivas e questionamentos do currículo e da avaliação, Braga.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Cruz-Santos, Anabela; Lima, E.. A influência dos gestos naturais no desenvolvimento de competências comunicativas precoces: Estudo piloto. ,XII Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia,Braga.,2013 (Comunicação).
2. Fânzeres, L; Cruz-Santos, Anabela; Santos, S.. O processo de transição para a vida ativa dos alunos com NEE: Um estudo nacional.,2013 (Comunicação).
3. Oliveira, A. T; Osório, A. J; Cruz-Santos, Anabela. Estudo do potencial das TIC na educação de uma criança com ataxia: O caso da Bia.,2013 (Comunicação).
4. Saraiva, J. P; Almeida, M.; Oliveira, C.; Cruz-Santos, Anabela. Desporto para pessoas com necessidades especiais: O estado da arte em Portugal.,2013 (Comunicação).
5. Santos, A.; Correia, L.; Cruz-Santos, Anabela. Perceção de professores face à educação de alunos com NEE.,2013 (Comunicação).
6. Guimarães, C.; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, L.. O inventário parental (LUI-PT) como instrumento de avaliação das competências pragmáticas em idades precoces. ,2013 (Comunicação).
7. Tinoco, J. M; Martinho, M. H; Santos, A. C. Comunicação nas aulas de matemática: Um estudo de caso numa turma do 6º ano. ,2013 (Comunicação).
8. Tinoco, J. M; Martinho, M. H; Santos, A. C. A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: Um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico.,2013 (Comunicação).
9. Cruz-Santos, Anabela; Martins, A. P; Chendo, M.. Risk for specific learning disabilities: Assessment of phonological awareness in preschool children in the Algarve, south region of Portugal.,2013 (Poster).
10. Engel de A. P; Cruz-Santos, Anabela; Puglisi, M.. Executive functions in language minority children with specific language impairment - Evidence from bi- and monolingual children from low income families in Luxembourg and Portugal.,2013 (Comunicação).
11. Engel de A. P; Puglisi, M.; Cruz-Santos, Anabela; Belfi-Lopes, D.. Can measures of executive function disentangle language disorder and disadvantage? ,2013 (Poster).
12. Cruz-Santos, Anabela; Engel de A. P; Tourinho, C.; Martin, R.; Bialystok, E.. Bilingualism enriches the poor: Enhanced cognitive control in low-income minority children.,2013 (Outra).
13. Cruz-Santos, Anabela; Engel de A. P; Tourinho, C.; Martin, R.; Bialystok, E.. Bilingualism enriches the poor: Enhanced cognitive control in low – income minority children.,2013 (Poster).
14. Santos, A.; Correia, L.; Cruz-Santos, Anabela. Modelo de atendimento à diversidade: Como responder com eficácia às necessidades dos alunos.,2012 (Comunicação).
15. Tinoco, J. M; Martinho, M. H; Santos, A. C. Proposta de um projeto de investigação sobre a comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: Um estudo de caso numa turma do 7.º ano.,2012 (Comunicação).
16. Guimarães, C.; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, L.. Inventário para o uso da linguagem (LUI): Estudo piloto do instrumento de avaliação das competências pragmáticas em português.,2012 (Comunicação).
17. Carvalho, M.; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, A.. As competências sociais de crianças em idade pré-escolar com perturbações do desenvolvimento da linguagem (PDL). ,2012 (Comunicação).
18. Santos, A.; Correia, L. M; Cruz-Santos, Anabela. A formação de professores no contexto do movimento inclusivo.,2012 (Comunicação).
19. Santos, A.; Correia, L.; Cruz-Santos, Anabela. Modelo de atendimento à diversidade: Como responder com eficácia às necessidades dos alunos.,2012 (Comunicação).
20. Fânzeres, L; Cruz-Santos, Anabela. O processo de transição para a vida ativa dos alunos com NEE: Um estudo nacional,2012 (Poster).
21. Fânzeres, L; Cruz-Santos, Anabela. O processo de transição para a vida ativa dos alunos com NEE: Percursos de formação no sistema educativo português.,2012 (Poster).
22. Lima, E.; Cruz-Santos, Anabela. Acquisition and use of gestures in infants with and without hearing impairment. ,2012 (Poster).
23. Guimarães, C.; Santos, A.; Almeida, L.. Development of the language use inventory: An assessment for pragmatic skills in Portuguese. ,2012 (Comunicação).
24. Guimarães, C.; Santos, A.; Almeida, L.. Assessment of pragmatic skills in children from 18 to 47 months: A pilot study with the "Language Use Inventory,2012 (Comunicação).
25. Tinoco, J. M; Martinho, M. H; Cruz-Santos, Anabela. A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: Um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico.,2012 (Comunicação).
26. Lima, E.; Cruz-Santos, Anabela. Acquisition of gestures: Support for communication development in toddlers.,2012 (Comunicação).
27. Engel de A. P; Puglisi, M.; Cruz-Santos, Anabela; Belfi-Lopes, D.; Martin, R.. Efeitos de Contextos Ambientais Desfavoráveis na Memória Operacional,Brasilia,2012 (Comunicação).
28. Martinho, V.; Cruz-Santos, Anabela; Santos, S.. O impacto da equitação terapêutica em crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais: Um estudo single-subject.,2011 (Poster).
29. Guimarães, C.; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, L.. Avaliação das competências pragmáticas em crianças dos 18 aos 47 meses, com e sem Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem: Estudo com o “Language Use Inventory”.,2011 (Poster).
30. Lima, E.; Cruz-Santos, Anabela. Estudo da aquisição e do uso do gesto natural em crianças, dos 18 aos 47 meses, com e sem Deficiência Auditiva. ,2011 (Poster).
31. Carvalho, M.; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, A.T.. As competências sociais de crianças entre os 4 e os 6 anos de idade com perturbações do desenvolvimento da linguagem. ,2011 (Poster).
32. Carvalho, M.; Cruz-Santos, Anabela; Almeida, A.T.. As competências sociais de crianças entre os 4 e os 6 anos de idade com perturbações do desenvolvimento da linguagem.,2011 (Poster).
33. Osório, A. J; Cruz-Santos, Anabela; Oliveira, A. T. The potential of Information Communications Technology (ICT) in the education of a child with Ataxia. ,2011 (Poster).
34. Cruz-Santos, Anabela. Language acquisition in early childhood inclusive settings: How well do teachers understand child language development? ,2011 (Comunicação).
35. Guimarães, C.; Cruz-Santos, Anabela. A Case Study of a Young Deaf Child's Communication Development: Focus on Pragmatics. ,2011 (Poster).
36. Amorim, M; Cruz-Santos, Anabela. Repair strategies intervention in young children with language impairments: A case study. ,2011 (Comunicação).
37. Martinho, V.; Cruz-Santos, Anabela; Santos, S.. O impacto da equitação terapeûtica em crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais: Um estudo single-subject. ,2011 (Comunicação).
38. Cruz-Santos, Anabela. Dificuldades na Linguagem em Crianças em Idade Escolar: Orientações genéricas para uma intervenção eficaz.,2011 (Comunicação).
39. Ribeiro, I.; Santos, A.; Miranda-Correia, L.. Avaliação das funções executivas em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e suas implicações no contexto das aulas de estudo acompanhado.,2010 (Comunicação).
40. Santos, A. C; Evans, J.L.; Miranda-Correia, L.. Marcadores do processamento cognitivo-linguístico em Português Europeu para crianças em idade escolar com Perturbações da Linguagem.,2010 (Comunicação).
41. Santos, A.; Ribeiro, I.; Miranda-Correia, L.. Assessing executive functions of Portuguese school-age students using the BRIEF.,2010 (Comunicação).
42. Santos, A. C; Evans, J.L.; Miranda-Correia, L.. Cognitive-linguistic processing markers in European Portuguese-speaking school-age children with SLI. ,2010 (Comunicação).
43. Guimarães, C.; Santos, A.; Serrano, A.. Pragmatic abilities in young children with hearing impairment: A case study.,2010 (Comunicação).
44. Amorim, M; Santos, A.; Serrano, A.. Repair strategies intervention in young children with Language Impairments: A case study. ,2010 (Comunicação).
45. Cruz-Santos, Anabela. O uso das tecnologias de apoio em crianças com problemas graves de comunicação. ,2010 (Comunicação).
46. Santos, A.; Evans, J.L.; Miranda-Correia, L.. Memória de trabalho verbal em crianças portuguesas de idade escolar com e sem Perturbações da Linguagem.,2009 (Poster).
47. Santos, A.; Evans, J.L.; Miranda-Correia, L.. Repair strategies intervention in young children with Language Impairments: A case study. ,2009 (Comunicação).
48. Cruz-Santos, Anabela; Evans, J.L.; Miranda-Correia, L.. Cognitive-Linguistic Processing Markers in European Portuguese-Speaking School-Age Children with SLI, SRCLD,Wisconsin,2009 (Outra).
49. Cruz-Santos, Anabela; Evans, J.L.; Miranda-Correia, L.. “Performance of school-age children with and without Language Impairment on the European Portuguese Formulated Sentences Task”,Symposium Research Child Language Disorders,Madison ,2008 (Simpósio).
50. Cruz-Santos, Anabela; Evans, J.L.; Miranda-Correia, L.. “Validity of the European Portuguese Recalling Sentences Task: Performance of school-age children with and without Language Impairment”,2008 (Simpósio).
51. Cruz-Santos, Anabela; Evans, J.L.; Miranda-Correia, L.. “Verbal working memory in European Portuguese children”.,2007 (Simpósio).
52. Cruz-Santos, Anabela; Evans, J.L.; Miranda-Correia, L.. European Portuguese Children ´s Nonword Repetition Test”.,2007 (Simpósio).
53. Cruz-Santos, Anabela; Evans, J.L.; Miranda-Correia, L.. “Verbal working memory in children with and without language impairment”,2007 (Simpósio).
54. Cruz-Santos, Anabela. “Working memory in European Portuguese children with Language Impairment”,2006 (Seminário).
55. Cruz-Santos, Anabela; Miranda-Correia, L.. Language development assessment: A screening test for Portuguese children (0 to 60 months). ,2005 (Conferência ou palestra).
56. Miranda-Correia, L.; Martins, A. P; Cruz-Santos, Anabela. Toward a model of inclusive teacher education and teacher development.,2005 (Conferência ou palestra).
57. Correia, L. M; Martins, A. P; Cruz-Santos, Anabela. Inclusion in Portugal: Practices and Trends. ,2005 (Conferência ou palestra).
58. Cruz-Santos, Anabela; Correia, L. M. Language and communication development assessment: A screening test for Portuguese children (0 to 60 months). ,2005 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Cruz-Santos, Anabela. Perturbações da Linguagem: Avaliação e Intervenção, 2010 (Extensão).
Duração: 10 horas., Tipo de participação: Docente.
2. Cruz-Santos, Anabela. Ação de Formação contínua em Necessidades Educativas Especiais, 2010 (Especialização).
Duração: 25 horas..

Organização de evento
Event organization
1. Cruz-Santos, Anabela. Embracing Inclusive Approaches,2014 (Congresso / Curadoria).
2. Cruz-Santos, Anabela. XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,2013 (Congresso / Organização).
3. Cruz-Santos, Anabela. 1st International Early Childhood Intervention Conference and EURLYAID ANNUAL CONFERENCE 2012,2012 (Conferência).
4. Cruz-Santos, Anabela. EUPALT –European Passport for the Education of Teachers/ Therapists Working with People with Dyslexia -2nd meeting ,2012 (Outro).
5. Cruz-Santos, Anabela. II Encontro Internacional - Educação Inclusiva e necessidades educativas especiais,2011 (Encontro).
6. Cruz-Santos, Anabela. The effects of socioeconomic status and multilingualism on children’s cognitive development, 1st- meeting ,2011 (Outro).
7. Cruz-Santos, Anabela. I Encontro Internacional - Educação Inclusiva e necessidades educativas especiais,2010 (Encontro).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Amanda Fernandes Santos, Como responder com eficácia às necessidades dos alunos com Necessidades Especiais em Portugal: O Modelo de Atendimento à Diversidade e o Modelo “Resposta à Intervenção”., 2014. Bolseiro(a) de Universidade do Minho.
2. Cristiana Guimarães, Avaliação das competências pragmáticas em crianças dos 18 aos 47 meses, com e sem perturbações do desenvolvimento da linguagem: Estudo com o “Language Use Inventory”., 2014. Bolseiro(a) de Universidade do Minho.
3. Etelvina Lima, Estudo da aquisição e do uso do gesto natural em crianças, dos 8 aos 18 meses, com e sem deficiência auditiva., 2014.
4. Joana Tinoco, A comunicação matemática em turmas de alunos com deficiência auditiva: Um estudo de caso no 7º ano., 2014.
5. Liliane Brito de Melo, B-learning nas redes sociais: estudo do seu potencial na inclusão de estudantes surdos no ensino superior. , 2014.
6. Luís Fânzeres, A transição para a vida ativa de alunos com necessidades educativas especiais., 2014.
7. Mariana Rita Martins de Carvalho, As competências sociais de crianças entre 4 e 6 anos de idade com perturbações do desenvolvimento da linguagem, 2014.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Sónia Alexandra Registo da Cunha , Análise da Semântica através de narrativas orais em Crianças com e sem Perturbações da Linguagem , 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho .
2. Graciosa Maria Lopes Casimiro dos Santos , Avaliação da compreensão gramatical em alunos com Perturbações da Comunicação: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico no Concelho de Guimarães, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho .
3. Suzel Cabreiro Bilber, Análise do desempenho do vocabulário em crianças com 4 e 5 anos de idade: Um estudo com o ABFW-Teste de linguagem, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho .
4. Kehsakda Khamsuvannong, Inclusion of Students with Special Education Needs: A Quantitative Study Regarding Lao Elementary Regular Teachers’ Perceptions. , 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho .
5. Maria Conceição Chendo, Risco em Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quantitativo sobre a avaliação da consciência fonológica em crianças em idade pré-escolar da Região do Algarve., 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho (Co-orientador).
6. Ivone Patrícia Ramos Carvalho Cunha, Avaliação do vocabulário em crianças com e sem Necessidades Especiais no concelho de Fafe: Um contributo para a construção do Teste de Avaliação da Linguagem e Fala (TALF)., 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho .
7. Ana Sofia Ferreira Silva Mendes Fernandes, Avaliação da fonologia em crianças com e sem Necessidades Especiais no concelho de Fafe: Um contributo para a construção do Teste de Avaliação de Linguagem e Fala (TALF)., 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem) - Universidade do Minho .
8. Orlanda Manuela Martins Costa, Avaliação da pragmática em crianças com e sem Necessidades Especiais no concelho de Fafe: Um contributo para a construção do Teste de Avaliação de Linguagem e Fala (TALF)., 2011.
9. Bernardete Cunha Enes, Análise do desempenho nos processos da atenção em crianças com Necessidades Educativas Especiais no contexto Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade do Ensino Básico, 2011.
10. Vanessa Leitão da Silva, Avaliação de Vocabulário Receptivo e Expressivo em Crianças com e sem Perturbação da Comunicação, dos 2 aos 6 anos: Um Estudo Exploratório no Concelho de Braga, 2011.
11. Vanessa Filipa Carolino Martinho, Efeitos da Equitação Terapêutica nos Factores Psicomotores em Crianças com Necessidades Educativas Especiais, 2011.
12. Margarida Amorim, O Impacto das Estratégias Naturais (Milieu) nas Perturbações da Linguagem: Um Estudo de Caso, 2011.
13. Ana Teresa Lobo Pinto de Oliveira, Estudo de caso de exploração do potencial das TIC no processo educativo de uma aluna com Ataxia, 2010.
14. Cristiana da Silva Guimarães, Intervenção Precoce nas competências comunicativas de uma criança com Deficiência Auditiva: Um estudo de caso com enfoque na pragmática, 2010.
15. Isabel Gonçalves Ribeiro, Avaliação das funções executivas em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com Dificuldades de Aprendizagem Especificas e as suas implicações no contexto das aulas de Estudo Acompanhado, 2010.
Em curso
Ongoing
1. Ivone Catarina Rodrigues, Dificuldades de aprendizagem específicas: Estudo qualitativo sobre o efeito de uma intervenção ao nível do vocabulário na compreensão de textos académicos do 9º ano de escolaridade, 2014.
2. Carmem Torres, Atitudes e Expectativas dos Pais de Crianças com Implantes Cocleares., 2014.
3. Hugo André Martins Fernandes, Formação em Sistemas Aumentativos e/ou Alternativos de Comunicação dos Profissionais de Intervenção Precoce, 2014.
4. Maria Teresa Moutinho Ribeiro Veloso Rodrigues, Aquisição da língua gestual portuguesa em crianças em idade pré-escolar com deficiência auditiva num jardim-de-infância bilingue no concelho do Porto. , 2014.
5. Natália Machado Meireles, Inter-relações entre o desempenho da atenção e o rendimento escolar em crianças com Necessidades Educativas Especiais: Um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico., 2014.
6. Sandra Filipa Ferreira Gonçalves, Análise do desempenho da prova de vocabulário do ABFW-Teste de linguagem infantil em crianças entre os 5 e os 7 anos: Um estudo exploratório no concelho de Felgueiras., 2014.
7. Sofia Raquel da Silva Maia Couto, Avaliação da fluência oral em crianças com e sem Necessidades Especiais, no concelho de Fafe: Um contributo para a construção do Teste de Avaliação da Linguagem e Fala (TALF)., 2014.
8. Tenylle Patrícia Barbosa da Silva, O Sucesso Escolar de Alunos com Necessidades Especiais tendo por base o Modelo de Atendimento à Diversidade. , 2014.
9. Teresa Marisa Ribeiro Soares. , Análise do desempenho do desenvolvimento cognitivo-linguístico em crianças em idade escolar (7 e 8 anos) com e sem perturbações da linguagem: Estudo exploratório no Distrito de Braga. , 2014.
10. Vânia Sousa. , Tradução e adaptação do teste de linguagem: Clinical Evaluation of Language Fundamentals, 4 Ed (CELF-IV) para português europeu: Um estudo exploratório na Região Norte. , 2014.


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Maria de Fátima Serdouro Maia. Caracterização das práticas de apoio precoce nas Associações de Paralisia Cerebral em Portugal Continental: Perceções dos pais, profissionais e serviços, 2013.
2. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Maria de La Salete Cunha Teixeira. Aferição para a população portuguesa da Escala de Desenvolvimento: Ages & Stages Questionnaires (ASQ-3) dos 14 aos 27 meses, 2013.


Mestrado
Master degree
1. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Albertina de Jesus Martins Silva. Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura: Um estudo de single-subject design sobre Práticas Eficazes, 2013. 
2. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Sónia Alexandra Registo da Cunha . Análise da Semântica através de narrativas orais em Crianças com e sem Perturbações da Linguagem , 2013. 
3. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Catarina. L. T. C. Araújo . Dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo quantitativo sobre o uso de estratégias de autorregulação numa turma inclusiva, 2012. 
4. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Carina Sofia Correia Leite. A Intervenção Precoce no Distrito de Braga: Que benefícios e apoios para as famílias apoiadas?, 2012. 
5. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Maria Cleofe Yallico Madge. Estúdio de caso em intervención precoz: Una experiencia en Portugal., 2012. 
6. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Maria Julieta Silva. As perspetivas de professores sobre o atendimento aos alunos com dislexia que frequentam a escola regular, 2012. 
7. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Marta Isabel Marques da Silva. Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quasi-experimental sobre a utilização de mnemónicas em contexto inclusivo., 2012. 
8. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Ângela Cristina Marques Anfilóquio. Monitorização com Base no Currículo: Um estudo sobre Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Matemática, 2011. 
9. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Maria de Lurdes Moura Esteves. Monitorização com Base no Currículo: Um estudo sobre Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Matemática, 2011. 
10. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Francisca M. G. C. C Azevedo. Desenvolvimento profissional: Perceções e experiências de professores de educação especial., 2011. 
11. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Ana Isabel da Silva Magalhães. Percepções dos Professores Quanto à Educação dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais. , 2011. 
12. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Daniela Maria de Barros Mourão. Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: Um estudo quantitativo sobre a monitorização com base no currículo., 2011. 
13. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Eunice de Jesus Ferreira Leite Fernandes Freitas. Impacto de um programa competências Pessoais e Sociais em crianças de risco., 2011. 
14. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Ana Isabel Sousa e Silva . Contributo para a Construção de um Currículo Cognitivo de Intervenção Precoce na Faixa Etária dos 3 aos 6 anos., 2011. 
15. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Ana Filipa de Oliveira Santos. Inventário sobre o Conhecimento que Pais/ Prestadores de Cuidados detêm acerca do Desenvolvimento da Linguagem - Faixa Etária dos 5 Anos., 2011. 
16. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Ana Isabel Antunes de Sousa . Inventário sobre o Conhecimento que Pais/ Prestadores de Cuidados detêm acerca do Desenvolvimento da Linguagem - Faixa Etária dos 3/4 Anos., 2011. 
17. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Marta Silva Gonçalves Patrão. Monitorização com base no currículo: Um estudo quantitativo sobre a utilização de provas MAZE no contexto do nível I do Modelo de Atendimento à Diversidade, 2010. 
18. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Maria Helena Pires Gonçalves Pereira. Os cursos de educação formação como resposta aos problemas de aprendizagem: perspetivas dos professores, 2010. 
19. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Catherine Ruivo Borlido. Perspetivas dos pais dos alunos do 4º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito realizado na cidade de Viana do Castelo, 2010. 
20. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Zita Neto de Miranda. Inclusão de crianças com NEE severas na classe regular: Perspectivas de professores., 2010. 
21. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Maria da Conceição Pacheco Sampaio Martins. Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura e práticas eficazes de intervenção, 2010. 
22. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Judite Marília Fernandes Ferreira. Advocacia parental: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas, 2010. 
23. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Inês do Vale Afonso. Impacto da utilização do software educativo nos processos de motivação, 2010.  Dissertação (Mestrado Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro.
24. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Ana Maria de Sousa Martins . Articulação Curricular na Educação Básica: discursos e práticas dos professores, 2010. 
25. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Alexandra Lobo Araújo. Perspectivas dos pais de alunos do 4.º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito por questionário realizado na cidade de Braga, 2009. 
26. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Cecília Pereira dos Santos. O modelo de atendimento à diversidade: Da teoria à prática. Um estudo de caso único, 2009. 
27. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Amanda Fernandes Santos. : O papel do professor do ensino regular no processo de encaminhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas para os serviços de educação especial, 2009. 
28. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Mónica Cristina Ferreira de Freitas. A habilitação profissional para a docência generalista e as necessidades educativas especiais : As mudanças à luz da nova legislação e do processo de Bolonha, 2009. 
29. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Ana Sofia Pereira Rodrigues. Dificuldades de aprendizagem específicas e desordem por défice de atenção e hiperatividade : um estudo single- subject sobre monitorização da atenção, 2009. 
30. Cruz-Santos, Anabela. Participação no júri de Leonor Chaveiro Duarte Ribeiro. Desenvolvimento e validação do teste de avaliação da caligrafia: Um estudo de no concelho de Cascais, 2009. 


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Identificação de crianças com perturbações da linguagem e idade escolar., 2011 (Workshop).
2. Perturbação Específica da Linguagem vs Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Mutuamente exclusivos ou denominador comum?, 2011 (Seminário).
3. Intervenção na linguagem: Atividades práticas, 2011 (Workshop).
Nome do evento: II Encontro Internacional- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais.
4. Bilingualism enriches the poor? Enhanced cognitive control in low-income minority children., 2011 (Outra).
5. Marcadores do processamento cognitivo-linguístico em Português Europeu para crianças em idade escolar com Perturbações da Linguagem: Resultados da Região Norte., 2010 (Workshop).
6. Competências fonológicas: Da avaliação à intervenção em alunos com necessidades educativas especiais. , 2010 (Workshop).
7. Problemas de Comunicação, da Linguagem e da Fala. , 2010 (Workshop).

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1 Necessidades Educativas Especiais, 2013 (Mesa-Redonda).
2. Necessidades Educativas Especiais, 2012 (Seminário).
3. European/International Overviews on policies, research, practices, 2012 (Simpósio).
4. Social Sciences & Humanities, 2011 (Conferência).
5. Teaching and Education, 2011 (Conferência).
6. Dislexia e outras Dificuldades de Aprendizagem, 2011 (Congresso).
7. III Encontro da Pessoa Excepcional do Algarve, 2010 (Encontro).



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Cruz-Santos, Anabela. Revista Inclusão , de 2010/02/01 até 2013/02/03, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
2. Cruz-Santos, Anabela. Revista Inclusão, de 2000/02/01 até 2013/02/03, Função ou tipo de participação: Conselho científico.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
27

Livros e capítulos
Books and book chapters
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
2
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
16
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
16

Total
Produção técnica
Technical production
67

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
67

Total
Dados complementares
(Additional data)
81

Orientações
Orientations
33
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
32
Participação em Eventos
Event participation
14
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 533 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 17-05-2015 às 02:45:49
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis