Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Utilização Pedagógica das TIC

Objetivos

O Mestrado em Ciências da Educação – Área de Especialização em Utilização Pedagógica das TIC visa promover o aprofundamento e desenvolvimento de competências dos docentes na utilização das TIC como recurso pedagógico numa perspectiva de inovação e investigação educacional. A par deste propósito, pretende-se, também, dar resposta à necessidade de certificação de competências avançadas em TIC na educação (Portaria nº 731/2009).

Plano curricular

Unidade Curricular Período ECTS Duração
Aprendizagem baseada em atividades colaborativasS17.51º Ano
Aprendizagem baseada em materiais interativos e multimédiaS17.51º Ano
Educação na sociedade do conhecimentoS17.51º Ano
Tecnologias na educação 1S17.51º Ano
Conceção, implementação e avaliação de projetos com recurso às TICS27.51º Ano
Metodologias de investigaçãoS27.51º Ano
Tecnologias na educação 2S27.51º Ano
Utilização de materiais multimédia em contextos educativosS27.51º Ano
Unidade Curricular Período ECTS Duração
ProjetoA45
SeminárioS115

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação – Área de Especialização em Utilização Pedagógica das TIC:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, a exercer funções docentes nos estabelecimentos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, de acordo com o Artigo 1.º da portaria nº 731/2009.
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, a exercer funções docentes nos estabelecimentos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, de acordo com o Artigo 1.º da portaria nº 731/2009.

Mais informações

Regulamento Geral da Formação Graduada e Pós-Graduada no IPL e Regimes Aplicáveis a Estudantes em Situações Especiais;
Plano de Estudos (Despacho n.º 7608/2012, D.R. n.º 107, 2.ª série de 1 de Junho)


Horário
Regime pós-laboral
Ensino b-learning: funcionando parte das horas de contato em sessões presenciais (às quais é possível assistir via sala virtual) e as restantes horas através de atividades desenvolvidas via plataforma de e-learning.


Contactos

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