Curriculum Vitae

Ana Cristina Conceição da Silva

Data da última atualização »Last update : 18/01/2015


Ana Cristina Conceição da Silva, concluiu o doutoramento em Psicologia, na Especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade do Minho em 2001. É Professora Auxiliar no ISPA. Publicou 23 artigos em revistas especializadas e 9 trabalhos em actas de eventos, possui 4 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 53 itens de produção técnica. Actualmente participa em 2 projectos de investigação. Actua na área da Psicologia da Educação, domínio de especialização em Apredizagem da Leitura e Escrita. Os seus atuais interesses de investigação : Aprendizagem da leitura e escrita, a entrada no código alfabético, aprendizagem da ortografia, a aquisição de competências de produção textual.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3900728541843277


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Cristina Conceição da Silva
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Silva, C.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
R. Jardim do Tabaco, 34
Lisboa
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700
Fax: (+351)218860954
Correio electrónico: csilva@ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2001 Doutoramento
Phd
Psicologia, na Especialidade de Psicologia da Educação (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1992 Mestrado
Master degree
Psicologia Educacional (2 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

1987 Licenciatura
Licentiate degree
Psicoterapia e Aconselhamento (5 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2002-Actual Professor Auxiliar
Set/2001-Dez/2001 Assistente
Out/1992-Set/1999 Assistente
Mar/1992-Set/1992 Assistente Estagiário

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Out/1999-Ago/2001 Bolseiro de doutoramento





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2011-
The impact of invented spelling programmes with pre-school-age children on early reading acquisition
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-EDD/110262/2009.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2006-2009
The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children
Referência do projeto»Project reference: PDCT/PSI/56977/2004.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Silva, C.; Ferreira, S.. 2012. Jogos para aprender a ler e a escrever. ed. 1. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação.
No prelo.
2. Sim-Sim, I.; Silva, C.; Nunes, C.. 2008. Linguagem e Comunicação no Jardim de Infância . ed. 1. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
3. Silva, C.. 2003. Até à descoberta do princípio alfabético. ed. 1. Lisboa: Gulbenkian.
4. Carita, A.; Silva, C.; Monteiro, A.; Diniz, T.. 1998. Como ensinar a estudar. ed. 1, ISBN: 972-23-2370-9. Lisboa: Editorial Presença.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Silva, C.; Martins, M.. 2012. Learning to write effectively: Current trends in European research.  In The impact of open and closed vowels on the evolution of pre-school children´s writing, ed. Torrance, M.; Alarmargot, M.; Castelló, F.; Ganier, O.; Kruse, A.; Mangen, L.; Tolchinsky L. & Van Waes, 23 - 26. ISBN: 1780529287. London: Emerald Group Publishing Limited.
2. Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. 2012. Invented spelling and perspectives on spelling development: the necessity of an integrated cognitive model.  In Preschool Children: Physical Activity, Behavioral Assessment and Developmental Challenges, ed. Colombo L. & Bianchi, L., 58 - 68. . New York: Nova Science Publishers, Inc.
3. Silva, C.. 2005. Aprender a ler: Um percurso complexo com dimensões cognitivas, sociais e culturais.  In A Língua Portuguesa: Presente Futuro, ed. Gulbenkian, 00 - 00. . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
4. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2000. Le rôle de la conscience phonologique dans l´apprentissage de la lecture: apports et limites.  In Comprendre l´enfant apprenti lecteur, ed. Chauveau, 00 - 00. . Paris: Éditions Retz.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Martins, Margarida A; Salvador, Liliana; Albuquerque, Ana; Silva, Cristina. 2014. "Invented spelling activities in small groups and early spelling and reading", Educational Psychology 0, 0: 1 - 15.
2. Alves-Martins, M.; Mata, M.; Silva, C.. 2014. "Conceptualizações Sobre a Linguagem escrita. Percursos de Investigação. ", Análise Psicológica 32, 2: 0 - 0.
3. Alves-Martins, M.; L., Mata.; Silva, C.. 2014. "Conceptualizações Sobre a Linguagem escrita. Percursos de Investigação", Análise Psicológica 32, 2: 0 - 0.
4. Martins, M.A.; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, C.. 2013. "The impact of invented spelling on early spelling and reading", Journal of Writing Research 5, 2: 215 - 237.
5. Silva, Ana C. 2013. "O impacto da revisão na qualidade de composições de crianças do 4º ano de escolaridade", Psicologia: Reflexão e Crítica 26, 1: 177 - 183.
6. Silva, C.; Ribeiro, V.. 2011. "Erros ortográficos e competências metalinguísticas", Análise Psicológica  29, 3: 391 - 402.
7. Silva, Cristina; Almeida, Tiago; Alves Martins, M. 2010. "Letter names and sounds: their implications for the phonetisation process", Reading and Writing 23, 2: 147 - 172.
8. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. 2010. "The impact of the articulatory properties of phonemes on the evolution of preschool children's writing", Applied Psycholinguistics 31, 04: 693 - 709.
9. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2009. "Two spelling programmes that promote the understanding of the alphabetic principle in preschool children", Journal of Writing Research  1, 3: 225 - 243.
10. Silva, C.. 2009. "Aprender Ortografia: O caso das regras contextuais", Análise Psicológica 27, 4: 553 - 561.
11. Silva, C.. 2007. "Aprender Ortografia: O caso das sílabas complexas", Análise Psicológica 25, 2: 171 - 179.
12. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2006. "The impact of invented spelling on phonemic awareness", Learning and Instruction 16, 1: 41 - 56.
13. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2006. "Phonological abilities and writing among portuguese preschool children", European Journal of Psychology of Education 21, 2: 163 - 182.
14. Silva, C.. 2004. "Descobrir o princípio alfabético", Análise Psicológica 22, 1: 187 - 193.
15. Silva, C.; Alves-Martins, M.. 2003. "Relations between children's invented spelling and the development of phonological awareness", Educational Psychology 23, 1: 3 - 16.
16. Silva, C.. 2003. "Uma Perspectiva Cognitiva e Cultural da Aprendizagem da Leitura", Revista da Escola Superior de Educação de Torres Novas, 1: 67 - 70.
17. Silva, C.; Alves-Martins, M.. 2002. "Phonological skills and writing of presyllabic children", Reading Research Quarterly 37, 4: 466 - 483.
18. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2001. "Letter names, phonological awareness and the phonetization of writing", European Journal of Psychology of Education 16, 4: 605 - 617.
19. Silva, C.; Alves-Martins, M.; Almeida, T.. 2001. "A escrita antes da escolarização formal e as suas relações com o desenvolvimento da consciência fonológica", Psicologia: Teoria, investigação e prática, 1: 5 - 24.
20. Alves-Martins, M.; Silva, C.. 1999. "Os nomes das letras e a fonetização da escrita", Análise Psicológica 17, 1: 49 - 63.
21. Silva, C.; Alves-Martins, M.. 1999. "O papel da consciência fonológica na aprendizagem da leitura: Contributos e Limitações", Revista Portuguesa de Pedagogia 33, 1: 73 - 90.
22. Silva, C.. 1999. "Apresentação de uma grelha desenvolvimentista da leitura enquanto um instrumento de para a formação de professores", Análise Psicológica 17, 4: 637 - 652.
23. Silva, C.. 1998. "Orientações Curriculares e práticas educativas na aprendizagem da leitura: O fosso criado pelos manuais escolares", Psicologia, Educação e Cultura, 1: 117 - 128.
24. Silva, C.. 1997. "Consciência fonológica e aprendizagem da leitura: mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo", Análise Psicológica 15, 2: 283 - 304.
25. Silva, C.. 1996. "A avaliação de competências fonológicas em crianças de idade pré-escolar", Análise Psicológica 14, 4: 553 - 563.
26. Silva, C.. 1994. "Uma perspectiva preventiva das dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita", Inovação 7, 2: 201 - 213.
27. Silva, C.. 1993. "Estudo comparativo dos processos interactivos numa tarefa de escrita em crianças com competências fonológicas diferenciadas", Análise Psicológica 11, 3: 371 - 377.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Almeida, T.; Silva, C.. 2012. "Só apanhei o F que é da última” – Descobrir ou Mostrar? Uma abordagem à promoção de conflito cognitivo em crianças de idade pré-escolar. V ", Trabalho apresentado em Encontro CIED, In Encontro CIED, Lisboa.
2. Silva, C.; Farroupas, S. 2012. "O Impacto da revisão no desempenho ortográfico, coesão e coêrencia textual", Trabalho apresentado em . 12º Congresso de Psicologia Educacional, In . 12º Congresso de Psicologia Educacional, Lisboa.
3. Almeida, T.; Silva, C.. 2009. "O impacto de programas de intervenção em escrita com crianças em idade pré-escola", Trabalho apresentado em Formar Professores, Investigar Práticas - 4º Encontro de Investigação e Formação, In .Formar Professores, Investigar Práticas - 4º Encontro de Investigação e Formação. , Lisboa.
4. Silva, C.. 2010. "Consciência Fonológica e Morfológica e a Natureza dos Erros Ortográficos em Crianças do Segundo Ano de Escolaridade Com e Sem Dificuldades de Aprendizagem", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga.
5. Almeida, T.; Silva, C.. 2009. "Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, In Actas 16th European Conference on Reading, Braga.
6. Almeida, T.; Silva, C.. 2007. "Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas. ", Trabalho apresentado em 2º Congresso Aquisição da Linguagem. Guarda., In Actas do 2º Congresso Aquisição da Linguagem., Guarda .
7. Sousa, M.; Silva, C.. 2007. "O impacto das Diferentes Estratégias de Instrução na Aquisição de Regras ortográficas Contextuais", Trabalho apresentado em 2º Congresso Aquisição da Linguagem, In Actas do 2º Congresso Aquisição da Linguagem, Guarda.
8. Silva, C.. 2006. "Consciência explícita das regras ortográficas: A sua importância para o desempenho ortográfico", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Évora.
9. Mata Pereira, M; Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2006. "Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora.
10. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. 2006. "O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na evolução das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora .
11. Silva, C.. 1998. "A evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita no sentido da fonetização ", Trabalho apresentado em X Colóquio de Psicologia e Educação, In Actas do X Colóquio de Psicologia e Educação, Lisboa.
12. Silva, C.; Heijs, B.. 2010. "Folow-up in reading and the Reading Line", Trabalho apresentado em EFECOT-CIDREE Seminar, In Report EFECOT-CIDREE Seminar, Bruxelas .



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Silva, C.. Programas de escrita inventada em idade pré-escolar,III Encontro Terapia da Fala e Educação,Setubal,2014 (Congresso).
2. Silva, C.. The impact of revision and explicit feedback on the quality of children´s composition,Writing Research Across Borders,Paris,2014 (Comunicação).
3. Silva, C.; Alves-Martins, M.; Albuquerque, A.; Salvador, L.. Early Litercy instruction: The role of invented spelling programs on spelling and reading,Writing Reseach Across Borders,Paris,2014 (Comunicação).
4. Almeida, T.; Silva, C.. . Descoberta da linguagem escrita: Instrução explicita e implícita. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
5. Ferreira, S.; Silva, C.; Rodrigues, J.. O impacto de dois programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade Pré-escolar,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.,Braga,2013 (Comunicação).
6. Silva, C.. Revisão textual com e sem feedback,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.,Aveiro,2013 (Comunicação).
7. Alves-Martins, M.; Albuquerque, A; Salvador, L-; Silva, C.. Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese,9th IAIMTE International Conference - Literacies and effective learning and teaching for all,Paris,2013 (Comunicação).
8. Silva, C.; Ferreira, S.; Rodrigues, J.; Barreiros, M. O impacto de programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade Pré-escolar.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.,Aveiro,2013 (Comunicação).
9. Silva, C.; Farroupas, S. O Impacto da revisão no desempenho ortográfico, coesão e coerência Textual.,2012 (Comunicação).
10. Silva, C.. The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions.,2012 (Comunicação).
11. Silva, C.. The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions.,2012 (Comunicação).
12. Silva, C.; Almeida, T.. Didactic Instruction or Cognitive Conflict in the evolve of preschool children invented spelling? ,EARLI,Exeter,2011 (Comunicação).
13. Silva, C.. A avaliação da componente fonológica ,I Congresso de Estudantes da Terapia da Fala,Porto,2011 (Congresso).
Comunicação oral por convite.
14. Silva, C.. The impact of an intervention literacy program with children from low background from 1st grade,7th European Conference on reading,Mons,2011 (Conferência ou palestra).
15. Silva, C.. Textual Production: What is the impact of linguistic and metalinguistic competences? ,EARLI,Exeter,2011 (Comunicação).
16. Silva, C.. Children from low social background and week literacy competences: sucess in learning to read is possible,Colóquio Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação).
17. Silva, C.. Consciência Fonológica E Morfológica E A Natureza Dos Erros Ortográficos Em Crianças Do Segundo Ano De Escolaridade Com E Sem Dificuldades De Aprendizagem,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Simpósio).
18. Silva, C.. Ler antes de Aprender a ler,Lisboa,2010 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
19. Almeida, T.; Silva, C.. O nome e o som das letras nos processos de fonetização – Instrução ou conflito cognitivo em programas de intervenção sobre a escrita?,Colóquio Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação).
20. Silva, C.. Phonological, morphological awareness and the orthographic performance on second grade children,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg,2010 (Conferência ou palestra).
21. Silva, C.; Ferreira, S.. The impact of an intervention literacy program with children from low social background from 1st grade,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg ,2010 (Comunicação).
22. Almeida, T.; Silva, C.. Interacção Adulto-Criança: da instrução ao conflito cognitivo na evolução das concepções sobre a escrita em crianças de idade pré-escolar, I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2010 (Seminário).
23. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Lourenço, C.. The impact of three invented spelling programmes on the understanding of the alphabetic principle in preschool children,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg,2010 (Conferência ou palestra).
24. Almeida, T.; Silva, C.. A utilização do computador na confrontação de escritas inventadas: Contributo para a evolução das concepções sobre a escrita,I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2010 (Seminário).
25. Silva, C.; Alves-Martins, M.; Mata Pereira, M. The impact of linguistic variables on the evolution of pre-school children´s writing: The case of stressed vs ustressed vowels,EARLI,Amesterdão,2009 (Comunicação).
26. Almeida, T.; Silva, C.. Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador, 16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Conferência ou palestra).
27. Almeida, T.; Silva, C.. Syllabic hypothesis and intrafigural variations in spelling: from handwriting to computer, EARLI ,Amesterdão,2009 (Comunicação).
28. Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. Training the phonetization process with the names or the sounds of letters,11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing, Lund,2008 (Conferência ou palestra).
11-13 June.
29. Alves-Martins, M.; Mata Pereira, M; Silva, C.. How can writing activities with preschool children promote the understanding of the alphabetic principle,11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing,Lund,2008 (Comunicação).
11-13 June.
30. Silva, C.. Era uma vez um leitor... Antes de o ser,VI Congresso THEKA,Lisboa,2008 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
31. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. Early writing programmes and the phonetization of children spelling,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso).
32. Almeida, T.; Silva, C.. Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas,2º Congresso Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Congresso).
33. Almeida, T.; Alves-Martins, M.; Silva, C.. Differences between fricatives and occlusive in the fonetization process,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster).
34. Sousa, M.; Silva, C.. O impacto das Diferentes Estratégias de Instrução na Aquisição de Regras ortográficas Contextuais, 2º Congresso Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Comunicação).
35. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Sousa, M.. Invented spelling activities and the phonetization of Portuguese pre-school children’s writing,British Psychological Society: Annual Conference,2007 (Conferência ou palestra).
36. Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. The name and the sound of letters,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso).
37. Almeida, T.; Silva, C.; Alves-Martins, M.. Letters characteristics and the phonetization process,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso).
38. Mata Pereira, M; Silva, C.; Alves-Martins, M.. A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Conferência ou palestra).
39. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. The impact of the articulatory properties of the phonemes on the evolution of pre-school children´s invented spelling,10th international conference of the EARLY special interest group on writing,Antuérpia,2006 (Conferência ou palestra).
40. Almeida, T.; Silva, C.. O nome ou o som das letras nos procedimentos de fonetização,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio).
41. Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na fonetização das escritas inventadas de crianças de idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Comunicação).
42. Silva, C.; Alves-Martins, M.. Consciência explícita dos constragimentos ortográficos: A sua importância para o desempenho ortográfico,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio).
43. Silva, C.. Explicit awereness of orthographic constextual constrains: It´s importance for orthographic performance,10th international conference of the EARLY special interest group on writing,Antuérpia,2006 (Conferência ou palestra).
44. Mata Pereira, M; Alves-Martins, M.; Silva, C.. Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações das em crianças em idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio).
45. Alves-Martins, M.; Silva, C.. Can writing activities promote phonological awareness? Evidence from 5 year old children ar different of writing development, XXII European Conference on Developmental Psychology,Tenerife,2005 (Conferência ou palestra).
46. Silva, C.. Desafios Perdidos na Aquisição da Literacia,Primeiro Congresso da Aquisição da Linguagem,Guarda,2005 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
47. Silva, C.. Aprender a ler: Um percurso complexo com dimensões cognitivas, sociais e culturais,Língua Portuguesa: Presente e Futuro,2004 (Comunicação).
48. Silva, C.. The Compararison of two Pedagogical Approaches in the development of orthographic knowldge,9th International Conference of EARLI, Special Interest Group on Wiriting,Genéve,2004 (Conferência ou palestra).
49. Silva, C.; Alves-Martins, M.. The impact of preschool children´s invented spelling on phonemic,10th Biennal Conference of EARLY,Padova,2003 (Conferência ou palestra).
50. Alves-Martins, M.; Silva, C.. O Impacto das escritas inventadas na consciência fonémica,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação).
51. Silva, C.; Alves-Martins, M.. Relação entre escritas inventadas e consciência fonémica,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Simpósio).
52. Silva, C.. Descobrir o Princípio Alfabético,XI Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,2002 (Comunicação).
53. Silva, C.. Aprender a ler numa perspectiva cultural e sócio-cognitivista,IV Jornadas Pedagógicas da Escola Superior de Educação de Torres Novas,Torres Novas,2002 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
54. Silva, C.. A abordagem cultural e cognitiva da leitura e a sua exploração nos currículos do pré-escolar e do 1º ano de escolaridade,II Encontro de Literatura infanto-juvenil,Barreiro,2001 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
55. Alves-Martins, M.; Silva, C.. Letter names and writing phonetization,Writing Conference,Verona,2000 (Conferência ou palestra).
56. Silva, C.. A literacia emergente: Como é trabalhada nas Orientações Curriculares e no currículo do 1º ano de escolaridade,Colóquio “Literacia”,Torres Vedras,2000 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
57. Silva, C.. Princípios para a concepção de materiais de aprendizagem da leitura e escrita em populações itinerantes, II Seminário do projecto: Motivando Adultos Europeus para a Educação,Porto,1998 (Seminário).
Comunicação oral por convite.
58. Silva, C.. Na aprendizagem da linguagem escrita, Orientações Curriculares – Implicações para a qualidade da educação da infância,Porto,1998 (Comunicação).
Comunicação oral por convite.
59. Silva, C.. A evolução das conceptualizações infantis no sentido da fonetização,X Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1997 (Comunicação).
60. Silva, C.. O efeito de um treino fonológico com incidência nas unidade silábicas,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio).
61. Silva, C.. O efeito mediador das competências fonológicas para os progressos conceptuais através de interacções sociais,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio).
62. Silva, C.. A Noção de Número e Estratégias de quantificação,I Colóquio de Psicologia Educacional,Beja,1996 (Comunicação).
63. Silva, C.. O efeito de um treino incidindo sobre a reestruturação conceptual em crianças pré-silábicas,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio).
64. Silva, C.. Dados relativos a um estudo sobre os processos interactivos numa tarefa e escrita em crianças com diferentes competências fonológicas,VII Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1992 (Comunicação).

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Silva, C.. Estuda Comigo,1996. 
Coordenadora do Projecto, promovido pelo Ministério da educação e EFECOT (European Federation for the Education of the Children of the Occupational Travelers).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Tiago Alexandre Fernandes Almeida, Instruçao Transmissiva ou construtivista nos programas de escrita inventada? Impacto na qualidades das escritas inventadas de crianças em idade pré-escolar, 2014. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Maria de Lourdes Moreira, Programa de treino para a indução do princípio alfabético, 2007. Tese (Psicologia Educacional) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Telma Pereira, Evolução da leitura e escrita precoces: Comparação de programas de escritas inventadas e consciência fonológica, 2013. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Sofia Ferreira, Aprendizagem auto-regulada: Impacto de um instrumento de caracterização de práticas de literacia no desempenho dos educadores de infância , 2013. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Tiago Santos, Motivações na sala de aula - Relações entre as motivações dos professores para ensino e a motivação dos seus alunos, 2012. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador).
4. Tiago Almeida, O nome e o som das letras nos processos de fonetização – da instrução ao conflito cognitivo em programas de intervenção sobre a escrita. Um estudo longitudinal do jardim-de-infância ao 1º ano, 2009. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Joana Filipa Rodrigues, A Avaliação do impacto de um programa de intervenção de sensibilização à linguagem escrita , 2013. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Ana Rita Alves, Desenvolvimento das competências emocionais em crianças compreendidas entre os 3 e os 5 anos através do programa ser e conhecer , 2013. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Monteiro, F., Revisão textual auxiliada em contexto de grupo, 2012. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
4. Ângelo, P., Práticas dos educadores de infância e conceitos de literacia em crianças de 5 anos, 2012. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
5. Vitória de Sousa, A evolução do desempenho em leitura de crianças do 1º ano de escolaridade submetidas a um programa de intervençã, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
6. Cátia Mutinheira, Por detrás das letras e nas entrelinhas: Um estudo sobre a importância da revisão textual na melhoria da qualidade das produções textuais ao nível ortográfico, de coesão e coerência textual, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
7. Luís Marçal, Relação entre consciência fonológica, morfológica e os tipos de erros ortográficos, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
8. Hugo Almeida, A relação entre a consciência fonológica, morfológica e o sucesso na aquisição da ortografia em crianças com dificuldades de aprendizagem ao nível da ortografia do 2º e 3º ano do ensino básico, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
9. Bruno Monteiro, A relação entre a consciência fonológica, consciência morfológica, consciência morfo-sintáctica e o sucesso na aquisição da ortografia, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
10. Veronique Ribeiro, O erro mora aqui: A relação existente entre a consciência fonológica, morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
11. Tiago Ferreira, A relação existente entre a consciência fonológica, a consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2º e 3º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
12. Ana Filipa Rocha, Competências linguísticas e metalinguísticas e as escritas inventadas, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
13. Marta Cortinhas, Relacionar a consciência fonológica, consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2ºano com e sem dificuldades de aprendizagem, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
14. José Pedro Proença, Na relação entre desenvolvimento linguístico, desenvolvimento metalinguístico e qualidade da produção textual – um estudo correlacional em crianças do 4º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
15. Sofia Ferreira, Coup de Pouce CLE, Clubes de leitura e escrita, uma adaptação para 3 escolas do 1º ciclo portuguesas, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
16. Teresa Saragoça, Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização antes de p e , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
17. Vera Gonçalves, A influências de duas estratégias de ensino na aquisição de uma regra ortográfica contextual, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Tiago Almeida, Nome e som das letras nos processos de fonetização, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Carlos Veiga, As concepções sobre a escrita tendo em conta as dimensões de planificação, textualização e revisão de textos em alunos do 1º, 2º e 3º ano de escolaridade, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Lourenço, P., Comparação dos efeitos de duas estratégias de intervenção diferenciadas no processo de ensino aprendizagem de uma regra morfo-sintáctica, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
4. Lança. L., Análise à evolução do desempenho ortográfico em crianças do 2º, 3º e 4º ano em função da natureza das unidades linguísticas em que são cometidos erros, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
47

Livros e capítulos
Books and book chapters
8
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
4
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
27
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
27
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
12
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
12

Total
Produção técnica
Technical production
65

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
65

Total
Dados complementares
(Additional data)
29

Orientações
Orientations
29


Visualizações do curriculum [ 1546 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-04-2015 às 13:06:05
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis