Curriculum Vitae

Maria Isabel Ferraz Festas

Data da última atualização »Last update : 13/05/2015


Isabel Festas é Professora Catedrática em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Fez o seu doutoramento e agregação em Psicologia da Educação na Universidade de Coimbra. Tem lecionado em cursos de graduação e pós-graduação, coordenado alguns desses cursos e orientado numerosas dissertações de mestrado e de doutoramento. Os seus interesses de investigação centram-se, sobretudo, na instrução e nas aprendizagens escolares, domínios a que se reporta grande parte da sua obra publicada (livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas e atas de congressos). Tem sido também nestas áreas que tem desenvolvido uma intensa atividade em projetos de investigação, coordenando ou integrando as respetivas equipas.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0617092561972579


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Maria Isabel Ferraz Festas
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Festas, I.
Categoria profissional
Position
Professor Catedrático
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Coimbra
Pátio da Universidade
3000 Coimbra
Portugal
Correio electrónico: ifestas@fpce.uc.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009 Agregação
Aggregation
Universidade de Coimbra, Portugal.

1995 Doutoramento
Phd
Psicologia.
Universidade de Coimbra, Portugal.

1985 Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica
Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
Psicologia.
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.

1981 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (5 anos » years) .
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Coimbra
Mar/2012-Actual Professor Catedrático

Universidade de Coimbra
Out/2009-Mar/2012 Professor Associado com Agregação

Universidade de Coimbra
Jan/1999-Out/2009 Professor Associado

Universidade de Coimbra
Jan/1995-Jan/1999 Professor Auxiliar

Universidade de Coimbra
Nov/1985-Jan/1995 Assistente

Universidade de Coimbra
Set/1981-Nov/1985 Assistente Estagiário





Atividades de Ensino (Teaching activities)


Universidade de Coimbra
Mar/2012-Jul/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino


Mar/2012-Jul/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicopedagogia das Aprendizagens Escolares


Mar/2012-Jul/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminário Temático Doutoramento de Formação de Professores


Mar/2012-Jul/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Planificação e Intervenção Psicopedagógica


Mar/2012-Jul/2014
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio de Psicopedagogia e Formação de Professores


Mar/2012-Mar/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Supervisão de Práticas Pedagógicas


Mar/2012-Mar/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Psicológica e Necessidades Especiais


Mar/2012-Mar/2013
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação


Mar/2012-Jul/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Unidade de Observação e Intervenção II




Universidade de Coimbra
Set/2011-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminário Temático Doutoramento em Formação de Professores


Mar/2010-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Unidade de Observação e Intervenção II


Out/2009-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino


Out/2009-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Unidade de Observação e Intervenção I


Out/2009-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Supervisão de Práticas Pedagógicas


Out/2009-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Planificação e Intervenção Psicopedagógica


Out/2009-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio de Psicopedagogia e Formação de Professores


Out/2009-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminário de Psicopedagogia e Formação de Professores


Out/2009-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino


Out/2009-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Avaliação Psicológica e Necessidades Especiais


Out/2009-Mar/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação


Set/2010-Jul/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teorias e Modelos de Ensino e Aprendizagem das Ciências


Out/2009-Jul/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Novos Contextos Cognitivos e Processos de Aprendizagem


Out/2009-Jul/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Dificuldades de Aprendizagem




Universidade de Coimbra
Set/2008-Out/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio de Psicopedagogia e Formação de Professores


Set/2008-Out/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Seminário de Psicopedagogia e Formação de Professores


Set/2008-Out/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação


Mar/2008-Out/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Unidade de Observação e Intervenção de Psicopedagogia e Formação de Professores II


Set/2007-Out/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Unidadede Observação e Intervenção de Psicopedagogia e Fprmação de Proessores.I II


Jul/1999-Out/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino


Set/2000-Jul/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Questões Aprofundadas de Psicologia Pedagógica


Set/2007-Jul/2008
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Perturbações do Desenvolvimento e Implicações Educativas


Jan/1999-Jul/2008
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicopedagogia das Aprendizagens Escolares


Set/2004-Jul/2005
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio Formação Tecnologias Educacionais


Set/2003-Jul/2005
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação II


Set/2001-Jul/2005
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia da Educação


Set/1999-Jul/2000
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio de Psicologia Pedagógica


Set/1999-Jul/2000
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Ensino e da Aprendizagem


Jan/1999-Jul/2000
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Pedagógica




Universidade de Coimbra
Set/1998-Jan/1999
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio de Psicologia Pedagógica


Set/1998-Jan/1999
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino


Set/1996-Jan/1999
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicopedagogia das Aprendizagens Escolares


Set/1997-Jul/1998
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Organização do Sistema Educativo




Universidade de Coimbra
Set/1992-Jan/1995
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Questões Aprofundadas de Psicologia Pedagógica


Nov/1985-Jan/1995
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio de Psicologia Pedagógica


Nov/1985-Jul/1989
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Pedagógica




Universidade de Coimbra
Jan/1985-Nov/1985
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Estágio Psicologia Pedagógica


Set/1981-Nov/1985
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Pedagógica(Regente)


Set/1981-Set/1985
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Educacional I


Set/1981-Jul/1985
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia Educacional II


Set/1983-Jul/1984
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Métodos e Técnicas de Educação






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade de Coimbra
Mar/2012-Actual
Membro do Conselho Científico




Universidade de Coimbra
Out/2009-Mar/2012
Membro do Conselho Científico


Jul/2007-Jul/2009
Vice-Presidente do Conselho Científico


Jul/2003-Jul/2007
Vice-Presidente da Comissão Científica do Grupo de Ciências da Educação


Jan/1999-Jul/2005
Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico


Set/2001-Jan/2005
Presidente do Conselho Pedagógico


Set/2000-Set/2001
Vice-Presidente do Conselho Pedagógico




Universidade de Coimbra
Set/1987-Jul/1991
Membro do Conselho Pedagógico






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)


Universidade de Coimbra
Mar/2012-Jul/2013
- Membro da Assembleia de Faculdade


Mar/2012-Dez/2012
- Membro do Conselho Geral da UC




Universidade de Coimbra
Jul/2011-Mar/2012
- Membro do Conselho Geral da UC


Out/2009-Mar/2012
- Membro da Assembleia de Faculdade




Universidade de Coimbra
Jun/2009-Out/2009
- Membro da Assembleia de Faculdade


Set/2003-Jul/2005
- Membro da Assembleia de Representantes


Jan/1999-Jul/1999
- Membro da Assembleia de Representantes




Universidade de Coimbra
Jan/1995-Jan/1999
- Membro da Assembleia de Representantes




Universidade de Coimbra
Jul/1993-Jan/1995
- Membro da Assembleia de Representantes


Set/1986-Jul/1987
- Membro da Assembleia de Representantes






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2013-
A carga horária no sistema de ensino português: comparação com outros países da união europeia e asiáticos e evolução nas últimas décadas
Referência do projeto»Project reference: PS0228.

2006-2008
PAL-PORT: Uma bateria de avaliação psicolinguística fina de afasias e outras perturbações da linguagem: Uma bateria integrativa de medidas em tempo diferido e em tempo real-Pal-Port - Fine-grained psycholinguistic assessment of aphasia and other language impairments: An integrative batterie of offline and online measures
Referência do projeto»Project reference: RIPD/PSI/63557/2005.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2011-2014
Envolvimento dos alunos nas escolas: Diferenciação e promoção -Students engagement in schools: Differenciation and promotion
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/114362/2009.

2011-2014
Uma perspectiva visual sobre os défices de leitura na dislexia -A visual view on the reading deficit in dyslexia
Referência do projeto»Project reference: PTDC/SAU-NSC/113471/2009.

2010-2012
Ensino de estratégias de escrita -Teaching writing strategies
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/102010/2008.






Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Festas, I.; Matos, A.; Fernandes, P.. 2014. Os tempos na escola: estudo comparativo da carga horária em Portugal e noutros países. ed. 1, ISBN: 978-989-8662-83-5. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
2. Veiga, F.; Almeida, A.; Carvalho, C; Galvão, D.; Goulão, F.; Marinha, F.; Festas, I.; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, C.; Bahía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T.. eds. 2014. Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação ed. 1. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
3. Laborinho Lúcio, A; Sá, T.; Caetano, M. J; Festas, I.. 2002. Eu sou um cidadãozinho: Um projecto de intervenção na escola. ed. 1. Caldas da Rainha: Livraria Nova Galáxia.
4. Raposo, N. V; Bidarra, G.; Festas, I.. 1998. Dificuldades de desenvolvimento e aprendizagem. ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Jordão, N.; Festas, I.; Caldeira, H.. 2014. Reading stimulus in science center visits.  In Hands-on science. Science education with and for society, 365 - 368. ISBN: 978-989-98032-5-1. Braga: Hands on Science Network.
2. Festas, I.; Castro, S. L. 2013. Aprendizagem e cognição em áreas específicas: Leitura, escrita, compreensão, composição de textos, ciências e estudos sociais.  In Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação, 395 - 443. ISBN: 978-972-796-337-9. Lisboa: Climepsi – Escolar Editora .
3. Damião, M. H; Festas, I.. 2013. Necessidade e responsabilidade de ensinar.  In Educação: Perspectivas e desafios, 221 - 243. ISBN: 978-989-26-0525-8. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
4. Seixas, A. M; Festas, I.; Damião, M. H; Bidarra, G.. 2012. A formação inicial de professores nas universidades portuguesas: Da reforma dos anos 70 às repercussões do Processo de Bolonha.  In Licenciaturas: Métodos e práticas em diálogo , 137 - 150. ISBN: 978-85-7862-264-0. São Luís (Maranhão): EDUFMA.
5. Veiga, F.; Carvalho, C; Almeida, A.; Taveira, C.; Janeiro, I.; Bahía, S.; Festas, I.; Nogueira, J.; Melo, M.; Caldeira, S.. 2012. Students´ engagement in schools: differentiation and promotion.  In Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação , 121 - 127. ISBN: 978-972-8223-39-7. Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural .
6. Martins, C.; Festas, I.. 2012. Palavras irregulares em testes de leitura. Para uma revisão dos critérios de irregularidade grafema-fone em português .  In Nada na linguagem lhe é estranho. Estudos em Homenagem à Professora Isabel Hub Faria , 247 - 262. ISBN: 978-972-36-1239-4. Porto: Afrontamento.
7. Festas, I.. 2011. Revisitação da Cartilha Maternal à luz da psicologia cognitiva da leitura.  In A actualidade de Pedagogia de João de Deus., 41 - 50. . Lisboa: Associação de Jardins-Escola João de Deus..
8. Festas, I.. 2009. Dificuldades de ensino e de aprendizagem.  In Escola, problemas e desafios , 47 - 60. . Guarda: Centro de Estudos Ibéricos.
9. Festas, I.. 1998. O desenvolvimento de estratégias de compreensão de leitura de textos escritos.  In Ensaios em Homenagem a Joaquim Ferreira Gomes , 327 - 332. . Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Festas, I.; Oliveira, A.; Rebelo, J. A; Damião, M. H; Harris, K.; Graham, S.. 2015. "Professional development in Self-Regulated Strategy Development: Effects on the writing performance of eighth grade Portuguese students", Contemporary Educational Psychology, 40: 17 - 27.
2. Mateus, R.; Damião, M. H; Festas, I.. 2014. "An aesthetic and art education program in elementary education", International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2: 233 - 238.
3. Moleiro, M. J; Damião, M. H; Festas, I.. 2014. "Contextualização da aprendizagem: sua representação em manuais escolares de estudo do meio", Estudos do Século XX, 14: 359 - 377.
4. Silva, D.; Damião, M. H; Festas, I.. 2014. "Educação e conhecimento na Idade Média", Psicologia, Educação e Cultura, 18(1): 7 - 21.
5. Mateus, R.; Damião, M. H; Festas, I.. 2014. "Orientações curriculares para a educação estética e artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico", Revista Eletrónica Cabo dos Trabalhos, 10: 1 - 11.
6. Rebelo, J. A; Sousa, C.; Inácio, M.; Vaz, J. P; Festas, I.; Oliveira, A.. 2013. "O Programa de escrita SRSD e a sua adaptação para um estudo em escolas de Coimbra", Revista Portuguesa de Pedagogia, 47(1): 31 - 51.
7. Veiga, F.; Festas, I.; Taveira, C.; Galvão, D.; Janeiro, I.; Conboy, J.; Carvalho, C.; Caldeira, S.; Melo, M.; Pereira, T.; Almeida, A.; Bahía, S.; Nogueira, J.. 2012. "Envolvimento dos alunos na escola: Conceito e relação com o desempenho académico – sua importância na formação de professores. ", Revista Portuguesa de Pedagogia, 46 (2): 31 - 47.
8. Veiga, F.; Galvão, D.; Festas, I.; Taveira, C.. 2012. "Envolvimento dos alunos na escola: Relações com variáveis contextuais e pessoais — uma revisão de literatura", Psicologia, Educação e Cultura, 16(2): 36 - 50.
9. Damião, M. H; Festas, I.. 2012. "Reajustamento curricular do ensino básico: Conteúdos e objectivos e/ou competências? ", Revista Educação e Emprego, 5: 20 - 29.
10. Lopes, P.; Festas, I.; Urbano, P.. 2011. "Percepção de factores de risco e de protecção ao desenvolvimento infantil: O papel do educador", Revista Portuguesa de Pedagogia, 45 (2): 159 - 186.
11. Santos, P.; Oliveira, A.; Festas, I.. 2011. "As actividades de enriquecimento curricular (AEC) e o comportamento problemático dos alunos", Revista Portuguesa de Pedagogia, 45 (1): 57 - 78.
12. Martins, C.; Rio-Torto, G.; Festas, I.. 2011. "Para uma avaliação do processamento de palavras sufixadas do português europeu. Desafios da adaptação das provas morfológicas da bateria PAL (Psycholinguistic Assessment of Language)", Revista Galega de Filoloxía, 12: 247 - 259.
13. Festas, I.. 2011. "Compreensão de textos e métodos activos", Revista Portuguesa de Pedagogia, 45: 213 - 221.
14. Bidarra, G.; Festas, I.; Damião, M. H. 2007. "Pedagogia ou demagogia construtivista? As orientações curriculares no Ensino Básico em Portugal", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 1: 2723 - 2733.
15. Festas, I.. 2007. "Estratégias de compreensão e estudo de textos", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 1: 1236 - 1242.
16. Festas, I.; Martins, C.; Leitão, J.. 2007. "Dificuldades na escrita de palavras: Sua avaliação numa bateria de provas psicolinguísticas (PAL-PORT). ", Psicologia e Educação, 6(1): 5 - 18.
17. Festas, I.; Martins, C.; Leitão, J.. 2007. "Avaliação da compreensão escrita e da leitura de palavras na PAL-PORT (Bateria de Avaliação Psicolinguística das Afasias e de outras Perturbações da Linguagem para a População Portuguesa)", Revista Educação: Temas e Problemas, 4 (2): 223 - 239.
18. Bidarra, G.; Festas, I.. 2005. "Construtivismo(s): Implicações e interpretações educativas", Revista Portuguesa de Pedagogia 39, 2: 177 - 195.
19. Festas, I.; Leitão, J.. 2004. "O problema da articulação competência/desempenho nas teorias cognitivas da resolução anafórica: Insuficiências das explicações atencionais e novas perspectivas de investigação", Psychologica, 33: 89 - 114.
20. Festas, I.. 2003. "Resolução anafórica nas diversas teorias acerca da compreensão do discurso. O papel dos processos bottom-up", Psychologica, 32: 49 - 75.
21. Athayde, A. I; Festas, I.; Figueira, A. P. 2002. "Estratégias de compreensão da leitura: Apresentação de um questionário. ", Psicologia, Teoria, Investigação e Prática, 6 (2): 301 - 328.
22. Festas, I.. 2002. "Principais tendências no ensino da escrita de textos", Psychologica, 30: 173 - 185.
23. Festas, I.. 1998. "Estudo das aprendizagens escolares", Revista Portuguesa de Pedagogia, 32 : 119 - 153.
24. Festas, I.. 1998. "A compreensão da leitura: A construção de um modelo mental do texto", Revista Portuguesa de Pedagogia, 32 (1): 81 - 98.
25. Alferes, V. R; Barreira, C. F; Bidarra, G.; Costa, J. J; Ferreira, A. G; Festas, I.; Gaspar, M. F. 1996. "Revista Portuguesa de Pedagogia: Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores em trinta anos de publicação", Revista Portuguesa de Pedagogia, 30 (3): 7 - 28.
26. Raposo, N. V; Formosinho, M. D; Bidarra, G.; Festas, I.. 1987. "Da observação dos alunos à recuperação de competências básicas. Relato de uma experiência de Psicologia Escolar", Revista Portuguesa de Pedagogia, 21: 435 - 462.
27. Festas, I.. 1987. "A perspectiva psicanalítica no estudo dos grupos", Revista Portuguesa de Pedagogia, 21: 305 - 331.
28. Festas, I.. 1982. "As condições de aprendizagem da leitura", Revista Portuguesa de Pedagogia, 16: 283 - 305.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Veiga, F.; Robu, V.; Appleton, J.; Festas, I.; Galvão, D.. 2014. "Students’ engagement in school: Analysis according to self-concept and grade level", Trabalho apresentado em EDULEARN 14 Conference , In Proceedings of EDULEARN14 Conference , Barcelona.
2. Mateus, R.; Damião, M. H; Festas, I.. 2014. "Comunicação entre contextos locais e universalidade. O caso da educação estética e artística", Trabalho apresentado em I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, In Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. Atas do I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares , Braga.
3. Prata, M. J; Festas, I.; Ferreira, S.; Costa, M.. 2014. "Ensino de estratégias para a redação do texto argumentativo", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real.
4. Carvalho, A.; Pereira, M.; Festas, I.. 2012. "Preditores da aprendizagem da leitura: Um estudo longitudinal do Jardim de infância ao final do 1º ano de escolaridade.", Trabalho apresentado em 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, In Actas do 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga.
5. Ferreira, S.; Prata, M. J; Inácio, M.; Sousa, C; Festas, I.; Oliveira, A.. 2012. "Ensino de estratégias de escrita em aulas de Língua Portuguesa", Trabalho apresentado em I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, In Actas da I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria.
6. Sousa, C.; Inácio, M.; Ferreira, S.; Prata, M. J; Festas, I.; Oliveira, A.. 2012. "O modelo Self-Regulated Strategy Development no ensino da escrita do ensaio de opinião", Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, In Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa.
7. Veiga, F.; Bahía, S.; Nogueira, J.; Melo, M.; Caldeira, S.; Festas, I.; Taveira, C.; Galvão, D.; Janeiro, I.; Conboy, J.; Carvalho, C; Almeida, A.; Pereira, T.. 2012. "Portuguese adaptation of students’ engagement in schools international scale (SESIS)", Trabalho apresentado em Atas da 5th International Conference of Education, Research, and Innovation-ICERI 2012 , In 5th International Conference of Education, Research, and Innovation-ICERI 2012 , Madrid.
8. Veiga, F.; Galvão, D.; Almeida, A.; Carvalho, C; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, C.; Festas, I.; Bahía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T.. 2012. "Students’ engagement in school: A literature review", Trabalho apresentado em 5th International Conference of Education, Research, and Innovation - ICERI 2012 , In Atas da 5th International Conference of Education, Research, and Innovation - ICERI 2012 , Madrid.
9. Festas, I.. 2011. "Contrariamente a certas teses construtivistas, a aprendizagem depende em grande parte da aquisição de factos e procedimentos", Trabalho apresentado em Conferência Internacional Matemática Ensino: Questões e Soluções , In Contrariamente a certas teses construtivistas, a aprendizagem depende em grande parte da aquisição de factos e procedimentos?, Lisboa.
10. Carvalho, A.; Festas, I.; Pereira, M.; Moreno, J.. 2011. "Avaliação psicológica na sinalização precoce da dislexia de desenvolvimento", Trabalho apresentado em VII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas do VII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa.
11. Damião, M. H; Prata, M. J; Festas, I.. 2011. "A presença da cultura clássica no ensino básico e secundário", Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Livro de atas. XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (vol. IV), Guarda.
12. Festas, I.. 2010. "Erros fonológicos e lexicais na escrita de crianças falantes de português europeu", Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Convivência escolar. Variables Psicológicas y Educativas Implicadas, In Actas del II Congreso Internacional de Convivência escolar. Variables Psicológicas y Educativas Implicadas, Almeria.
13. Veiga, F.; Almeida, A.; Carvalho, C.; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Melo, M.; Festas, I.; Bahía, S.; Caldeira, S.. 2009. "Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas: Elementos de um projecto de investigação", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
14. Festas, I.; Leitão, J.; Formosinho, M. D; Albuquerque, C.; Vilar, M.; Martins, C.; Branco, A.; André, L.; Lains, J.; Rodrigues, N.; Teixeira, N.. 2006. "Uma bateria de avaliação psicolinguística das afasias e de outras perturbações da linguagem para a população portuguesa", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga.
15. Festas, I.; Leitão, J.; Formosinho, M. D; Albuquerque, C.; Vilar, M.; Martins, C.; Branco, A.; André, L.; Lains, J.; Rodrigues, N.; Teixeira, N.. 2006. "PAL-PORT – Uma bateria de avaliação psicolinguística das afasias e de outras perturbações da linguagem para a população portuguesa", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Mateus, R.; Damião, M. H; Festas, I.. 2014. " Educação estética e artística no 1.º ciclo do ensino básico", Revista Nova Ágora, 4: 29 - 32.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Matos, A.; Festas, I.; Seixas, A. M. Competências de literacia mediática em Portugal: Um estudo na educação pré-escolar, obrigatória e superior,2015 (Comunicação).
2. Ferreira, S.; Prata, M. J; Festas, I.; Damião, M. H. Teaching writing strategies to compose texts according to the Self-Regulated Strategy Development model in Portuguese schools,Conference on Writing Research,Amsterdam,2014 (Comunicação).
3. Mateus, R.; Damião, M. H; Festas, I.. Comunicação entre contextos locais e universalidade. O caso da educação estética e artística,I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares,Braga,2014 (Comunicação).
4. Veiga, F.; Robu, V.; Appleton, J.; Festas, I.; Galvão, D.. Students’ engagement in school: Analysis according to self-concept and grade level,EDULEARN14 Conference,Barcelona,2014 (Comunicação).
5. Carvalho, A.; Pereira, M.; Festas, I.. Sinalizadores precoces da dislexia de desenvolvimento,3.º Colóquio Internacional sobre Leitura. Processos de Leitura e Perturbações,Lisboa,2014 (Comunicação).
6. Prata, M. J; Festas, I.; Ferreira, S.; Costa, M.. Ensino de estratégias para a redação do texto argumentativo,XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Vila Real,2014 (Comunicação).
7. Mateus, R.; Damião, M. H; Festas, I.. Educação estética e artística no 1.º ciclo do ensino básico: Mito ou realidade? ,Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação,Leiria,2014 (Comunicação).
8. Mateus, R.; Damião, M. H; Festas, I.. An aesthetic and art education program in elementary education,VII Congreso de Psicologia y Educación, XXI Congreso INFAD,Badajoz,2014 (Comunicação).
9. Buchler, A.; Festas, I.. O ensino das estratégias de compreensão de textos: Inferência, antecipação, seleção e verificação,XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação,Recife,2014 (Comunicação).
10. Prata, M. J; Ferreira, S.; Festas, I.; Damião, M. H; Costa, M.; Zimmer, S.. Teaching the argumentative text according the SRSD - Strategies to develop ideas,EERA (European Educational Research Association) /ECER Conference – The Past, Present and Future of Educational Research in Europe.,Porto,2014 (Comunicação).
11. Mateus, R.; Damião, M. H; Festas, I.. Educação estética e artística: Uma visão europeia,2.º Congresso Internacional da Rede Ibero-Americana de Educação Artística - Artes, Comunidade e Educação,Guimarães,2014 (Comunicação).
12. Prata, M. J; Ferreira, S.; Festas, I.; Damião, M. H; Costa, M.. Teaching strategies for the written composition of the argumentative text,VII Congreso de Psicologia y Educación, XXI Congreso INFAD,Badajoz,2014 (Comunicação).
13. Festas, I.; Seixas, A. M; Matos, A.. Estrutura curricular e tempos letivos - estudo comparativo,XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Vila Real,2014 (Comunicação).
14. Ferreira, S.; Damião, M. H; Festas, I.; Prata, M. J; Brites, T.. Teaching writing and self-regulated strategies in Portuguese classes through the Self-Regulated Strategy Development,EERA (European Educational Research Association) /ECER Conference – The Past, Present and Future of Educational Research in Europe,Porto,2014 (Comunicação).
15. Prata, M. J; Ferreira, S.; Festas, I.; Damião, M. H. Ensino de estratégias para a composição escrita do texto argumentativo,Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação,Leira,2014 (Comunicação).
16. Prata, M. J; Ferreira, S.; Festas, I.; Damião, M. H; Zimmer, S.. Teaching writing strategies to compose a persuasive essay according to the Self-Regulated Strategy Development (SRSD) model,Conference on Writing Research,Amsterdam,2014 (Comunicação).
17. Carvalho, A.; Festas, I.; Pereira, M.. A predição do desempenho da leitura no 1.º e 2.º anos: Alterações no peso dos diferentes fatores ao longo da trajetória escolar,10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração (Encontros LI).,Braga,2014 (Comunicação).
18. Jordão, N.; Festas, I.; Caldeira, H.. O uso de estímulos de leitura em visitas a um Centro Interactivo de Ciência,XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC),Faro,2014 (Comunicação).
19. Festas, I.. The effects of SRSD on the writing performance of eighth grade Portuguese students ,Writing Research Across Borders (WRAB),Paris,2014 (Simpósio).
20. Rodrigues, A. P; Rebola, J.; Jorge, H.; Moreno, J.; Pereira, M.; Festas, I.; Castelo-Branco, M.; Van Asselen, M. Noise exclusion processing is impaired in developmental dyslexia: An eye movement study,2013 (Comunicação).
21. Veiga, F.; Taveira, C.; Janeiro, I.; Melo, M.; Caldeira, S.; Bahía, S.; Nogueira, J.; Galvão, D.; Almeida, A.; Carvalho, C; Conboy, J.; Festas, I.; Pereira, T.. Profissões desejadas e envolvimento na escola: Um estudo em alunos com e sem retenções,2013 (Comunicação).
22. Rebola, J.; Rodrigues, A. P; Jorge, H.; Moreno, J.; Pereira, M.; Festas, I.; Castelo-Branco, M.; Van Asselen, M. Visual noise processing and reading in developmental dyslexia: An eye movement study,2013 (Comunicação).
23. Damião, M. H; Mateus, R.; Festas, I.. Curriculum guidelines for aesthetics and artistic education on elementary educatio,2013 (Comunicação).
24. Veiga, F.; Festas, I.; Galvão, D.; Janeiro, I.; Almeida, A.; Caldeira, S.; Melo, M.; Pereira, T.. Envolvimento dos alunos na escola. Variáveis pessoais e ano de escolaridade,I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia da Educação (CIEAE),Lisboa,2013 (Comunicação).
25. Festas, I.. Cognitivismo e ensino das Ciências,2013 (Comunicação).
26. Ferreira, S.; Festas, I.; Oliveira, A.; Damião, M. H. O ensino de estratégias de escrita através do modelo Sef-Regulated Strategies Development (SRSD),I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia da Educação (CIEAE),Lisboa,2013 (Comunicação).
27. Mateus, R.; Damião, M. H; Festas, I.. Orientações curriculares para a educação estética e artística no 1º ciclo do ensino básico,2013 (Comunicação).
28. Mateus, R.; Damião, M. H; Festas, I.; Marques, E.. Educação estética e artística no 1º ciclo do ensino básico,2013 (Comunicação).
29. Rodrigues, A. P; Rebola, J.; Jorge, H.; Moreno, J.; Pereira, M.; Festas, I.; Castelo-Branco, M.; Van Asselen, M. Visual noise processing and text reading in developmental dyslexia,2013 (Comunicação).
30. Marques, E.; Mateus, R.; Damião, M. H; Festas, I.. Aesthetics and artistic education on first cycle of basic education in school curriulum: A means for achieving,European Conference on Curriculum Studies - Future Directions: Uncertainty and Possibility,Braga,2013 (Comunicação).
31. Carvalho, A.; Festas, I.; Pereira, M.. Early predictors of dyslexia in portuguese children: A longitudinal study,18th European Conference of Reading, New Challenges, New Literacies,Jonhoping,2013 (Comunicação).
32. Veiga, F.; Taveira, C.; Janeiro, I.; Melo, M.; Caldeira, S.; Bahía, S.; Nogueira, J.; Galvão, D.; Almeida, A.; Carvalho, C; Conboy, J.; Festas, I.; Pereira, T.. Aspirações escolares em adolescentes com diferentes níveis de envolvimento na escola: Um estudo em rapazes e em raparigas,2013 (Comunicação).
33. Damião, M. H; Festas, I.. Opções curriculares: Conhecimentos, objetivos e/ou competências,2012 (Comunicação).
34. Damião, M. H; Festas, I.. Construção de caminhos para o sucesso,2012 (Comunicação).
35. Rebelo, J. A; Ferreira, S.; Festas, I.; Inácio, M.; Prata, M. J; Sousa, C; Oliveira, A.. Teaching writing strategies in Portuguese language classes using the Self-Regulated Strategy Development (SRSD) model,International Counseling and Education Conference (ICEC),Istambul,2012 (Comunicação).
36. Rebelo, J. A; Festas, I.; Oliveira, A.; Prata, M. J; Ferreira, S.; Sousa, C. Improvement of writing skills on 8th grade students: A study with the SRSD program in Coimbra schools,13th International Conference of the EARLI Special Interest Group on Writing,Porto,2012 (Comunicação).
37. Ferreira, S.; Prata, M. J; Inácio, M.; Sousa, C; Festas, I.; Oliveira, A.. Ensino de estratégias de escrita em aulas de Língua Portuguesa,Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação,Leiria,2012 (Comunicação).
38. Damião, M. H; Festas, I.; Moleiro, M. J. Contextualização das aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico: O caso do Estudo do Meio,2012 (Comunicação).
39. Carvalho, A.; Festas, I.; Pereira, M.. Preditores da aprendizagem da leitura: Um estudo longitudinal do Jardim de Infância ao 1.º ano de escolaridade,9.º Encontro Nacional, 7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração,Braga,2012 (Comunicação).
40. Prata, M. J; Ferreira, S.; Rebelo, J. A; Festas, I.. Teaching writing strategies on school,European Conference on Educational Research (ECER),Cádiz,2012 (Comunicação).
41. Vaz, J. P; Damião, M. H; Festas, I.; Oliveira, A.; Rebelo, J. A; Rocha, R.. Desenvolver as competências de escrita – uma chave para o futuro,IWE2011- Key competences for the future - 8th International Week da ESEC ,2011 (Comunicação).
42. Pardal, E.; Festas, I.. A competência de escrita nos manuais de 10º ano de Português,XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Comunicação).
43. Festas, I.; Damião, M. H; Oliveira, A.; Rebelo, J. A; Rocha, R.; Vaz, J. P. Adaptação e implementação do programa de escrita SRSD (Self-Regulated Strategy Development), XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Comunicação).
44. Festas, I.; Pereira, M.; Duarte, R.; Galvão, D.. Procedimentos formais de avaliação da leitura na dislexia de desenvolvimento: Estudo com a Pal 22,2011 (Comunicação).
45. Festas, I.; Rebelo, J. A; Oliveira, A.; Vaz, J. P; Damião, M. H; Rocha, R.. Desenvolvimento de competências de escrita no ensino básico: o programa de escrita SRSD (Self-Regulated Strategy Development),2011 (Comunicação).
46. Festas, I.. Composição de textos,2011 (Simpósio).
47. Van Asselen, M; Pina, A.; Pereira, M.; Festas, I.; Martins, C.. Tarefas de processamento visual em crianças com dislexia,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação).
48. Carvalho, A.; Festas, I.; Pereira, M.; Moreno, J.. Avaliação psicológica na sinalização precoce da dislexia de desenvolvimento,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Comunicação).
49. Damião, M. H; Silva, M. F; Prata, M. J; Festas, I.. A presença da cultura clássica no ensino básico e secundário,2011 (Comunicação).
50. Festas, I.; Damião, M. H; Moleiro, M. J. Contextualização das aprendizagens: Sua representação em manuais escolares de Estudo do Meio,2011 (Comunicação).
51. Festas, I.. Trabalho docente: Contextos e práticas,2011 (Outra).
52. Martins, I.; Festas, I.; Damião, M. H; Seixas, A. M. Estratégias de escrita em alunos universitários,XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Comunicação).
53. Seixas, A. M; Festas, I.; Damião, M. H. Competências de escrita académica: Uma reflexão sobre percepções de estudantes universitários,XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Guarda,2011 (Comunicação).
54. Moleiro, M. J; Festas, I.; Damião, M. H. A vida privada tornada pública: Tipos de actividades propostas nos manuais escolares de Estudo do Meio,2011 (Comunicação).
55. Veiga, F.; Almeida, A.; Taveira, C.; Carvalho, C; Janeiro, I.; Bahía, S.; Festas, I.; Nogueira, J.; Melo, M.; Caldeira, S.. Implementação de um projecto de envolvimento dos alunos em escolas portuguesas,VI Congreso Internacional de Psicología y Educación. III Congreso Nacional De Psicología De La Educación,Valladolid,2011 (Comunicação).
56. Festas, I.. Revisitação da Cartilha Maternal à luz da psicologia cognitiva da leitura,2011 (Comunicação).
57. Martins, C.; Rio-Torto, G.; Festas, I.. Processamento de palavras sufixadas. Desafios da adaptação à língua portuguesa de provas morfológicas da bateria PAL (Psycholinguistic Assessment of Language),XXVI Congrés Internacional de Lingüística i Filologia Romàniques,Valência,2010 (Comunicação).
58. Festas, I.; Damião, M. H. Lugar da resolução de problemas nas orientações curriculares e análise da sua validade,2010 (Comunicação).
59. Festas, I.; Damião, M. H; Martins, I.. Estratégias de escrita de textos em alunos universitários,2010 (Comunicação).
60. Martins, C.; Festas, I.. Aspectos problemáticos na avaliação da leitura: Contributos para uma reflexão sobre as relações grafema-fone irregulares em português,2010 (Comunicação).
61. Festas, I.. O desenvolvimento do gosto pela leitura e consciência fonológica,2010 (Conferência ou palestra).
62. Festas, I.. Erros fonológicos e lexicais na escrita de crianças falantes de português europeu,II Congreso Internacional de Convivência Escolar. Variables Psicológicas y Educativas Implicadas ,Almeria,2010 (Comunicação).
63. Festas, I.; Pardal, E.. Composição de textos: Construção de uma grelha de avaliação das estratégias presentes nos manuais escolares,2009 (Comunicação).
64. Festas, I.. Processos e estratégias de compreensão,2009 (Conferência ou palestra).
65. Pardal, E.; Festas, I.. A competência da escrita nos manuais do 10º ano de Português,Conferência Internacional Psicologia e Educação: Práticas, Formação e Investigação,Covilhã,2009 (Comunicação).
66. Veiga, F.; Almeida, A.; Carvalho, C; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Melo, M.; Festas, I.; Bahía, S.; Caldeira, S.. Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas: Elementos de um projecto de investigação,X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,Braga,2009 (Comunicação).
67. Veiga, F.; Almeida, A.; Carvalho, C; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Melo, M.; Festas, I.; Bahía, S.; Caldeira, H.. Student engagement in Portuguese schools: A national project,31st ISPA Colloquium: School Psychology for Diversity,Malta,2009 (Comunicação).
68. Veiga, F.; Almeida, A.; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Melo, M.; Festas, I.; Bahía, S.; Caldeira, S.. Student engagement in Portuguese schools: From an international project to its implementation in Portugal,2009 (Comunicação).
69. Damião, M. H; Bidarra, G.; Festas, I.. A questão da eficácia no ensino,2008 (Comunicação).
70. Festas, I.; Martins, C.. PAL 22: Uma Prova de Leitura Oral de Palavras,2008 (Comunicação).
71. Damião, M. H; Festas, I.; Bidarra, G.. A eficácia no ensino,2008 (Comunicação).
72. Festas, I.. Psicologia e didáctica: Construtivismo ou cognitivismo? ,2008 (Comunicação).
73. Festas, I.; Rocha, R.. Estratégias de compreensão de textos. Construção de uma grelha de avaliação,2008 (Comunicação).
74. Festas, I.; Bidarra, G.; Damião, M. H. Ensino e resolução de problemas: Que relação?,2008 (Comunicação).
75. Bidarra, G.; Festas, I.; Damião, M. H. Pedagogia ou demagogia construtivista? Orientações curriculares do ensino básico em Portugal,IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia,Corunha,2007 (Comunicação).
76. Festas, I.. Estratégias de compreensão e estudo de textos,IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia,Corunha,2007 (Comunicação).
77. Festas, I.; Damião, M. H; Vieira, M.. Sistematização da complexidade: Abordagens racionais para organizar e implementar o currículo,2007 (Comunicação).
78. Formosinho, M. D; Festas, I.; Leitão, J.; Martins, C.; Albuquerque, C.; Vilar, M.; Branco, A.; André, L.; Lains, J.; Rodrigues, N.; Teixeira, N.. Psycholinguistic assessment of language: Portuguese battery.,2007 (Poster).
79. Festas, I.. Contextualização da educação escolar e (de)sigualdade de oportunidades,IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia,Corunha,2007 (Comunicação).
80. Murcho, D.; Damião, M. H; Ribeiro, J.; Festas, I.. O que vale o conhecimento na educação actual,2007 (Comunicação).
81. Festas, I.; Leitão, J.; Formosinho, M. D; Albuquerque, C.; Vilar, M.; Martins, C.; Branco, A.; André, L.; Lains, J.; Rodrigues, N.; Teixeira, N.. PAL-PORT: Uma bateria de avaliação psicolinguística das afasias e de outras perturbações da linguagem para a população portuguesa,2006 (Comunicação).
82. Festas, I.. Contextualização das aprendizagens: A que sucesso conduz?,2006 (Conferência ou palestra).
83. Festas, I.; Leitão, J.; Rodrigues, N.; Teixeira, N.. Development of an integrated offline/online psycholinguistic assessment instrument for language disorders,2006 (Poster).
84. Damião, M. H; Festas, I.. Contextualização e relativização das opções curriculares,2006 (Comunicação).
85. Festas, I.. Dificuldades de ensino e de aprendizagem,2006 (Conferência ou palestra).
86. Barbosa, P.; Bidarra, G.; Festas, I.. O saber ser e a educação afectiva nas escolas,2005 (Poster).
87. Festas, I.. Lugar dos saberes na educação escolar,2005 (Comunicação).
88. Damião, M. H; Festas, I.. A inteligência (excluída) nas organizações curriculares,2005 (Comunicação).
89. Festas, I.. Teorias e modelos de ensino,2000 (Conferência ou palestra).
90. Festas, I.. Estratégias de compreensão de textos ,2000 (Comunicação).
91. Festas, I.. Intervenção nas dificuldades de desenvolvimento e de aprendizagem,1998 (Conferência ou palestra).
92. Festas, I.. A Psicologia Escolar em acção – relatos de experiências de intervenção psicológica no sistema educativo,1995 (Comunicação).
93. Festas, I.. Experiências pedagógicas, por parte de professores universitários, com alunos com necessidades educativas especiais,1995 (Comunicação).
94. Festas, I.. A intervenção dos psicólogos no 1.º ciclo do ensino básico no âmbito do PIPSE,1992 (Comunicação).
95. Festas, I.. A subeducação do super-homem,1992 (Comunicação).
96. Festas, I.; Formosinho, M. D. Estratégias de compreensão dos textos escritos,1990 (Comunicação).
97. Abreu, M. V; Borges, G.; Festas, I.; Borges, M.. Contributo para uma intervenção junto dos pais no contexto do sucesso educativo,1989 (Comunicação).
98. Festas, I.. O papel do psicólogo no Jardim de Infância,1989 (Comunicação).
99. Festas, I.. O estudo do grupo - turma,1986 (Conferência ou palestra).
100. Festas, I.. Formação psicopedagógica de professores,1984 (Comunicação).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento, 2015.
2. Trajectórias na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo longitudinal com alunos do 1.º Ciclo do ensino básico, 2012.
3. João Manuel de Oliveira Ribeiro, A poesia na escola. Resposta ao texto poético e organização do ensino, 2012. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Coimbra, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).
4. A compreensão na leitura: a utilização de Manuais por professores do Ensino Básico, 2008.
5. Na contramão do currículo: invertendo-se caminhos de análise, 2007.
Em curso
Ongoing
1. O ensino de estratégias de compreensão de textos, 2013.
2. Composição escrita do texto argumentativo: enriquecimento lexical e desenvolvimento de ideias, 2012. Bolseiro(a) de Universidade de Coimbra.
3. O ensino da escrita através do Programa de Desenvolvimento de Estratégias de Auto-Regulação (SRSD), 2012. Bolseiro(a) de Universidade de Coimbra.
4. Elaboração e avaliação de um Manual Prático para o Ensino da Língua Gestual Portuguesa como L2, 2012.
5. Impacto de um programa de educação estética e artística no 1.º ciclo do ensino básico, 2012. Bolseiro(a) de Universidade de Coimbra.
6. Concepções de aprendizagem e decisões curriculares para o 1º ciclo do ensino básico, 2010. Bolseiro(a) de Universidade de Coimbra.
7. Atividades laboratoriais no ensino das Ciências: como e quando devem ser aplicadas para promover uma aprendizagem eficaz, 213.


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. As metas curriculares de Português do 1.º ciclo: o que pensam os professores? , 2014.
2. Aplicação de um programa de estratégias de escrita, 2014.
3. A magia da leitura, 2014.
4. Leitura e produção escrita no 3.º ciclo do ensino básico, 2014.
5. Gestão do currículo e do tempo no 1.º ciclo do ensino básico, 2014.
6. O ensino de uma Segunda Língua, 2013.
7. Auto-supervisão no Jardim de Infância: contributos da observação e da voz das crianças, 2013.
8. Reeducação da leitura e da escrita: avaliação e intervenção em alunos do 1.º ciclo do ensino básico, 2013.
9. A leitura e a escrita em crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem: avaliação e intervenção, 2013.
10. O ensino da música no 1.º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva, 2012.
11. A avaliação da componente laboratorial nos exames nacionais de Física e Química A, 2012.
12. Problemáticas associadas à aquisição da competência leitora e impacto na aprendizagem da leitura, 2012.
13. Compreensão de enunciados de problemas de Matemática, 2012.
14. O Jardim de Infância na promoção da literacia, 2012.
15. Ensino de estratégias de escrita. Um estudo quase-experimental em duas escolas do ensino básico, 2012.
16. Educação, valores e Filosofia. Orientações pedagógicas para o ensino dos valores no âmbito da Filosofia, 2011.
17. Ensinar a ler: concepções metodológicas e práticas docentes, 2011.
18. Estímulos de leitura na exposição Em boa forma com a ciência: dois exemplos e seu impacto, 2011.
19. Mãos que aprendem. O ensino da LGP como Língua Segunda, 2011.
20. Contextualização das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: o caso dos manuais escolares do Estudo do Meio, 2011.
21. Intervenção psicopedagógica em alunos do 1º ciclo, 2011.
22. A leitura e a escrita em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico: avaliação e intervenção, 2011.
23. Do simples ao complexo. Tendências de organização psico-pedagógica do ensino da Lei de Lavoisier, 2011.
24. Problemas de linguagem ao nível da Educação Pré-Escolar. Percepção de práticas pedagógicas de Educadores de Infância, 2010.
25. Estratégias de predição da leitura: aplicação de um programa de intervenção a partir da biblioteca escolar, 2010.
26. Diferentes modalidades de avaliação e desempenho de alunos do ensino superior, 2010.
27. Psicopedagogia e dificuldades de aprendizagem, 2010.
28. Contributos da diferenciação pedagógica na iniciação à leitura: perspectivas de docentes do primeiro ciclo do Ensino Básico, 2010.
29. Actividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: escola a tempo inteiro e o comportamento problemático dos alunos, 2010.
30. A língua portuguesa no ensino pré-escolar: actividades de avaliação e intervenção psicopedagógica, 2010.
31. Percepção dos factores de risco e de protecção ao desenvolvimento infantil: a questão da resiliência educacional, 2010.
32. A escrita em alunos universitários. Contributo para uma “revisão” do processo, 2010.
33. Avaliação e intervenção psicopedagógica: dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, 2010.
34. Consciência fonológica: implicações na aprendizagem da leitura, 2009.
35. A competência da escrita em manuais do 10º ano de escolaridade, 2009.
36. Aprender a ensinar a ler: da consciência fonológica na leitura à relevância do método, 2009.
37. Avaliação e intervenção nas dificuldades de leitura e escrita da Língua Portuguesa, 2009.
38. Desenvolvimento das competências de resumo: um programa de treino, 2008.
39. A compreensão da leitura: análise de manuais do 4.º ano de escolaridade, 2008.
40. As atitudes dos professores face à nova carga horária de 90 minutos para os Ensinos Básico e Secundário, 2004.
41. Avaliação das estratégias de estudo utilizadas por alunos do 1o ano do Ensino Superior, 2004.
42. A compreensão na leitura: estratégias de aprendizagem em contexto de mudança, 2003.
43. O que pensam os alunos do professor, 2003.
44. Escola inclusiva: utopias e concepções psicopedagógicas, 2003.
45. Concepções e expectativas dos professores do 2.o e 3.o ciclos do Ensino Básico face aos apoios e complementos educativos, 2002.
46. Estratégias de compreensão da leitura, 2001.
47. Conhecimentos sobre leitura e desempenho escolar, 1998.


Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura
Bachelor/Licenciate degree conclusion work
Em curso
Ongoing
1. O ensino/aprendizagem da matemática: estudo das condições de uma boa utilização das tecnologias, 2012.


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. O ensino das Ciências em Portugal e no Peru, 2014. Bolseiro(a) de Universidade de Coimbra.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
57

Livros e capítulos
Books and book chapters
13
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
9
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
29
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
28
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
15

Total
Produção técnica
Technical production
100

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
100

Total
Dados complementares
(Additional data)
63

Orientações
Orientations
63


Visualizações do curriculum [ 1421 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 28-09-2015 às 20:58:13
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (13)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis