Undergraduate in Marketing

Goals

O ciclo de estudos visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing. As competências gerais que os estudantes devem desenvolver durante o curso passam por: identificar, definir e explicar conceitos específicos na área do Marketing; delimitar e resolver problemas, aplicando os conceitos e teorias em ambientes e situações reais; analisar e distinguir diferentes contextos organizacionais; recolher, selecionar, sintetizar e comunicar informação de modo profissional; aprender de modo autónomo ao longo da vida. As UC que compõem o plano de estudos visam dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos específicos:

  • Formar profissionais capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio;
  • Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação;
  • Planear e executar a conceção, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais;
  • Assegurar a coerência entre as estratégias de marketing e a estratégia de negócio;
  • Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa;
  • Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito;
  • Gerir a força de vendas e equipas de trabalho;
  • Gerir a logística e a cadeia de abastecimentos;
  • Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas;
  • Formar profissionais capazes de aplicar o marketing no sector da indústria, dos serviços, da distribuição e do sector público e social;
  • Gerir as marcas, as categorias e o sortido em geral;
  • Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação;
  • Conhecer e explorar o potencial do web marketing e do comércio eletrónico.

Direito, Ciências Sociais e Serviços


Saídas profissionais

  • Diretor geral/administrador;
  • Diretor comercial;
  • Diretor de marketing;
  • Diretor de comunicação;
  • Diretor de vendas;
  • Diretor de marketing direto;
  • Gestor de produto;
  • Gestor de marcas;
  • Gestor de cliente;
  • Gestor de loja;
  • Gestor de bases de dados;
  • Gestor de logística e Distribuição;
  • Consultor de marketing;
  • Relações Públicas;
  • Analista de mercado;
  • Técnico de merchandising;
  • Técnico de publicidade;
  • Técnico comercial;
  • Promotor de vendas;
  • Docente nas áreas de marketing.

Curricular plan

Curricular Unit Period ECTS Duration
Financial AccountingS161st Year
Marketing ManagementS161st Year
EnglishS121st Year
Introduction to ManagementS151st Year
Quantitative MethodsS161st Year
Technologies and Information SystemsS151st Year
Consumer BehaviourS261st Year
Management AccountingS261st Year
Statistics Applied to MarketingS261st Year
Corporate FinanceS261st Year
Basic Economic ConceptsS251st Year
Communication Models and TechniquesS111st Year
Curricular Unit Period ECTS Duration
Intercultural CommunicationS112nd Year
Market ResearchS162nd Year
Human Resources ManagementS162nd Year
Management and Commercial NegotiationS152nd Year
Logistics and Supply Chain ManagementS162nd Year
Operational MarketingS162nd Year
Marketing CommunicationS262nd Year
Law Applied to MarketingS262nd Year
Distribution and MerchandisingS262nd Year
Industrial MarketingS252nd Year
International MarketingS262nd Year
SeminarS212nd Year
Curricular Unit Period ECTS Duration
Business StrategyS163rd Year
Brand ManagementS163rd Year
Innovation and EntrepreneurshipS123rd Year
Elective I - MarketingS153rd Year
Elective II - MarketingS153rd Year
Web Marketing and e-CommerceS163rd Year
Design and Marketing of New ProductsS253rd Year
Relationship MarketingS253rd Year
Elective III - MarketingS253rd Year
Elective IV - MarketingS253rd Year
Marketing ProjectS293rd Year
Corporate SeminarS213rd Year

Conditions of admission

Provas de ingresso
Uma das seguintes provas:
(04) Economia
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
(16) Matemática

Deliberação n.º 620-A/2014, de 05 de março
Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2014-2015.

Preferência regional

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%