Criar pontes culturais e linguísticas com os clientes é a missão central da rede de CLAII (Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes) e GAEI (Gabinetes de Apoio Especializado ao Imigrante), criada em 2003 para facilitar os processos de integração dos Imigrantes.
Missão dos gabinetes CLAII
Os gabinetes CLAII têm como missão ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos imigrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.
Estes serviços do ACM prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
Missão dos gabinetes GAEI
Os GAEI têm como função apoiar os imigrantes em diferentes áreas especializadas, por forma a complementar e solidificar o seu processo de integração. Existem gabinetes especializados em diferentes áreas, tais como, Jurídica, Social, Psicológica, Saúde, Emprego/Empreendedorismo, Mediação de Conflitos entre outros;
Rede CLAII e GAEI – um atendimento integrado
Com o objetivo de promover uma integração de proximidade, os CLAII e GAEI resultam de diferentes iniciativas.
Há gabinetes que resultam de parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado para as Migrações, ACM, I.P. e autarquias ou entidades da sociedade civil, assim como, integraram recentemente esta Rede, gabinetes que resultaram de projetos de entidades da sociedade civil, aprovados pelo ACM, I.P, na sua nova vertente enquanto Autoridade Delegada do FEINPT – Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros. Todos estes gabinetes, em cooperação, promovem um atendimento integrado.
Localização
No total, são cerca de 148 gabinetes, de informação geral e especializada, distribuídos de norte a sul do país e ilhas, abrangendo 19 distritos e 76 concelhos. O atendimento é personalizado e conta com a colaboração de técnicos habilitados para o efeito, alguns deles também imigrantes.

