Candidaturas decorreram até 7 de setembro de 2015.
- 80 candidaturas recebidas com origem em 14 países diferentes: Brasil, França, Reino Unido, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Andorra, Angola, Moçambique, Bélgica, EUA, Canadá, Singapura e China
- 24 áreas de negócio abrangidas: restauração, gastronomia, turismo, hotelaria, educação, ambiente, agricultura, decoração, design, mediação imobiliária, arquitetura, comércio, serviços, indústria, mecânica, consultoria, gestão, tecnologias de informação e comunicação, desporto, saúde, cosmética, perfumaria, inovação social e moda
- 387 postos de trabalho estimados para o 1º ano de atividade (mais de 4 por projeto)
- 2.834.000 euros de financiamento gerado (por cada euro do ACM, um euro do candidato)
Lançado em julho deste ano, o primeiro Concurso de ideias para o micro-empreendedorismo migrante promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), chegou ao final e recebeu 80 candidaturas de portugueses espalhados um pouco por todo o mundo.
Até ao dia 7 de setembro o ACM recebeu candidaturas do Brasil, França, Reino Unido, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Andorra, Angola, Moçambique, Bélgica, Estados Unidos da América, Canadá, Singapura e China de áreas de negócio tão diferentes que vão da hotelaria ao desporto e do design à agricultura.
No período de candidatura, o ACM atendeu centenas de pedidos de informação de portugueses de todo o mundo, evidenciando assim a necessidade deste tipo de respostas.
Avaliando todos os projetos estima-se que sejam criados 387 novos postos de trabalho neste primeiro ano de atividade e um financiamento de perto de 3 milhões de euros.
As 80 candidaturas receberão agora formação e apoio técnico através da plataforma dedicada em http://vem-acm.dreamshaper.com/ .
O concurso de ideias correu entre 7 de julho e 7 de setembro de 2015 e dirigiu-se a portugueses e luso-descendentes que vivem no estrangeiro com o objetivo de apoiar a estruturação e implementação de soluções empreendedoras, bem como o acompanhamento em todas as fases de operacionalização indispensáveis para transformar um projeto num negócio em Portugal.
A primeira edição deste concurso insere-se num conjunto de medidas de apoio ao micro-empreendedorismo e à criação do próprio emprego por parte de cidadãos residentes no estrangeiro, tal como consta do Plano Estratégico para as Migrações, e em http://www.acm.gov.pt/portugueses.
Para mais informações CONTACTAR:
LIFT CONSULTING
Helena Rocha helena.rocha@lift.com.pt Tel .:917 176 862

