Licenciatura em Marketing
Objetivos
O ciclo de estudos visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing. As competências gerais que os estudantes devem desenvolver durante o curso passam por: identificar, definir e explicar conceitos específicos na área do Marketing; delimitar e resolver problemas, aplicando os conceitos e teorias em ambientes e situações reais; analisar e distinguir diferentes contextos organizacionais; recolher, selecionar, sintetizar e comunicar informação de modo profissional; aprender de modo autónomo ao longo da vida. As UC que compõem o plano de estudos visam dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos específicos:
- Formar profissionais capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio;
- Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação;
- Planear e executar a conceção, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais;
- Assegurar a coerência entre as estratégias de marketing e a estratégia de negócio;
- Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa;
- Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito;
- Gerir a força de vendas e equipas de trabalho;
- Gerir a logística e a cadeia de abastecimentos;
- Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas;
- Formar profissionais capazes de aplicar o marketing no sector da indústria, dos serviços, da distribuição e do sector público e social;
- Gerir as marcas, as categorias e o sortido em geral;
- Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação;
- Conhecer e explorar o potencial do web marketing e do comércio eletrónico.
Área de estudo
Direito, Ciências Sociais e Serviços
Saídas profissionais
- Diretor geral/administrador;
- Diretor comercial;
- Diretor de marketing;
- Diretor de comunicação;
- Diretor de vendas;
- Diretor de marketing direto;
- Gestor de produto;
- Gestor de marcas;
- Gestor de cliente;
- Gestor de loja;
- Gestor de bases de dados;
- Gestor de logística e Distribuição;
- Consultor de marketing;
- Relações Públicas;
- Analista de mercado;
- Técnico de merchandising;
- Técnico de publicidade;
- Técnico comercial;
- Promotor de vendas;
- Docente nas áreas de marketing.
Plano curricular
| Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|
| Contabilidade Financeira | S1 | 6 | 1º Ano |
| Gestão do Marketing | S1 | 6 | 1º Ano |
| Inglês | S1 | 2 | 1º Ano |
| Introdução à Gestão | S1 | 5 | 1º Ano |
| Métodos Quantitativos | S1 | 6 | 1º Ano |
| Tecnologias e Sistemas de Informação | S1 | 5 | 1º Ano |
| Comportamento do Consumidor | S2 | 6 | 1º Ano |
| Contabilidade de Gestão | S2 | 6 | 1º Ano |
| Estatística Aplicada ao Marketing | S2 | 6 | 1º Ano |
| Finanças Empresariais | S2 | 6 | 1º Ano |
| Fundamentos de Economia | S2 | 5 | 1º Ano |
| Modelos e Técnicas de Comunicação | S1 | 1 | 1º Ano |
| Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|
| Comunicação Intercultural | S1 | 1 | 2º Ano |
| Estudos de Mercado | S1 | 6 | 2º Ano |
| Gestão de Recursos Humanos | S1 | 6 | 2º Ano |
| Gestão e Negociação Comercial | S1 | 5 | 2º Ano |
| Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento | S1 | 6 | 2º Ano |
| Marketing Operacional | S1 | 6 | 2º Ano |
| Comunicação em Marketing | S2 | 6 | 2º Ano |
| Direito Aplicado ao Marketing | S2 | 6 | 2º Ano |
| Distribuição e Merchandising | S2 | 6 | 2º Ano |
| Marketing Industrial | S2 | 5 | 2º Ano |
| Marketing Internacional | S2 | 6 | 2º Ano |
| Seminário | S2 | 1 | 2º Ano |
| Unidade Curricular | Período | ECTS | Duração |
|---|---|---|---|
| Estratégia Empresarial | S1 | 6 | 3º Ano |
| Gestão de Marcas | S1 | 6 | 3º Ano |
| Inovação e Empreendedorismo | S1 | 2 | 3º Ano |
| Opção I - Marketing | S1 | 5 | 3º Ano |
| Opção II - Marketing | S1 | 5 | 3º Ano |
| Web Marketing e Comércio Electrónico | S1 | 6 | 3º Ano |
| Design e Marketing de Novos Produtos | S2 | 5 | 3º Ano |
| Marketing Relacional | S2 | 5 | 3º Ano |
| Opção III - Marketing | S2 | 5 | 3º Ano |
| Opção IV - Marketing | S2 | 5 | 3º Ano |
| Projecto de Marketing | S2 | 9 | 3º Ano |
| Seminário Empresas | S2 | 1 | 3º Ano |
Condições de acesso
Deliberação nº 223_2015-Provas de Ingresso_2015-2016
Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2015-2016.
Preferência regional
Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%
Outros acessos preferenciais
Vagas: 10%