O Programa de Mentores para Migrantes é uma iniciativa que, através do voluntariado, promove experiências de troca, entreajuda e apoio entre cidadãos. Permite o conhecimento mútuo, em que as diferenças se esbatem na resolução das mesmas dificuldades, preocupações e desafios do dia-a-dia.
Trata-se simultaneamente de uma medida de acolhimento e integração de imigrantes (cidadãos não nacionais a residir em Portugal) e de emigrantes (cidadãos nacionais que queiram voltar a residir em Portugal).
Esse acolhimento é proporcionado através de mentores voluntários que os apoiam em diferentes áreas.
Pela riqueza que esta experiência promove é também uma forma de sensibilizar para o diálogo intercultural, a participação e o voluntariado na sociedade.
É um programa promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações, IP e desenvolvido, por todo o país, por um conjunto de parceiros locais. Conheça aqui a lista de entidades parceiras.
Trata-se simultaneamente de uma medida de acolhimento e integração de imigrantes – através de mentores voluntários que os apoiam em diferentes áreas – e de sensibilização ao diálogo intercultural, participação e voluntariado junto da sociedade de acolhimento.
Estou interessado em fazer voluntariado?
O Programa de Mentores para Migrantes é uma iniciativa que, através do voluntariado, promove experiências de troca, entreajuda e apoio entre cidadãos. Permite o conhecimento mútuo, em que as diferenças se esbatem na resolução das mesmas dificuldades, preocupações e desafios do dia-a-dia.
- Estou disponível para fazer parte de um projeto que valoriza a diversidade?
- Quero contribuir para a inclusão social através do voluntariado empresarial?
- Quero promover a valorização da diversidade, a abertura e o diálogo na entidade onde trabalho?
- Estou interessado em me tornar mentor e viver uma experiência de entreajuda com um cidadão imigrante a residir em Portugal ou com um emigrante português que queira regressar?
- Tenho competências pessoais e profissionais que podem ser úteis neste projeto?
Os mentores voluntários podem, a partir desta experiência, desenvolver mais as suas competências pessoais, abertura à diversidade e oportunidade de exercer a sua cidadania participativa.
Na prática ser um mentor é estabelecer um compromisso social, durante um período mínimo de 3 meses, realizar reuniões quinzenais num local a escolher entre as partes, para a resolução de uma ou mais necessidades identificadas pelo cidadão migrante.
- É migrante?
- Precisa de orientação para resolver uma necessidade específica?
- Gostava de ter acompanhamento através de um mentor voluntário?
- Procura um maior contato e conhecimento da sociedade portuguesa?
- Está disponível para fazer parte de um projeto que promove a igualdade e a integração social?
- Temos uma rede de mentores voluntários que o podem ajudar: apoio, orientação, acompanhamento para a resolução de necessidades e/ou desafios do dia-a-dia.
-
Fazer um curriculum vitae apelativo.
-
Preparar uma entrevista de emprego.
-
Se é empreendedor / empresário, o mentor pode dar apoio para fazer um plano de negócios, plano de comunicação,
-
Comprar / arrendar uma casa: orientação / apoio.
-
Perceber melhor a Administração Pública (os serviços).
-
Compreender melhor as atitudes dos meus colegas de trabalho / vizinhos.
-
Praticar a língua portuguesa.