Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas

Objetivos

O mestrado visa proporcionar conhecimentos e competências a nível teórico, prático e metodológico nas áreas chave da valorização da compreensão das potencialidades interventivas das artes na educação/animação.
Os objetivos principais refletidos nas competências a desenvolver são:

  • Proporcionar um conjunto de conhecimentos e competências específicas no âmbito da formação nas diferentes atividades de intervenção e animação artísticas;
  • Aprofundar e aplicar diferentes metodologias de intervenção e animação artísticas;
  • Projetar a intervenção artística como estratégia educativa, contribuindo p/ uma eficaz articulação entre os diversos contextos educativos;
  • Capacitar os estudantes com conhecimentos e competências educativas e artísticas p/ intervir em grupos, organizações e instituições;
  • Promover o debate e a reflexão em torno da intervenção e animação artísticas vinculando-as à pluralidade de formas de ação tendo em conta os novos desafios da contemporaneidade;
  • Fomentar e aprofundar a investigação científica nos âmbitos do curso.

Plano curricular

Unidade Curricular Período ECTS Duração
Cultura, Turismo e DesenvolvimentoS151º Ano
Laboratório de Artes PlásticasS151º Ano
Laboratório de DançaS151º Ano
Laboratório de MúsicaS151º Ano
Laboratório de TeatroS151º Ano
Práticas Artísticas ContemporâneasS151º Ano
Artes como Estratégias de AnimaçãoS261º Ano
Investigação em Animação ArtísticaS261º Ano
Laboratório de Fotografia e VídeoS281º Ano
Laboratório de Processos CriativosS2101º Ano
Unidade Curricular Período ECTS Duração
Desenho de ProjetoS1121º Ano
Intervenção e Educação ArtísticaS161º Ano
Projetos Integrados de Criação ArtísticaS1121º Ano
ProjetoS2301º Ano

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Intervenção e Animação Artísticas:

  1. Licenciados em Animação Cultural, Animação Sociocultural, Serviço Social, Educação Social, Educação Básica, Psicologia;
  2. Professores e titulares do grau de licenciado em outras áreas das ciências sociais e humanas;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo órgão científico do estabelecimento de ensino superior como grau de licenciado nas áreas acima referidas;
  4. Detentores de um currículo académico, científico, artístico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico do estabelecimento de ensino superior.