Undergraduate in Marketing
Goals
O ciclo de estudos visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing. As competências gerais que os estudantes devem desenvolver durante o curso passam por: identificar, definir e explicar conceitos específicos na área do Marketing; delimitar e resolver problemas, aplicando os conceitos e teorias em ambientes e situações reais; analisar e distinguir diferentes contextos organizacionais; recolher, selecionar, sintetizar e comunicar informação de modo profissional; aprender de modo autónomo ao longo da vida. As UC que compõem o plano de estudos visam dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos específicos:
- Formar profissionais capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio;
- Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação;
- Planear e executar a conceção, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais;
- Assegurar a coerência entre as estratégias de marketing e a estratégia de negócio;
- Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa;
- Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito;
- Gerir a força de vendas e equipas de trabalho;
- Gerir a logística e a cadeia de abastecimentos;
- Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas;
- Formar profissionais capazes de aplicar o marketing no sector da indústria, dos serviços, da distribuição e do sector público e social;
- Gerir as marcas, as categorias e o sortido em geral;
- Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação;
- Conhecer e explorar o potencial do web marketing e do comércio eletrónico.
Área de estudo
Direito, Ciências Sociais e Serviços
Saídas profissionais
- Diretor geral/administrador;
- Diretor comercial;
- Diretor de marketing;
- Diretor de comunicação;
- Diretor de vendas;
- Diretor de marketing direto;
- Gestor de produto;
- Gestor de marcas;
- Gestor de cliente;
- Gestor de loja;
- Gestor de bases de dados;
- Gestor de logística e Distribuição;
- Consultor de marketing;
- Relações Públicas;
- Analista de mercado;
- Técnico de merchandising;
- Técnico de publicidade;
- Técnico comercial;
- Promotor de vendas;
- Docente nas áreas de marketing.
Curricular plan
| Curricular Unit | Period | ECTS | Duration |
|---|---|---|---|
| Financial Accounting | S1 | 6 | 1st Year |
| Marketing Management | S1 | 6 | 1st Year |
| English | S1 | 2 | 1st Year |
| Introduction to Management | S1 | 5 | 1st Year |
| Quantitative Methods | S1 | 6 | 1st Year |
| Technologies and Information Systems | S1 | 5 | 1st Year |
| Consumer Behaviour | S2 | 6 | 1st Year |
| Management Accounting | S2 | 6 | 1st Year |
| Statistics Applied to Marketing | S2 | 6 | 1st Year |
| Corporate Finance | S2 | 6 | 1st Year |
| Basic Economic Concepts | S2 | 5 | 1st Year |
| Communication Models and Techniques | S1 | 1 | 1st Year |
| Curricular Unit | Period | ECTS | Duration |
|---|---|---|---|
| Intercultural Communication | S1 | 1 | 2nd Year |
| Market Research | S1 | 6 | 2nd Year |
| Human Resources Management | S1 | 6 | 2nd Year |
| Management and Commercial Negotiation | S1 | 5 | 2nd Year |
| Logistics and Supply Chain Management | S1 | 6 | 2nd Year |
| Operational Marketing | S1 | 6 | 2nd Year |
| Marketing Communication | S2 | 6 | 2nd Year |
| Law Applied to Marketing | S2 | 6 | 2nd Year |
| Distribution and Merchandising | S2 | 6 | 2nd Year |
| Industrial Marketing | S2 | 5 | 2nd Year |
| International Marketing | S2 | 6 | 2nd Year |
| Seminar | S2 | 1 | 2nd Year |
| Curricular Unit | Period | ECTS | Duration |
|---|---|---|---|
| Business Strategy | S1 | 6 | 3rd Year |
| Brand Management | S1 | 6 | 3rd Year |
| Innovation and Entrepreneurship | S1 | 2 | 3rd Year |
| Elective I - Marketing | S1 | 5 | 3rd Year |
| Elective II - Marketing | S1 | 5 | 3rd Year |
| Web Marketing and e-Commerce | S1 | 6 | 3rd Year |
| Design and Marketing of New Products | S2 | 5 | 3rd Year |
| Relationship Marketing | S2 | 5 | 3rd Year |
| Elective III - Marketing | S2 | 5 | 3rd Year |
| Elective IV - Marketing | S2 | 5 | 3rd Year |
| Marketing Project | S2 | 9 | 3rd Year |
| Corporate Seminar | S2 | 1 | 3rd Year |
Conditions of admission
Deliberação n.º 620-A/2014, de 05 de março
Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2014-2015.
Preferência regional
Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%