CET em Técnicas de Gestão e Comércio Internacional
Objetivos
O técnico especialista em Técnicas de Gestão e Comércio Internacional é o profissional que, de forma autónoma ou sob orientação/integrado numa equipa, identifica clientes/mercados potenciais, apoia na gestão das operações internacionais e na análise do mercado, colabora na definição de estudos de mercado para expansões futuras da empresa e actua como um elemento especializado na ligação da organização com clientes e fornecedores nacionais e internacionais.
Plano curricular
| Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|
| Contabilidade e Finanças | S1 | 3 | 50 |
| Introdução à Gestão de Empresas | S1 | 3 | 50 |
| Língua Inglesa | S1 | 3 | 50 |
| Língua Portuguesa | S1 | 3 | 50 |
| Marketing | S1 | 3 | 50 |
| Matemática | S1 | 3 | 50 |
| Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - Conceitos Básicos | S2 | 1.5 | 25 |
| Análise de Informação Económica | S2 | 1.5 | 25 |
| Bases de Dados | S2 | 3 | 50 |
| Documentação Bancária | S2 | 1.5 | 25 |
| Estudos Regionais | S2 | 3 | 50 |
| Gestão Internacional | S2 | 3 | 50 |
| Língua Inglesa Aplicada à Negociação e Vendas | S2 | 3 | 50 |
| Organização e Participação em Feiras e Eventos | S2 | 1.5 | 25 |
| Tecnologias de Informação e Comunicação | S2 | 1.5 | 25 |
| Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|
| Comércio Internacional | S1 | 1.5 | 25 |
| Distribuição, Transportes e Logística | S1 | 3 | 50 |
| Empreendedorismo | S1 | 3 | 50 |
| Estudos de Mercado e Técnicas Estatísticas | S1 | 3 | 50 |
| Geografia e Goepolítica | S1 | 3 | 50 |
| Gestão Intercultural | S1 | 3 | 50 |
| Língua Castelhana | S1 | 3 | 50 |
| Negociação e Técnicas de Venda | S1 | 3 | 50 |
| Formação em Contexto de Trabalho | S2 | 20 | 520 |
Condições de acesso
Nos termos do artigo 7.º do Decreto-lei 88/2006 de 23 de Maio, podem apresentar candidatura aos Cursos de Especialização Tecnológica promovidos pelo Instituto Politécnico de Leiria:
- a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;
- b) Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído.1
- c) Os titulares de uma qualificação profissional do nível III;
- d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
- e) Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET, os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.
Mais informações
Competências a adquirir
- Participar na elaboração e análise de mercados e novas segmentações, utilizando, para isso, ferramentas informáticas de gestão e marketing;
- Apoiar os gestores na análise das conjunturas económicas e geostratégicas nacionais e internacionais, e a sua relação contextual com a organização;
- Organizar, de forma sistemática e com autonomia supervisionada, a informação económico-financeira da organização, bem como a informação sobre o posicionamento e estratégia de marketing da empresa nos mercados externos;
- Interagir, autonomamente, com os clientes/fornecedores dotado com os conhecimentos das melhores práticas no relacionamento interpessoal e multicultural;
- Elaborar, sob supervisão, relatórios sobre países/mercados potenciais numa perspectiva de expansão dos negócios da empresa;
- Dominar, autonomamente, as novas tecnologias de informação, nomeadamente ao nível das técnicas de análise estatística e preparação de documentos de apoio à gestão.