TeSP – Novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) são uma nova modalidade de ciclo de estudos, regulada pelo Decreto-lei n.º 43/2014, já disponível no Politécnico de Leiria.
Estes cursos têm a duração de quatro semestres letivos (dois anos) a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).
Os TeSP contemplam as componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho. Esta última (estágio) tem a duração de um semestre letivo.
A conclusão de um curso TeSP permite a obtenção de um diploma de técnico superior profissional, equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.
Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.
Para obter mais informações sobre os TeSP e a oferta formativa do Politécnico de Leiria contacte-nos pelo telefone 244 845 053 ou pelo e-mail ctesp@ipleiria.pt.
Vantagens dos TeSP
- O Politécnico de Leiria tem mais de 10 anos de experiência na lecionação de cursos deste nível de formação (CET), sendo a entidade que teve mais estudantes e mais cursos registados;
- Os TeSP são lecionados em ambiente de ensino superior, pelos mesmos docentes que lecionam nas licenciaturas e nos mestrados, e com acesso aos mesmos laboratórios, salas, oficinas e equipamentos;
- Os estudantes têm direito a concorrer aos apoios sociais previstos para os estudantes de ensino superior;
- Os TeSP são cursos especificamente direcionados para o mercado de trabalho, com uma componente prática de aproximadamente 75 por cento;
- Estes cursos integram um estágio com a duração de um semestre, que se encontra previamente assegurado pelo IPLeiria, através de protocolos já celebrados com mais de uma centena de entidades e empresas;
- Os estudantes vão poder prosseguir estudos nos cursos de licenciatura do IPLeiria, sem necessidade de realização dos exames nacionais ou de provas de acesso (se concorrerem aos cursos para os quais está previsto o prosseguimento de estudos).
Destinatários
a) Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
c) Estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos
através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior;
Para efeitos de admissão, apenas serão consideradas válidas as candidaturas de candidatos cujas unidades curriculares (ou módulos) em atraso sejam exclusivamente do 12.º ano (ou do 3.º ano, no caso das formações profissionais ou tecnológicas). No caso das unidades curriculares bianuais ou trianuais, a classificação parcial do 10.º e do 11.º ano (ou do 1.º e do 2.º ano no caso das formações profissionais ou tecnológicas) deverá ser obrigatoriamente positiva (igual ou superior a 10 valores).
d) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março.
Acesso e ingresso
A seriação dos candidatos é feita mediante a aplicação de uma fórmula que pondera os seguintes critérios:
· Média de conclusão do curso de que é titular;
· Tipologia do curso que detem;
· Resultado da prova de admissão/M23 [no caso dos candidatos dos critérios c) e d)]
Os estudantes que concorrem pelo critério c), acima referenciado, serão sujeitos à realização de uma prova de admissão a definir para cada TeSP. As provas de admissão para cada curso serão promovidas e realizadas pelo Politécnico de Leiria.
Os estudantes admitidos pelo critério c) terão de frequentar, durante o curso, um conjunto de unidades curriculares adicionais, denominadas Formação Complementar.
Os estudantes que concorrem pelo critério d), acima referenciado, serão sujeitos à realização da Prova M23 de acesso ao ensino superior a definir para cada TeSP.
Acesso e ingresso no ensino superior
O acesso e ingresso no ensino superior, para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP), é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014.
Os titulares de um curso TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.
Prova de ingresso: A realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica, que visa avaliar a capacidade para a frequência do curso em que o estudante pretende ingressar. Os estudantes que venham a realizar estas provas serão acompanhados e preparados especificamente, no decorrer da lecionação do TeSP.
Dispensa da prova de ingresso: Os titulares de um TeSP podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica quando, nos casos devidamente regulamentados, o estudante tenha obtido aprovação em unidades de formação do plano de estudos do TeSP, cujos conteúdos programáticos sejam equivalentes aos que são avaliados na prova de ingresso para determinado ciclo de estudos.
Para cada TeSP existe, à partida, um conjunto de licenciaturas para os quais os estudantes estão dispensados da realização da prova.
Oferta de TeSP do IPLeiria (2015-2016)
- ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS
· Comunicação Digital
· Intervenção Sociocultural e Desportiva
· Intervenção em Ambiente e Património
· Intervenção em Espaços Educativos
· Intervenção Social e Desenvolvimento Comunitário
· Práticas Administrativas e Comunicação Empresarial - ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO
· Automação, Robótica e Manutenção Industrial
· Condução de Obra e Reabilitação
· Desenvolvimento Web e Multimédia
· Eletrónica e Redes de Telecomunicações
· Energias Renováveis e Eficiência Energética
· Fabricação Automática
· Gestão de Negócios Internacionais
· Gestão Energética e Ambiental
· Programação de Sistemas de Informação
· Projeto de Moldes
· Redes e Sistemas Informáticos
· Serviços Jurídicos
· Sistemas Eletromecânicos
· Apoio à Gestão
· Tecnologia Automóvel
· Venda e Negociação Comercial - ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E DESIGN
· Audiovisual e Multimédia
· Design para Media Digitais
· Ilustração e Produção Gráfica
· Produção Industrial e Desenvolvimento de Produto – Cerâmica e Vidro
· Prototipagem Digital e Desenho 3D - ESCOLA SUPERIOR DE TURISMO E TECNOLOGIA DO MAR
· Análises Laboratoriais
· Animação em Turismo de Natureza e Aventura
· Aquacultura e Recursos Marinhos
· Cozinha e Produção Alimentar
· Gestão Hoteleira e Alojamento
· Inovação e Tecnologia Alimentar - ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE LEIRIA
· Gerontologia