“Todos - Caminhada de Culturas” arranca amanhã na Colina de Santana
Celebrar a interculturalidade através da arte
A Colina de Santana, no Campo Mártires da Pátria, em Lisboa, vai acolher, de 10 a 13 de setembro, a 7ª edição do festival de arte contemporânea “ TODOS - Caminhada de Culturas”.
Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa / GLEM – Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos e Academia de Produtores Culturais, está de regresso para celebrar a interculturalidade através da arte.
“Combater a ideia de bairro-gueto” é o objetivo central desta iniciativa, que se afirma como um “festival nómada na própria cidade, migrando de bairro para bairro e de três em três anos, abrindo toda a cidade a todas as pessoas de todas as partes do Mundo”.
Depois de três anos no bairro do Intendente/Mouraria e de três anos no bairro do Poço dos Negros/São Bento, o TODOS deslocaliza-se este ano, e até 2017, para o bairro da Colina de Santana, no território do Campo Mártires da Pátria.
A programação desta edição foi concebida, também à semelhança das edições anteriores, para “conduzir o público à descoberta do bairro através de diversos espetáculos, conversas, visitas a edifícios históricos, Inspirando e expirando tensões e energias para este bairro que poderá ser, de facto, mais um bairro de todos e para todos!”.
Diálogo entre culturas, religiões, origens e gerações
Criado em 2009, o “TODOS – Caminhada de Culturas” tem afirmado Lisboa como uma cidade empenhada no diálogo entre culturas, entre religiões e entre pessoas de diversas origens e gerações. A destruição de guetos territoriais associados à imigração é a ideia central.
Este festival, “Lugar de Tempos e Vontades”, promete sempre momentos especiais de Dança, Teatro, Descanso, Fotografia, Música, Performance, Comidas e Novo Circo. Fique atento e marque na agenda!
Veja toda a programação em: http://www.festivaltodos.com

