PEI - curso termina com mais 13 novos empreendedores
O Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM) - do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) - concluiu, esta semana, mais um curso PEI - Projeto Promoção do Empreendedorismo imigrante. Desta formação, iniciada a 17 de junho, saíram 13 novos empreendedores, de várias nacionalidades, e todos elogiam a componente prática desta formação.
“Foi muito bom para mim!”, realça o colombiano Hugo Garcia, um dos formandos que participaram neste curso PEI. “Já aprendi muito aqui! O meu objetivo é avançar com um negócio na área comercial, na qual eu já trabalhava no meu país...a ideia é desenvolver uma frutaria inovadora e que traga algo de diferente ao que já existe cá…a minha aposta será nos alimentos naturais”, revela Hugo Garcia, há 1 ano e meio em Portugal. A família “está na Colômbia”, mas a vontade “é trazer todos para cá e arrancar com um negócio familiar”, acrescenta. “Portugal é um país muito seguro e sossegado… e é isso que queremos para nós!”, frisa o empreendedor.
Natural de Angola, Patrícia Brandão, 27 anos, é outra das formandas deste curso para empreendedores imigrantes. “ Já tinha feito um curso de empreendedorismo no IEFP, mas era demasiado teórico e eu estava muito mais interessada na parte prática, pois eu quero mesmo implementar um negócio e avançar”, afirma. Patrícia, que reside em Portugal há cerca de 13 anos, tem já a nacionalidade portuguesa e não esconde a enorme vontade de empreender no país: “Tenho aprendido muito e este curso, por ser tão prático, deu-me a orientação necessária para arrancar com o meu negócio próprio”.
Ângela Souto, 67 anos, brasileira, em Portugal há 12 anos, faz parte também do grupo de participantes: “nesta formação, aprendi a organizar a minha ideia de negócio e a implementá-la de uma forma concertada, a conquistar clientes e a colocar preço no meu trabalho”, sublinha.
Diversidade de ideias
“O balanço é muito positivo”, considera Miguel Lourenço, formador dos cursos PEI. “Surgiram aqui ideias de negócio nas mais diversas áreas...Moda, Estética, Apoio a idosos, Coaching, formação e consultadoria …foi muito interessante assistir a esta diversidade de ideias”, revela o profissional do GAEM, que não deixou de manifestar também a sua satisfação pelo facto de uma das empreendedoras ter aberto negócio ainda durante a formação.
Recorde-se que, fomentar o empreendedorismo junto das comunidades imigrantes, com especial enfoque naquelas que residem em bairros de maior vulnerabilidade, é o grande foco do PEI, que tem vindo a ser implementado, em todo o território, desde 2009.
Próximo PEI arranca a 23 de setembro
A etapa que se segue é preparar o próximo curso PEI. Para já, está agendada a respetiva sessão de esclarecimentos, para o próximo dia 9 de setembro, com o arranque do curso marcado para dia 23.

