Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início

Banda larga cresce 15 por cento nos EUA

 - 03/01/2005

O acesso à Internet por banda larga nos EUA cresceu 15 por cento no primeiro semestre de 2004. Quem o diz é a Federal Communications Commission (FCC) nprte-americana.que contabilizou algo como 32,5 milhões de utilizadores — ou, mais exactamente, de subscritores deste tipo de serviços, sejam eles de cabo ou por linha telefónica (ADSL).

Estes números da evolução do acesso por banda larga mostram um abrandamento no crescimento deste tipo de serviço nos EUA, pois, no segundo semestre de 2003, registara-se um aumento na ordem dos 20 por cento. Em termos anuais (do primeiro semestre de 2003 para o período homólogo deste ano), o crescimento foi de 38 por cento.

De acordo com os dados da FCC, divulgados pelo diário norte-americano "Wall Street Journal" o débito mínimo para se considerar um acesso por banda larga é de 200 Kilobits por segundo (Kbps). Apesar destes índices de crescimento da banda larga, em 2002 e segundo os números da União Internacional de Telecomunicações (UIT"), os EUA figuravam apenas no 11° lugar a nível mundial quanto ao índice de penetração destes acessos, atrás de países como a Bélgica, o Canadá ou Hong Kong, por exemplo. A banda larga por DSL cresceu 20 por cento no semestre para 11,4 milhões de subscritores (mais 49 por cento em termos anuais) e por cabo televisivo aumentou apenas 13 por cento mas a partir de uma maior base de subscritores, que são agora 18,6 milhões. Existem ainda outros 2,5 milhões, repartidos entre o sem-fios, o satélite e a fibra óptica.

Fonte: Público / Computadores

Última actualização ( 03/01/2005 )