Licenciatura em Marketing

Objetivos

O ciclo de estudos visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing. As competências gerais que os estudantes devem desenvolver durante o curso passam por: identificar, definir e explicar conceitos específicos na área do Marketing; delimitar e resolver problemas, aplicando os conceitos e teorias em ambientes e situações reais; analisar e distinguir diferentes contextos organizacionais; recolher, selecionar, sintetizar e comunicar informação de modo profissional; aprender de modo autónomo ao longo da vida. As UC que compõem o plano de estudos visam dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos específicos:

  • Formar profissionais capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio;
  • Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação;
  • Planear e executar a conceção, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais;
  • Assegurar a coerência entre as estratégias de marketing e a estratégia de negócio;
  • Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa;
  • Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito;
  • Gerir a força de vendas e equipas de trabalho;
  • Gerir a logística e a cadeia de abastecimentos;
  • Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas;
  • Formar profissionais capazes de aplicar o marketing no sector da indústria, dos serviços, da distribuição e do sector público e social;
  • Gerir as marcas, as categorias e o sortido em geral;
  • Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação;
  • Conhecer e explorar o potencial do web marketing e do comércio eletrónico.

Direito, Ciências Sociais e Serviços


Saídas profissionais

  • Diretor geral/administrador;
  • Diretor comercial;
  • Diretor de marketing;
  • Diretor de comunicação;
  • Diretor de vendas;
  • Diretor de marketing direto;
  • Gestor de produto;
  • Gestor de marcas;
  • Gestor de cliente;
  • Gestor de loja;
  • Gestor de bases de dados;
  • Gestor de logística e Distribuição;
  • Consultor de marketing;
  • Relações Públicas;
  • Analista de mercado;
  • Técnico de merchandising;
  • Técnico de publicidade;
  • Técnico comercial;
  • Promotor de vendas;
  • Docente nas áreas de marketing.

Plano curricular

Unidade Curricular Período ECTS Duração
Contabilidade FinanceiraS161º Ano
Gestão do MarketingS161º Ano
InglêsS121º Ano
Introdução à GestãoS151º Ano
Métodos QuantitativosS161º Ano
Tecnologias e Sistemas de InformaçãoS151º Ano
Comportamento do ConsumidorS261º Ano
Contabilidade de GestãoS261º Ano
Estatística Aplicada ao MarketingS261º Ano
Finanças EmpresariaisS261º Ano
Fundamentos de EconomiaS251º Ano
Modelos e Técnicas de ComunicaçãoS111º Ano
Unidade Curricular Período ECTS Duração
Comunicação InterculturalS112º Ano
Estudos de MercadoS162º Ano
Gestão de Recursos HumanosS162º Ano
Gestão e Negociação ComercialS152º Ano
Logística e Gestão da Cadeia de AbastecimentoS162º Ano
Marketing OperacionalS162º Ano
Comunicação em MarketingS262º Ano
Direito Aplicado ao MarketingS262º Ano
Distribuição e MerchandisingS262º Ano
Marketing IndustrialS252º Ano
Marketing InternacionalS262º Ano
SeminárioS212º Ano
Unidade Curricular Período ECTS Duração
Estratégia EmpresarialS163º Ano
Gestão de MarcasS163º Ano
Inovação e EmpreendedorismoS123º Ano
Opção I - MarketingS153º Ano
Opção II - MarketingS153º Ano
Web Marketing e Comércio ElectrónicoS163º Ano
Design e Marketing de Novos ProdutosS253º Ano
Marketing RelacionalS253º Ano
Opção III - MarketingS253º Ano
Opção IV - MarketingS253º Ano
Projecto de MarketingS293º Ano
Seminário EmpresasS213º Ano

Condições de acesso

Provas de ingresso
Uma das seguintes provas:
(04) Economia
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
(16) Matemática

Deliberação nº 223_2015-Provas de Ingresso_2015-2016
Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2015-2016.

Preferência regional
Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%
Outros acessos preferenciais
Vagas: 10%