05/05/2015 | 18:35 | MOBILE | RSS | NEWSLETTER
RSS
+-TEXTO

Por Manuel Carlos Freire e Tiago figueiredo silva

PUB
Novo presidente renunciou para não se "distrair com especulações", apesar de não existir incompatibilidade. ESFG confirma João Moreira Rato como administrador financeiro

Vítor Bento deixa Conselho de Estado para liderar BES

Vítor Bento, novo presidente do BES
06/07/2014 | 00:00 |  Dinheiro Vivo

Vítor Bento renunciou ao cargo de conselheiro de Estado. Escolhido por Cavaco Silva em 2009 para ocupar o lugar de Dias Loureiro, o novo presidente do BES decidiu abandonar o órgão político de consulta do Presidente da República, apesar de não existir qualquer incompatibilidade com o cargo que vai ocupar no banco nos próximos dias. A revelação, obtida pelo DN/Dinheiro Vivo junto do próprio, surge no mesmo dia em que a ESFG - holding que detém 25% do BES - confirmou não só o nome de Vítor Bento como presidente executivo, mas também o de João Moreira Rato como administrador financeiro.

"Não há nenhuma incompatibilidade, nem o cargo profissional acarreta qualquer diminuição dos direitos políticos do cidadão em causa", afirmou Vítor Bento ao DN/Dinheiro Vivo. O responsável refere então o motivo para a renúncia: "Como já calculava que o tema iria ser motivo de especulações com que não me quero distrair, nem quero que os outros se distraiam por minha causa, comuniquei ao senhor Presidente da República, na passada quinta-feira, que apresentaria renúncia ao cargo de conselheiro de Estado, se e quando iniciasse as funções para que fora entretanto convidado."

A falta de incompatibilidade é confirmada por António Costa Pinto. Em declarações do DN/Dinheiro Vivo, o politólogo considera que "do ponto de vista formal, Vítor Bento pode manter-se no que é um órgão consultivo do Presidente da República". "Não há conflito de interesses, mas a crise estrutural do BES, e porque há outra figura do PSD [o deputado Paulo Mota Pinto] indicada para chairman", terá precipitado a decisão.

O nome de Vítor Bento foi ontem oficialmente apresentado como o escolhido pelos acionistas para ser o novo presidente executivo do BES. Com ele irá também João Moreira Rato. O atual presidente do IGCP, agência que gere a dívida pública, vai ser o próximo administrador financeiro do BES.

ESFG confirmou Vítor Bento e João Moreira Rato para substituir Salgado e Morais Pires no BES

Envie o Seu Comentário

Caracteres disponíveis: 250 caracteres
enviar

Se está registado, faça Login

Email: Password:
Seja o(a) primeiro(a) a comentar
Opinião&Blogs
Águia de Ferro, a incrível história de vingança que pode chegar...
Por  Ana Rita Guerra
23:45
00:00
22:00
Lucros vieram para ficar?   Por  Tiago Figueiredo Silva
Slideshows
Crianças e jovens escolheram...