Curriculum Vitae

Maria Sofia Seabra Pereira Cabral Menéres

Data da última atualização »Last update : 26/06/2014


Maria Sofia Seabra Pereira Cabral Menéres. É Assistente - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Possui 14 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 8 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0585160456765062


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Sofia Seabra Pereira Cabral Menéres
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Menéres, S.
Categoria profissional
Position
Assistente
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
R Jardim do Tabaco, 44
1149-041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811750
Correio electrónico: smeneres@ispa.pt
Homepage: www.ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2014 Doutoramento
Phd
Psicologia do Desenvolvimento (4 anos » years) .
Simon Fraser University, Canadá.
Com o tipo » With the type: Reconhecimento » Acknowledgement.

2001-2003 Mestrado
Master degree
Psicologia do Desenvolvimento (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1990-1996 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia Educacional (5 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Out/2010-Actual Assistente
Out/1999-Set/2002 Assistente Estagiário

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Out/2006-Set/2010 Bolseira de Doutoramento





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem).

Reading
Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2006 Bolsa de Doutoramento, FCT.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Menéres, S.; Lourenço, O.. 2004. "Significado moral e cognitivo do fenómeno do vitimizador feliz: um estudo exploratório em crianças de 6-7 anos", Psicologia, Educação e Cultura 8, 2: 427 - 445.
2. Menéres, S.; Pimentel, J.. 2003. "The development of children with Down syndrome: The influence of maternal adaptation, mother-child interaction and early forms of support.", European Journal of Special Needs Education 18, 2: 209 - 225.
3. Menéres, S.; Pimentel, J.. 2003. "Um estudo longitudinal de quatro crianças com síndrome de down: Análise dos efeitos da adaptação das mães, das interacções mãe-criança e das formas de apoio precoce no desenvolvimento das crianças", Psicologia 18, 1: 81 - 108.
4. Menéres, S.; Castelo-Branco, J.; Frazão, P.. 2002. "Teorias da mente: passado, presente e futuro.", Psicologia, Educação e Cultura 5, 2: 367 - 397.
5. Menéres, S.; Peixoto, F.. 1997. "Interacções sociais e aprendizagem: A influência do estatuto do par nas dinâmcias interactivas e nos procedimentos de resolução.", Análise Psicológica 2, 15: 296 - 281.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Menéres, S.. Emoções, raciocionio moral e comportamento,A ciência que por cá se faz,Lisboa,2012 (Comunicação).
2. Menéres, S.. Moralidade: Um assunto da razão ou ou assunto da emoção?,Primeiro Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).
3. Menéres, S.; Lourenço, O.. Desenvolvimento moral,Primeiro Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Simpósio).
4. Menéres, S.; Bibok, M.; Carpendale, J.. Children’s Understanding of Emotions in Victimization, Pro-Social, and Egotistic Situations,SRCD Biennal Meeting,Denver - Colorado,2009 (Poster).
5. Menéres, S.; Bibok, M.; Carpendale, J.. Children’s understanding of situational determinants of others’ emotional states in victimization, pro-social, and egotistic situations,39th Annual Meeting: Development at risk: Typical and atypical developmental pathways. ,Park City, Utah,2009 (Poster).
6. Menéres, S.; Bibok, M.. Do children’s emotional attributions actually require coordination of victim and victimizer perspectives?,38th Annual Meeting: Adolescent development: Challenges and opportunities.,Quebec City,2008 (Comunicação).
7. Menéres, S.; Bibok, M.; Carpendale, J.. Moral Development and emotional attributions: Examining the relations between empathy, moral identity, social action, and moral reasoning.,38th Annual Meeting: Adolescent development: Challenges and opportunities. ,Quebec City,2008 (Simpósio).
8. Menéres, S.; Susswein, N.. Top 5 conceptual questions in moral-cognitive neuroscience,38th Annual Meeting: Developmental Social Cognitive Neuroscience. ,Amesterdão,2007 (Poster).
9. Menéres, S.; Pimentel, J.. Um estudo longitudinal de quatro crianças com síndrome de Down, V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Fundação Calouste Gulbenkian,Lisboa,2003 (Comunicação).
10. Menéres, S.; Lourenço, O.. Understanding the Moral and Cognitive meaning of ther Happy Victimizer phenomenon.,XXVI Course avancé: Faits, norms et dévelopment humnain,Genève,2003 (Poster).
11. Menéres, S.. O fenómeno do vitimizador feliz: o papel do desenvolvimento cognitivo e moral na atribuição de emoções em crianças de 6-7 anos.,Encontro de Estudantes de Mestrado,Braga,2002 (Comunicação).
12. Menéres, S.; Pimentel, J.. The development of children with Down syndrome: the influence of maternal adaptation, mother-child interaction and early support. International Society for the Study of Behavioral Development,International Society for the Study of Behavioral Development, Biennal Meeting,Canada,2002 (Poster).
13. Menéres, S.. Efeito da percepção da competência do par na dinâmica interactiva e nos procedimentos de resolução. ,Colóquio de Psicologia Educacional,Lisboa,1997 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Menéres, S.; Lourenço, O.. Desenvolvimento moral: Relações entre cognição e acção moral.,2011 (Oficina / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Patricia Soares, Cada um tem aquilo que merece? Relação entre a crença num mundo justo, o otimismo e o locus de controlo em indíviduos em reclusão e em estudantes universitários., 2012. Dissertação (Psicocriminologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
2. Ana Filipa Sousa Pais, Burnout e actividades face á reclusão em guardas prisionais., 2012. Dissertação (Psicocriminologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
3. Rita Costa, Julgamento, expetativas emocionais e ação koral: Que relação, que consitência?, 2012. Dissertação (Psicocriminologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
4. Miguel Venâncio, Condenados: Entre a comunidade e a reclusão, 2011. Dissertação (Psicocriminologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
5. Vincent Guerreiro, Desenvolvimento moral: Relações entre consitência do raciocínio moral, atrubuição de emoções e acção moral., 2011. Dissertação (Psicocriminologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Concluídas
Completed
1. Inês Peceguina, Agressividade, cognição social e estatuto sóciométrico em crianças de idade pré-escolar, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador).
Tese calssificada com 20 valores.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
5

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5

Total
Produção técnica
Technical production
14

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
14

Total
Dados complementares
(Additional data)
6

Orientações
Orientations
6


Visualizações do curriculum [ 1073 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 12-09-2015 às 20:50:45
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis