Mestrado em Comunicação e Media
Objetivos
O Mestrado em Comunicação e Media visa promover o aprofundamento de um conjunto integrado de competências na área das Ciências da Comunicação, combinadas com saberes de outras áreas. Paralelamente à exploração de linhas de investigação relevantes para o desenvolvimento científico da área disciplinar, o curso procura o aprofundamento de competências ajustadas às atividades de Comunicação e Media em diferentes ambientes profissionais que exigem, cada vez mais, uma nova atuação fundada em critérios de eficiência e de produtividade. As linhas orientadoras do plano de estudos radicam no desenvolvimento de capacidades de natureza científica e competências técnicas profissionalizantes avançadas:
- Analisar diferentes perspetivas do desenvolvimento da relação estabelecida entre a Comunicação, os Media e o Marketing;
- Adquirir conhecimentos ajustados às atividades de Comunicação e Media em diferentes ambientes profissionais;
- Estabelecer objetivos e definir políticas para o seu planeamento e implementação em contextos teóricos e práticos;
- Utilizar as ferramentas disponíveis e ajustadas ao pleno exercício de atividade, em função das competências e vocação da empresa/organização;
- Compreender o papel dos Media na sociedade e na comunicação corporativa e comercial; e como se organizam e desenvolvem produtos de comunicação;
- Reconhecer o contributo p/ a formação permanente, a integração e a adaptabilidade profissionais, com o inerente reforço da empregabilidade local, regional, nacional e europeia;
- Introduzir ao estudante o conceito e problemática da envolvente à atividade empresarial da comunicação social e demais projetos e produtos relacionados com o setor;
- Determinar a importância e influência que decorre do conhecimento da envolvente – das organizações - incluindo as políticas públicas, para a tomada de decisões;
- Dar a conhecer conceitos e técnicas de gestão de empresas de comunicação e proporcionar uma visão conjunta do negócio, do mercado e dos produtos e serviços.
Plano curricular
| Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|
| Comportamento Organizacional e Comunicação Interna | S1 | 7.5 | 1º Ano |
| Jornalismo e Informação Nacional, Regional e Local | S1 | 7.5 | 1º Ano |
| Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e em Comunicação | S1 | 7.5 | 1º Ano |
| Relações Públicas, Protocolo e Comunicação Institucional | S1 | 7.5 | 1º Ano |
| Comunicação e Marketing Relacional | S2 | 7.5 | 1º Ano |
| Conteúdos Digitais e Sociedade da Informação | S2 | 7.5 | 1º Ano |
| Gestão de Comunicação, Publicidade e Marcas | S2 | 7.5 | 1º Ano |
| Gestão, Negócios e Empreendedorismo na Comunicação | S2 | 7.5 | 1º Ano |
| Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|
| Seminário | S1 | 30 | 1º Ano |
| Opção - Mestrado Comunicação e Media | S2 | 30 | 1º Ano |
Condições de acesso
Podem candidatar -se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, preferencialmente nas áreas de Gestão, Comunicação, Relações Públicas, Recursos Humanos e outros perfis relacionados com o ciclo de estudos;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da (unidade orgânica), nas áreas referidas na alínea a);
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESECS.
Critérios de seriação
De acordo com o artigo 37.º do Regulamento Geral da Formação Graduada e Pós-Graduada do Instituto Politécnico de Leiria e Regimes Aplicáveis a Estudantes em Situações Especiais, os candidatos à frequência do curso serão seriados tendo em conta:
b) Realização de uma entrevista obrigatória.
Na classificação final do candidato, o resultado da aplicação da fórmula referida em a) terá o peso de 60%. A entrevista prevista em b) terá o peso de 40%.
A entrevista contará com um júri constituído por pelo menos 2 elementos de entre os elementos da Comissão Técnico-Científica do Mestrado. A um candidato que seja convocado para uma entrevista e não compareça será atribuída classificação nula na entrevista, sendo apenas equacionadas pelo júri situações de falta devidamente justificada.
Mais informações
Regulamento Geral da Formação Graduada e Pós-Graduada no IPL e Regimes Aplicáveis a Estudantes em Situações Especiais;
Plano de Estudos (Despacho n.º 10336/2012, D.R. n.º 148, 2.ª série de 1 de agosto)
Horário
Regime pós-laboral
Ensino b-learning: funcionando parte das horas de contato em sessões presenciais (às quais é possível assistir via sala virtual) e as restantes horas através de atividades desenvolvidas via plataforma de e-learning.
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