Rede de Gabinetes de Inserção Profissional Imigrante (GIP) avança para mais um ano de atividade
Concurso de Ideias para o micro-empreendedorismo migrante com 80 candidaturas
Candidaturas decorreram até 7 de setembro de 2015.
- 80 candidaturas recebidas com origem em 14 países diferentes: Brasil, França, Reino Unido, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Andorra, Angola, Moçambique, Bélgica, EUA, Canadá, Singapura e China
- 24 áreas de negócio abrangidas: restauração, gastronomia, turismo, hotelaria, educação, ambiente, agricultura, decoração, design, mediação imobiliária, arquitetura, comércio, serviços, indústria, mecânica, consultoria, gestão, tecnologias de informação e comunicação, desporto, saúde, cosmética, perfumaria, inovação social e moda
- 387 postos de trabalho estimados para o 1º ano de atividade (mais de 4 por projeto)
- 2.834.000 euros de financiamento gerado (por cada euro do ACM, um euro do candidato)
Lançado em julho deste ano, o primeiro Concurso de ideias para o micro-empreendedorismo migrante promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), chegou ao final e recebeu 80 candidaturas de portugueses espalhados um pouco por todo o mundo.
Até ao dia 7 de setembro o ACM recebeu candidaturas do Brasil, França, Reino Unido, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Andorra, Angola, Moçambique, Bélgica, Estados Unidos da América, Canadá, Singapura e China de áreas de negócio tão diferentes que vão da hotelaria ao desporto e do design à agricultura.
No período de candidatura, o ACM atendeu centenas de pedidos de informação de portugueses de todo o mundo, evidenciando assim a necessidade deste tipo de respostas.
Avaliando todos os projetos estima-se que sejam criados 387 novos postos de trabalho neste primeiro ano de atividade e um financiamento de perto de 3 milhões de euros.
As 80 candidaturas receberão agora formação e apoio técnico através da plataforma dedicada em http://vem-acm.dreamshaper.com/ .
O concurso de ideias correu entre 7 de julho e 7 de setembro de 2015 e dirigiu-se a portugueses e luso-descendentes que vivem no estrangeiro com o objetivo de apoiar a estruturação e implementação de soluções empreendedoras, bem como o acompanhamento em todas as fases de operacionalização indispensáveis para transformar um projeto num negócio em Portugal.
A primeira edição deste concurso insere-se num conjunto de medidas de apoio ao micro-empreendedorismo e à criação do próprio emprego por parte de cidadãos residentes no estrangeiro, tal como consta do Plano Estratégico para as Migrações, e em http://www.acm.gov.pt/portugueses.
Para mais informações CONTACTAR:
LIFT CONSULTING
Helena Rocha helena.rocha@lift.com.pt Tel .:917 176 862
Relatório de Atividades
Relatório de Atividades do ACM - 2014
Relatório de Atividades do ACIDI - 2012
Errata ao Relatório de Atividades do ACIDI - 2012
Relatório de Atividades do ACIDI - 2011
Errata ao Relatório de Atividades do ACIDI - 2011
Relatório de Atividades do ACIDI - 2010
Errata ao Relatório de Atividades do ACIDI - 2010
Relatório de Atividades do ACIDI - 2009
Errata ao Relatório de Atividades do ACIDI - 2009
Relatório de Atividades do ACIDI - 2008
Relatório de Atividades do ACIDI - 2007
Relatório de Atividades do ACIDI - 2005/2006
Relatório de Atividades do ACIDI - 2002/2005 (versão em inglês)
Festival Conexão Lusófona - dia 18 no Coliseu dos Recreios
Mais informações em: http://www.conexaolusofona.org/
“Todos - Caminhada de Culturas” arranca amanhã na Colina de Santana
Yom Kippur
Este é o Dia da Expiação. É a maior celebração de cariz pessoal.
Fonte : Calendário Celebração do Tempo 2015- Ed. Paulinas
Data móvel
Origem:Judaísmo
Dia Internacional da Paz
Data fixa
Origem:ONU
Dia Internacional pela Democracia
Esta data serve para promover os princípios democráticos e sensibilizar para a importância da participação activa da população na democracia.
Data fixa
Origem:ONU
Rosh HaShanah
Celebra-se o início do Ano Novo judaico de 5576 da criação do Homem.
Fonte : Calendário Celebração do Tempo 2015- Ed. Paulinas
Data móvel
Origem:Judaísmo
Programa Mentores para Migrantes - ACM lança webtutoriais para capacitar entidades parceiras
Aceda aos 4 webtutoriais nos seguintes links:
https://www.youtube.com/watch?v=C7-pSRzWvPA&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=7IHw-JfpRqk&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=_xB8SDxeL9g&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=rsGWaXhb6fU&feature=youtu.be
PEI - curso termina com mais 13 novos empreendedores
article.jpg
article.jpeg
Metropolis 2015 a decorrer na Cidade do México até ao final da semana
Este, que é o maior encontro científico anual dedicado aos temas das migrações, integração e diversidade, decorre até ao final desta semana, dia 11 de setembro, e reúne vários peritos da academia, de órgãos governamentais e da sociedade civil.
Constituição e Ação do Grupo de Trabalho dos Refugiados
Foi publicado dia 3 de setembro em Diário da República o despacho relativo à criação do Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia para as Migrações, do qual o Alto Comissariado para as Migrações faz parte.
Consulte-o aqui.
Face à crise dos refugiados que assola o Mediterrâneo e a Europa, este grupo pretende dar resposta na relocalização de cidadãos que necessitem de proteção internacional.
Estão representados os seguintes serviços: Direção-Geral dos Assuntos Europeus/MNE, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Instituto da Segurança Social, Instituto do Emprego e da Formação Profissional, Direção-Geral da Saúde; Direção-Geral da Educação e Alto Comissariado para as Migrações.
O despacho prevê o acolhimento de 1500 cidadãos por parte de Portugal. No entanto, segundo Miguel Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, «Portugal, seguramente, tem disponibilidade para acolher um número maior de refugiados, esperando que essa mesma solidariedade e disponibilidade também exista por parte dos outros Estados europeus».
De salientar ainda que já se encontra online a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), uma plataforma de organizações da sociedade civil portuguesa.
Uma delegação da PAR reuniu-se com o Ministro-Adjunto, Miguel Poiares Maduro, com o Secretário de Estado, Pedro Lomba e o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, para informar os membros do Governo do seu plano de ação no acolhimento e integração de refugiados.
Saiba mais em refugiados.pt
O Grupo de Trabalho dos Refugiados irá realizar de imediato reuniões com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Plataforma de Apoio aos Refugiados, com vista a integrar e coordenar as respostas públicas da sociedade civil. Foi ainda debatida a preparação de equipas multidisciplinares que possam deslocar-se aos pontos de origem dos requerentes de proteção internacional, de forma a preparar a chegada e acolhimento destes.
SECURITY / TOLERANCE
Art / Culture / Leisure

Climate / Natural Heritage / Demography

Education/ Research / Investment
Despite a limited geographical size and the strong impact of the international economic crisis, Portugal has been able to reinvent itself. To unemployment, the Portuguese respond with the creation of their own business.
Government strategic programs are betting on highly qualified human capital and supporting entrepreneurship.
There are about 90 incubators of new enterprises distributed across the country and the State has support services assigned to this universe of initiatives, as well as tax incentives (including 0% of Corporate Tax for Start-Ups at least during the first three years of business).
Many are surprised when they learn the indicators for innovation and technology in Portugal, but is certainly a source of pride.
The latest study by the World Economic Forum shows that Portugal occupies the 5th place in the speed of starting a business and the 10th in the ease of the procedures necessary to do so. The same study puts Portugal in 2nd place in the quality of road infrastructure, in 11th place on the availability of the most advanced technologies in 8th in the availability of scientists and engineers and still 4th in the quality of business schools. That concerns a universe that covers 144 countries!
Higher education in Portugal occupies the 22nd place in a study by the international network “Universitas 21”. One of the differentiating factors relates specifically to international connectivity. Portugal is the 9th most popular country in the European exchange program Erasmus, for example.
Support for scientific research, particularly through the FCT (Foundation for Science and Technology) aims to make Portugal an international benchmark in science, technology and innovation.
Why Portugal?



