Maria do Céu Aguiar Barbieri de Figueiredo
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Data da última atualização
»Last update
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04/06/2015 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria do Céu Aguiar Barbieri de Figueiredo |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Barbieri-Figueiredo, MC |
Categoria profissional
Position |
Professor Coordenador |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Médicas-Ciências da Saúde.
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Endereço profissional
Professional address |
Escola Superior de Enfermagem do Porto Enfermagem: disciplina & profissão Rua Dr. António Bernardino de Almeida Porto 4200-072 Porto Portugal Telefone: (+351)225073500Extensão: 183 Fax: (+351)225096337 Correio electrónico: ceubarbieri@esenf.pt Homepage: http://portal.esenf.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1998-2004 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Ciências de Enfermagem.
Universidade do Porto,
Portugal.
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1991-1992 |
Mestrado Master degree |
MSc Nursing and Education
(1 anos » years)
.
University of Edinburgh,
Reino Unido. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade do Porto. Com o tipo » With the type:
Equivalência » Equivalence.
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1983-1985 |
Licenciatura Licentiate degree |
Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
(2 anos » years)
.
Escola de Enfermagem Pôs Básica do Porto,
Portugal.
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1977-1979 |
Bacharelato Bachelor degree |
Curso de Enfermagem Geral
(3 anos » years)
.
Escola de Enfermagem Pôs Básica do Porto,
Portugal.
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Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Escola Superior de Enfermagem do Porto |
Jan/2007-Actual |
Professor Coordenador |
Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto |
Out/1999-Dez/2006 |
Professor Coordenador |
Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto |
Abr/1990-Out/1999 |
Professor Adjunto |
Escola de Enfermagem de Viana do Castelo |
Mar/1988-Abr/1990 |
Outra Situação |
Escola de Enfermagem Pôs Básica do Porto |
Jul/1986-Mar/1988 |
Outra Situação |
Mar/1983-Jul/1986 |
Enfermeiro |
Hospital Pediátrico de Coimbra |
Jan/1980-Mar/1983 |
Enfermeiro |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Escola Superior de Enfermagem do Porto |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Escola Superior de Enfermagem do Porto |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Transições Saúde/Doença (MEMC)(Regente)
- Transições Saúde/Doença (MEMC)(Docente)
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Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Prática Baseada na Evidência (CPGEA)(Regente)
- Prática Baseada na Evidência (CPGEA)(Docente)
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Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Introdução à Enfermagem (CLE)(Docente)
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Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Introdução à Prática Clinica I (CLE)(Docente)
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Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Teoria das Transições (CLE)(Regente)
- Teoria das Transições (CLE)(Docente)
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Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Processos Familiares e Comunitários(Regente)
- Processos Familiares e Comunitários(Docente)
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Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Enfermagem Avançada (CLE)(Regente)
- Enfermagem Avançada (CLE)(Docente)
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Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Processos de Informar (CLE)(Docente)
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Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) |
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2. |
Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família |
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Objectivos»Goals:
Apoiar a investigação em enfermagem de família, com recurso a quadros conceptuais e metodológicos diversos.
Estabelecer parcerias internacionais para o desenvolvimento da enfermagem de família.
Contribuir para a formação avançadas dos enfermeiros para o cuidado de enfermagem à família
.
Domínio Científico:
Ciências Médicas / Área Científica:
Ciências da Saúde.
Palavras-chave:
Enfermagem de família; Avaliação Familiar; Intervenção Familiar; Formação.
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Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2012-2013 Adaptação e resiliência em famílias de crianças com Síndrome de Down-Adaptation and resiliency in families of children with Down Syndrome |
Referência do projeto»Project reference: UCPEDPFAM01.
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2011-2013 Family Health Nursing in European Communities-Family Health Nursing in European Communities |
Referência do projeto»Project reference: 518233-LLP-1-2011-1-UK-ERASMUS. Erasmus Multilateral Projects
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2009-2012 Atitudes, Concepções e Práticas dos Enfermeiros na Prestação de Cuidados às Famílias em Cuidados de Saúde Primários.-Attitudes, Conceptualization and Practice of Nurses working with families in Primary Health Care |
Referência do projeto»Project reference: UCPEDPFAM04.
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Participação como Investigador Participation as Researcher |
2014-2016 Representações, famílias e modelos intervenção em saúde |
Referência do projeto»Project reference: RFMIS.
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Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 |
Melhor Comunicação livre,
Ordem dos Enfermeiros.
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Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2011 - Actual |
International Family Nursing Association (IFNA), Membro fundador.
Integra o Practice Committee e Awards Committee.
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Out/1998 - Actual |
Ordem dos Enfermeiros, Membro.
Vogal Conselho de Enfermagem Secção Regional do Norte.
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Out/2008 - Out/2013 |
European Federation Of Nurse Educators (FINE), Membro do Conselho Diretivo.
Secretária.
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Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
França, Ana P; Figueiredo, maria C. A. b.; Ferreira, Maria M. R. S; Carvalho, António L. R. F.; Pinto, Cãndida A; Lima, Lígia M. M; Cruz, Sandra S. S. M. S; Sousa, Paula C. M. M.. eds. 2014. Jornadas do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria – Livro de resumos ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-98443-2-2. Porto: ESEP.
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2. |
Carvalho, J.C.; Barbieri-Figueiredo, M.; Fernandes, I.; Vilar, A.; Andrade, L.; Santos, M.; Figueiredo, M.; Martinho, J.; Martins, M.; Oliveira, P.. eds. 2012. Transferibilidade do conhecimento em enfermagem de família ed. 1, ISBN: 978-989-96103-6-1. Porto: Escola SUperior de Enferamagem do Porto.
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3. |
Figueiredo, Maria C. B; Martins, Maria M; Figueiredo, Maria H; Martinho, Júlia; Andrade, Luisa; Oliveira, Palmira; Fernandes, Henriqueta I. V. M; Vilar, Ana I; Santos, Margarida R; Carvalho, José C. eds. 2010. Redes de conhecimento em Enfermagem de Família ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-96103-3-0. Porto: Escola Superior de Enfermagem do Porto - Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família.
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4. |
Figueiredo, Maria C. B; Martins, Maria M; Figueiredo, Maria H; Martinho, Júlia; Andrade, Luisa; Oliveira, Palmira; Fernandes, Henriqueta I. V. M; Vilar, Ana I; Carvalho, José C; Santos, Margarida R. eds. 2009. Da investigação à prática de enfermagem de família ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-96103-2-3. Porto: Escola Superior de Enfermagem do Porto - Linha de Investigação de Enfermagem de Família.
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Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Barbieri-Figueiredo, MC; Fassarela, Cintia; Silva, Maria J. R.; Vilar, Ana I; Andrade, Luisa; Araújo, Cláudia. 2015. ENFERMAGEM DE FAMÍLIA: um olhar sobre a organização dos cuidados na Atenção Primária à Saúde em Portugal e no Brasil . In Cuidado em Enfermagem e Saúde: diversidades e complexidades, ed. FRANCISCA GEORGINA MACEDO DE SOUSA DIRCE STEIN BACKES, 214 - 232. . Florianópolis: Editora Papa-Livros. |
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2. |
Martins, Maria M; Martinho, Júlia; Carvalho, JC; Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC. 2012. Enfermagem e Famílias: conceções e práticas dos enfermeiros em unidades de internamento. In Transferibilidade do conhecimento em Enfermagem de Família . Knowledge transferability in Family Nursing, 44 - 54. ISBN: 978-989-96103-6-1. Porto: Escola Superior de Enfermagem do Porto.
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3. |
Figueiredo, Maria C. B. -; Ferreira, Margarida R. S; Andrade, Luísa M. C; Vilar, Ana I. S. P; Martinho, Maria J. C. M; Fernandes, Henriqueta I. V. 2012. Atitudes, Conceções e Práticas dos Enfermeiros na Prestação dos Cuidados às Famílias em Cuidados de Saúde Primários. In Transferibilidade do Conhecimento em Enfermagem de Família, ed. Carvalho, JC., 36 - 43. ISBN: 978-989-96103-6-1. Porto: ESEP.
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4. |
Oliveira, Palmira C. M.; Martins, Manuela; Barbieri-Figueiredo, M.; Figueiredo, M.ª H; Andrade, Luísa M; Martinho, Júlia. 2011. Ensino de Enfermagem à Família nos cursos de Enfermagem – experiência portuguesa.. In Enfermagem à Família, Dimensões e Perspectivas , ed. Elsen, I.; Souza, A. & Marcon, S. , 229 - 234. . Maringá: Editora da Unviersidade Estadual de Maringá. |
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5. |
Martins, Maria M; Martinho, Júlia; Santos, Margarida R; Figueiredo, Maria C. B; Oliveira, Palmira; Fernandes, Henriqueta I. V. M; Vilar, Ana I; Figueiredo, Maria H; Andrade, Luisa; Carvalho, José C. 2010. Enfermagem de família: atitudes dos enfermeiros face à família - estudo comparativo nos CSP e no Hospital. In Redes de Conhecimento em Enfermagem de Família, 20 - 33. ISBN: 978-989-96103-3-0. Porto: Escola Superior de Enfermagem do Porto - Núcleo de Investigação em Enfermagem de Família.
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6. |
Oliveira, Palmira C. M.; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana; Figueiredo, M.ª H; Ferreira, Margarida; Andrade, Luisa M. C; Barbieri-Figueiredo, M.; Carvalho, José; Martins, Manuela; Martinho, Júlia. 2009. Atitudes dos enfermeiros face à família nos CSP: Validação da escala IFCE-AE. In Da investigação à prática de Enfermagem de Família, 34 - 48. ISBN: 978-989-96103-3-0. Porto: Escola Superior de Enfermagem do Porto.
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Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Ribeiro, Catarina; Moura, Cristina; Sequeira, Catarina; Barbieri, Maria; Erdmann, Alacoque. 2015. "Parents’ and nurses’ perceptions of Nursing care in neonatology – an integrative review", Revista de Enfermagem Referência 14, Nº 4: 137 - 146.
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2. |
Pereira, Rui P. G; Guerra, Ana C. P; Cardoso, Maria J. S. P. O; Santos, Alzira T. V. M. F; Figueiredo, Maria C. A. B.; Carneiro, António C. V. 2015. "Validation of the Portuguese version of the Evidence-Based Practice Questionnaire", Revista Latino-Americana de Enfermagem 23, 2: 345 - 351.
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3. |
Martins, Cristina; Abreu, Wilson; Barbieri-Figueiredo, MC. 2015. "O sofrimento do regresso ao trabalho após a licença parental", Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, 2: 69 - 77.
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4. |
Monteiro, Amélia; Monteiro, Arminda; Carlos Nelas, J; Figueiredo, Maria C. A. B.; Cruz, Sandra. 2015. "Les soins infirmiers pédiatriques au Portugal", Cahiers de la Puéricultrice 52, 287: 29 - 32.
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5. |
Pinto, Sara; Martins, José C; Barbieri-Figueiredo, Maria C. 2014. "Investigación en cuidados paliativos y Enfermería: revisión sistemática sobre el estado del arte en Portugal", Index de Enfermería 23, 3: 178 - 182.
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6. |
Dury, C.; Hall, C.; Danan, J-L.; Mondoux, J.; Aguiar Barbieri-Figueiredo, M; Costa, M.A.M.; Debout, C.. 2014. "Specialist nurse in Europe: education, regulation and role", International Nursing Review 61, 4: 454 - 462.
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7. |
Baggio, Maria A; Rodrigues, Manuel A; Erdmann, Alacoque L; Figueiredo, Maria C. A. B; Vieira, Margarida M. S. 2014. "Production of nursing thesis and dissertations in portugal, 2000-2010: a bibliometric study", Texto & Contexto - Enfermagem 23, 2: 250 - 260.
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8. |
Oliveira, Cláudia; Araújo, Beatriz; Rodrigues, Vitor; Barbieri-Figueiredo, M.C.. 2014. "Adaptation and validation of the Inventory of Family Protective Factors for the Portuguese culture", Revista Latino-Americana de Enfermagem 22, 6: 1 - 10. |
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9. |
Martins, Cristina; Abreu, Wilson; Barbieri Figueiredo, M. C. 2014. "Tornar-se pai e mãe: um papel socialmente construído", Referência, 11: 121 - 131.
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10. |
Crespo, Sandrina; Rodrigues, Rafael; Vicente, Corália; Amendoeira, José; Barbieri-Figueiredo, MC. 2014. "Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural: Análise segundo o Método Sintético de McEwen e Wills", Revista da UIIPS 2, 5: 128 - 145. |
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11. |
Santos, Catia Q; Figueiredo, Maria C. B. 2013. "Experiências dos familiares no processo de adaptação à doença oncológica na criança", Revista de Enfermagem Referência 2013, 9: 55 - 65.
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12. |
Marote, Ana S. F; Pinto, Carla A; Vieira, Marlene R; Barbiéri-Figueiredo, Maria C. A; Pedrosa, Pedro M. N. 2012. "Children as carers: an integrative review", Revista Latino-Americana de Enfermagem 20, 6: 1196 - 1205.
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13. |
Freitas, Otília; Figueiredo, Maria C. A. B.. 2012. "Stress e Massagem Neonatal: Efeitos da massagem no stress do recém-nascido pré-termo", Pensar Enfermagem 16, 1: 55 - 79. |
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14. |
Fernandes, Henriqueta I. V. M; Rolim, Karla M. C; Figueiredo, Maria C. B. 2011. "O significado do cuidar humanizado: vivências ensino-aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura", Enfermagem em Foco 4, 2: 239 - 244.
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15. |
Graça, Luís C. C.; Figueiredo, Maria C. B; Conceição, Maria T. C. C. 2011. "Contributions of the nursing intervention in primary healthcare for the promotion of breastfeeding", Revista Latino-Americana de Enfermagem 19, 2: 429 - 436.
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16. |
Barbieri - F. M. C. 2011. "Enfermería de Familia en Portugal: un camino en desarollo", Revista Iberoamericana de Enfermeria Comunitaria 4, 2: 45 - 48. |
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17. |
Cerqueira, Maria C; Barbieri-Figueiredo, M. C. 2011. "A pessoa que vive a experiência de cuidar de um filho com câncer", Revista da Sociedade Brasileira de Enfermagem Pediátrica 11, 1: 25 - 32. |
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18. |
Oliveira, Palmira C. M; Fernandes, Henriqueta I. V; Vilar, Ana I. S. P; Figueiredo, Maria H. J. S; Ferreira, Maria M. S. R. S; Martinho, Maria J. C. M; Figueiredo, Maria C. A. B; Andrade, Luísa M. C; Carvalho, José C. M.; Martins, Maria M. F. P. S. 2011. "Attitudes of nurses towards families: validation of the scale Families' Importance in Nursing Care--Nurses Attitudes", Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, 6: 1331 - 1337.
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19. |
Freitas, Otília; Lopes, E; Figueiredo, Maria C. B; Cunha, Octávio. 2010. "Efeitos da massagem no ganho ponderal do recém-nascido pré-termo", Revista de Enfermagem Referência 3, 1: 39 - 52. |
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20. |
Freitas, Otília; Lopes, E; Figueiredo, Maria C. B; Cunha, Octávio. 2010. "Massagem no recém-nascido prétermo: é um cuidado de enfermagem seguro? ", Revista Portuguesa de Saúde Pública 18, 2: 187 - 198. |
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21. |
Sousa, Francisca G. M.; Figueiredo, Maria C. A. B.; Erdmann, Alacoque L. 2010. "Instrumentos para avaliação e intervenção na família: um estudo descritivo", Revista Pesquisa em Saúde 11, 1: 60 - 63. |
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22. |
Teixeira, Esmeralda; Barbieri, Maria C. 2009. "A experiência da criança no perioperatório de cirurgia programada", Revista Referência 2, 9: 7 - 14. |
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Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Cabral, Jocelina; Carvalho, Fernanda; Barbieri - F. M. C. 2014. "O enfermeiro e a preparação do regresso a casa da criança, após cirurgia cardíaca", Trabalho apresentado em I Jornadas do Mestrado em enfermagem de Saude Infantil e Pediatria, In I JORNADAS DO MESTRADO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE INFANTIL E PEDIATRIA: LIVRO DE RESUMOS , Porto. |
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2. |
Araujo, Denise; Carvalho, Fernanda; Barbieri - F. M. C. 2014. "Evidencia sobre a utilização da chupeta na prevenção da morte súbita do lactente no 1º ano de vida", Trabalho apresentado em I Jornadas do Mestrado em enfermagem de Saude Infantil e Pediatria, In I JORNADAS DO MESTRADO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE INFANTIL E PEDIATRIA: LIVRO DE RESUMOS , Porto. |
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3. |
Pereira, R; Guerra, A; Peixoto, MJ; Martins, T; Barbieri, MC; Carneiro, A V. 2014. "Portuguese Version of the Clinical Effectiveness and Evidence Based Practice Questionnaire", Trabalho apresentado em 2and World Congress of Health Research, In Atención Primaria, Viseu. |
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4. |
Pereira, R; Martins, A; Peixoto, MJ; Martins, T; Barbieri, MC; Carneiro, A V. 2014. "Evidence Based Nursing Practice: One Exploratory Study Between Different Care Settings", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Virtual - IX Reunión Internacional de EBE Enfermería Basada en la Evidencia, In Atención Primaria, Viseu. |
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5. |
Cerqueira, Carla; Barbieri-Figueiredo, Maria C; Pereira, Filipe. 2014. "Transicional experience of caring for a child with cancer: patterns of response", Trabalho apresentado em 10TH CONFERENCE OF THE GLOBAL NETWORK OF WHO COLLABORATING CENTRES FOR NURSING AND MIDWIFERY, In Revista de Enfermagem Referência, Coimbra. |
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6. |
Guerra, A; Barbieri-Figueiredo, MC; Carneiro, A V. 2014. "Desenvolvimento, implementação e avaliação de um guia de boas práticas para a prevenção da broncoaspiração", Trabalho apresentado em X Conferência da da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS, In Suplemento ATAS- IV Congresso de Investigação em Enfermagem e X Conferência da da Rede Global dos Centros Colaboradores da
OMS, Coimbra. |
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7. |
Fassarela, Cintia; Barbieri-Figueiredo, MC; Silva, Lolita D.. 2014. "Doutoramento em Co-tutela Internacional em Ciências de Enfermagem: Universidade do porto e Universidade do Estado do Rio de
Janeiro", Trabalho apresentado em X Conferência da da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS, In Suplemento ATAS- IV Congresso de Investigação em Enfermagem e X Conferência da da Rede Global dos Centros Colaboradores da
OMS, Coimbra. |
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8. |
Barbieri-Figueiredo, MC; Vicente, Corália; Martins, Maria M. 2014. "Post graduation in Nursing education: two decades of nursing knowledge development", Trabalho apresentado em X Conferência da da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS, In Revista de Enfermagem Referencia, Coimbra. |
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9. |
Fassarela, Cintia; Barbieri-Figueiredo, MC; Silva, Lolita D.. 2014. "Instruments for measuring patient safety culture in nursing", Trabalho apresentado em 2nd IP Leiria International Health Congress Challenges & Innovations in Health, In Revista Saúde Pública, Leiria. |
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10. |
Rodrigues, Sofia I. B; Nené, Manuela; Barbieri-Figueiredo, MC. 2014. "Cuidado perineal intraparto: fatores históricos determinantes", Trabalho apresentado em X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS, In Suplemento ATAS- IV Congresso de Investigação em Enfermagem e X Conferência da da Rede Global dos Centros Colaboradores da
OMS, Coimbra. |
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11. |
Cerqueira, Carla; Barbieri, Maria C; Pereira, Filipe. 2013. "Mantener la familia en equilibrio cuando se cuida de un niño con cáncer - una perspectiva desde la persona que cuida", Trabalho apresentado em XVII Encuentro Internacional de Investigación en Cuidados, In Libro de Ponencias, Lleida. |
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12. |
Carvalho, Fernanda; Barbieri - F. M. C. 2013. "Translation and cultural adaptation to Portuguese of "Leuven Knowledge Questionnaire for Congenital Heart Disease"", Trabalho apresentado em I World Congress of children and youth health behaviors / IV National Congress on Health Education, In Atención Primaria , Viseu.
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13. |
Martins, Matilde; Barbieri - F. M. C; Correia, Teresa. 2012. "Acidentes de trabalho com material perfuro-cortante nos", Trabalho apresentado em III Congresso Congresso de Investigação em Enfermagem, In Atas III Congresso Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero Americano e de Países deLingua Oficial Portuguesa, Coimbra. |
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14. |
Alves, Maria A; Barbieri - F. M. C. 2012. "Atitudes dos enfermeiros face à família e sua perceção sobre a vulnerabilidade da família – contexto pediátrico", Trabalho apresentado em III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero Americano e de Países de Lingua Oficial Portuguesa, In Atas do III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero Americano e de Países de Lingua Oficial Portuguesa, Coimbra. |
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15. |
Cerqueira, Carla; Barbieri, Maria C. 2012. "La Teoria de las Transiciones de Meleis en el análisis de la experiencia de cuidar un niño con cáncer", Trabalho apresentado em XVI Encuentro Internacional de Investigación en Cuidados, In Libro de ponencias , Cartagena. |
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16. |
Pestana, Cristina B. C. F; Barbieri-Figueiredo, M. C. 2011. "The family qualitative interview: analysis of an experience", Trabalho apresentado em 10th International Family Nursing Conference, In 10th International family Nursing Conference. Final Program and Abstracts, kyoto. |
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17. |
Carvalho, Fernanda; Cabral, Jocelina; Barbieri - F. M. C. 2011. "Qualidade de vida da criança com cardiopatia congénita: Que instrumentos de avaliação?", Trabalho apresentado em V Congresso Saude e Qualidade de Vida , In Saude e Qualidade de Vida: uma meta a atingir, Porto. |
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18. |
Baggio, Maria A; Rodrigues, Manuel A; Figueiredo, Maria C. A. B.; Vieira, Margarida; Erdmann, Alacoque L. 2011. "Estudo biliométrico de dissertações e teses da Enfermagem Portuguesa", Trabalho apresentado em XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem da ALADEFE, In Revista Referência, Coimbra. |
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19. |
C., Fernandes; Martins, Manuela; Gomes, Barbara; Martinho, Maria J. C. M; Barbiéri, Maria C; Angelo, M.. 2011. "Un Juego como estratégia para enseñar enfermeria de la familia", Trabalho apresentado em XV Encuentro internacional de Investigación en cuidados, In XV Encuentro de investigación en cuidados:libro de ponencias, Madrid.
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20. |
Freire, R. M. A; Martins, Teresa; Barbiéri, Maria C. 2011. "Modelos conceptuales de la enfermería en el abordaje de los cuidadores familiares: una revisión sistemática ", Trabalho apresentado em XV Encuentro Internacional de Investigación en Cuidados , In Libro de Ponências , Madrid. |
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21. |
Martinho, J.; Carvalho, J.C.; Macedo-Alves, C.; Barbieri-Figueiredo, M.; Andrade, L.; Angelo, M.; Fernandes, I.. 2011. "La gestión de conflitos y la actitud de las enfermeras hacia la familia", Trabalho apresentado em XV Encuentro Internacional de Investigación en Cuidados, In Livro de Ponencias, Madrid. |
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22. |
Martins, Manuela; Martinho, Júlia; Carvalho, J.C.; Macedo Alves, C; Barbieri-Figueiredo, M.; Oliveira, Palmira C. M.; Figueiredo, M.ª H; Vilar, Ana; Reis Santos F. M. 2011. "El estrés y las actitudes de las enfermeras hacia la familia", Trabalho apresentado em 15th Internacional Nursing Research Conference, In Book of abstracts 15th Internacional Nursing Research Conference, Madrid . |
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23. |
Fernandes, I.; Oliveira, P.; Vilar, A.; Santos, M. R; Figueiredo, M.; Martinho, J.; Andrade, L.; Carvalho, J.C.; Martins, M.. 2010. "Education Strategies and nurse’ attitudes towards family in nursing care", Trabalho apresentado em 8th European Conference of Nurse Educators, FINE, In Education Strategies and nurse’ attitudes towards family in nursing care, Lisboa. |
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24. |
Martinho, J.; Oliveira, P.; Fernandes, I.; Vilar, A.; Figueiredo, M.H.; Ferreira, M.; Barbieri, M.; Andrade, L.; Martins, M.M.. 2010. "Formación e actitudes de las enfermeras hacia las familias [Training and attitudes of nurses towards families]", Trabalho apresentado em XIV Encuentro Internacional de Investigación en Enfermería, In XIV Encuentro Internacional de Investigación en Enfermería, Instituto de Salud Carlos III Unidad de Coordenacion y desarrolo
de la investigación em enfermeria (Investén – isciii), Madrid. |
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25. |
Fernandes, I.; Oliveira, P.; Vilar, A.; Reis Santos, M; Figueiredo, M.; Martinho, J.; Andrade, L.; Carvalho, J.C.; Martins, M.. 2010. "Education in family nursing and nurses’ attitudes", Trabalho apresentado em 8th European Conference of Nurse Educators, FINE, In Education in family nursing and nurses’ attitudes, Lisboa. |
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26. |
Martinho, Maria J. C. M; Andrade, Luísa M; Barbiéri, Maria C. 2009. "Perspectivas de enfermagem de família em contexto hospitalar.", Trabalho apresentado em IV Congresso Saúde e Qualidade de Vida, In Saúde e Qualidade de Vida em Análise: Livro de actas, Porto. |
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27. |
Martins, Manuela; Figueiredo, M.ª C. B; Figueiredo, M.ª H; Martinho, Maria J. C. M; Andrade, Luísa M; Oliveira, Palmira. 2009. "Educating undergraduate nursing students to care for families", Trabalho apresentado em 9th International Family Nursing Conference, In 9th International Family Nursing Conference:From insight to intervention - the cutting edge of family nursing, Reykjavik. Comunicação oral. |
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28. |
Andrade, Luisa M. C; Martinho, Júlia; Barbieri, Maria. 2009. "Contextos de Aprendizagem de Enfermagem de Família no Ensino Clínico Hospitalar", Trabalho apresentado em IV Congresso Saúde e Qualidade de Vida, In Saúde e Qualidade de Vida em Análise, Porto.
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29. |
Martins, Manuela; Barbieri, Maria; Figueiredo, Maria; Martinho, Júlia; Andrade, Luisa M. C; Oliveira, Palmira. 2009. "Educating undergraduate nursing students to care families", Trabalho apresentado em 9th International Family Nursing Conference, In 9th International Family Nursing Conference. Final program and abstracts, Reykjavík. |
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30. |
Oliveira, Palmira C. M.; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana; Figueiredo, M.ª H; Barbieri-Figueiredo, M.. 2009. "Tradução, validação e adaptação cultural para Português da escala Families` Importance", Trabalho apresentado em II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, In Nursing Care-Nurses Attitudes (FINC-NA). II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua
Oficial Portuguesa, Coimbra. |
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31. |
Oliveira, Palmira C. M.; Ferreira, Margarida; Figueiredo, M.ª H; Vilar, Ana; Fernandes, Ilda; Barbieri-Figueiredo, M.; Andrade, Luisa M. C; Martinho, Júlia; Carvalho, José. 2009. "Family Importance Nursing Care- Nurses`s Attitudes (FINC_NA) – Portuguese Validation", Trabalho apresentado em XIII Encuentro Internacional de Investigación en Enfermería, In Libro de ponencias XIII Encuentro Internacional de Investigación en Enfermería, Alicante.
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32. |
Cruz, Márcia; Lima, Lígia; Reisinho, Conceição; Carvalho, Fernanda. 2009. "Adaptação do instrumento "School-age Children´s Self-reported Stress Symptoms" à população portuguesa", Trabalho apresentado em IV Congresso Saude e Qualidade de Vida, In IV Congresso Saude e Qualidade de Vida: livro de resumos, Porto. |
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33. |
Oliveira, Palmira C. M.; Andrade, Luisa M. C; Martins, Manuela; Barbieri-Figueiredo, M.; Figueiredo, M.ª H; Martinho, Júlia. 2008. "Formar para Cuidar a Família, na licenciatura em Enfermagem", Trabalho apresentado em I Congresso Orasi “Construindo Melhores Famílias, In Guia de Programação e Resumos I Congresso Orasi “Construindo Melhores Famílias, Porto. |
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34. |
Lima, Ligia; Lemos, Marina. 2008. "Concepções infantis sobre saúde e doença ", Trabalho apresentado em 6ª Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, In Psicologia: saúde & doenças, Porto. |
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35. |
Nunes, Lucília; Pereira, Helder; Rocha, Mara; Barbieri, Mª C. 2007. "Nursing Education in Portugal", Trabalho apresentado em Congresso International Council of Nurses, In Revista da Ordem dos Enfermeiros, Yokohama.
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Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Matilde, Martins; Barbieri, Maria C; Correia, Teresa. 2012. "Work-related accidents in hospital environment: associated factors", Trabalho apresentado em International Congress on Environmental Health 2012, In International Congress on Environmental Health 2012, Lisboa.
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2. |
Barbieri-Figueiredo, MC; Ferreira, Margarida; Andrade, Luisa M. C; Vilar, Ana; Martinho, Júlia; Fernandes, Ilda. 2012. "Atitudes, conceções e práticas dos enfermeiros na prestação de cuidados às famílias em Cuidados de Saúde Prmários", Trabalho apresentado em Transferibilidade do conhecimento em Enfermagem de Família, In Transferibilidade do conhecimento em Enfermagem de Família, Porto. |
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3. |
Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC. 2011. "O diálogo intersubjectivo no acto de aprender a cuidar", Trabalho apresentado em XI Conferência Iberoamericana de educação em enfermagem, In Actas de Comunicações da XI Conferência Iberoamericana de educação em enfermagem, Coimbra. A condição humana do estudante expressa-se no diálogo intersubjectivo que estabelece no confronto com o Outro, consigo próprio
e com o processo de viver. Este pensamento reflecte-se no acto de aprender quando este integra o estudante, como ser humano,
num processo facilitador da expressão do pensamento, uma prática pedagógica que ultrapassa a perspectiva tradicionalista.
Os objectivos: compreender o significado da vivência do diálogo intersubjectivo pelos estudantes na Unidade Curricular de
Enfermagem Pediátrica; identificar as estratégias pedagógicas que contribuíram para esse diálogo e relacionar os significados
e as estratégias pedagógicas na vivência desse diálogo.Estudo qualitativo de natureza fenomenológica fundamentado em Paterson
& Zderad (1976). Realizado em 2005- 2007, numa Escola Superior de Enfermagem de Portugal, do 3.º ano curricular, participaram
12 sujeitos significativos que realizaram reflexões individuais, diários de aprendizagem e portefólios na Unidade Curricular
de Enfermagem Pediátrica. Para a análise de conteúdo utilizaram-se os princípios propostos por Paterson & Zderad (1976) e
Van Manen (1979), com recurso ao programa QSR NVivo7. Aprender a cuidar, desde a componente teórica à prática, permite ao
estudante estabelecer um diálogo intersubjectivo com a vida, a partir das situações de aprendizagem que se organizaram em
função do quotidiano nas vivências de ser estudante, com a família/pais, com a criança, da prática clínica e do processo de
viver. Estas vivências têm origem nas situações de aprendizagem mediadas pelos produtos pedagógicos: reflexões individuais,
portefólio e dinâmicas de grupo, sustentadas nas estratégias pedagógicas baseadas no princípio da realidade. A reflexividade
transversal a essas estratégias transformaram o aprender a cuidar em mais do que uma troca de “coisas”. Esta vivência possibilita
um acto de aprender heterogéneo, onde interioriza o significado da humanização dos cuidados de enfermagem. |
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4. |
Martinho, J.; Oliveira, Palmira; Fernandes, I.; Vilar, Ana I; Figueiredo, Maria H; Ferreira, Maria M. S. R. S; Figueiredo, Maria C. B; Andrade, Luisa; Martins, Maria M. 2010. "Formación e actitudes de las enfermeras hacia las familias", Trabalho apresentado em 14th International Nursing Research Conference, In Conference book 14th International Nursing Research Conference, Burgos, Burgos. |
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5. |
Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC. 2010. "O cuidar no ensino de enfermagem pediátrica, uma experiência pedagógica", Trabalho apresentado em IV Jornadas de Professorado de Centros Universitários de Enfermeria: Avances en la formación e investigación enfermera. I
Jornadas Internacionales de Professorado de Enfermería, In I Jornadas Internacionales de Professorado de Enfermería, Valladollide. Resumo: A escola de enfermagem é um lugar de construção de saberes significativos para aprender a cuidar do Outro. É necessário,
criara um ambiente pedagógico favorecedor de um que o processo ensino-aprendizagem, baseado na partilha, respeito, confiança,
interesse, preocupação e apoio mútuos entre professor e estudante. Os quais forma entendidos como seres de cuidado em essência
reflectindo-se numa imagem projectada na solicitude, no cuidado e atenção para com o Outro, sendo necessário colocar “cuidado”
em toda a prática pedagógica, abrindo caminhos para o sensível, a empatia, o envolvimento consigo e com o Outro, tornando
esse momento construtor de responsabilidade. Desenvolvemos um estudo qualitativo e fenomenológico, com o fim de compreender
o significado de aprender a cuidar, sendo cuidado em pediatria na perspectiva do estudante, a partir da utilização de métodos
pedagógicos de desenvolvimento pessoal – dinâmicas de grupo – e o do espírito crítico – portfólio reflexivo, estudo de caso
– combinando materiais musicais, literários, o jogo simbólico entre outros. A informação recolhida foi: descrições narrativas
elaboradas pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, desde a componente teórica à prática clínica de pediatria.
A análise de conteúdo das descrições foi os pressupostos de Van Mannen (1997). Os resultados apontam as situações de aprendizagem
vividas como proporcionadoras de bem-estar e estar melhor, pela gestão das eventualidades da vida desencadeantes de estados
de stress e de tensão oriundos da Escola, Unidade Saúde Pediátrica e Ecologia Interna. Concluímos desta experiência pedagógica
vivida resultou num processo de reflexão na acção, evidenciando-se a produção artística na vertente lúdica, holística e conhecer-se
a si e ao outro e a conjugação dos métodos pedagógicos permitiram ao professor de enfermagem desenvolver o cuidar pedagógico
pelo diálogo reflexivo como proposta da Teoria Enfermagem Humanista de Paterson & Zderad (1976). .
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6. |
Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC. 2010. "Meaningful learning to care in complex contexts – the case of paediatric nursing", Trabalho apresentado em VIII FINE Conference, In Actas da VIII FINE Conference, Lisboa. The Humanistic Nursing Theory of Paterson & Zderad (1976) was used as a framework to help undergraduate students to develop
meaningful learning to care in peadiatric settings. A phenomenological study was undertaken with undergraduate nursing students
from a Nursing College in the North of Portugal. The aim of the study was to understand the meaning that undergraduate nursing
students attributed to care, when providing and receiving care in paediatric setting. The data comprised narrative descriptions
of the lived experience occurred during their lecture and clinical practice in paediatric nursing settings. It was analyzed
by a phenomenological method of inquiry. We developed a humanist educational project to encourage, articulate and describe
lived experiences of students, while in paediatric settings. Different teaching strategies and materials were used involving
scientific and intuitive knowledge that created an opportunity for students to learn the meaning of caring as a lived dialogue,
a human response permitting that each participant achieves well-being, more-being and a way to using their human potential.
The findings demonstrated the engagement of three contexts: self, paediatric wards and Nursing College and recognized that
Humanistic Nursing Theory proposes a paradigm shift in Nursing Education with consistency between education and nursing practice.
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7. |
Martins, Maria M; Figueiredo, MH; Vilar, AI; Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC; Oliveira, Palmira; Andrade, Luisa; Carvalho, JC; Martinho, Júlia. 2010. "Family Importance Nursing Care- Nurses' Attitudes (FINC_NA) – Portuguese Validation. ", Trabalho apresentado em 13 th International Nursing Research Conference, Instituto de Salud Carlos III Unidad de Coordenacion y desarrolo de la investigación
em enfermaria (Investén – isciii), In Acta da 13 th International Nursing Research Conference, Madrid. |
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8. |
Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC. 2010. "Human Caring Theory of Paterson and Zderad as a Framework to Care in Paediatric Nursing Education", Trabalho apresentado em 3rd International Nurse Education Conference "Nursing education in a global community: Collaboration and networking for the
future", In NETNEP 2010 - 3rd International Nurse Education Conference - Nursing education in a global community: Collaboration and
networking for the future, Sydney. Humanistic Nursing Theory of Paterson & Zderad as a framework to care in paediatric nursing education is founded in the idea
that is an intersubjective transactional relationship between teacher, nurse educator and student. We developed a phenomenological
study undertook with undergraduate nursing students. They are from a Nursing College in the North of Portugal. The data was
obtained from the written descriptions of the lived experience occurred during their lecture and clinical practice in paediatric
nursing setting. It was analysed with the students’ consent and using a descriptive, phenomenological method of inquiry. This
humanist educational project encourages students to articulate and describe their lived experiences in paediatric settings.
We were used different teaching strategies involved the objective and subjective knowledge and different teaching materials
harmoniously matched. The analysis of data creates an opportunity for students to learn the meaning of caring as a lived dialogue,
a human response permitting that each participant achieves well-being, more-being and a way to using their human potential.
This involves three contexts: the internal ecology of student, the paediatric wards and Nursing College. This research recognizes
that Humanistic Nursing Theory proposes a paradigm shift in Nursing Education with consistency between education and nursing
practice. .
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9. |
Andrade, Luisa M. C; Martinho, Júlia; Barbieri, Maria. 2009. "Contextos de aprendizagem de Enfermagem de Família no Ensino Clínico Hospitalar", Trabalho apresentado em IV Congresso Saúde e Qualidade de Vida, In Saúde e Qualidade de Vida em Análise, Porto.
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10. |
Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana; Figueiredo, Maria; Ferreira, Margarida; Andrade, Luisa M. C; Barbieri, Maria; Carvalho, José; Martinho, Júlia; Martins, Manuela. 2009. "Atitudes dos enfermeiros face à família no CSP: validação da escala IFCE-AE", Trabalho apresentado em Da Investigação à Prática de Enfermagem de Família, In Da Investigação à Prática de Enfermagem de Família. Livro de Actas, Porto. |
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11. |
Barbieri, Maria; Martins, Manuela; Figueiredo, Maria; Fernandes, Ilda; Martinho, Júlia; Andrade, Luisa M. C; Oliveira, Palmira. 2009. "Nursing and Families: nurses practices in Primary Health Care in North Region of Portugal", Trabalho apresentado em 9th International Family Nursing Conference., In 9th International Family Nursing Conference. Actas do congresso, Reykjavik. |
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12. |
Andrade, Luisa M. C; Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana; Barbieri, Maria; Figueiredo, Maria. 2009. "Tradução, validação e adaptação cultural para Português da escala Families` Importance In Nursing Care-Nurses Attitudes (FINC-NA)", Trabalho apresentado em II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero Americano e de Países de Lingua Oficial Portuguesa, In Referência, Coimbra. |
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13. |
Ferreira, Margarida; Vilar, Ana; Fernandes, Ilda; Barbieri, Maria; Figueiredo, Maria; Oliveira, Palmira; Andrade, Luisa M. C; Carvalho, José; Martinho, Júlia. 2009. "Family Importance Nursing Care- Nurses`s Attitudes (FINC_NA) –Portuguese Validation", Trabalho apresentado em 13 th International Nursing Research Conference, Instituto de Salud Carlos III Unidad de Coordenacion y desarrolo de la investigación
em enfermaria, In 13 th International Nursing Research Conference, Libro de Ponencias, Madrid. |
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14. |
Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana I; Figueiredo, M.ª H; Reis Santos, M; Andrade, Luísa M; Barbieri-Figueiredo, M.; Carvalho, J.C.; Martinho, Júlia; Martins, Manuela. 2009. "Atitudes dos enfermeiros face à família nos CSP: Validação da escala IFCE-AE", Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional Enfermagem de Família, In Da investigação à prática de Enfermagem de Família, Porto. |
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15. |
Fernandes, I; Sousa, FGM; Barbieri-Figueiredo, MC. 2009. "O olhar o corpo como alvo do cuidar no ensino de enfermagem", Trabalho apresentado em II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, In Referência, Coimbra. A teoria Enfermagem Humanista de Josephine Paterson e Loretta Zderad (1976) visa o desenvolvimento da teoria de cuidados
com base no estudo da existência e da realidade de enfermagem. Formulamos o olhar da prática pedagógica envolvendo transacções
intersubjectivas entre professor e estudante. Ensinar a cuidar centralizou-se em ajudar a aplicar eticamente os princípios
base da Enfermagem, com relevo para a honestidade científica; desenvolver a habilidade de “pensar por si” e o espírito crítico,
num ambiente pedagógico de compreensão do que a pessoa “é” e estabelecer com ela uma relação no aqui e no agora, para que
cada um alcance o bem-estar e o estar melhor. A prática pedagógica passou a reflectir o pensamento de Dewey, isto é, envolveu
a reflexão sobre a acção, a observação e a experiência de cada um dos participantes. Com esta experiência percebemos a centralidade
e transversalidade do corpo no ensino de enfermagem e questionamos: qual o significado do corpo ao longo da história do ensino
de enfermagem? E que implicações teve no desenvolvimento da profissão? Desenvolvemos um estudo reflexivo e filosófico, apoiando-nos
no pensamento de Maurice Merleau-Ponty e Edgar Morin que nos possibilitou sermos “professores-reflexivos” na complexidade
tecnológica, social e pedagógica. Procuramos compreender e alcançar a sensibilidade a partir da subjetividade do estudante
e da intersubjetividade do professor para o cuidar pedagógico na complexidade humana.Emergiu a construção de relações e interações
entre o pensamento filosófico e o ensino de enfermagem fundamentados nos pressupostos: do corpo-objecto, do corpo-carne vivido;
corporeidade; alteridade e dualidade. Hoje, na incerteza humana, a intersubjectividade do corpo emerge da relação entre o
mundo natural e do humano, enquanto a percepção envolve a co-existência e apreensão do outro e a sensibilidade no contacto
directo com e pelo outro. Ensinar-cuidando pode afirmar o valor e a integridade académica/social da enfermagem. |
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16. |
Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC. 2009. "O revelar do cuidar pedagógico em Pediatria", Trabalho apresentado em II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, In Referência, Coimbra. Na atualidade a prática de cuidados surge envolvida pelo avanço tecnológico, cientifico e de solicitações políticas, económicas
e sociais que parecem querer centralizar os cuidados de enfermagem no corpo doente, fragmentando-o, e por relações superficiais
e impessoais, parecendo que recuámos no tempo em que se relegou e anulou o indivíduo na sua dimensão humana. Na prática pedagógica
emerge a percepção que o “bem-estar” e o “estar melhor” do estudante varia em função do momento, situação, circunstâncias
da aprendizagem, as eventualidades da vida e do modelo pedagógico expresso e oculto. Emergiu a questão: quais os significados
de aprender a cuidar, sendo cuidado para o estudante da licenciatura? Pretendemos compreender o fenómeno de aprender a cuidar,
sendo cuidado na perspectiva do estudante no ensino clínico de enfermagem pediátrica. Este estudo de natureza qualitativa,
fenomenológica, baseado em Paterson e Zderad (1976) e van Manen (1997) alicerçou-se na análise das descrições significativas
(100) de estudantes em ensino clínico de enfermagem pediátrica. Os resultados surgiram num processo interactivo e dinâmico
entre o cuidado expresso na representação do Outro, na acção, na realidade pediátrica percepcionada, nas experiências de aprendizagens
anteriores e nas manifestações do Eu, emergentes da análise das descrições e do modelo didáctico fenomenológica e existencialista
emergente pela autenticidade da relação interpessoal, pelo desenvolvimento da habilidade de “pensar” por si, do “espírito
crítico” e da criação padrões de honestidade científica. A auto-reflexão da trilogia profissional - aprender, cuidar e ensinar
- constituíram o inicio da transformação da prática pedagógica.O cuidar pedagógico nas situações de aprendizagem nesse ambiente
proporcionou “bem-estar” e “estar melhor” aos estudantes. |
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17. |
Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC. 2009. "Conto Infantil: Uma Vereda para a Qualidade do Aprender a Cuidar em Enfermagem", Trabalho apresentado em IV Congresso Saúde e Qualidade de Vida, In Livro de resumos: IV Congresso Saúde e Qualidade de Vida, Porto. A literatura é a expressão da metáfora da vida e do homem e da sua ligação mais significativa ao mundo. A leitura do conto
infantil proporciona a reflexão que se corporaliza na história, possibilita ao estudante tornar-se um experimentador do texto,
oferece-lhe um espaço plural e aberto para viajar no universo de entes, coisas, posturas, gestos, encaminhando-o para o que
está encoberto ou ausente do consciente. No conto infantil procuramos pela estrutura discursiva, facultar e extrapolar do
universo concreto para submergir na construção do imaginário do cuidar-cuidando em pediatria, proporcionando aos estudantes
múltiplos olhares sobre o cuidar. A partir desta ideia contextualizamos o conto infantil (e.g. O pássaro da alma, A operação
de Lili) em dinâmicas de grupo com a finalidade do estudante compreender o acto de cuidar em pediatria na dialéctica da relação
intersubjectiva do Eu – Outro. No final das quais os participantes realizaram reflexões individuais. Desenvolvemos um estudo
qualitativo, fenomenológico e descritivo baseado em Van Manen (1997). Participaram voluntariamente 10 estudantes da licenciatura
em enfermagem, integrada na prática clínica de Enfermagem Pediátrica, em 2005-2006, todos eles pretendiam entender-se, enquanto
pessoas. Da análise de conteúdo das 40 reflexões emergiu que o conto infantil encantou os alunos, guiou-os para o mundo da
criança em situação de fragilidade, proporcionou-lhes múltiplos olhares sobre o cuidar pediátrico. Contribuíram para estabelecer
a relação com o outro a partir do simbólico, na dialéctica do imaginário (aluno, autor, personagens) e a realidade do (re)conhecer
do cuidar do outro. |
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18. |
Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC. 2009. "O desenvolvimento do pensamento reflexivo, segundo Paterson & Zderad: um contributo para o bem e o estar melhor do estudante
do CLE", Trabalho apresentado em XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF: a escola e o mundo do trabalho, Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, In Livro de actas, Lisboa. A percepção do estudante sobre o bem-estar e do estar-melhor varia com o momento, a situação, as circunstâncias que rodeiam
a situação de aprendizagem e as eventualidades da sua vida. Reflectimos sobre o método pedagógico emergente da teoria Enfermagem
Humanista de Josephine Paterson e Loretta Zderad, que é compreender o acto de cuidar como o ponto, em torno do qual se desenvolve
o cuidar-cuidando na dialéctica do Eu – Outro, pela relação interpessoal. E desenvolvemos um estudo qualitativo, fenomenológico
e descritivo baseado em Van Manen. Como propõem as autoras, durante as estratégias pedagógicas procuramos manter a mesma atitude
de ser e de estar com estudantes como a que temos com pacientes, pois o objectivo é sempre mesmo: compreender o que essa pessoa
(paciente, estudante) “é” e tentar estabelecer com ela uma relação no aqui e no agora, para que cada um alcance o bem-estar
e o estar melhor. Com estudantes da licenciatura em enfermagem (10) nas aulas teóricas, teórico-práticas e prática clínica
de Enfermagem Pediátrica, em 2005-2006, utilizamos estratégias pedagógicas activas centradas na experiência vivida oriunda:
prática clínica, histórias de vida que originaram a reflexões individuais (40). Da sua análise emergiu que os estudantes
desenvolveram a consciência do cuidar do Eu-Outro, a empatia, a responsabilidade e que nas interacções interpessoais a auto-valorização,
identidade, aceitação de si e do outro, obtendo subsídios para a sua realização social, pessoal e profissional. Aprender ultrapassou
o copiar ou o reproduzir de realidades. Foi o construir a representação da realidade pediátrica e do seu conteúdo, tendo sido
necessária a realização de uma aproximação a esse espaço para “apreender” o seu conteúdo, deixando de ser “vazia” para envolver
as experiências e os conhecimentos prévios de estudantes e o “diálogo” tornou-se o instrumento intencional para a construção
de saber, numa nova realidade pedagógica centrada na partilha. . |
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19. |
Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC. 2009. "Aprender a cuidar, sendo cuidado: uma vivência pedagógica", Trabalho apresentado em I Congreso de Docencia Universitaria, In Livro de resumes, Vigo, Espanha. A auto-reflexão sobre o lugar da Enfermagem na sociedade fez-nos compreender que o cuidado surge como que “controlado” na
interacção enfermeiro-cliente pelos avanços tecnológicos nas áreas da informática, equipamento diagnóstico e farmacológico,
surgindo uma imagem social robotizada do enfermeiro. O que questiona o cuidar como sendo mais do que curar a serenidade de
aguentar, a arte de acompanhar as transições de vida do Outro e a utilização de procedimentos técnicos ao Outro vinculado
à condição humana. A questão de partida formulada: quais os significados do aprender ao ser cuidado e ao ser cuidador em enfermagem
pediátrica para o estudante da licenciatura? Estudo qualitativo, fenomenológico, descritivo centrado nos significados atribuídos
pelos estudantes da licenciatura em enfermagem ao aprender a cuidar, sendo cuidado em enfermagem pediátrica, para compreender
e descrever esse fenómeno , quando mediado pelo diálogo reflexivo para o estudante da licenciatura. Participaram 25 sujeitos
significativos, em 2006-2007 inscritos e a frequentar a Unidade Curricular de Enfermagem Pediátrica (teoria e prática clínica).
A teoria Enfermagem Humanista de Paterson e Zderad (1976) considera a prática baseada: existência humana, realidade de enfermagem,
análise e compreensão da prática e descrição da essência das vivências. Utilização justificicada pelo objectivo: ajudar ao
auto-conhecimentonas relações interpessoais, diminuir o stress e a tensão provenientes da existência de mudanças profissionais,
sociais e económicas. E ainda porque a maneira de ser com os pacientes se reflecte da mesma maneira para com os estudantes.O
cuidar pedagógico possibilita o aprofundar do significado humano, o que vai além do aspecto técnico do debate filosófico,
esclarecedor dos objectivos, dos métodos e dos pressupostos do ensino de enfermagem; proporcionando a visão global de "pensar
sobre o que é possível" procurando manter a integração e a continuidade do processo ensino-aprendizagem. . |
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20. |
Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC. 2009. "O Pensamento de Paterson & Zderad: um trilho pedagógico para o bem-estar e o estar melhor do estudante do CLE", Trabalho apresentado em IV Congresso Saúde e Qualidade de Vida, In Saúde e Qualidade de Vida em Análise: IV Congresso Saúde e Qualidade de Vida: Livro de Actas, Porto. A percepção da qualidade da vida académica do estudante varia de acordo com o momento, a situação, as circunstâncias que rodeiam
a situação de aprendizagem e as eventualidades da sua vida. A partir desta ideia reflectimos sobre o método pedagógico emergente
da teoria Enfermagem Humanista de Josephine Paterson e Loretta Zderad, cuja finalidade é compreender o acto de cuidar como
o ponto, em torno do qual se desenvolve o cuidar cuidando na dialéctica do Eu – Outro, pela relação interpessoal. E desenvolvemos
um estudo qualitativo, fenomenológico e descritivo baseado em Van Manen (1997). Como propõem Paterson e Zderad, durante as
estratégias pedagógicas procuramos manter a mesma atitude de ser e de estar com estudantes como a que temos com pacientes,
pois o objectivo é sempre mesmo: compreender o que essa pessoa (paciente, estudante) “é” e tentar estabelecer com ela uma
relação no aqui e no agora, para que cada um alcance o bem-estar e o estar melhor. Com estudantes da licenciatura em enfermagem
(10) integrada em aulas teóricas, teórico-práticas na prática clínica de Enfermagem Pediátrica, em 200 a 2006, utilizamos
estratégias pedagógicas activas centradas na experiência vivida oriunda da prática clínica, de histórias de vida que originaram
a reflexões individuais (40). Da análise de conteúdo emergiu que os estudantes desenvolveram a consciência do cuidar do Eu-Outro,
a empatia, a responsabilidade e que nas interacções interpessoais fundamentam a auto-valorização, identidade, aceitação de
si e do outro, obtendo subsídios para a sua realização social, pessoal e profissional e por conseguinte atingem qualidade
na vida académica. . |
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Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC. 2009. "A prática reflexiva em Pediatria: um contributo para o desenvolvimento pessoal dos estudantes", Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: investigar, avaliar, descentralizar, In Actas do congresso : X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: investigar, avaliar, descentralizar, Bragança. O método pedagógico emergente da teoria Enfermagem Humanista de Josephine Paterson e Loretta Zderad, visa o desenvolvimento
da teoria de cuidados com base no estudo da existência e da realidade de enfermagem, baseia-se na ideia que os cuidados de
enfermagem são transacções intersubjectivas entre enfermeiro e cliente. Aprender é aplicar eticamente os princípios base da
Enfermagem, com relevo para a honestidade científica; é desenvolver a habilidade de “pensar por si” e o espírito crítico.
Tem por finalidade a afirmação do valor e a integridade da qualificação académica e o reconhecimento social da profissão.
Desenvolvemos um estudo qualitativo, fenomenológico e descritivo (van Manen, 1997). A questão de partida centra-se nos significados
para o estudante de aprender ao ser cuidado e ao ser cuidador em enfermagem pediátrica da licenciatura em enfermagem. Desenhamos
um modelo didáctico baseado na manutenção da mesma atitude de ser e de estar com estudantes como a que temos com os crianças/pai,
pois o nosso objectivo é sempre mesmo: compreender o que essa pessoa “é” e tentar estabelecer com ela uma relação no aqui
e no agora, para que cada um alcance o bem-estar e o estar melhor. Os participantes foram os estudantes da licenciatura em
enfermagem (10) que frequentaram as aulas teóricas, teórico-práticas e a prática clínica de Enfermagem Pediátrica, em 2005-2006.
Utilizamos estratégias pedagógicas activas centradas na experiência vivida - as dinâmicas de grupo - com recurso a histórias
de vida, à literatura infantil e à música das quais resultaram descrições narrativas que denominamos por reflexões individuais
(40). Os significados emergentes situam-se em cinco dimensões: a representação do outro, a acção de enfermagem, a realidade
pediátrica, as experiências vividas e o indivíduo. O desenvolvimento do pensamento reflexivo surge com semelhanças ao ciclo
da aprendizagem proposto por Dewey envolvendo a reflexão sobre a acção, a observação e a experiência. . |
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Martins, Maria M; Figueiredo, MH; Vilar, AI; Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC; Oliveira, Palmira; Carvalho, JC; Martinho, Júlia. 2009. "Family importance nursing care – nurses’ attitudes (FINC-NA) - portuguese validation", Trabalho apresentado em 13th International Nursing Research Conference , In Abstract book, Alicante, Espanha. |
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Fernandes, I; Barbieri-Figueiredo, MC; Sousa, FGM. 2008. "O pensamento de Merleau-Ponty no ensino do cuidar-cuidando em enfermagem", Trabalho apresentado em Conferência Internacional Educação Educando o Cidadão Global - Globalização, Educação e Novos Modos de Governação, In Educação Educando o Cidadão Global , Lisboa. Os cuidados de enfermagem encontram-se centrados no corpo doente, caracterizando-se pela fragmentação, pela divisão de tarefas
e por relações superficiais e impessoais. Esta condição relega e anula a de sujeito ser cuidado, na sua dimensão humana. É
necessário de reformar o cuidar-cuidado em enfermagem e recriar um fazer-ser-estar do enfermeiro. Reflexões estimulantes do
questionar a contribuição da filosofia da percepção no e para o cuidado no aprender enfermagem. Elaboramos um estudo reflexivo
e filosófico apoiando-nos no pensamento e nas obras de Maurice Merleau-Ponty, para enriquecer e clarificar a natureza e o
conteúdo do cuidar em enfermagem para alcançarmos a sensibilidade para ensinar a cuidar na complexidade do humano. No sentido
de compreender e apreender a prática pedagógica do cuidar-cuidado em enfermagem, realizamos a leitura das obras, seguida de
encontros reflexivos das quais emergiu a construção de relações e interacções do pensamento do filósofo com as nossas vivências
no quotidiano do ensinar a cuidar em enfermagem. O corpo surgiu associado à percepção, à linguagem, à experiência vivida,
ao sensível e ao invisível, como um fenómeno complexo, mais do que um objecto, enquanto a sensação foi um dado da percepção
e elemento da compreensão. A intersubjectividade emergiu da relação entre o mundo natural e do humano, enquanto a percepção
envolveu a co-existência e apreensão do outro e a sensibilidade no contacto directo com o outro e pelo outro. A dimensão física,
emocional-afectiva, mental-espiritual e socio-histórico-cultural constituem a corporeidade que na totalidade do ser humano
são indissociáveis. Na percepção enriquecida pela intersubjectividade e pela comunicação compreendemos o outro. Devemos procurar
a compreensão da complexidade humana dos estudantes de enfermagem dirigindo a prática pedagógica na óptica do cuidar-cuidado
em enfermagem. .
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24. |
Fernandes, I; Rolim, Karla; Barbieri-Figueiredo, MC. 2008. "O significado do cuidar humanizado: Vivências do ensino - aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura", Trabalho apresentado em Conferência Internacional Educação Educando o Cidadão Global - Globalização, Educação e Novos Modos de Governação, In Educando o Cidadão Global, Lisboa. Estudo descritivo e qualitativo desenvolvido com dois grupos (A e B) de estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem
(CLE), o A da Universidade de Fortaleza-CE e o B de uma Escola Superior de Enfermagem do Porto. Pretendemos compreender o
significado do aprender a cuidar em enfermagem atribuído pelos alunos do CLE, ao utilizarmos metodologias activas. A recolha
de dados do grupo A (36 sujeitos) ocorreu entre 2002 e 2003 nas aulas teóricas e práticas do 4º semestre na disciplina Enfermagem
- Processo de Cuidar da Criança e Adolescente. A do B (34 sujeitos) sucedeu em 2005, no Módulo de Enfermagem Pediátrica, nas
aulas teóricas e teórico-práticas. Os participantes de ambos os grupos tinham idades entre 18 e 20 anos, na maioria solteiros,
do sexo feminino e residência em Fortaleza e no Porto. Ao grupo A aplicou-se um formulário com questões abertas e ao B a reflexão
individual escrita. Solicitando que ambos contemplassem aspectos como a sua visão de humanização; a relação enfermeiro-recém-nascido/família,
o significado do cuidado vivenciado e o papel do docente na humanização do cuidar em enfermagem. Cujos dados foram submetidos
a análise de conteúdo. Os dados descritivos na linguagem dos próprios estudantes, permitiram desenvolver intuitivamente uma
ideia sobre a maneira como interpretam o significado da aprendizagem do cuidar adquirido. Esta opção baseou-se na flexibilidade;
na profundidade que os estudantes dão às práticas e aos acontecimentos do quotidiano e eno respeito pelos seus quadros de
referência. O processo analítico revelou que, para os alunos, a humanização é um estado de bem-estar; que, com a sensibilização,
o cuidado passa a ter carácter humanístico; e que o docente pode fazer do cuidado humano uma prática de vida. Existe necessidade
de modificar o modelo habitual do processo de ensinar a cuidar, no qual o aluno co-participe na edificação do conhecimento.
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1. |
Oliveira, Palmira; Fernandes, Henriqueta I. V. M; Vilar, Ana I; Figueiredo, Maria C. B; Santos, Margarida R; Martinho, Júlia; Figueiredo, Maria H; Andrade, Luisa; Carvalho, José C; Martins, Maria M. 2009. "Scale Families'Importance in Nursing Care-Nurses Attitudes - FINC-NA", 28 pp.. Journal of Family Nursing: Sage Publications. (Outra) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Martins, Mastilde; Barbieri, Maria C; Correia, Teresa. 2014. "Accidents at work by excessive strain / inappropriate moves in nurses". Leiria: Sem publicadora definida.
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2. |
Martins, Matilde; Barbieri, Maria C; Correia, Tresa I. 2014. "Acidentes de trabalho em auxiliares de ação médica nas Instituições". Coimbra: Escola Superior de Enfermagem . |
3. |
Martins, Matilde; Barbieri, Maria C; Correia, Teresa. 2014. "Acidentes de trabalho por esforços excessivos ou movimentos inadequados nas Instituições Públicas de Saúde Portuguesas". Guimarães.Portugal.: Portuguese Society of Occupati.
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4. |
Martins, Matilde; Barbieri, Maria C; Correia, Teresa. 2013. "Frequência de Acidentes de Trabalho nos Serviços de Urgência dos Hospitais Portugueses entre 2000 e 2010". Guimarães: Sem publicadora definida.
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5. |
Pereira, Rui; Guerra, Ana. 2013. "Atitudes, Barreiras e Práticas face à Enfermagem Baseada na Evidência: Uma Revisão Sistemática da Literatura". Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Enfer. |
6. |
Martins, Matilde; Barbieri, Maria C; Correia, Teresa. 2012. "Caraterização dos Acidentes de Trabalho nos Hospitais do Distrito de Bragança Entre 2000 e 2010". Miranda: Escola Superior de saúde do In.
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7. |
Martins, Matilde; Barbieri, Maria C; Correia, Teresa. 2012. "Acidentes de trabalho com material perfuro-cortante nos enfermeiros.". Coimbra: Escola superior de Enfermagem.
|
8. |
Pereira, Filipe M. S; Cerqueira, Maria C; Barbieri, Maria C. 2011. "Cuidar de uma criança com cancro - viver uma transição". Porto: Escola Superior de Enfermagem do Porto. |
9. |
Martins, Matilde; Barbieri, Maria; Correia, Teresa. 2011. "Epidemiologia dos acidentes de trabalho numa unidade hospitalar do Nordeste Transmontano.". Vila Real: Vítor P. Lopes. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Barbieri-Figueiredo, MC. Formação 3º ciclo em enfermagem em Portugal – enquadramento na política europeia,Aula Inaugural ,Florianópolis,2015 (Conferência ou palestra). |
2. |
Barbieri-Figueiredo, MC. Integração do Ensino de Enfermagem no Ensino Superior,Inter meeting for Students,Porto,2015 (Conferência ou palestra). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Matilde Delmina da Silva Martins, Epidemiologia dos Acidentes de Trabalho em Instituições Públicas de Saúde - Fatores Associados e Repercussões, 2014. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
2. |
Cláudia Cristina Vieira Carvalho de Oliveira Ferreira August, Resiliência das Famílias de Crianças com Necessidades Especiais. Contributos dos enfermeiros na intervenção transdisciplinar, 2014. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
3. |
Cristina Araujo Martins, A Transição No Exercício Da Parentalidade Durante O Primeiro Ano De Vida Da Criança: Uma Teoria Explicativa De Enfermagem, 2013. Tese (Doutoramento em Enfermagem) - Universidade de Lisboa (Orientador). |
4. |
Luis Carlos Carvalho da Graça, Contributos da intervenção de enfermagem na promoção da transição para a maternidade e do aleitamento materno. Um estudo quasi-experimental, 2011. Tese (Doutoramento em Enfermagem) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
5. |
Henriqueta Ilda Verganista Fernandes, Aprender a cuidar em enfermagem pediátrica, 2011. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Orientador). |
6. |
OTÍLIA MARIA DA SILVA FREITAS, EFEITOS DA MASSAGEM NO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO: AVALIAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM, 2009. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto, Bolseiro(a) de Centro de Ciência e Técnica da Madeira (Co-orientador). |
1. |
Cíntia Silva Fassarella, Cultura de Segurança da Enfermagem Hospitalar e os Programas Institucionais de Segurança, 2012. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
2. |
Cristina Bárbara da Costa Freitas Pestana , A dor da família, 2010. Tese (Doutoramento em Enfermagem) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
3. |
Rui Pedro Gomes Pereira , Enfermagem Baseada na Evidência: Atitudes, Barreiras e Práticas, 2010. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
4. |
Hélia Maria Soares, O contributo da intervenção de Enfermagem no estudo eficácia do modelo Touchpoints, 2010. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
5. |
Carla Maria Cerqueira Silva, Cuidar de um filho com cancro: padrões de resposta numa transição saudável, 2010. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
6. |
Fernanda Maria Ferreira de Carvalho, Transição do adolescente com cardiopatia congénita para os cuidados de saúde de adultos , 2010. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
7. |
Ana Cristina Pinheiro Guerra , Desenvolvimento e implementação de uma norma de orientação clínica na prevenção da bronco-aspiração, 2010. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Cláudia Filipa Gomes de Araújo , Enfermagem com Famílias: perceção dos utentes de uma Unidade de Saúde Familiar dos cuidados do Enfermeiro de Família, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
2. |
Aline Soares Santos, Adaptação e Resiliência em Famílias de Crianças com Síndrome de Down no Brasil, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
3. |
Ana Rita Gomes Alves, Impacto da Formação Pós-Graduada em Enfermagem nas Conceções e Práticas dos Enfermeiros, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
4. |
Naira Manuela de Sousa, Prevenção da pneumonia por aspiração: revisão sistemática, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador).
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5. |
Ana Isabel de Magalhães Barbosa, Método Canguru: Conhecimentos, crenças e práticas dos Enfermeiros, 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica) - Escola Superior de Enfermagem do Porto (Orientador). |
6. |
Denise Rocha Araújo, O efeito do uso chupeta na prevenção da Síndrome de Morte Súbita do Lactente: Uma Revisão Sistemática da Literatura com Meta-análise, 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica) - Escola Superior de Enfermagem do Porto (Orientador). |
7. |
Maria João Rocha da Silva, Adaptação e Resiliência em Famílias de Indíviduos com Síndrome de Down: Contributo para um Estudo Transcultural, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador).
|
8. |
Joana Alexandra Jesus Amorim, Estudo de consenso sobre o conceito de enfermagem de saúde familiar em Portugal, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
9. |
Maria Alexandra Barbosa Duarte Alves, Atitudes dos enfermeiros face à família e sua relação com a vulnerabilidade da família - Estudo em contexto pediátrico, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
10. |
Ana Filipa Touro Pereira Marques De Moura, Cuidados Continuados Pediátricos: Relevância para os Cuidadores Familiares de Crianças com Paralisia Cerebral, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
11. |
Patrícia Filipa da Costa e Silva, Transição para a parentalidade em neonatologia : perspectiva dos pais de recém-nascidos prematuros, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
12. |
Sandra Manuela Freitas Torres Pereira e Cunha, A construção da perícia clínica nos enfermeiros a partir das suas histórias de vida, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
13. |
Cristina Filipa Sousa Lopes, Análise do Conceito de "Segurança do doente" em contexto de Emergência Cirúrgica, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
14. |
Maria José Ferreira da Rocha das Neves Martins, As Crenças e Valores Culturais da Família Piscatória no Cuidar do Recém-Nascido - na Comunidade Piscatória de Póvoa de Varzim
/ Vila do Conde, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
15. |
Silvia Gonçalves Carneiro, As Implicações da Parceria de Cuidados Para a Qualidade dos Cuidados de Enfermagem nos Serviços de Pediatria, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
16. |
Jorge Miguel Sousa Carvalho, O Homem Portador de Carcinoma da Próstata: Uma Transicção no Masculino, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
17. |
Ana Cristina de Almeida Cardoso, Experiências dos Pais na Hospitalização da Criança Com Doença Aguda, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
18. |
Cátia Queiroga dos Santos, Adaptação Familiar à doença oncológica na criança, 2010. Dissertação (Mestrado em Oncologia) - Universidade do Porto (Orientador). |
19. |
Cristina José Diogo Catanho da Silva, Os enfermeiros e a preservação de vestígios perante vítimas de agressão sexual, no serviço de urgência, 2010. Dissertação (Mestrado em Medicina Legal) - Universidade do Porto (Orientador). |
20. |
Ana Beatriz Caetano Bettencourt Malheiro, Os Enfermeiros Perante a Dor Neonatal: Saberes e Práticas, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador).
|
21. |
Carla Teixeira da Silva, alidade de Vida: Relato dos Pacientes Portadores de Feridas Submetidos ao Tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
22. |
João José Boieiro Pedro, Parceiros no Cuidar: A Perspectiva do Enfermeiro no Cuidar com a Família, a Criança Com Doença Crónica, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
23. |
Carla Alexandra Silva Alves, Erro de terapêutica em pediatria – percepção dos enfermeiros, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
24. |
Luísa Cristina dos Santos Bertão Ventura, Crescer Ilhéu! - Os Enfermeiros e os Hábitos Alimentares das Crianças dos 0-3 Anos, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
25. |
Nádea Margarida Ferreira Amaral, Parceria de Cuidados Entre Enfermeiras e Pais de Recém-Nascidos Prematuros Internados - A Visão das Enfermeiras, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
26. |
Carla Maria Cerqueira Silva, A pessoa que cuida da criança com cancro, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
27. |
Patricia Pombo Sousa Tavares, "Acolher Brincando" - A Brincadeira Terapêutica no Acolhimento de Enfermagem à Criança Hospitalizada, 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
28. |
Hélia Maria Soares, O Acompanhamento da Família no Seu Processo de Adaptação e Exercício da Parentalidade: Intervenção de Enfermagem, 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador).
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29. |
Carolina Ferreira Pereira de Oliveira, Procedimentos de Enfermagem Dolorosos: Respostas de Mães e Enfermeiras Numa Unidade Pediátrica, 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
30. |
Maria Dulce de Sousa Ornelas da Silva, Educar Para o Autocuidado Num Serviço Hospitalar, 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
31. |
Esmeralda Martins Donas Bôtto Ribeiro Teixeira, A Experiência da Criança no Perioperatório de Cirurgia Programada, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
32. |
Maria de Fátima Gomes Lopes Pinhel, Experiências de cidadania em contexto comunitário, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
33. |
Maria José de Matos Rodrigues e Silva, Cuidados de Higiene: Intervenções dos enfermeiros a doentes internados num serviço de medicina, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Co-orientador). |
34. |
Ana Cristina Pinheiro Guerra Teixeira, A família da criança com doença crónica. Mecanismos de resposta, 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
35. |
Maria Amélia José Monteiro, Parceria de Cuidados. Experiência dos Pais num Hospital Pediátrico, 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
36. |
Ana Maria da Ponte Fravica, Relação de ajuda numa unidade de cuidados intensivos cardíacos: percepção da família sobre a ajuda recebida dos enfermeiros, 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
37. |
Cecília do Rosário Martins dos Santos, Cuidar a criança com doença crónica numa UCIP : expectativas dos pais, 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
38. |
Ana Paula de Jesus e Silva Miranda Almeida, Recém-nascido internado numa UCIRN: que participação dos pais nos cuidados?, 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
39. |
Rosa Olívia Baixinho Mimoso de Miranda, Relação de ajuda: área de competência clínica do enfermeiro no Serviço de Urgência, 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
40. |
Laurentina Maria Gonçalves da Santa Teixeira, As práticas dos enfermeiros em cuidados de saúde primários : a problemática dos cuidados à família, 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
41. |
Esperança do Gago Alves Pereira, Diários de aprendizagem : promoção da reflexão na prática clínica dos estudantes de enfermagem, 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
42. |
Abel Avelino Paiva e Silva, Registos de enfermagem da tradição SCRIPTO no discurso INFORMO, 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto (Orientador). |
1. |
Maria Manuela Silva Lopes, Influência do uso de Sondas Gástricas no comportamento alimentar de lactentes com idade gestacional inferior a 37 semanas.
Uma revisão sistemática da literatura , 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica) - Escola Superior de Enfermagem do Porto (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Corália Vicente; Barbieri-Figueiredo, MC; Manuel Gaspar Lisboa; Carminda Morais; Manuel Brás; Maria Manuela Frederico Ferreira; Maria José de Sousa Magalhaes. Participação no júri de Maria Clara Amado Apóstolo Ventura. Violência no namoro: Crenças e Autoconceito nas Relações Sociais de Género. Modelo de Intervenção em Enfermagem, 2015. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto. |
2. |
Barbieri-Figueiredo, MC; Correia, Teresa; António de Sousa Uva; Irma Brito; Fernanda Maria Bastos; António Guilherme Gonçalves; Corália Vicente. Participação no júri de Matilde Delmina da Silva Martins. Epidemiologia dos Acidentes de Trabalho em Instituições Públicas de Saúde - Fatores associados e repercussões, 2015. Tese (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto. |
3. |
António Emilio Peixoto Vasconcelos Tavares; Barbieri-Figueiredo, MC; Paulo Joaquim Pina Queirós; António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa; Maria Leonor Lamas Oliveira Xavier; Paulo Jorge Granjo Simões; Maria Antónia Miranda Rebelo Botelho Alfaro Velez. Participação no júri de Maria Teresa dos Santos Rebelo. O regresso à vida quotidiana após experiência de uma situação-limite, 2015. Tese (Doutoramento em Enfermagem) - Universidade de Lisboa. |
1. |
Jorge Manuel Amado Apóstolo; Barbieri-Figueiredo, MC; Manuel Gameiro. Participação no júri de Sónia Maria de Matos Figueira. Vivências dos Adolescentes com doença hemato-oncológica na fase diagnóstica: um estudo de cariz fenomenológico, 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria) - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. |
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Barbieri-Figueiredo, MC; Irma Brito; Margarida Reis Santos; Paulo Queirós; Corália Vicente. Participação no júri de Fernanda Maria Príncipe Bastos Ferreira. Contributos de um modelo de pesquisa-ação participativa para Escolas de Enfermagem Promotoras de Saúde e para as competencias
dos enfermeiros, 2015. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto. |
2. |
Barbieri-Figueiredo, MC; João Apóstolo; Martins, Teresa; Miguel Carvalho; Fernando Abelha; Maria Aurora Pereira. Participação no júri de Isaura do Carmo Dias Moreira de Carvalho. Hipotermia e conforto perioperatório: Eficácia e custos de um sistema de isolamento térmico, 2015. Exame de qualificação (Doutoramento em Ciências de Enfermagem) - Universidade do Porto. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concurso de Professor Coordenador Coordinator professor tender |
1. |
Barbieri-Figueiredo, MC. Concurso documental para o recrutamento de três professores coordenadores, 2014. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. |
Concurso de Professor Adjunto Adjunt professor tender |
1. |
Barbieri-Figueiredo, MC. Concurso documental de âmbito Internacional para o preenchimento de 2 postos de trabalho de Professor Adjunto, área disciplinar
de Enfermagem, 2014. Universidade de Aveiro. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Evaluating the students learning experiences in nursing education accross Europe, 2013 (Workshop). Nome do evento: Evaluating the students learning experiences in nursing education accross Europe; Nome da Instituição: FINE; Cidade do evento: Lisboa / Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde, 2015 (Workshop). Nome do evento: Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde; Nome da Instituição: International Collaboration for Participatory Health Research e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. |
2. |
IV Congresso de Investigação em Enfermagem Iberoamericano e dos PALOP, 2014 (Congresso). Nome do evento: IV Congresso de Investigação em Enfermagem Iberoamericano e dos PALOP; Nome da Instituição: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. |
3. |
X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para o Desenvolvimento da Obstetricia, 2014 (Conferência). Nome do evento: X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para o Desenvolvimento da Obstetricia; Nome da Instituição: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
101 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
10 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
4 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
6 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
22 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
22 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
59 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
35 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
24 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
10 |
Produção técnica Technical production |
2 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
2 |
Dados complementares (Additional data) |
68 |
Orientações Orientations |
56 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
6 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
2 |
Participação em Eventos Event participation |
4 |
Visualizações do curriculum [
2957
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
26-09-2015
às
03:04:56
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|