Licenciatura em Marketing

Vagas abertas para 2015/2016

Objetivos

O ciclo de estudos visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing. As competências gerais que os estudantes devem desenvolver durante o curso passam por: identificar, definir e explicar conceitos específicos na área do Marketing; delimitar e resolver problemas, aplicando os conceitos e teorias em ambientes e situações reais; analisar e distinguir diferentes contextos organizacionais; recolher, selecionar, sintetizar e comunicar informação de modo profissional; aprender de modo autónomo ao longo da vida. As UC que compõem o plano de estudos visam dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos específicos:

  • Formar profissionais capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio;
  • Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação;
  • Planear e executar a conceção, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais;
  • Assegurar a coerência entre as estratégias de marketing e a estratégia de negócio;
  • Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa;
  • Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito;
  • Gerir a força de vendas e equipas de trabalho;
  • Gerir a logística e a cadeia de abastecimentos;
  • Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas;
  • Formar profissionais capazes de aplicar o marketing no sector da indústria, dos serviços, da distribuição e do sector público e social;
  • Gerir as marcas, as categorias e o sortido em geral;
  • Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação;
  • Conhecer e explorar o potencial do web marketing e do comércio eletrónico.

Direito, Ciências Sociais e Serviços


Saídas profissionais

  • Diretor geral/administrador;
  • Diretor comercial;
  • Diretor de marketing;
  • Diretor de comunicação;
  • Diretor de vendas;
  • Diretor de marketing direto;
  • Gestor de produto;
  • Gestor de marcas;
  • Gestor de cliente;
  • Gestor de loja;
  • Gestor de bases de dados;
  • Gestor de logística e Distribuição;
  • Consultor de marketing;
  • Relações Públicas;
  • Analista de mercado;
  • Técnico de merchandising;
  • Técnico de publicidade;
  • Técnico comercial;
  • Promotor de vendas;
  • Docente nas áreas de marketing.

Plano curricular

CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
9205101Marketing Estratégico S161º Ano
9205102Métodos QuantitativosS161º Ano
9205103Introdução à GestãoS151º Ano
9205104Tecnologias de Informação em MarketingS151º Ano
9205105Contabilidade FinanceiraS161º Ano
9205106InglêsS121º Ano
920507Comportamento do ConsumidorS261º Ano
9205108Contabilidade de GestãoS261º Ano
9205109Marketing OperacionalS261º Ano
9205110Fundamentos de EconomiaS251º Ano
9205111Estatística Aplicada ao MarketingS261º Ano
9205112 Modelos e Técnicas de ComunicaçãoS211º Ano
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
9205120Distribuição e MerchandisingS152º Ano
9205114Gestão e Negociação ComercialS152º Ano
Estudos de MercadoS162º Ano
Gestão de Recursos HumanosS162º Ano
9205117Logística e Gestão da Cadeia de AbastecimentoS152º Ano
Database MarketingS132º Ano
9205119Marketing InternacionalS262º Ano
Produção de ConteúdosS252º Ano
Comunicação em MarketingS262º Ano
9205122Direito Aplicado ao MarketingS262º Ano
Finanças EmpresariaisS262º Ano
9205124Seminário de MarketingS212º Ano
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
9205125Estratégia EmpresarialS163º Ano
9205126Marketing DigitalS163º Ano
9205127Gestão de MarcasS163º Ano
Comunicação Visual e Design GráficoS153º Ano
9205128Opção IS153º Ano
9205130Inovação e EmpreendedorismoS123º Ano
9205129Opção IIS2153º Ano
9205128Design e Marketing de Novos ProdutosS253º Ano
Marketing RelacionalS253º Ano
Marketing de ServiçosS253º Ano

Condições de acesso

Provas de ingresso
Uma das seguintes provas:
(04) Economia
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
(16) Matemática

Deliberação nº 223_2015-Provas de Ingresso_2015-2016
Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2015-2016.


Preferência regional

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%

Outros acessos preferenciais

Vagas: 10%