Família do Lado

Nota à Comunicação Social - Reunião do Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia da Migração

20 outubro 2015

O Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia da Migração finalizou hoje o mapeamento de recursos disponíveis para o acolhimento dos requerentes de proteção internacional que serão recolocados em território nacional nos próximos dois anos, em 18 distritos e duas regiões autónomas. 

 

A informação respeitante a alojamento, educação, saúde, formação profissional, alimentação e transporte é sujeita a atualizações periódicas, tendo por base os recursos da administração central, municípios (63 atualmente), entidades do sector social e solidário, bem como da sociedade civil. Existe, assim, disponibilidade imediata para iniciar o processo de acolhimento, devendo o mesmo ter por base uma integração descentralizada e de base comunitária. 

O primeiro grupo terá uma composição máxima de 100 requerentes de proteção internacional. A definição do calendário de chegada dos requerentes é da responsabilidade da União Europeia e das autoridades dos Estados-membros onde os mesmos se encontram atualmente - Itália e Grécia. Conforme estabelecido pela União Europeia, os requerentes de proteção internacional recolocados provêm da Síria, da Eritreia e do Iraque. 

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) procederá à distribuição dos requerentes de proteção internacional, com base no seu perfil e nos recursos disponíveis que melhor correspondem à satisfação das necessidades existentes - idade, género, habilitações literárias, agrupamento familiar, acesso ao Sistema Nacional de Saúde, conhecimentos linguísticos, integração em ambiente escolar/universitário e formação profissional. 

O Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia da Migração, coordenado pelo SEF, possui uma representação multidisciplinar: Direção-Geral dos Assuntos Europeus/MNE; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Instituto da Segurança Social; Instituto do Emprego e da Formação Profissional; Direção-Geral da Saúde; Direção-Geral da Educação; Alto Comissariado para as Migrações, I.P., integrando igualmente representantes dos municípios, do terceiro sector e da sociedade civil. 

Neste contexto, o SEF assinou com a Plataforma de Apoio aos Refugiados, a Comissão Permanente do Setor Social e Solidário e com a Associação Nacional de Municípios Portugueses memorandos de entendimento relativos ao acolhimento e à integração de refugiados e de indivíduos objeto de proteção internacional em território nacional. 

Localmente, o processo de acolhimento e integração dos requerentes de proteção internacional será igualmente coordenado pelas delegações distritais do SEF e acompanhado por equipas multidisciplinares compostas por serviços públicos, municípios, organizações do sector social e solidário e por outras organizações da sociedade civil. 

O Alto-comissariado para as Migrações criou o portal www.refugiados.acm.gov.pt que permite o registo das disponibilidades de instituições e de cidadãos que desejem participar nesta resposta humanitária. 

Atualmente, o processo de recolocação dos requerentes de proteção internacional está a ser desenvolvido pelas autoridades italianas com o apoio das agências europeias – Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (EASO) e Agência Europeia de Fronteiras (FRONTEX). Encontra-se já em curso, em Itália, o processo de identificação dos requerentes de proteção internacional permitindo, inclusivamente, o seu registo biométrico, bem como a prestação de cuidados de saúde primários (incluindo vacinação). 

A calendarização de chegada dos primeiros refugiados está dependente das entidades que organizam e processam os pedidos de proteção internacional, em Itália e na Grécia, de modo a serem posteriormente recolocados pelos Estados Membros, incluindo em Portugal. Neste contexto, o SEF designou dois oficiais de ligação para contacto direto com os processos e a monitorização de questões de segurança. 

Portugal aguarda a notificação e a apresentação, para análise, dos perfis dos primeiros requerentes de proteção internacional provenientes de Itália e da Grécia.


Links - kit intercultural II

Links - kit intercultural

Learn more about what we have been doing in this area

Office for Support to Migrant Entrepreneurs

We created the Office for Support to Migrant Entrepreneurs (MRG) to guide you if you want to start a new project in Portugal. This office provides expert advice to entrepreneurs, accompanies the immigrant entrepreneurship promotion project and the project of entrepreneurship for international students.

Training platform for Entrepreneurship

Training of immigrant entrepreneurs. We developed an online training platform that promotes the involvement of immigrants in encouraging the creation of self-employment programs, through its training and better use of existing credit lines. This platform allows you to receive 240 trainees per year and launch 20 businesses a year.

Business diversity seal

The corporate diversity label aims to distinguish private and public companies that excel in promoting and / or implementation of internal and external practices, strategies, measures and policies, for the recognition and appreciation of cultural diversity as a competitive advantage and a human value.


Contactos Contactos

CNAI - Centro Nacional de Apoio ao Imigrante

Linha de Apoio ao Migrante

808 257 257 (a partir da rede fixa)
21 810 61 91 (a partir de rede móvel e para quem efetua a ligação do Estrangeiro)

CNAI Lisboa

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
Fax: 21 810 61 17
WebSite: http://www.acm.gov.pt/  
E-mail: informacoes@acm.gov.pt

Horários:
De 2ª a 6ª das 8h00 às 17h00
Nota: Devido ao número de utentes do Centro pode haver limitações de senhas para determinados serviços.

Transportes:
Metro: Linha verde- Estação "Anjos" ou "Intendente"
Autocarros Carris: 12, 30, 60, 708

Latitude: 38.72492748292166 ou 38º 43' 30'' N
Longitude: -9.134284257888794 ou 9º 8' 3'' W
 

CNAI Porto

Rua do Pinheiro, 9
4050-484 Porto
Tel: 22 207 38 10
Fax: 22 207 38 17
Endereço eletrónico: informacoes@acm.gov.pt

Horários
De 2ª a 6ª das 8h30 às 16h30
Sábados das 09:00h às 13:00h
Nota: Devido ao número de utentes do Centro pode haver limitações de senhas para determinados serviços.

Transportes:
Metro: Estação “Trindade"
 

Extensão CNAI Faro

Loja do Cidadão
Mercado Municipal, 1º Piso
Largo Dr. Francisco Sá Carneiro
8000-151 Faro
Endereço eletrónico: informacoes@acm.gov.pt

Horários:
2ª a 6ª, das 8h30 às 19h00
Sábado das 9h00 às 13h00


Sede do Alto Comissariado para as Migrações- ACM, I.P.
R. Álvaro Coutinho, 14
1150 - 025 Lisboa
Tel: 218106100
Fax: 218106117
acm@acm.gov.pt
 

Atenção Atenção

The information presented is purely indicative, with the main purpose  to provide general guidance without exempt, at any case, the consultation with the competent authorities and the use of professional advice regarding the addressed themes

Web Form Web Form

Hi, how can I Help You?

Please, send us an e-mail with your question(s) or contact us through the following numbers: 808 257 257 (landline number) - (+351) 218 106 191(mobile), from 9: 00h to 19: 00h, Monday through Friday.

This field is mandatory.
This field is mandatory.
This field is mandatory.

Migrant Support Line

This hotline is working from Monday to Friday between 9:00 am and 7:00 pm. Get more information here.

Powered By Liferay

Fechar popup

Bem-vindo ao novo portal do Alto Comissariado para as Migrações

Procuramos reunir aqui um conjunto de informação essencial e de interesse para os migrantes. No entanto, sabemos que este é um trabalho contínuo que nunca está terminado.

Contamos consigo para tornar este site mais completo. Se souber de alguma informação que deva ser adicionada ou corrigida, entre em contacto connosco através do acm@acm.gov.pt.