Existe algum programa governamental relativo ao retorno voluntário?

Sim, o Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração (ARVoRe). O Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração da Organização Internacional para as Migrações (OIM) – Missão em Portugal é um programa que tem por objectivo apoiar de uma forma digna, humana e sustentável imigrantes que estão em situação vulnerável em Portugal, querem regressar voluntariamente aos seus países de origem, mas não têm dinheiro para pagar a viagem de regresso. O Programa existe desde 1997 e já apoiou mais de 5 mil imigrantes a regressarem a mais de 50 países diferentes.
O Programa prevê assistência e aconselhamento individualizado ao longo de todo o processo de apoio, desde o momento em que nos procura para pedir informação sobre a possibilidade de regresso até ao dia de sua partida. 
Se, após obtidas todas as informações acerca do Programa, optar pelo regresso ao seu país de origem, o apoio da OIM prevê também: 
  • um bilhete aéreo, segunda a rota mais directa e económica para o retorno ao seu país de origem ou a um terceiro país onde a sua admissão seja garantida
  • 50€ de dinheiro de bolso para suportar ulteriores despesas que possam surgir durante a viagem. 
Sim. O programa também oferece a possibilidade de apoio à reintegração no país de origem. Cada pedido de apoio é avaliado e acompanhado individualmente, desde a elaboração do Plano Individual de Reintegração até à monitorização e acompanhamento já no país de origem, de acordo com as necessidades de cada beneficiário. O apoio é variável e pode ir até 1500 €.  Este apoio é limitado a um máximo de 60 beneficiários(as).
Sim. O Programa de apoio ao retorno voluntário e à reintegração apoia candidatos individuais bem como famílias completas. 
O Programa também contempla apoio aos menores, quer estejam acompanhados ou não.
Sim. Em três situações específicas, a OIM não pode apoiar:
1) caso tenha a nacionalidade de um país da União Europeia (UE), seja familiar directo de alguém que seja nacional de um dos países membros da UE e/ou tenha pedido de nacionalidade para o qual não tenha obtido resposta;
2) caso tenha tido problemas com a justiça em Portugal que impeçam o regresso ao país de origem;
3) no caso de prestar falsas declarações.
O não cumprimento destes requisitos ou de outros relacionados com o Programa poderá ser motivo para a exclusão do mesmo. 
Não. Os custos relacionados com a viagem e apoio providenciados ficam a cargo da OIM e não implicam qualquer custo para os beneficiários do Programa.
Sim. A legislação em vigor (Lei N.º 23/2007 alterada pela Lei N.º 29/2012) prevê dois tipos de restrições para os beneficiários do Programa:
  • Interdição de entrada em Portugal por um período de 3 anos;
  • Se estiver regularizado(a), terá de entregar o título de residência no posto de fronteira do Serviço de Estrangeiro e Fronteiras (SEF) do aeroporto, perdendo o direito de residência que o mesmo lhe confere.  
Pode dirigir-se ao escritório da OIM ou a qualquer um dos parceiros da Rede de Informação e Aconselhamento, que poderá dar-lhe todas as informações necessárias sobre o Programa e esclarecer todas as suas dúvidas.
Não moro em Lisboa, onde me posso dirigir?
Se não mora em Lisboa, pode dirigir-se a um dos parceiros da Rede de Informação e Aconselhamento presente no território português. Uma rede de apoio com mais de 50 técnicos em todo o território nacional português, incluindo as Ilhas (Madeira e Açores), que estão disponíveis para o receber, prestar todas as informações necessárias e registar a sua inscrição no Programa. As entidades da rede de parceiros a que se pode dirigir estão listadas juntamente com os contactos relevantes no verso deste folheto.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) é uma organização internacional com sede em Genebra, na Suíça, e com escritórios em mais de 150 países. A OIM tem como missão gerir as migrações para o benefício de todos e baseia o seu trabalho no princípio de que uma migração ordenada e em condições humanas beneficia tanto os migrantes quanto a sociedade.
 

Contactos Contactos

CNAI - Centro Nacional de Apoio ao Imigrante

Linha de Apoio ao Migrante

808 257 257 (a partir da rede fixa)
21 810 61 91 (a partir de rede móvel e para quem efetua a ligação do Estrangeiro)

CNAI Lisboa

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
Fax: 21 810 61 17
WebSite: http://www.acm.gov.pt/  
E-mail: informacoes@acm.gov.pt

Horários:
De 2ª a 6ª das 8h00 às 17h00
Nota: Devido ao número de utentes do Centro pode haver limitações de senhas para determinados serviços.

Transportes:
Metro: Linha verde- Estação "Anjos" ou "Intendente"
Autocarros Carris: 12, 30, 60, 708

Latitude: 38.72492748292166 ou 38º 43' 30'' N
Longitude: -9.134284257888794 ou 9º 8' 3'' W
 

CNAI Porto

Rua do Pinheiro, 9
4050-484 Porto
Tel: 22 207 38 10
Fax: 22 207 38 17
Endereço eletrónico: informacoes@acm.gov.pt

Horários
De 2ª a 6ª das 8h30 às 16h30
Sábados das 09:00h às 13:00h
Nota: Devido ao número de utentes do Centro pode haver limitações de senhas para determinados serviços.

Transportes:
Metro: Estação “Trindade"
 

Extensão CNAI Faro

Loja do Cidadão
Mercado Municipal, 1º Piso
Largo Dr. Francisco Sá Carneiro
8000-151 Faro
Endereço eletrónico: informacoes@acm.gov.pt

Horários:
2ª a 6ª, das 8h30 às 19h00
Sábado das 9h00 às 13h00


Sede do Alto Comissariado para as Migrações- ACM, I.P.
R. Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
Tel: 218106100
Fax: 218106117
acm@acm.gov.pt
 

Atenção Atenção

As informações apresentadas são de caráter meramente indicativo, tendo como principal finalidade disponibilizar orientação genérica, sem qualquer propósito de exaustividade, não dispensando, em qualquer caso, a consulta junto das entidades competentes e o recurso a aconselhamento profissional no âmbito das temáticas que dela são objeto.

Web 窗体 Web 窗体

Olá, em que posso ajudar?

Deixe um email com a sua questão ou contacte 808 257 257 / (+351) 218 106 191, das 9:00h às 19:00h, de segunda a sexta.

此字段为强制的。
此字段为强制的。
此字段为强制的。

migrant-support-line

the-line-is-open-monday-to-fridayknow-more

由……支持 Liferay

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.