Serviço de Tradução Telefónica

O ACM criou o STT (Serviço de Tradução Telefónica) para ajudar a ultrapassar a barreira da língua, uma das grandes dificuldades sentidas pelos imigrantes na sua relação com os serviços em Portugal.

O STT oferece uma bolsa de 58 tradutores que dominam, perfeitamente, para além do Português, um ou mais idiomas, e dirige-se a todos os interlocutores portugueses/ estrangeiros que precisam de comunicar com estrangeiros e cidadãos/entidades portuguesas.

Este serviço coloca em conferência telefónica, o técnico da instituição prestadora de serviços, um tradutor e o imigrante.

O serviço está disponível gratuitamente (o cliente só paga a chamada telefónica), todos os dias úteis, entre as 09:00h e as 19:00h, através da Linha de Apoio ao Migrante - 808 257 257  - se ligar a partir da rede fixa, custo de chamada local e  218 106 191 - se ligar a partir da rede móvel.

Idiomas e dialetos para os quais existe tradutor no Serviço de Tradução Telefónica:

Albanês

Alemão

Árabe
(Iraque, Egipto, Marrocos)

Azerbaijam

Balanta (Guiné Bissau)

Bérbere

Bósnio

Búlgaro

Checo

Chinês Cantão

Chinês Mandarim

Chinês Wenzhou

Chinês Xangai

Chinês Quingtian

Crioulo (Cabo Verde)

Crioulo (Guiné Bissau)

Croata

 Dari

Djola

Espanhol

Farsi

Francês

Georgiano

Grego

Guarani

Gujarati

Haaka (Timor)

Hindi

Holandês

Húngaro

Ibo (Nigéria)

Inglês

Ioruba (Nigéria)

Italiano

Japonês

Kincongo (R. Congo)

Lingala (R. Congo)

Lituano

Macedónio

Mandinga

Moldavo

Nepalês

Olof (Senegal)

Persa

Pidgin English (Nigéria)

Polaco

Punjabi

Romeno

Russo

Sérvio

Sonrai

Tetum (Timor)

Turco

Ucraniano

Urdu

Funcionamento:

1. O cliente (instituição ou imigrante) liga para a Linha de Apoio ao Migrante (808 257 257) através da rede fixa (ou 21 8106191 através da rede móvel) e solicita o acesso ao serviço de tradução telefónica.

2. A chamada é de imediato transferida para o operador do STT, que pede as seguintes informações:

  • Nome da instituição/ serviço (se for o caso)
  • Nome do cliente
  • Telefone do cliente
  • Idioma requerido
  • Data e hora pretendida para o serviço de tradução telefónico (caso não se trate de uma tradução imediata)

3. O operador recebe a chamada e, com base no pedido do cliente consulta o banco de tradutores neste âmbito:

Se o pedido requerer o serviço de imediato:

  • Se houver disponibilidade de tradutor, é estabelecida a ligação, colocando em conferência telefónica o tradutor e o cliente (se este entender pode pedir para juntar à conferência telefónica o imigrante, dando para tal o telemóvel do mesmo ou outro número fixo).
  • Se não houver disponibilidade de tradutor, o operador agenda o serviço para uma hora compatível com a disponibilidade da bolsa de tradutores, adiando-se assim o serviço para essa hora.
  • Se o pedido for para agendar, é verificada a disponibilidade da bolsa de tradutores e é feita a marcação. Na hora agendada, o cliente liga, o operador coloca-o em espera, contacta o tradutor e cria uma conferência entre ambos.

4. O operador do STT mantém-se em linha até ao final da conferência, garantindo a boa execução do serviço.

5. No final da conferência o operador faz um breve questionário de qualidade ao cliente. É importante salientar que tanto o Operador como os Tradutores encontram-se obrigados à estrita observância do segredo profissional, não podendo divulgar a quem quer que seja qualquer informação obtida no decorrer da tradução, conforme carta de ética subscrita pelos próprios.


Veja também o vídeo de divulgação do serviço.


Contactos Contactos

CNAI - Centro Nacional de Apoio ao Imigrante

Linha de Apoio ao Migrante

808 257 257 (a partir da rede fixa)
21 810 61 91 (a partir de rede móvel e para quem efetua a ligação do Estrangeiro)

CNAI Lisboa

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
Fax: 21 810 61 17
WebSite: http://www.acm.gov.pt/  
E-mail: informacoes@acm.gov.pt

Horários:
De 2ª a 6ª das 8h00 às 17h00
Nota: Devido ao número de utentes do Centro pode haver limitações de senhas para determinados serviços.

Transportes:
Metro: Linha verde- Estação "Anjos" ou "Intendente"
Autocarros Carris: 12, 30, 60, 708

Latitude: 38.72492748292166 ou 38º 43' 30'' N
Longitude: -9.134284257888794 ou 9º 8' 3'' W
 

CNAI Porto

Rua do Pinheiro, 9
4050-484 Porto
Tel: 22 207 38 10
Fax: 22 207 38 17
Endereço eletrónico: informacoes@acm.gov.pt

Horários
De 2ª a 6ª das 8h30 às 16h30
Sábados das 09:00h às 13:00h
Nota: Devido ao número de utentes do Centro pode haver limitações de senhas para determinados serviços.

Transportes:
Metro: Estação “Trindade"
 

Extensão CNAI Faro

Loja do Cidadão
Mercado Municipal, 1º Piso
Largo Dr. Francisco Sá Carneiro
8000-151 Faro
Endereço eletrónico: informacoes@acm.gov.pt

Horários:
2ª a 6ª, das 8h30 às 19h00
Sábado das 9h00 às 13h00


Sede do Alto Comissariado para as Migrações- ACM, I.P.
R. Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
Tel: 218106100
Fax: 218106117
acm@acm.gov.pt
 

Atenção Atenção

As informações apresentadas são de caráter meramente indicativo, tendo como principal finalidade disponibilizar orientação genérica, sem qualquer propósito de exaustividade, não dispensando, em qualquer caso, a consulta junto das entidades competentes e o recurso a aconselhamento profissional no âmbito das temáticas que dela são objeto.

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