PEI - curso termina com mais 13 novos empreendedores

Imagem em Destaque
PEI - curso termina com mais 13 novos empreendedores
O Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM) - do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) - concluiu, esta semana, mais um curso PEI - Projeto Promoção do Empreendedorismo imigrante. Desta formação, iniciada a 17 de junho, saíram 13 novos empreendedores, de várias nacionalidades, e todos elogiam a componente prática desta formação.
 
 “Foi muito bom para mim!”, realça o colombiano Hugo Garcia, um dos formandos que participaram neste curso PEI.  “Já aprendi muito aqui! O meu objetivo é avançar com um negócio na área comercial, na qual eu já trabalhava no meu país...a ideia é desenvolver uma frutaria inovadora e que traga algo de diferente ao que já existe cá…a minha aposta será nos alimentos naturais”, revela Hugo Garcia, há 1 ano e meio em Portugal. A família “está na Colômbia”, mas a vontade “é trazer todos para cá e arrancar com um negócio familiar”, acrescenta. “Portugal é um país muito seguro e sossegado… e é isso que queremos para nós!”, frisa o empreendedor.
Natural de Angola, Patrícia Brandão, 27 anos, é outra das formandas deste curso para empreendedores imigrantes. “ Já tinha feito um curso de empreendedorismo no IEFP, mas era demasiado teórico e eu estava muito mais interessada na parte prática, pois eu quero mesmo implementar um negócio e avançar”, afirma. Patrícia, que reside em Portugal há cerca de 13 anos, tem já a nacionalidade portuguesa e não esconde a enorme vontade de empreender no país: “Tenho aprendido muito e este curso, por ser tão prático, deu-me a orientação necessária para arrancar com o meu negócio próprio”.
Ângela Souto, 67 anos, brasileira, em Portugal há 12 anos, faz parte também do grupo de participantes: “nesta formação, aprendi a organizar a minha ideia de negócio e a implementá-la de uma forma concertada, a conquistar clientes e a colocar preço no meu trabalho”, sublinha.
 
Diversidade de ideias
 
“O balanço é muito positivo”, considera Miguel Lourenço, formador dos cursos PEI. “Surgiram aqui ideias de negócio nas mais diversas áreas...Moda, Estética, Apoio a idosos, Coaching,  formação e consultadoria …foi muito interessante assistir a esta diversidade de ideias”, revela o profissional do GAEM, que não deixou de manifestar também a sua satisfação pelo facto de uma das empreendedoras ter aberto negócio ainda durante a formação.
Recorde-se que, fomentar o empreendedorismo junto das comunidades imigrantes, com especial enfoque naquelas que residem em bairros de maior vulnerabilidade, é o grande foco do PEI, que tem vindo a ser implementado, em todo o território, desde 2009.
 
Próximo PEI arranca a 23 de setembro
 
A etapa que se segue é preparar o próximo curso PEI. Para já, está agendada a respetiva sessão de esclarecimentos, para o próximo dia 9 de setembro, com o arranque do curso marcado para dia 23.

 

 


Web Form Web Form

Hi, how can I Help You?

Please, send us an e-mail with your question(s) or contact us through the following numbers: 808 257 257 (landline number) - (+351) 218 106 191(mobile), from 9: 00h to 19: 00h, Monday through Friday.

This field is mandatory.
This field is mandatory.
This field is mandatory.

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.