Licenciatura em Comunicação e Media

Vagas abertas para 2015/2016

Objetivos

O curso pretende formar profissionais com sólida formação teórica e prática na área da comunicação e dos media. Desenvolvem-se competências para a atuação profissional nos subdomínios do jornalismo e da produção de informação, da gestão de comunicação e comunicação estratégica, valorizando-se a capacidade de produção em diferentes linguagens e tecnologias.

 

O plano curricular visa dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos:

- Conhecer a história e as dinâmicas de evolução do universo da comunicação e dos media;

- Distinguir as finalidades e características específicas dos subdomínios e profissões da área da comunicação;

- Conhecer a estrutura dos meios de comunicação, seus principais formatos e dinâmicas de funcionamento;

- Conceber, planificar e produzir conteúdos adequados a diferentes áreas de atuação profissional (informação e gestão de comunicação);

- Identificar as características dos meios e dominar as tecnologias de produção de soluções adequadas a diferentes objetivos e suportes (impressos, áudio, vídeo, digitais);

- Desenvolver competências de conceção e produção de soluções adequadas a ambientes multi-meios;

- Desenvolver competências de análise crítica e revisão de projetos;

- Conhecer os enquadramentos legais e deontológicos da atuação profissional na área;

- Compreender dinâmicas políticas, económicas e culturais das sociedades contemporâneas;

- Refletir sobre tecnologias e discursos dos media e seus impactos sociais;

- Analisar processos e contextos de receção de produtos de media;

- Desenvolver competências de investigação na área da comunicação;

- Explorar competências de análise crítica e auto-reflexão orientadoras da atuação e desenvolvimento profissional.

Ciências da Comunicação


Saídas profissionais

  • Jornalismo
  • Produção de Informação
  • Gestão de Comunicação
  • Comunicação Estratégica
  • Publicidade
  • Relações Públicas
  • Assessoria de Comunicação
  • Gestão e Produção de Conteúdos Audiovisuais e Multimédia
  • Órgãos de Comunicação Social (Imprensa, Rádio, TV, Multimédia)
  • Agências de Comunicação, Publicidade e Assessoria
  • Gabinetes de Comunicação (entidades públicas e privadas)
  • Setor empresarial em geral (gestão de comunicação e comunicação estratégica)
  • Agências de Design
  • Empresas de produção multimédia
  • Empresas de produção e distribuição de conteúdos

Plano curricular

CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
Comunicação em Língua PortuguesaS151º Ano
Teorias da ComunicaçãoS151º Ano
História e Dinâmicas dos MediaS151º Ano
História ContemporâneaS151º Ano
Teoria e Prática da ImagemS161º Ano
Língua Estrangeira IS141º Ano
Investigação em Ciências Sociais e em ComunicaçãoS251º Ano
Informação e Géneros JornalísticosS251º Ano
Marketing e Comunicação IntegradaS251º Ano
SemióticaS251º Ano
Escrita e Meios AudiovisuaisS251º Ano
Língua Estrangeira IIS241º Ano
Workshop de Comunicação IS211º Ano
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
Sociologia da ComunicaçãoS152º Ano
Ciência Política e Relações InternacionaisS152º Ano
Laboratório JornalísticoS152º Ano
Meios e PublicidadeS152º Ano
Estética e GrafismoS142º Ano
Tecnologias MultimédiaS152º Ano
Workshop de Comunicação IIS112º Ano
Temas do Mundo ContemporâneoS252º Ano
Direito e Deontologia da ComunicaçãoS252º Ano
Teorias da Produção NoticiosaS242º Ano
Produção de Conteúdos S252º Ano
Opção IS252º Ano
Workshop de Comunicação IIIS212º Ano
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Duração
ProjetoS1103º Ano
Análise dos MediaS153º Ano
Gestão de Media e Modelos de NegócioS153º Ano
Opção IIS153º Ano
EstágioS2303º Ano

Condições de acesso

Prova de ingresso
Uma das seguintes provas:
(04) Economia
(06) Filosofia
(11) História
(18) Português

Deliberação nº 223_2015-Provas de Ingresso_2015-2016
Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2015-2016

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.

Vagas: 30%