Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
23/08/2015 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Lourenço, Sofia |
Categoria profissional
Position |
Investigador-coordenador |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Artes. Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais. Ciências Sociais-Ciências da Educação. Humanidades-Outras Humanidades.
|
Endereço profissional
Professional address |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes Rua Diogo Botelho, 1327 Porto 4169-005 Porto Portugal Telefone: (+351)226196240Extensão: 218 Fax: (+351)226196244 Correio electrónico: slourenco@porto.ucp.pt Homepage: www.artes.ucp.pt/citar |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2002-2005 |
Doutoramento Phd |
Doutor em Música e Musicologia
(3 anos » years)
.
Universidade de Évora,
Portugal.
|
1989-1993 |
Mestrado Master degree |
Künstlerische Abschlu prüfung Klavier
(4 anos » years)
.
Universität der Künste,
Alemanha. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade Nova de Lisboa. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
1984-1993 |
Licenciatura Licentiate degree |
Línguas e Literaturas Modernas- Estudos Ingleses e Alemães
(4 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1983-1986 |
Bacharelato Bachelor degree |
Curso Superior de Piano
(3 anos » years)
.
Conservatório de Música do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2012 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
3 anos » years.
Universidade Católica Portuguesa - Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa - Porto |
Set/2010-Actual |
Outra Situação |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Dez/2007-Actual |
Investigador-coordenador |
Instituto Politécnico do Porto |
Mai/2001-Actual |
Professor Adjunto |
Out/1993-Mai/2001 |
Professor Adjunto |
Set/1991-Set/1993 |
Assistente 1º triénio |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico do Porto |
Curso»Academic program: Mestrado em Música Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Música Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Piano Performance I a VI(Docente)
- Música de Câmara(Docente)
- Música Portuguesa (Piano e Música de Câmara)(Docente)
|
Curso»Academic program: Licenciatura em Música Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Piano Performance I a VI(Docente)
- Música de Câmara(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Jun/2011-Actual |
|
Membro de Conselho Editorial |
Dez/2007-Actual |
|
Membro de Conselho Científico |
Instituto Politécnico do Porto |
Set/1993-Ago/2001 |
|
Membro de Conselho Científico |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Dez/2007-Actual |
|
-
Coordenadora de linha de acção - ESTUDOS MUSICAIS |
Instituto Politécnico do Porto |
Jun/2010-Actual |
|
-
Coordenador de Curso |
Mai/2005-Abr/2007 |
|
-
Chefe de Departamento |
Set/1994-Abr/2005 |
|
-
Coordenador de Programa |
Set/1996-Ago/1999 |
|
-
Coordenador de Curso |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto Politécnico do Porto |
Mai/2002-Mai/2005 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Coordenação de Projecto Europeu - HARMOS |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade Católica Portuguesa - Porto |
Set/2010-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Música. Seminário de Projecto |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2009-2014 Catalogação Espólio Manuel Ivo Cruz-Manuel Ivo Cruz score estate |
Referência do projeto»Project reference: http://artes.ucp.pt/citar/mic/. Parceiro(s)»Partners:
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes; Fundação Calouste Gulbenkian. Financiador(es)»Funding:
Research Center for Science and Technology of the Arts; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2004-2006 HARMOS eContent programme-HARMOS eContent programme |
Referência do projeto»Project reference: Contract No. EDC-11 189 HARMOS. EC Information Society and Media Directorate-General Parceiro(s)»Partners:
Fundacion Albeniz; Escuela Superior de Música Reina Sofia; Lithuanian Academy of Music and Theatre; Staatliche Musikhochshule Stuttgart; Royal College of Art; Escola Superior de Música de Catalunya . Financiador(es)»Funding:
EUROPEAN COMMISSION Information Society and Media Directorate-General .
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Alemão (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Italiano (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1986 |
Prémio Helena Moreira de Sá e Costa,
Fundação Engenheiro António de Almeida.
|
1986 |
Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida,
Fundação Engenheiro António de Almeida.
|
1985 |
1º Prémio Concurso Piano "Maria Campina",
Fundação Pedro Ruivo.
|
1986 |
Prémio Margarida Brochado- Concurso de Piano,
Conservatório de Música do Porto.
|
1983 |
Prémio Concurso de Piano "Cidade da Covilhã",
Câmara Municipal da Covilhã.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/1997 - Fev/2014 |
ÁRVORE- Cooperativa de Actividades Artísticas, Membro.
Sócio.
|
Mar/2009 - Set/2011 |
Associação Portuguesa Medicina e Artes do Espectáculo , Membro fundador.
Membro do Conselho Fiscal .
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Lourenço, Sofia; Nery, Rui V. eds. 2012. As Escolas de Piano Europeias- Tendências Nacionais da Interpretação Pianística do Século XX ed. 1, 1 vol.. Porto: Católica Editora. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Lourenço, Sofia. 2014. Cem Anos da Arte do Piano: os pianistas na Sociedade de Concertos Orpheon Portuense (1886-2008). In A sociedade de concertos Orpheon Portuense (1881-2008): tradição e inovação, ed. Rui Vieira Nery, 157 - 173. . Porto: Católica Editora Porto. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Lourenço, Sofia; Clemente, Miguel P; Pinho, João C; Coimbra, Daniela. 2014. "Three-Dimensional Analysis of the Cranio-Cervico-Mandibular Complex during Piano Performance ", Medical Problems of Performing Artists 29, 4: 150 - 155.
|
|
|
|
2. |
Lourenço, Sofia. 2013. "Emotions in Music and the indefinable of the human knowledge", Emoções e Crime - Filosofia, Ciência, Arte e Direito Penal 1, 1: 300 - 307. |
|
|
|
3. |
Lourenço, Sofia; Cruz, Rui; Ferreira-Lopes, Paulo. 2013. "Reading and understanding performers through critics, or vice-versa", International Symposium on Performnace Science- Proceedings 2013, 1: 200 - 2007. |
|
|
|
4. |
Lourenço, Sofia. 2011. "As Escolas de Piano Europeias no séc. XX: personalidade e identidade estética dos intérpretes,", Revista de Educação Musical 1, 134: 31 - 34. Associação Portuguesa de Educação Musical - APEM. |
|
|
|
5. |
Lourenço, Sofia; Clemente, Miguel P; Silva, António; Gabriel, Joaquim; Coimbra, Daniela. 2011. "The assessment of trapezius muscle symptoms of piano players by the use of infrared thermography", International Symposium for Performance Science 2011 1, 3: 183 - 188.
|
|
|
|
6. |
Lourenço, Sofia; Clemente, Miguel P; Silva, António; Gabriel, Joaquim; Coimbra, Daniela; Pinho, João C. 2011. "An Accelerometer in the Interface of the Pianist Body and Performance: Preliminary Results", PERFORMA '11 Proceedings, 1: 23 - 27. |
|
|
|
7. |
Lourenço, Sofia; Cruz, Rui. 2011. "Antagonism and mutual dependency: Critical models of performance and “piano interpretation schools”", PERFORMA '11 Proceedings, 1: 21 - 26. |
|
|
|
8. |
Lourenço, Sofia; Ferreira-Lopes, Paulo; Luiz, Cristóvão. 2011. "Composer vs. Interpreter: Piano music by Ivo Cruz in early 20th century.", PERFORMA'11 Proceedings, 1: 56 - 60. |
|
|
|
9. |
Lourenço, Sofia; Ferreira-Lopes, Paulo; Aroso, Nuno. 2011. "Narrative in contemporary music for percussion: a preliminary study", 2ª Forum-itinerariosmusicais-musicais-música-e-gesto, 1: 13 - 18. |
|
|
|
10. |
Lourenço, Sofia; Ferreira-Lopes, Paulo; Luiz, Cristóvão. 2011. " “Hommages” de Ivo Cruz, Congresso "O Porto Romântico"", Actas do Congresso "O PORTO ROMÂNTICO" 2011, 1: 25 - 27. |
|
|
|
11. |
Cruz, Rui; Lourenço, Sofia. 2011. "Antagonism and Mutual Dependency. Critical Models of Performance and “Piano Interpretation Schools¿?", Journal of Science and Technology of the Arts 3, 1: 50 - 53.
|
|
|
|
12. |
Lourenço, Sofia. 2011. ""Domingos Bomtempo e a inovação do pianismo no séc. XIX português: o Método de Piano op. 19",", Proceedings do Congresso "O Porto Romântico", 1: 45 - 48. |
|
|
|
13. |
Lourenço, Sofia. 2011. "A Música Romântica em FRANCISCA (1981) Manoel de Oliveira", Proceedings do Congresso "O Porto Romântico", 1: 65 - 70. Lourenço, S. (2011) A Música Romântica em FRANCISCA (1981) Manoel de Oliveira In, Serapicos, A., Castro
L., Lourenço, S.,: "Francisca", "O Pintor e a Cidade" de Manoel de Oliveira: cinema, música e pintura no (e
sobre) o Porto Romântico e Pós-Romântico, Proceedings do Congresso "O Porto Romântico", Centro de
Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Escola das Artes, Universidade Católica do Porto
. |
|
|
|
14. |
Cruz, Rui M.; Lourenço, Sofia. 2011. "Antagonism and mutual dependency: Critical models of performance and "piano interpretation schools"", CITAR Journal, 3: 50 - 53.
|
|
|
|
15. |
Lourenço, Sofia. 2010. "European Piano Schools : Russian , German and French classical piano interpretation and technique", Journal of Science and Technology of the Arts 2, 1: 6 - 14.
|
|
|
|
16. |
Lourenço, Sofia. 2007. "Tendencies of Piano Interpretation in the 20th Century: concept and different types of "Piano Interpretation Schools"", Proceedings of International Symposium on Performance Science 1, 1: 185 - 192.
|
|
|
|
17. |
Lourenço, Sofia. 2001. "O Ensino Superior de piano em Portugal", Actas do 1º Congresso Nacional da EPTAPortugal 1, 1: 12 - 20. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Cruz, Rui M.; Lourenço, Sofia; Ferreira-Lopes, Paulo. 2013. "Reading and understanding performers through critics, or vice versa", Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science 2013, In Proceedings of the International Symposium on Performance Science 2013, Viena.
|
|
|
|
2. |
Lourenço, Sofia; Barbosa, Álvaro; Clemente, Miguel P; Coimbra, Daniela; Pinho, João C. 2009. "Do Pianists play with their teeth?", Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science 2009, In Proceedings of the International Symposium on Performance Science 2009, Auckland, New Zealand. |
|
|
|
3. |
Lourenço, Sofia; Clemente, Miguel; Coimbra, Daniela; Barbosa, Álvaro; Pinho, José. 2009. "Do pianists play with their Teeth?", Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science (ISPS 2009), In Proceedings of the International Symposium on Performance Science (ISPS 2009), Auckland.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Lourenço, Sofia; Pinho, Nuno P. 2012. "The Creative Process Behind Dialogismo I: Theoretical and Technical Considerations", Artech 2012, 1: 24 - 29.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Lourenço, Sofia. 2012. "O Tema Inesiano no Espólio do Maestro Manuel Ivo Cruz", Trabalho apresentado em Exposição Inesiana - Acervo Maestro Manuel Ivo Cruz, In catálogo - Exposição Inesiana - Acervo Maestro Manuel Ivo Cruz, Coimbra. |
|
|
|
Prefácio, Posfácio Preface, Postface |
1. |
Lourenço, Sofia. 2000. "Bagatelas op. 6- Aforismos e pensamentos de um pianista". Vila Nova de Famalicão. (Prefácio) |
1. |
Lourenço, Sofia. 2000. "Bagatelas Op. 6 - Aforismos e Pensamentos de um Pianista", 230 pp.. Freiburg im Breisgau: Rombach Verlag. (Livro) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Lourenço, Sofia. 2012. "A doação do violoncelo Montagnana por Gulhermina Suggia à cidade do Porto", 2 pp.. VISEU: VISEUPÉDIA.
|
2. |
Lourenço, Sofia. 2012. "Notas ao programa Concerto Orquestra do Porto- Casa da Música", 5 pp.. Porto: Casa da Música.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Lourenço, Sofia. Evocação musical do maestro Manuel Ivo Cruz,Evocação Musical do Maestro Manuel Ivo Cruz,Porto,2011 (Conferência ou palestra).
|
2. |
Lourenço, Sofia. As Escolas Nacionais de Piano Europeias: tendências interpretativas do século XX,Seminário de Investigação CITAR,Porto,2008 (Seminário). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Lourenço, Sofia. O Porto Romântico,2011 (Congresso / Organização). |
2. |
Lourenço, Sofia. 1ªs Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música,2011 (Simpósio / Organização).
|
Apresentação de obra artística Artistical work presentation |
1. |
Lourenço, Sofia. 200 anos de Música Portuguesa para Piano,2013 (Musical). |
2. |
Lourenço, Sofia; Lobo, José F. Concerto para piano e orquestra- W. A. Mozart-solista com orquestra,2012 (Musical). |
3. |
Lourenço, Sofia. Duo pour une Pianiste,2012 (Musical). |
4. |
Lourenço, Sofia. Homenagem ao Maestro Manuel Ivo Cruz,2012 (Musical).
|
5. |
Lourenço, Sofia. Concerto com Orquestra- piano solista com orquestra,2011 (Musical).
|
6. |
Lourenço, Sofia. Álvaro SALAZAR (n. 1938) NOCTURNO EM LIZARA (in memoriam Ramón Barce), para saxofone alto, piano e percussão ,2011 (Musical). |
7. |
Lourenço, Sofia. Concerto com Orquestra do Norte- Solista com orquestra,2010 (Musical).
|
8. |
Lourenço, Sofia. “Entre o Ar e a Perfeição” para piano, flauta e electrónica,2009 (Musical).
Sofia Lourenço, Piano/ Monika Duarte-Streitová- estreia mundial da obra “Entre o Ar e a Perfeição” para piano, flauta e electrónica
de JOÃO PEDRO OLIVEIRA- Abril 2009- Ciclo de Concertos “Momentum” Auditório DeCa. |
9. |
Lourenço, Sofia. Estreia Gravação DUAL,2008 (Musical). |
10. |
Lourenço, Sofia. Gravação CD "DUAL" piano solo e flauta,2008 (Musical). |
11. |
Lourenço, Sofia. Gravação de piano solo: “Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas”,2008 (Musical). |
12. |
Lourenço, Sofia. Estreia mundial em disco da obra "Ex Abrupto" para flauta e piano (2006) de Roman Berger (1930).,2008 (Musical). |
Apresentação em rádio ou TV Radio or TV presentation |
1. |
Lourenço, Sofia. Entrevista programa "Toma Café"- Porto Canal,2010 (Outra). |
2. |
Lourenço, Sofia. Concerto Aberto no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, com gravação em directo para a Antena 2,2008 (Música).
Entrevista de Andrea Lupi; obras de solo: “Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas”, com obras de Arthur Napoleão, Óscar da Silva,
Hernâni Torres, Ciríaco de Cardoso, Pedro Blanco, Arthur Ferreira, António Fragoso. |
3. |
Lourenço, Sofia. Entrevista para a Universidade Aberta no Programa “Entre Nós no 985”.,2005 (Outra). |
4. |
Lourenço, Sofia. “Ouvir e falar”- com António Victorino d'Almeida, obras para piano de Manuel de Falla,1993 (Música). |
5. |
Lourenço, Sofia. Jovens na Música- apresentação piano solo,1986 (Música). Repertório gravado:
¿ Franz Liszt, Estudo Paysage ¿ Claude Debussy, Estudo para os cinco dedos. |
6. |
Lourenço, Sofia. Programa "Adagio"- Recital Piano solo- Obras de Debussy, J. S. Bach, Luís Costa,1985 (Música). |
7. |
Lourenço, Sofia. Gravação Debussy a solo,1984 (Música).
Gravação de "Children's Corner" de Claude Debussy. |
Curso de curta duração Short duration course |
1. |
Lourenço, Sofia. Masterclass Piano,2012 (Especialização).
|
2. |
Lourenço, Sofia. Masterclass piano,2011 (Especialização).
|
3. |
Lourenço, Sofia. Masterclass Piano,2011 (Aperfeiçoamento).
|
4. |
Lourenço, Sofia. Masterclass Piano,2010 (Aperfeiçoamento).
|
5. |
Lourenço, Sofia. Masterclass Piano Clássico,2009 (Aperfeiçoamento).
|
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Lourenço, Sofia. Gravação CD piano solo D. Bomtempo & Carlos Seixas- Estudos e Toccatas,2003.
|
2. |
Lourenço, Sofia. Gravação de CD “Compositores Portugueses Contemporâneos-Piano Solo por Sofia Lourenço”,1999.
Música Portuguesa para piano solo-
obras de: Vianna da Motta, Berta Alves de Souza, Maria Teresa Macedo, Luiz Costa, Fernando Lopes-Graça, Filipe Pires, Álvaro
Salazar e Carlos Azevedo.
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Nuno Fernandes Pinto, Música Portuguesa para Clarinete e Electrónica – Processos interativos na criação, interpretação e performance., 2012. Tese (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
2. |
Nuno Mendes Aroso, A Narrativa do Gesto Música Contemporânea Portuguesa para Percussão Solo, 2011. Tese (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Research Center for Science and Technology of the Arts (Orientador). |
1. |
Cristóvão Luiz, Compositores-intérpretes no Porto do séc. XX, 2011. Tese (Música) - Research Center for Science and Technology of the Arts, Bolseiro(a) de Research Center for Science and Technology of the Arts (Orientador). |
2. |
Teresa Palma Pereira, A expressão emocional na interpretação pianística: o estudo de caso das obras Carnaval op. 9 de R. Schumann e Sonatas op.
110 e 111 de L. v. Beethoven, 2011. Tese (Música) - Research Center for Science and Technology of the Arts (Orientador). |
3. |
Rui Martins da Cruz, Modelos Críterios de Performance Musical , 2011. Tese (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
4. |
Nuno Peixoto de Pinho, Processos de Reutilização Musica em J. Peixinho - Sucessões Simétricas I, II e III, 2011. Tese (Ciência e Tecnologia das Artes) - Universidade Católica Portuguesa - Porto, Bolseiro(a) de Research Center for Science and Technology of the Arts (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Jean-François Lézé, A APRENDIZAGEM DOS TIMBALES NA INICIAÇÃO MUSICAL: ELABORAÇÃO DE MÉTODO INTRODUTÓRIO E PROGRESSIVO, 2014. (Orientador). |
2. |
Ana Margarida Alves Marques, A utilização das tecnologias da informação como complemento ao estudo de Formação Musical: estudo de caso numa turma do 2º
grau, 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
3. |
Lurdes da Conceição Ferreira Carneiro , AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE NO ENSINO PROFISSIONAL DE MÚSICA: AVALIAÇÃO E SUBJETIVIDADE DE CONCEITOS, 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
4. |
Cristina Lima, Sobre o programa oficial de piano no ensino proffisional da Música em Portugal, 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
5. |
Hugo Manuel Lima da Silva, O trombone no ensino vocacional de música:contributo para uma metodologia, 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
6. |
André Silva, Pertinência do Ensemble de Clarinetes, como factor motivacional para a continuidade dos alunos do 2º para o 3º ciclo., 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
7. |
Idílio Manuel de Oliveira Nunes , "O Clarinete no Classicismo Musical” , 2012. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
8. |
João Filipe Terleira de Sá Ferreira, Tecnologia de Apoio em Tempo-Real ao Canto. Relação entre parâmetros artísticos e estéticos da voz cantada com fenómenos acústicos
objectivos., 2012. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
9. |
Hugo Miguel Vieira Pinto Leite, “Estudo termográfico de instrumentistas de sopro: Contributo para a prevenção de problemas músculo-esqueléticos no saxofone”
, 2012. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
10. |
Isolda Crespi, O papel do pianista acompanhador ao longo do percurso académico dos estudantes de instrumento nas escolas profissionais em
Portugal", 2011. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
11. |
Paulo Silva , A respiração na técnica do trompete: o estudo de caso da classe da escola ARTAVE, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
12. |
Evandra Gonçalves, A importância da acção pedagógica na prevenção de lesões físicas resultantes da práctica violinistica, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
13. |
José Ricardo Reis, O professor "no palco" ao encontro dos alunos, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
14. |
Jonas Pinho, A Didática Instrumental: Contextos Social, Cultural e Institucional, 2011. Dissertação (Ciências da Educação - Ensino Especializado da Música) - Research Center for Science and Technology of the Arts (Orientador). |
15. |
Eduardo Rocha, O Ensino de piano em Grupo: estudo de caso da ARTAVE, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Ensino Especializado da Mùsica) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
16. |
Jonathan Jay Byrnes, How and Why to play the music of the Baroque period on the Saxophone, 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
17. |
Pedro Miguel Silva, Da criação musical à prática interpretativa: um diálogo ao encontro da inovação estética e artística do fagote em Portugal, 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
18. |
Rui Martíns da Cruz, A Dimensão Crítica na Interpretação Musical, 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
1. |
Maria João Correia Fernandes, A interpretação ao piano no século XXI: novas técnicas e recursos, 2014. (Orientador). |
2. |
CARLOS JAVIER POLO INFANTE, El 1er cuaderno de Iberia de Isaac Albéniz: hacia una búsqueda de las características nacionalistas en la interpretación pianística,, 2014. (Orientador). |
3. |
Rui Rodrigues, “A Corrente estética do minimalismo como potenciador de uma aprendizagem musical conjunta das competências básicas implícitas
á prática da percussão através da performance musical remota.”, 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Co-orientador). |
4. |
Joaquim Alves, WORKSHOP PERFORMATIVO NO ENSINO BÁSICO , 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
5. |
João Paulo Ramos, Ensino do Clarinete em Grupo: contributo para um programa do 1º grau do ensino articulado , 2013. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto (Orientador). |
6. |
Eliana Verissimo, Uma abordagem semiótica do conceito “imagem estética” de H. Neuhaus: Estudo de caso Scriabin vs Pessoa, 2011. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Sandra Cristina da Costa Santos. A Interdisciplinaridade: da Criac¸a~o ao Ensino da Obra Musical Contempora^nea, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
2. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Mário Aníbal Gonçalves Rego Cardoso. (Des)construc¸a~o Um Modelo Multidimensional de Educac¸a~o Auditiva, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
3. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Ana Cristina Gomes Antunes Bernardo. A Música da Câmara com Piano produzida em Portugal: a diversidade de influências na geração nascuda entre 1960/1970 e o seu
reflexo na interpretação, 2014. Tese (Doutor em Música e Musicologia) - Universidade de Évora. |
4. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Ana Sofia Vieira. ESTUDIO DE LA ACTIVIDAD MUSICAL, COMPOSITIVA Y CRÍTICA DE FRANCINE BENOIT, 2011. Tese (DEPARTAMENTO DE DIDÁCTICA DE LA EXPRESIÓN MUSICAL, PLÁSTICA Y CORPORAL) - Universidad de Salamanca. |
1. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de João Filipe Terleira de Sá Ferreira. Relação entre parâmetros subjectivos da voz cantada com fenómenos acústicos objectivos, 2012. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
2. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Eduardo António Magalhães da Mota Rocha. O ensino de piano em grupo_ contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no ensino vocacional da música para
os 1o e 2o graus, 2012. Dissertação (Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto. |
3. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Jonathan Jay Byrnes. "How and Why to play the music of the Baroque period on the Saxophone" , 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
4. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Pedro Miguel Silva. "Da criação musical à prática interpretativa: um diálogo ao encontro da inovação estética e artística do fagote em Portugal"
, 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
5. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Rui Martins da Cruz. "A Dimensão Crítica na Interpretação Musical", 2010. Dissertação (Música - Interpretação Artística) - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. |
6. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Maria Luísa Caiano. Memorização em Pianistas, 2009. Dissertação (Performance Musical) - Universidade Católica Portuguesa - Porto. |
7. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Maria Rosa Gondar. “As raízes nacionais na 54 metodologia russa de ensino do piano: um contributo para a busca de uma nova pedagogia em Portugal”., 2008. Dissertação (Instituto Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
8. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de João Paulo Mota Teixeira. O álbum Caleidoscópio de Sérgio Azevedo Contributos para a pedagogia do piano, 2006. Dissertação (Instituto Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |
Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability |
1. |
Lourenço, Sofia. Participação no júri de Isolda Crespi. Provas de Creditação Pedagógica, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica em Ciências da Educação - Música) - Universidade Católica Portuguesa - Porto. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concursos de aquisição Aquisition concourse |
1. |
Lourenço, Sofia. Concurso Internacional Jovens Músicos , 2009. Atribuição bolsas de estudo a estudantes de mérito do Ensino Superior das Artes (Música) em 6 países Europeus. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Comissão Avaliação de Desempenho Docente, 2011. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Lourenço, Sofia. Citar Journal , de 2012/12/29 até 2013/03/29, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: Catolica editora.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
28 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
2 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
18 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
17 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
4 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
4 |
Produção técnica Technical production |
4 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
4 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
26 |
Dados complementares (Additional data) |
46 |
Orientações Orientations |
30 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
13 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
1 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
1411
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
12-09-2015
às
17:48:28
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|