Observatório das Migrações (OM)

Com o Observatório das Migrações, o ACM - Alto Comissariado para as Migrações pretende aprofundar o conhecimento sobre a realidade das migrações em Portugal, para poder definir, executar e avaliar políticas eficazes de integração para as populações imigrantes e de retorno sustentado para os emigrantes portugueses.
O Observatório das Migrações é uma unidade informal, no âmbito do Alto Comissariado para as Migrações, que tem por função o estudo e acompanhamento estratégico e científico das migrações. Sucede ao Observatório da Imigração, criado em 2002, no âmbito do ACIME (Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas).
 
Aceda aqui ao documento de apresentação do Observatório das Migrações.

Aceda aqui ao regulamento do Observatório das Migrações
 
O Observatório das Migrações é responsável pelo lançamento de estudos e organização de conferências de grande relevo para a compreensão em Portugal dos fenómenos migratórios.
Entre as áreas de trabalho do novo Observatório, destaque-se o aprofundamento do conhecimento sobre os novos perfis migratórios, tais como os estudantes, empreendedores, reformados e investidores, bem como a cooperação com outras entidades, públicas e privadas, nacionais e internacionais, designadamente Universidades, observatórios, entidades estatísticas e centros de investigação.
Acompanhando a alteração da orgânica do Alto Comissariado para as Migrações, o Observatório dedica-se ao estudo integrado do binómio emigração/imigração, sobretudo no que respeita ao retorno dos emigrantes portugueses ao território nacional e à integração de imigrantes em Portugal. A filosofia de trabalho do Observatório é subsidiária relativamente ao universo de instituições e de equipas de investigação que se dedicam, sistematicamente, ao estudo do tema das migrações. Nestes termos, o Observatório das Migrações pretende intervir essencialmente como um catalisador de atividades e um promotor de redes de cooperação académica, científica e institucional, apenas e tão-só quando tal se revelar benéfico para o melhor conhecimento público das matérias e dos temas que constituem sua preocupação dominante.
O Observatório não dispõe de qualquer estrutura própria nem é dotado de uma equipa permanente. Possui uma direção que é responsável pela respetiva atividade científica, e que responde perante o Alto Comissariado quanto à realização dos objetivos para que foi criado. O orçamento do Observatório está integrado no do ACM.
Doutor Gonçalo Saraiva Matias, Diretor do Observatório das Migrações desde dezembro de 2014
Me. Catarina Reis Oliveira, Coordenadora do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais do ACM, IP., desde 2005.
Eng. Roberto Carneiro, Coordenador do Observatório da Imigração, entre 2002 e 2014 (louvor)

Contactos Contactos

Alto Comissariado para as Migrações - ACM, IP
R. Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
  • Telefone:218106100
  • Fax:218106117

 

Consulte aqui os contactos dos coordenadores das várias equipas ACM

Web 窗体 Web 窗体

Olá, em que posso ajudar?

Deixe um email com a sua questão ou contacte 808 257 257 / (+351) 218 106 191, das 9:00h às 19:00h, de segunda a sexta.

此字段为强制的。
此字段为强制的。
此字段为强制的。

migrant-support-line

the-line-is-open-monday-to-fridayknow-more

由……支持 Liferay

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.