O PEI – Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante tem como objetivo fomentar o empreendedorismo junto das comunidades imigrantes, com especial enfoque naquelas que residem em bairros de maior vulnerabilidade.
Apoiar imigrantes na estruturação e implementação de uma ideia de negócio é o objetivo central do PEI (Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante), uma iniciativa criada pelo ACM (Alto Comissariado para as Migrações). Esta medida tem vindo a ser desenvolvida, em todo o território, desde 2009.
São destinatários do PEI, os cidadãos imigrantes que pretendam estruturar uma ideia de negócio, com vista à sua implementação.
- Desenvolver uma atitude empreendedora perante a vida, promovendo a autoestima e a confiança em si próprio;
- Desenvolver competências pessoais, sociais e de gestão empresarial fundamentais para a criação de um negócio;
- Promover a criação de negócios de forma sustentada;
- Facilitar a ligação entre os potenciais empreendedores e os programas de apoio ao empreendedorismo já existentes e levados a cabo por diversas entidades;
- Promover a formalização de negócios já existentes na economia informal.
- Curso «Apoio à Criação de Negócios», com a duração de 62 horas e desenvolvido ao longo de dez semanas (10 sessões coletivas e 8 sessões individuais). O curso permite orientar o participante na estruturação de uma ideia de negócio e no desenvolvimento de competências empreendedoras. No final de cada curso poderão ser emitidos dois documentos:
- Certificado de Frequência (CF) que atesta a presença (cumulativa) em pelo menos sete sessões coletivas e duas sessões individuais.
- Carta de Recomendação (CR) que incide sobre a maturidade da ideia de negócio. Este documento atesta, na perspetiva do formador, que o projeto de negócio em causa reúne condições para poder vir a tornar-se um negócio viável, sendo recomendado o seu desenvolvimento com vista à sua implementação.
- Consultoria - destinada aos participantes cuja ideia de negócio demonstra reunir condições para se tornar viável, nomeadamente os participantes que receberam CR. Este apoio tem como objetivos: Reestruturar pequenos aspetos da ideia de negócio (quando tal ainda se justifica); Identificar apoios financeiros ou outros; Apoiar na implementação do negócio; Orientar na gestão do negócio entretanto formalizado.
- As reuniões de consultoria realizam-se em momento posterior ao curso e são, regra geral, individuais. As reuniões de consultoria são dinamizadas pelo formador e efetuam-se mediante solicitação do empreendedor, tendo em conta necessidades específicas.
- Workshops temáticos, encontros ou outros eventos organizados no âmbito das iniciativas de apoio ao empreendedor migrante, desenvolvidas pelo ACM.
Fase 1 – As entidades promotoras do PEI divulgam a iniciativa junto do público-alvo, bem como junto de entidades-chave no apoio à criação de negócios.
Fase 2 – As entidades promotoras do PEI rececionam as inscrições. (Para as ações desenvolvidas nos CNAI de Lisboa e Porto, os interessados podem manifestar interesse em participar através do preenchimento da
ficha de inscrição)
Fase 3 – O técnico da instituição promotora contacta o candidato para realização de uma entrevista individual, ou de um encontro alargado para apresentação do projeto e discussão das expetativas dos candidatos.
Fase 4 – O candidato confirma o interesse em participar no PEI.
Fase 5 – Início do curso «Apoio à Criação de Negócios», que é conduzido, ao longo de 10 semanas, por um formador especializado em criação de negócios.
Fase 6 – Consultoria, após ter terminado o curso, dirigida aos participantes que receberam CR.
As inscrições no PEI efetuam-se junto das entidades abaixo mencionadas, por e-mail, telefone ou presencialmente. Para manifestar o seu interesse, poderá utilizar a ficha de inscrição disponível
aqui.
- Documentos de apoio ao empreendedor
- O Dossier do Empreendedor (DE) é um instrumento fundamental no curso «Apoio à Criação de Negócios», que permite ao participante conhecer os conceitos e fases associados à criação de um negócio e registar informação relevante para a estruturação da sua ideia de negócio. O DE encontra-se disponível aqui.
- Documentos de apoio ao formador e aos promotores locais
- O manual Capacitar para o empreendedorismo: Guia de apoio à implementação do projeto “Promoção do Empreendedorismo Imigrante” destina-se a formadores e técnicos/instituições, que pretendam promover o PEI no território onde têm intervenção. Trata-se de um guia de partilha da experiência do PEI, o qual está em execução desde 2009 até ao momento presente, onde se expõem os instrumentos e recursos utilizados, bem como recomendações para promover um projeto desta natureza. Este manual, lançado em dezembro de 2014, encontra-se disponível aqui.
As entidades promotoras são:
ACM – Alto Comissariado para as Migrações
Centro Nacional de Apoio ao Imigrante de Lisboa
Rua Álvaro Coutinho, 14 – 1150-025 Lisboa
Tel.: 21 810 61 00
Centro Nacional de Apoio ao Imigrante do Porto
Rua do Pinheiro, 9 – 4050-484 Porto
Tel.: 22 207 38 10
Com o apoio do FEINPT – Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros:
- ACMJ - Associação Cultural Moinho da Juventude
Travessa do Outeiro nº 1, Alto da Cova da Moura, 2610-202 Buraca | T. 214971070 | E-mail: acmoinhojuventude@mail.telepac.pt - AJPAS - Associação de Integração Comunitária de Desenvolvimento Social e de Saúde (com o apoio da ACMJ)
Praça Gil Eanes, Loja 1, Casal da Mira Mira (Instalações provisórias do Gab. Habitação CMA) – Amadora | T. 966 682 747 | E-mail: ajpas.pei@gmail.com - AMRT – Associação Melhoramentos e Recreativo do Talude (com o apoio da ACMJ)
Estrada Militar do Talude, n.º 62, Bairro Venceslau, 2680-601 Unhos | Telefone: 219418314 ou 219419233; E-mail: pei.amrtalude@gmail.com - Câmara Municipal do Seixal (com o apoio da ACMJ)
Divisão das Migrações e Cidadania – Espaço Cidadania – Alameda dos Bombeiros Voluntários, n.º 45 - 2844-001 Seixal | Telefone: 210 976 220, 210 276 700 | E-mail: gab.cooperacao@cm-seixal.pt, catarina.faias@cm-seixal.pt - RUMO, Cooperativa de Solidariedade Social, Crl
Centro Comunitário e Multiusos do Vale da Amoreira, 2835-204 Vale da Amoreira | T. 961143135 | E-mail: pei@rumo.org.pt - SEIVA – Associação ao Serviço da Vida (com o apoio da RUMO)
Praça Francisco Sá Carneiro, 271, Galeria, 4200-314 Porto | T. 220993703 | E-mail: pei@seiva.co.pt - SCMA – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (com o apoio da RUMO)
Centro Comunitário PIA II, Rua do Moinho, n.º 7, 9 e 11, 2825-016 Monte da Caparica | T. 212 946 945/40; E-mail: tjmatos@scma.pt
Sim.
Em 2014, concluiu-se um processo de avaliação ao PEI, o qual incidiu sobre o período 2009-2013. Esta avaliação, realizada pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU), teve como objetivos analisar o impacto e resultados do projeto e averiguar de que forma o PEI se comporta enquanto medida de apoio à integração de imigrantes no mercado de trabalho.
Para mais informações consulte:
Análise gráfica e sumária desta avaliação
AQUI. Sim, através do Upgrade do PEI – PEI 2.0.
Pela experiência vivenciada ao longo dos últimos seis anos, mas também pelas conclusões que resultam do Estudo de Avaliação de Impacto e Resultados do Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante, o PEI demonstra ser capaz de responder a outros públicos para além daqueles que pareciam ser o seu alvo inicial, recomendando-se o seu alargamento a outras realidades. O PEI é considerado uma ferramenta maleável com capacidade de se adaptar a outros públicos uma vez que aborda áreas transversais a qualquer ideia de negócio ou pessoa, motivo pelo qual o GAEM pondera realizar ações destinadas a públicos específicos.
A partir da experiência do PEI, realizou-se já em 2015, no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), em Lisboa, o Projeto de Empreendedorismo Para Estudantes Internacionais (PEPEI).
Sim.
O GAEM apoia instituições e formadores na implementação do PEI. O apoio é realizado em diversos níveis: Orientações na execução do projeto; Participação em atividades; Informação sobre utilização dos instrumentos e divulgação das ações.
Para apoiar à implementação do PEI está disponível o manual «Capacitar para o Empreendedorismo: Guia de apoio à implementação do Projeto promoção do Empreendedorismo Imigrante» disponível
aqui. Para mais informações acerca de como participar no PEI ou sobre como implementar o projeto contacte a equipa de coordenação:
Telefone: 21 810 61 00
Fax: 21 810 61 17